Quem Tem Gastrite Pode Tomar Sorvete?

Quem Tem Gastrite Pode Tomar Sorvete
Quem tem gastrite pode comer que tipo de doce? O ideal é consumir as mais neutras, como a banana ou o mamão, por exemplo. Doces e açúcar, como biscoitos recheados, bolos, balas e sorvetes são verdadeiros vilões para quem tem a doença.

Contents

Quem tem gastrite pode tomar sorvete de que?

Algo que quase ninguém imagina é que a primeira atitude recomendada é cortar leite e seus derivados. Isso, mesmo! Iogurte, queijos, manteiga, sorvetes, entre outros, entram na lista dos proibidos para quem está com gastrite.

Quem tem gastrite pode tomar sorvete de açaí?

Médica Betânia Cavalcante fala sobre formas de tratamento para a doença. Tire suas dúvidas sobre os sintomas da gastrite. – A gastrite é uma doença que acomete grande parte dos brasileiros na atualidade. Ela pode ser provocada pelo uso de determinados medicamentos, consumo de bebida alcoólica e por uma bactéria, a H.

Pylori. A gastroenterologista Betânia Cavalcante, vice presidente da Sociedade Paraense de Gastroenteorologia participou do quadro Fala Saúde desta quarta-feira (20) do jornal Liberal 1ª Edição e falou sobre os problemas provocados pela doença e formas de tratamento.

Veja a entrevista: Como faço para evitar gastrite? Para evitar a gastrite é preciso manter uma alimentação adequada, respeitar os horários, comer de 3 em 3 horas. Excesso de refrigerante pode contribuir para a gastrite? Refrigerante contribui sim. É preciso evitar muito refrigerante, café e bebidas alcoólicas, porque elas agravam a gastrite.

Quando uma pessoa vomita sangue, pode ser sinal de gastrite? Depende da cor do sangue, pode significar muitas coisas. Quando é gastrite o sangue é vermelho vivo, quando é ulcera, o sangue é escuro. Pode ser também secreção pulmonar.

É preciso procurar um diagnóstico precoce. Gastrite é o mesmo que “H. Pylori”? Não, gastrite é uma doença inflamatória do estomago e H. Pylori é uma bactéria ingerida por alimentos. Quem já fez tratamento para “H. Pylori” fica curado para sempre? Não, porque a bactéria pode ser ingerida novamente na alimentação.

  1. É preciso fazer exames endoscópicos anuais para diagnosticar a presença bactéria;
  2. Dor no estomago é sintoma de gastrite? Dores estomacais pode ser sintoma de várias doenças do aparelho digestivo, não apenas gastrite;

Desconforto estomacal após as refeições pode ser gastrite? Geralmente os sintomas de azia e empachamento após as refeições indicam refluxo. Tomar açaí faz mal para a gastrite? Sim, porque é uma comida muito gordurosa e fermentada, o que agrava a inflamação.

  • Existe algum remédio natural contra a gastrite? Não existe nenhum comprovado cientificamente;
  • Café, farinha e pão fazem mal para a gastrite? Sim, todos eles intensificam os sintomas;
  • O café faz mal porque principalmente porque geralmente as pessoas consomem quando estão com estomago vazio;

“H. Pylori” pode ser transmitido por beijo ou uso compartilhado de talheres e copos? Não, é ingestão da bactéria é feita apenas por meio de alimentos.

O que comer quando se está com crise de gastrite?

Quem tem H Pylori pode tomar sorvete?

Refrigerantes e bebidas gaseificadas, pois distendem o estômago e podem causar dor e desconforto; Alimentos ricos em açúcar, como sorvetes, bolos e doces, porque esses alimentos promovem a inflamação e estimulando o crescimento da H.

Quem sofre de gastrite pode comer pizza?

  • Homepage
  • Doenças
  • Gastrite
  • Tenho Gastrite Posso Comer Algum Tipo De Pizza Tipo Calabresa Ou Frango ?

2 respostas Tenho gastrite posso comer algum tipo de pizza tipo calabresa ou frango ? Ola! Não seria bom para sua saúde digestiva, pizzas podem aumentar seu sintomas. Geralmente precisa ser evitado esses tipos de alimentos : ◦ alimentos gordurosos e frituras. ◦ condimentos em excesso (vinagre, pimenta, molho ingles, molhos industrializados, kecthup, mostarda, caldos concentrados, molho tartaro, picles). ◦ café, bebidas alcoólicas, refrigerantes e bebidas com gás.

• Evitar refeições volumosas. • Redução drástica ou cessação do tabagismo Lembrando que essas orientações são gerais, não individualizada. Por isso Oriento também, a procurar seu medico, para ser melhor examinada e orientada para seu quadro clinico.

Abraço.

Quem tem problema de gastrite pode comer ovo?

Afinal, quem tem gastrite pode comer ovo ? – A resposta para essa pergunta é sim. O ovo pode ser incluído na dieta de quem tem gastrite, mas desde que seja cozido (ou mexido) e servido apenas com um pouco de sal. O uso de temperos (como pimentas e ervas), azeite ou manteiga – alimentos mais agressivos para o estômago – deve ser cortado nesse período.

Que suco é bom para quem tem gastrite?

É muito comum as pessoas confundirem os sintomas da gastrite com uma má digestão. Portanto, antes de cravar que tem gastrite, é preciso obter um diagnóstico médico. Você já sentiu queimação no estômago ou já se pegou aos resmungos por causa daquela dor incômoda no alto da barriga? Esses são alguns dos sintomas da gastrite, que também incluem enjoos, acompanhados ou não de vômito.

Inflamação na mucosa do estômago, a gastrite atinge muitas pessoas que, ao receberem o diagnóstico, precisam adotar algumas restrições alimentares. Quem tem a inflamação deve evitar alimentos ácidos e gordurosos, entre eles: frutas ácidas (mexerica, laranja exceto lima, abacaxi, por exemplo), vinagre, café e frituras.

Veja quais hábitos são bem-vindos e quais alimentos não agridem o seu sistema digestivo e ainda controlam a doença – alguns, inclusive, ajudam a recuperar a ferida na parede do estômago. Hortelã e alecrim Os chás dessas ervas são poderosos aliados da boa digestão.

  • Eles também são calmantes digestivos, já que diminuem a acidez do estômago;
  • Com isso, eles atenuam azias, gases e cólicas;
  • Frutas não ácidas Laranja lima, banana, maçã, goiaba e mamão estão na lista de frutas liberadas, já que não agridem o estômago;

Os seus sucos também podem ser ingeridos sem medo. Alimentos com lactobacilos A reposição dos lactobacilos é importante para povoar o estômago com bactérias benéficas e, assim, para a cura da gastrite. Lactobacilos são encontrados em iogurtes e, até mesmo, vendidos em pó.

You might be interested:  O Que Significa Sonhar Ganhando Bolo?

Peixe e frango com pouca gordura Você não precisa cortar a carne de seu cardápio por causa da gordura. Carnes de frango cozido, refogado ou grelhado; peixes não muito gordurosos, como pescada e merluza – ao forno ou grelhados – e carnes vermelhas menos gordurosas estão liberadas.

Suco verde O suco é rico em clorofila, uma substância energizante e cheia de zinco e antioxidantes, itens necessários para a recuperação do estômago, além de vitamina C e magnésio. Legumes ou verduras refogadas Consuma legumes e verduras – tanto no almoço quanto no jantar – mas lembre-se de refogá-los, já que folhas muito duras podem incomodar as paredes de seu estômago.

  • Por isso, aconselha-se que o consumo in natura de verduras como repolho, couve crua, escarola, alface e agrião seja evitado, pelo menos no começo;
  • Bolachas água e sal Comer bolachas de água e sal ou maisena (nada de bolachas recheadas, pois são muito gordurosas) e frutas nos intervalos das refeições, para evitar que o estômago fique vazio (já que, quando vazio, o suco gástrico corroerá suas paredes, agravando a ferida);

Por fim, procurar ajuda de médicos e nutricionistas é fundamental para o diagnóstico correto da gastrite. Seu tratamento envolve também o direcionamento nutricional adequado.

Quem tem gastrite pode comer pastel?

Tire todas as dúvidas durante a consulta online – Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa. Mostrar especialistas Como funciona? Tenha calma! Você é jovem e a chance de ser uma doença grave é menor. Por enquanto, evite comer esses alimentos que causam sintomas, fracione a alimentação, ou seja, coma pouco de cada vez, evite gordura, fritura, café, tabagismo e aguarde a sua endoscopia. Ela vai trazer boas dicas sobre o seu quadro.

O que fazer para aliviar a dor da gastrite?

Qual é o melhor leite para quem tem gastrite?

  • Homepage
  • Doenças
  • Gastrite
  • Tenho Gastrite Crônica, Evito Leite. Posso Tomar Leite Vegetal, Ou Aqueles Que Têm Paras Pessoas Que

3 respostas Tenho gastrite crônica, evito leite. Posso tomar leite vegetal, ou aqueles que têm paras pessoas que são alérgicas ao leite? O Grande problema para quem tem gastrite, e o consumo de alimentos irritativos ou gordurosos. Leites com baixos teores de gordura, como os desnatados ou semi desnatados, são adequados para você.

Quanto tempo leva para curar a gastrite?

A gastrite tem cura quando identificada e tratada corretamente. É importante que seja identificada a causa da gastrite para que o médico possa indicar a melhor forma de tratamento, seja com antibióticos ou medicamentos que protegem o estômago. Veja quais são os remédios mais indicados para gastrite.

  1. Além do tratamento com medicamentos, é importante que a pessoa tenha uma dieta adequada, eliminando as substâncias que irritam o estômago e causam a gastrite, como o cigarro, bebidas alcoólicas e alimentos gordurosos e com muito molho;

É possível curar a gastrite também de forma natural através do consumo do chá de espinheira santa, pois essa planta é capaz de diminuir a acidez do estômago, protegendo a mucosa gástrica. No entanto, quando a gastrite não é identificada ou quando o tratamento não é feito de maneira correta, a gastrite pode evoluir para o tipo crônico, em que a inflamação da mucosa gástrica dura mais de 3 meses, tornando o tratamento mais difícil e a cura mais complicada de ser alcançada. Quem Tem Gastrite Pode Tomar Sorvete.

Quem tem gastrite pode comer arroz e feijão?

  • Homepage
  • Doenças
  • Gastrite
  • Quem Têm Gastrite Pode Tomar Café Com Leite Pode Comer Feijão?

2 respostas Quem têm gastrite pode tomar café com leite Pode comer feijão? Não existe nenhum alimento formalmente contra-indicado para pacientes com gastrite. Cada caso é analisado individualmente numa consulta. De uma maneira geral, orientamos que o paciente evite o alimento que seja o gatilho dos seus sintomas.

O que e bom para matar a bactéria H Pylori?

‘É possível eliminá-la com o tratamento medicamentoso a base de antibióticos e medicamentos inibidores da bomba de prótons, utilizados de forma contínua por 14 dias’, afirma o gastroenterologista Alexandre de Sousa Carlos. De acordo com o especialista, a primeira opção de tratamento consegue eliminar totalmente a H.

O que e bom para matar bactéria no estômago?

O que comer? – A alimentação é um fator que pode ajudar bastante no alívio dos sintomas da gastrite e da úlcera como também no combate à proliferação da bactéria H. pylori. Confira alguns alimentos indicados : Alimentos ricos em zinco: carnes magras, gérmen de trigo e grãos integrais facilitam a cicatrização de úlceras e reduzem a inflamação no estômago.

  • Alimentos ricos em probióticos: como o iogurte natural, ajudam a eliminar a bactéria do estômago;
  • Tomilho e gengibre : têm propriedades antibacterianas;
  • Banana e batata: ajudam a controlar a acidez e reduzir o desconforto gástrico;

Chá de espinheira santa: reduz a acidez do estômago e é recomendado tomar antes das refeições. Também é importante se atentar à procedência dos alimentos e à higienização na hora de prepará-los. Quem Tem Gastrite Pode Tomar Sorvete.

Quais os sintomas da bactéria H Pylori no estômago?

‘A infecção pelo H. pylori pode provocar sintomas como dor ou queimação epigástrica, náuseas e vômitos. Estes sintomas podem ser facilmente confundidos com gastrites de outras etiologias, além de esofagites e úlceras gastroduodenais’, informa o gastroenterologista Alexandre de Sousa Carlos.

Quem tem gastrite pode tomar sorvete de maracujá?

Quem sofre com a gastrite sabe bem o quanto incomoda a queimação, o aperto, a cólica e o estufamento que vira e mexe teimam em aparecer. Todas essas sensações fazem parte deste quadro inflamatório. O desconforto aparece, principalmente, na parte mais alta da barriga, na boca do estômago.

Alguns alimentos favorecem a secreção de ácido gástrico e, por isso, devem ser ingeridos com cautela, pois agridem as paredes do estômago. A seguir, veja quais são eles e saiba por que evitá-los. Produtos ricos em corantes e conservantes, como sucos em pó e salgadinhos.

You might be interested:  Quanto Custa Um Bolo De Casamento Para 150 Pessoas?

“Uma vez instalada a inflamação, esses condimentos tem um grande potencial de agravar ainda mais o quadro, pois causam a irritação da mucosa gástrica”, afirma a nutricionista Amanda Epifânio, do Centro Integrado de Terapia Nutricional (Citen). Gomas de mascar com ou sem açúcar também são nocivos.

O estômago se prepara para receber o alimento sempre que mastigamos algo. Esse preparo envolve a produção de uma quantidade adequada de ácido para o processo digestivo. “Com a chegada do alimento, esse ácido desempenha sua função e não é lesivo à parede gástrica.

Mas, ao mastigar a goma de mascar, o estômago é ‘enganado’. Não ocorre a chegada de alimento na cavidade gástrica e, portanto, a quantidade de suco gástrico produzido pode ferir o estômago e fazer a gastrite atacar”, adverte a nutricionista Amanda Epifânio.

Frituras e embutidos, como os salgadinhos de festa, salsicha, salame e mortadela. O efeito dos embutidos está associado à quantidade de corantes e conservantes que esses alimentos contêm, causando irritação da parede do estômago.

Com as frituras, o processo é muito semelhante. Entretanto, essa irritação não se restringe apenas às frituras encharcadas. “As frituras sequinhas, com aparência inofensiva, são, em geral, fritas em gordura hidrogenada ou trans. Essa qualidade de gordura é a que mais irrita o estômago e tem um potencial de aumentar ainda mais a inflamação”, conclui a especialista.

O estômago é responsável apenas pela digestão de alimentos proteicos, como as carnes, induzindo ainda mais a liberação das enzimas digestivas e podendo agravar a inflamação. Segundo a nutricionista Amanda Epifânio, além das proteínas, as gorduras presentes em alguns cortes de carne, como a picanha, tornam a digestão mais lenta, deixando o alimento parado no estômago por um período maior, piorando assim os sintomas gástricos.

Leite e seus derivados, como iogurte, manteiga, requeijão e queijos, fazem parte dos alimentos proteicos, e a alteração digestiva é semelhante à das carnes. Seu consumo nunca deve ser utilizado na tentativa de melhorar a dor gástrica, pois haverá uma melhora imediata em resposta à chegada de alimento no estômago, mas o agravamento da gastrite virá logo em seguida.

  1. Açúcar e doces, como bolos, biscoitos recheados, sorvete e balas;
  2. O açúcar tem uma rápida digestão, podendo aumentar a fermentação intestinal e causar o desconforto gástrico;
  3. “As balas têm função semelhante a das gomas de mascar e os sorvetes, por serem à base de leite e ricos em gorduras, agravam ainda mais a gastrite”, explica Amanda;

Condimentos fortes, como pimenta, temperos prontos, molho shoyu, ketchup, mostarda. Ninguém em sã consciência colocaria uma gota de pimenta em uma ferida exposta, não é mesmo? O mesmo vale para o nosso estômago. “Na gastrite, há um processo inflamatório e o consumo de pimenta poderá ferir ou agravar a lesão inicial.

Os demais molhos são ricos em conservantes e condimentos que também pioram o quadro”, adverte a especialista. Cafeína, presente no café, nos chás preto e mate e nos refrigerantes à base de cola. Esta substância é um potente irritante gástrico e deve ser evitada durante o tratamento da gastrite.

Frutas cítricas, como laranja, mexerica, limão, maracujá, abacaxi e kiwi. De acordo com a nutricionista Amanda Epifânio, o teor de acidez das frutas cítricas pode agravar a lesão gástrica e causar dor. 10. Bebidas alcoólicas. O álcool também é extremamente agressivo à mucosa estomacal.

Quem tem gastrite pode comer algum tipo de doce?

Quem tem gastrite sabe o quanto a queimação chega a ser incômoda. Sem mencionar outros sintomas do problema, como cólica, aperto e estufamento. Estes sinais integram parte de um quadro de inflamação. E o desconforto surge, especialmente, no lado mais alto da barriga, onde está situada a boca do estômago.

  • Além disso, grande parte das pessoas, por falta de informação sobre a enfermidade, agravam os incômodos com uma alimentação incorreta;
  • Isso porque alguns alimentos estimulam a produção de secreção do ácido gástrico;

Portanto, deve haver uma cautela em seu consumo. Confira a seguir os 5 alimentos que quem tem  gastrite  deve evitar e fique atento a nossas dicas de saúde. Quem Tem Gastrite Pode Tomar Sorvete Frutas cítricas Laranja, limão, abacaxi e kiwi são alimentos que devem ficar distantes de quem sofre gastrite. É que a acidez deles pode piorar a lesão gástrica e ocasionar ainda mais dor ao indivíduo. Portanto, evite ao máximo a ingestão destas frutas. O ideal é consumir as mais neutras, como a banana ou o mamão, por exemplo. Doces Doces e  açúcar , como biscoitos recheados, bolos, balas e sorvetes são verdadeiros vilões para quem tem a doença.

O problema é que o açúcar possui uma rápida digestão, e pode, dessa forma, elevar a fermentação do intestino e causar um desconforto de fundo gástrico. Vale ressaltar que as balas têm uma função similar à dos sorvetes e das gomas de mascar, por terem como base o leite, e serem ricos em gorduras, e agravam ainda mais o problema.

Se bater a vontade de comer algo doce, a alternativa é apelar para as frutas secas, que são mais saudáveis. Cafeína Presente nos chás preto, mate, café e refrigerantes à base de cola, a cafeína é um veneno para quem tem gastrite. A propriedade é um poderoso irritante gástrico e deve ser evitada ao máximo por quem está passando por um tratamento de gastrite.

  1. O ideal é preferir bebidas como sucos naturais, que são opções mais saudáveis e oferecem vitaminas e nutrientes ao nosso organismo;
  2. Leite e derivados Leite e seus derivados, como manteiga, iogurte, queijos e requeijão fazem parte dos proteicos;

E, portanto, a mudança digestiva é similar à das carnes. A ingestão, inclusive, jamais deve ser usada como uma forma de melhorar a dor de estômago, já que ocorrerá uma melhora imediata no momento em que o alimento chega ao estomago, mas a piora da gastrite vem logo depois.

  1. Carnes vermelhas O estômago tem a responsabilidade somente pela digestão de alimentos proteicos, como as carnes, o que induz ainda mais a liberação de enzimas digestivas, e pode piorar a inflamação;
  2. Vale citar que, além das proteínas, as gorduras que encontramos em certos cortes de carne, como a picanha, por exemplo, tornam a digestão mais devagar, deixando o alimento no estômago por um maior período;
You might be interested:  Quanto Cobrar Por Fatia De Bolo?

O resultado? Um agravamento dos sintomas de gastrite. Dê preferência ao peixe e às carnes magras, como o frango. Portanto, fique longe destes alimentos se você sofre com gastrite. Os sintomas devem desaparecer conforme você reduz a ingestão deles. Se mesmo assim o quadro não melhorar, a recomendação é procurar seu médico para um tratamento adequado da enfermidade.

Quem tem problema de gastrite pode tomar leite?

A adoção de uma alimentação saudável – com mais frutas, verduras e produtos integrais – é mais do que recomendável. No entanto, quem sofre com os sintomas de gastrite, como queimação e, em alguns casos, até refluxo, deve evitar certos alimentos (mesmo que alguns deles sejam considerados benéficos para a saúde).

Confira abaixo quais são eles:  Leite Se você sofre de gastrite e a azia faz parte da sua rotina, você pode provavelmente já ter tentado amenizar o incômodo com um copo de leite. Para nossas avós, a bebida era um “santo remédio” não só para matar a fome antes de dormir, mas também para tratar dores de barriga de uma maneira geral.

O que elas não sabiam, no entanto, é que o leite pode piorar as dores de barriga, inclusive os sintomas da gastrite. Isso porque sua fórmula desequilibra o PH do estômago, produzindo mais ácido e machucando as paredes do órgão: o chamado “efeito rebote”.

Além disso, o leite pode provocar dores agudas, gases, diarreia e vômito em pessoas com intolerância alimentar. Até mesmo outros derivados do leite, que parecem inofensivos, como o queijo branco e o iogurte desnatado, podem se tornar vilões na dieta de quem sofre de gastrite.

Água durante a refeição Assim como o leite, também acredita-se que tomar água ameniza a queimação, mas não existe nenhuma relação nisso. Há quem costume tomar muita água logo depois de comer para tentar evitar esses sintomas, mas, na verdade, esta atitude pode até piorar o quadro, prejudicando a digestão.

  1. Café Apesar de ser comprovado que a bebida é rica em antioxidantes e os especialistas recomendarem até três xícaras por dia, para quem sofre de gastrite e azia a recomendação é outra: evitar! A cafeína, conhecida por nos manter acordados, pode irritar ainda mais o estômago;

Pimenta A pimenta, que há pouco tempo passou a ser adotada como termogênico natural por alguns frequentadores assíduos da academia, também deve ser evitada nestes casos. A ardência do alimento pode piorar as lesões na parede do estômago causadas pela doença e aumentar a sensação de queimação.

Aliás, quem tem a doença deve evitar qualquer condimento forte, como molho de soja, curry, entre outros. Frutas cítricas Apesar de serem altamente recomendadas na dieta devido ao alto teor de vitaminas e minerais, algumas frutas devem ser evitadas por pessoas com problemas gastrointestinais.

Laranja, abacaxi, limão e até morango contêm substâncias que, assim como a pimenta, podem aumentar a dor e agravar o quadro. Práticas e outros alimentos que devem ser evitados Se gordura e açúcar em excesso não são indicados nem para os mais saudáveis, não é preciso dizer que quem sofre com problemas gastrointestinais deve evitá-los ao máximo, não é? Além deles, existem outros produtos que devem ser evitados como os alimentos com corantes e conservantes (como sucos industrializados) e carne vermelha, que apesar de ser fonte de proteína, contém substâncias nocivas ao estômago.

  1. Vale lembrar que ficar muito tempo sem comer estimula a produção de suco gástrico e inflama ainda mais as paredes do estômago;
  2. Por isso, faça pequenas refeições em intervalos regulares;
  3. Medicação e tratamento Cada caso é um caso;

Ainda que você tenha os sintomas, não faça mudanças drásticas em sua alimentação ou tome medicamentos por conta própria. O consumo de anti-inflamatórios e analgésicos, por exemplo, pode agravar os sintomas de problemas gastrointestinais. Então, antes de adotar qualquer medida para amenizar as dores de estômago, consulte um médico para que ele oriente sobre o tratamento ideal para você.

Quem tem problema de gastrite pode comer pão de queijo?

Fuja dessa lista! Alimentos PROIBIDOS para quem tem GASTRITE! | Dr Lucas Fustinoni

Tire todas as dúvidas durante a consulta online – Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa. Mostrar especialistas Como funciona? Você pode comer de tudo, com moderação, mas lembre-se que há tratamento apropriado para a sua gastrite.

  • Estou com h pilory e gastrite antral erosiva e tô com muito medo de virar câncer
  • O que pode ser Lesão Elevada Submucosa Gástrica, medindo 0,8cm?
  • Gastrite pode causar dor no peito, e dor isquêmica?
  • Eu tenho gastrite crônica e diverticulite, quais os alimentos apropriados para mim ?
  • HPilory é uma gastrite que tem cura ? É a bactéria que causa câncer ??? Me explica se é uma doença grave ?
  • Olá, eu estou com ileíte erosiva leve, gastrite crônica enantematosa, intolerância à lactose e quase com anemia (ferritina baixa, mas ainda dentro do normal). Tenho diarreia as vezes, sempre tenho aftas na boca, as vezes muco nas fezes e quase todo ano faço colonoscopia e aparece pólipo. Tenho psoríase…
  • oi eu quero saber se gastrite crônica gastrite causa dor de cabeça
  • To sentido várias dores creio q seja gastrite será q posso tomar mingau de mucilon?
  • Boa Tarde, Já existe algum remédio ou tratamento para a pangastrite?
  • Tenho esofagite e gostaria de saber quais são os alimentos q realmente fazem mal!