Resposta: 1 Cada pedaço representa 1/4 do bolo. 3 Sendo o bolo divido em 10 fatias, caso alguém compre cinco fatias, terá comprado 5/10 ou 1/2 ou metade do bolo.
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Qual fração representa uma fatia de bolo?
Nossa aula de sexta-feira 13 nada teve de azar (como dizem)! Foi deliciosa e com sabor de quero mais! Maria Eduarda e sua mãe Beatriz continuam nos ajudando a entender o que é fração de uma forma bem prazerosa! Agora com um delicioso bolo de cenoura redondo, coberto por uma extraordinária camada de chocolate! Para pensar e responder: Vou dividir esse bolo em 4 pedaços iguais. Cada pedaço representa uma fração do inteiro ou uma fração de quantidade? Para quem respondeu que representa uma fração do inteiro, acertou! Temos um bolo dividido em pedaços iguais. Cada pedaço representa 1/4 do bolo.
Agora cada um quarto será dividido ao meio. Quantos pedaços teremos?
Teremos 8 pedaços. Que fração do inteiro representa agora cada pedaço? 1/8 Se escolher 3 alunos e der um pedaço para cada um, que fração representa o que darei? 3/8 Que fração representa o que sobrará? 5/8 Se a fração for 7/8, o que isto significa? Que dei 7 pedaços dos 8 que tinha.
E se agora eu pegar cada oitavo e dividir ao meio, que fração cada pedaço será do inteiro?
1/16
Agora vou distribuir 10 pedaços. Que fração representa o que sobrou? 6/16 Que fração representa o que distribuí? 10/16 Nossa turma tem 21 alunos. Contando com a mediadora e eu, somos ao todo 23 pessoas. O que posso fazer para ter fatias suficientes para todos, de maneira que todos os pedaços sejam iguais? Pegar cada um dos dezesseis pedaços e dividir ao meio. Que fração representa agora cada pedaço? 1/32 Se cada um de nós receber um pedaço, quantos pedaços sobrarão? 9 Que fração representa isso que sobrou? 9/32 Que fração do bolo foi distribuída? 23/32 Que fração representa o bolo todo? 32/32
Trabalhando com o lúdico, o aluno consegue visualizar o que está sendo feito, facilitando assim o seu processo de aprendizagem. Dessa forma vai processando as informações e sistematizando o conteúdo trabalhado. Uma vez compreendidos e internalizados os conceitos, facilmente o aluno passa para a etapa seguinte que é a aplicação do que foi apreendido, passando para a abstração e generalização. E se alguém precisar de mais atividades para compreender, é só usar a criatividade! Depois disso tudo, veio a hora de saborear o bolo! Momento muito esperado!!!!!!!!! Novamente nossa aula foi um sucesso e meus queridos alunos tiveram a oportunidade de demonstrar o que compreenderam sobre fração. Dessa forma retomei todos os conceitos trabalhados e pude perceber o que foi compreendido, por quem foi e onde era preciso retomar. Ou seja,uma avaliação do processo para o planejamento das aulas seguintes.
Qual é a fração de um bolo inteiro?
Tarefa 1: Como representamos o bolo inteiro? Figura 1: bolo inteiro. Neste caso temos um bolo inteiro, ou seja, sem nenhum corte. Para efeitos de cálculo e avaliação de frações, é habitual na Matemática que tal inteiro seja representado numericamente por 1, de um inteiro.
O que é uma fração do bolo?
Aprendendo a somar frações – Quando somamos dois números, o que fazemos é juntar esses números, certo? Para somar frações não é diferente, mas precisamos ter alguns cuidados. Vamos pensar no seguinte problema: Minha mãe fez um bolo e dividiu esse bolo em 8 partes iguais. Se eu comi do bolo e minha irmã comeu , então, quanto comemos do bolo? Para descobrir quanto comemos do bolo, é necessário somar com . Antes de fazer a conta, precisamos lembrar que o número que fica embaixo na fração indica que o bolo foi dividido em 8 pedaços. Como o número de fatias que o bolo foi cortado não muda, então na parte de baixo do resultado ficará 8. Já a parte de cima, indica quantas fatias comemos. Juntando as 2 fatias que eu comi com as 3 fatias que minha irmã comeu, comemos 5 das 8 fatias que o bolo foi dividido, ou seja, juntas comemos do bolo. Veja: Portanto, para somar duas ou mais frações que tenham o mesmo denominador, basta somar os numeradores (números de cima) e repetir o denominador (número de baixo).
Qual forma serve 50 fatias?
Um bolo retangular (40 cm x 30 cm) com 5 cm de altura poderá render de 48 a 50 pedaços.
Qual é o numerador que representa a fração?
Para compreender os distintos significados da fração, precisamos entender a sua definição e estrutura: Fração é a forma como expressamos uma quantidade por meio da razão/divisão de dois números inteiros. Entre os elementos que compõem essa representação numérica, temos o traço, o numerador e o denominador.
O traço representa o símbolo da divisão; o número que fica acima desse traço é chamado de numerador, e o que fica abaixo dele é o denominador. Veja: a → numerador b → denominador *a e b podem ser qualquer número positivo ou negativo do conjunto dos inteiros.
O significado da fração é determinado de acordo com o que precisa ser encontrado em um exercício, por exemplo. Assim, a pergunta do enunciado de um exercício determina o tipo de fração que deve ser escrito. Veja:
- Parte/Todo: Quando a fração é desse tipo, o todo ficará abaixo da parte na fração. A parte determina a região de um objeto ou a condição de uma situação. Exemplo:
→ Exemplo : Paguei 5 das 12 prestações do meu carro = 5 12 → Exemplo : Em um cubo de seis faces, três já foram pintadas = 3 6
- Quociente : Nesse caso, a fração é uma divisão, em que o numerador e denominador são números positivos.
→ Exemplo : Ana comprou 12 bombons e quer dividir entre os seus 4 amigos. Quantos Bombons cada amigo receberá? 12 = 3 / 12 : 4 =3. Cada amigo receberá 3 bombons. 4
- Probabilidade : As frações desse tipo mostram as possibilidades de ocorrência de determinada situação ou evento.
→ Exemplo : Ao jogar um dado, quais são as possibilidades de, na primeira jogada, obter a face voltada para cima com o número 1? A chance disso acontecer é de 1 para 6, ou seja, 1. 6
- Operador multiplicativo: Nessa situação, a fração é utilizada como multiplicador de uma quantidade. Não pare agora. Tem mais depois da publicidade 😉
→ Exemplo : Antônio adora sorvete, principalmente o de flocos. Como é muito guloso, em um só dia tomou 5/6 das 1000 ml do sorvete. Calcule a quantidade de sorvete que Antônio tomou? Antônio tomou 5/6 de 1000 ml, então: 5 de 1000 ml = 5 x 1000 = 5000 = 833,3 ml. Logo, ele tomou 833,3 ml de sorvete. 6 6 6
- Número : A fração pode ser vista também como a representação de um número, haja vista que toda fração acaba sendo um número decimal.
→ Exemplo : Em uma reta numérica, o ½ = 0,5 está posicionado antes ou depois do número 1? O número ½ = 0,5 está posicionado antes do número 1.
- Medida : Ao utilizarmos a fração como medida, uma determinada parte é adotada como referência para medir as demais. Nessa situação, a fração estará relacionada com a pergunta: quantas vezes?
→ Exemplo : Quantas vezes o comprimento referente a A____B cabe dentro de C____________D? A medida de A até B representa ¼. Sendo assim, essa distância cabe 4 vezes dentro da distância entre C e D.
- Razão : é uma fração em que se tem a relação entre duas variáveis.
→ Exemplo : Em uma sala de aula, temos 12 meninas e 14 meninos. Estabeleça a razão entre o total de alunos e o número de meninos. Meninos = y = 14 Meninas = x =12 Total de alunos= z = 14 + 12 = 26 y = 14 = 7 z 26 13 Sendo assim, a cada 13 alunos da sala, 7 são meninos. A partir de agora, ao visualizar uma fração ou o enunciado de uma questão que envolva esse conteúdo, você saberá expressar o que a fração significa.
Quantos quartos são 6 metades?
Mattheeu Há mais de um mês 6 / 2 = 12/4 6 metades é equivalente a 12 quartos. Essa pergunta já foi respondida!.
Quais são os números racionais?
Números racionais são os números que podem ser representados por frações de números inteiros, contanto que o denominador seja qualquer número diferente de zero (0). Eles também são formados por elementos pertencentes aos conjuntos dos Números Reais (R), e Números Irracionais (I).
Como saber se uma fração é equivalente ou não?
Como sabemos se duas frações são equivalentes? – São equivalentes se os produtos do numerador de uma e o denominador da outra são iguais , ou seja, produtos cruzados. Vamos ver uns exemplos: Vamos ver se 2/5 e 4/10 são equivalentes. Para conferir, vamos multiplicar o numerador de uma fração pelo denominador da outra. 2 x 10 = 20 5 x 4 = 20 Como o resultado é o mesmo, podemos dizer que 2/5 e 4/10 são realmente frações equivalentes. Agora vamos verificar se 3/7 e 7/3 são frações equivalentes. Para fazer isso. vamos multiplicar como aparece na imagem: 3 x 3 = 9 7 x 7 = 49 Como o resultado não é o mesmo, podemos dizer que 3/7 e 7/3 não são equivalentes.
O que é uma fração equivalente?
As frações equivalentes são aquelas escritas de maneiras diferentes, mas que expressam o mesmo valor matemático. Elas representam a mesma parte de um todo e para determiná-las é necessário multiplicar tanto o numerador quanto o denominador pelo mesmo número natural, diferente de zero.
Qual o tamanho do bolo para 30 pessoas?
São medidas aproximadas para ajudar quem não tem balança de cozinha. TAMANHO DE BOLO Quantidade de Pessoas Quilos de Bolos 10 pessoas 1 quilo 20 pessoas 2 quilos 30 pessoas 3 quilos 40 pessoas 4 quilos 50 pessoas 5 quilos 60 pessoas 6 quilos 70 pessoas 7 quilos 80 pessoas 8 quilos 90 pessoas 9….
Qual o tamanho do tabuleiro para um bolo de 100 fatias?
30 cm = 56 fatias. 35 cm = 78 fatias. 40 cm = 100 fatias.
Qual é o tamanho de um bolo para 100 pessoas?
Você sabe como calcular a quantidade de bolo, doces e salgados para uma festa? – Aqui vão algumas dicas da Gerbelli que podem ser úteis pra você. A primeira coisa é fazer a lista de convidados. Aí fica fácil calcular tudo que você vai precisar. BOLO: Para adultos calcule 100g por pessoa (bolo com uma camada de recheio) ou 150g de bolo por pessoa se este tiver duas camadas de recheio.
- Sempre, ao final do cálculo some mais 500g, para garantir se alguém quiser mais uma fatia;
- Para crianças calcule 80g de bolo por convidado, bolo com uma camada de recheio;
- Se a festa é infantil, evite bolos com duas camadas de recheio, para evitar desperdício (a fatia fica muito grande para as crianças);
DOCES: Adultos: 5 doces. Crianças: 3 doces. SALGADOS: Adultos: 10. Crianças: 5 salgadinhos. BEBIDA: 500ml por convidado. Lembrando que estas quantidades são sugeridas para uma festa de 2 a 3 horas de duração. Agora é só preparar sua lista de convidados e… boa festa!.
Quantas fatias de bolo da Um bolo de 20 cm?
Se a medição for feita a partir do tamanho da forma, um bolo para 20 pessoas redondo deve ter 20 cm e um bolo quadrado, 20 cm.
O que é diâmetro de bolo?
Informe o tamanho do bolo em cm ( diâmetro ). É a medida de um lado ao outro do bolo.
Qual é o numerador que representa a fração?
Para compreender os distintos significados da fração, precisamos entender a sua definição e estrutura: Fração é a forma como expressamos uma quantidade por meio da razão/divisão de dois números inteiros. Entre os elementos que compõem essa representação numérica, temos o traço, o numerador e o denominador.
O traço representa o símbolo da divisão; o número que fica acima desse traço é chamado de numerador, e o que fica abaixo dele é o denominador. Veja: a → numerador b → denominador *a e b podem ser qualquer número positivo ou negativo do conjunto dos inteiros.
O significado da fração é determinado de acordo com o que precisa ser encontrado em um exercício, por exemplo. Assim, a pergunta do enunciado de um exercício determina o tipo de fração que deve ser escrito. Veja:
- Parte/Todo: Quando a fração é desse tipo, o todo ficará abaixo da parte na fração. A parte determina a região de um objeto ou a condição de uma situação. Exemplo:
→ Exemplo : Paguei 5 das 12 prestações do meu carro = 5 12 → Exemplo : Em um cubo de seis faces, três já foram pintadas = 3 6
- Quociente : Nesse caso, a fração é uma divisão, em que o numerador e denominador são números positivos.
→ Exemplo : Ana comprou 12 bombons e quer dividir entre os seus 4 amigos. Quantos Bombons cada amigo receberá? 12 = 3 / 12 : 4 =3. Cada amigo receberá 3 bombons. 4
- Probabilidade : As frações desse tipo mostram as possibilidades de ocorrência de determinada situação ou evento.
→ Exemplo : Ao jogar um dado, quais são as possibilidades de, na primeira jogada, obter a face voltada para cima com o número 1? A chance disso acontecer é de 1 para 6, ou seja, 1. 6
- Operador multiplicativo: Nessa situação, a fração é utilizada como multiplicador de uma quantidade. Não pare agora. Tem mais depois da publicidade 😉
→ Exemplo : Antônio adora sorvete, principalmente o de flocos. Como é muito guloso, em um só dia tomou 5/6 das 1000 ml do sorvete. Calcule a quantidade de sorvete que Antônio tomou? Antônio tomou 5/6 de 1000 ml, então: 5 de 1000 ml = 5 x 1000 = 5000 = 833,3 ml. Logo, ele tomou 833,3 ml de sorvete. 6 6 6
- Número : A fração pode ser vista também como a representação de um número, haja vista que toda fração acaba sendo um número decimal.
→ Exemplo : Em uma reta numérica, o ½ = 0,5 está posicionado antes ou depois do número 1? O número ½ = 0,5 está posicionado antes do número 1.
- Medida : Ao utilizarmos a fração como medida, uma determinada parte é adotada como referência para medir as demais. Nessa situação, a fração estará relacionada com a pergunta: quantas vezes?
→ Exemplo : Quantas vezes o comprimento referente a A____B cabe dentro de C____________D? A medida de A até B representa ¼. Sendo assim, essa distância cabe 4 vezes dentro da distância entre C e D.
- Razão : é uma fração em que se tem a relação entre duas variáveis.
→ Exemplo : Em uma sala de aula, temos 12 meninas e 14 meninos. Estabeleça a razão entre o total de alunos e o número de meninos. Meninos = y = 14 Meninas = x =12 Total de alunos= z = 14 + 12 = 26 y = 14 = 7 z 26 13 Sendo assim, a cada 13 alunos da sala, 7 são meninos. A partir de agora, ao visualizar uma fração ou o enunciado de uma questão que envolva esse conteúdo, você saberá expressar o que a fração significa.