Qual O Caminho Do Bolo Alimentar?

Qual O Caminho Do Bolo Alimentar

Contents

CAMINHO DO BOLO ALIMENTAR.avi

O Caminho dos Alimentos 1- Dentro da boca, os alimentos são triturados pelos dentes, umedecidos pela saliva e misturados pela língua, formando o bolo alimentar. A saliva é produzida pelas glândulas salivares e contém algumas enzimas. 2- Os alimentos são engolidos: a língua empurra os alimentos, que passam pela faringe e caem no esôfago.

Qual e o caminho percorrido pelo alimento?

Como funciona o sistema digestivo? – No sistema digestivo humano , o alimento ingerido percorre vários órgãos, como a boca, a faringe, o esôfago, o estômago, os intestinos delgado e grosso e, por fim, o ânus. Nesse processo, a comida sofre transformações mecânicas e químicas até que esteja preparada para ser absorvida pelas células.

Qual o caminho do bolo alimentar e a formação das fezes?

→ Intestino grosso – O intestino grosso é a porção final do sistema digestório , formado pelo ceco, cólon ascendente, cólon transverso, cólon descendente, cólon sigmoide e reto. Esse intestino, quando comparado ao intestino delgado, apresenta-se muito menor possuindo apenas cerca de 1,5 metro.

  • O intestino grosso apresenta importantes funções no processo digestivo, sendo responsável pela formação da massa fecal e reabsorção de água , processo esse que se iniciou no intestino delgado;
  • É no intestino grosso, portanto, que as fezes são formadas;

O reto termina em um estreito canal anal, que se abre no ânus. É pelo ânus que as fezes são eliminadas para o meio externo. Leia também : Sinais e sintomas do câncer colorretal.

Como ocorre a formação do bolo alimentar?

No processo de digestão , o alimento ingerido é quebrado em partículas menores para que possa ser aproveitado pelas células. Durante o processo, diversas estruturas atuam para degradar o alimento, como os dentes. Além disso, várias enzimas estão presentes, tais como a amilase salivar e a pepsina.

  1. O processo de digestão inicia-se na boca, local onde, no processo de mastigação, é formado o chamado bolo alimentar;
  2. → O que é e como é formado o bolo alimentar? O alimento, ao chegar à boca, já inicia o processo de digestão;

Primeiramente, ele é quebrado pelos dentes e começa a ser misturado, com a ajuda da língua, à saliva , que provoca sua umidificação. A saliva possui uma enzima chamada de amilase salivar, muco, sais e outras substâncias. Em virtude da presença da amilase, que é capaz de quebrar o amido, a digestão dos carboidratos inicia-se na boca.

You might be interested:  Sonhar Que Ganha Pedaço De Bolo?

Com a ação da saliva, da língua e dos dentes, o alimento torna-se uma pasta mole, que recebe o nome de bolo alimentar. O bolo alimentar é o nome dado, portanto, ao alimento mastigado e misturado à saliva.

→ Qual é o caminho percorrido pelo bolo alimentar? O bolo alimentar é formado na boca e impulsionado pela língua para a faringe. Da faringe, o bolo segue para o esôfago e, por intermédio dos movimentos peristálticos, é levado até o estômago. O processo responsável por levar o bolo alimentar da boca ao estômago é chamado de deglutição. Tem mais depois da publicidade 😉 A língua empurra o alimento em direção à faringe No estômago, o bolo alimentar sofre a ação de substâncias presentes no suco gástrico secretado por células da parede do próprio estômago. O bolo alimentar, após entrar no estômago, onde é parcialmente digerido e transformado em uma massa semilíquida e com pH ácido, passa a ser chamado de quimo, O quimo então segue para o intestino delgado, onde sofre a ação de enzimas do suco entérico e do suco pancreático.

Não pare agora. Após a ação dessas enzimas, o quimo torna-se um líquido esbranquiçado, que é denominado de quilo. Depois da passagem pelo intestino delgado, o que não foi aproveitado pelo organismo segue para o intestino grosso, onde se formarão as fezes, que, posteriormente, serão eliminadas no processo de defecação.

Por Ma. Vanessa dos Santos.

O que acontece com o bolo alimentar no estômago?

  • Sistema excretor – Rins filtram impurezas e as eliminam na urina
  • Teste seus conhecimentos sobre a digestão

Você já pensou sobre o que ocorre com os alimentos após entrarem em nosso corpo? Depois de comermos, vários processos transformam aquilo que ingerimos em um composto digerido, formado por partes diminutas que poderão passar pelas paredes dos nossos órgãos. Chamamos esses processos de sistema digestivo , ou sistema digestório. Primeiro, quando levamos o alimento à boca, nós o cortamos, trituramos e dividimos cada vez mais com o atrito de nossos dentes. Esse trabalho assemelha-se ao de um liquidificador. O processo é auxiliado pela saliva, que umedece a comida e pela língua, que ajuda a misturá-la, formando o bolo alimentar.

You might be interested:  Pode Comer Sorvete De Chocolate Quando Coloca Piercing?

Mas, por que há necessidade de triturar tanto os alimentos? Será que é somente para fazê-los passar por nossa garganta? Não. Na verdade, as substâncias químicas que realizam a digestão são conhecidas como enzimas e elas precisam entrar em contato com os grupamentos atômicos que formam os alimentos para poder desmontá-los.

Assim, quanto menor for o pedaço de comida, maior será o contato da enzima com ele. Da boca aos estômago Na boca, a saliva já inicia o processo de digestão. A enzima amilase salivar ( ptialina ) “quebra” as grandes moléculas de amido (existentes nos carboidratos – pão, macarrão, etc.

) em moléculas menores, de maltose. Da boca, o bolo alimentar desce pela faringe, pelo esôfago e chega ao estômago. No estômago, onde ocorre produção de suco gástrico, a pepsina (outra enzima), em meio ácido (presença de ácido clorídrico), inicia a “quebra” das proteínas.

Do estômago, o bolo alimentar passa ao intestino delgado, onde será banhado por sucos digestivos produzidos pelo pâncreas, pelo fígado e pela parede do intestino. A primeira porção do intestino delgado é conhecida como duodeno (por ter cerca de doze dedos de comprimento).

  • Qual O Caminho Do Bolo Alimentar Órgãos do sistema digestório

Processo digestivo No duodeno se processa ainda a digestão das gorduras, onde a bile (fabricada pelo fígado e armazenada na vesícula biliar) é despejada e emulsifica a gordura. Ela transforma as “gotas grandes” de gordura em “gotas menores” (como o detergente faz na louça engordurada), aumentando a superfície de contato da lípase , uma enzima produzida pelo pâncreas, com as moléculas de gordura. Assim, os lipídeos ou gorduras são transformados em componentes mais simples, os ácidos graxos e o glicerol, os quais podem passar pelas paredes dos intestinos.

  • Nessa região a tripsina , uma enzima produzida pelo pâncreas, continua o processo de “quebra” das proteínas iniciado no estômago e a amilase pancreática continua o processo de digestão do amido;
  • A região seguinte do intestino delgado pode ser subdividida em jejuno (por ser encontrado geralmente vazio) e íleo (palavra de origem grega que significa voltear – onde o intestino delgado faz circunvoluções no interior de nosso ventre);
You might be interested:  Quanto Pesa Um Litro De Sorvete?

Nessa região, as enzimas conhecidas como peptidases completam a transformação das proteínas em aminoácidos e a maltase (uma enzima produzida pela parede do intestino) transforma a maltose em duas moléculas de glicose. Outros açúcares também são digeridos nessa região.

Na porção final (íleo) ocorre a absorção das moléculas dos alimentos que já foram quimicamente transformadas pelas enzimas e assim são capazes de passar pela parede do intestino e ganhar o sangue, que distribuirá essas moléculas a todas as células do corpo.

Nessa região, grande parte da água existente no bolo alimentar também é absorvida. Os restos alimentares não digeridos chegam ao intestino grosso, onde continua ocorrendo a absorção de água, e são formadas as fezes pastosas que saem do corpo através do ânus.

Qual é o caminho do alimento da terra até às nossas mesas?

Você já se perguntou que caminho cada alimento percorre para chegar até você?   Que os alimentos básicos são oriundos da agricultura e pecuária, você já sabe. Mas, aqui você vai entender que a trajetória de uma simples fruta pode ser bem mais longa do que imaginamos. Qual O Caminho Do Bolo Alimentar Leia também: No solo é onde tudo começa! É preciso também considerar os processos que o alimento passa, o uso de recursos naturais, as pessoas, a infraestrutura e as leis que regem tudo ao nosso redor. A junção da cadeia produtiva e todos esses outros elementos formam o sistema alimentar.

Qual a diferença entre tubo digestivo e sistema digestivo?

Componentes do Sistema Digestório – O Sistema Digestório (nova nomenclatura) divide-se em duas partes. Uma delas é o tubo digestório (propriamente dito), antes conhecido como tubo digestivo. Ele se divide em três partes: alto, médio e baixo. A outra parte corresponde aos órgãos anexos.

Partes Descrição
Tubo digestório alto Boca, faringe e esôfago.
Tubo digestório médio Estômago e intestino delgado (duodeno, jejuno e íleo).
Tubo digestório baixo Intestino grosso (ceco, cólon ascendente, transverso, descendente, a curva sigmoide e o reto).
Órgãos anexos Glândulas salivares, dentes, língua, pâncreas, fígado e vesícula biliar.

A seguir estão apresentadas mais informações e detalhes sobre cada um dos componentes do Sistema Digestório.