Conheça os tipos de formas de bolo e saiba como escolher a ideal – A forma redonda e lisa funciona melhor para bolos em camadas. Dependendo do diâmetro, o bolo pode demorar mais tempo para ser assado. “As formas redondas e lisas favorecem a montagem e empilhamento das massas.
Pela versatilidade, são um dos modelos mais comercializados e encontrados com diâmetros e alturas diferentes. Quanto maior o diâmetro, mais tempo levará para a massa ser assada , por essa razão, ajustes na temperatura são indicados”, explica Camila Dutra.
Forma redondas são as mais comuns e recomendadas para bolos em camadas — Foto: Camila Dutra Um benefício da forma com furo central é que ela assa o bolo de maneira uniforme e rápida. Versátil, pode ser usada para todos os tipos de receitas. “O formato também contribui para que diferentes tipos de massa, das mais leves às mais pesadas, possam ser utilizadas com tranquilidade, o que as torna ainda mais democráticas.
- Além disso, favorecem um cozimento mais rápido se comparado aos demais modelos;
- Outro atrativo são a variedade de desenhos que contribuem para deixar os bolos ainda mais bonitos”, conta a confeiteira;
- Bolo simples — Foto: Camila Dutra A forma retangular, também chamada de forma inglesa, deve ser a aposta quando for assar bolos com massas mais densas, por serem mais profundas;
“O formato favorece o corte de fatias uniformes, o que deve ser levado em consideração no momento da apresentação do bolo. Assim com as formas redondas e lisas, levam mais tempo para assar os bolos , principalmente se comparadas às de furo central”. Forma retangular é ideal para bolo com massa mais densa — Foto: Camila Dutra Quer conferir mais dicas de bolo? Em um curso on-line, a confeiteira Camila Dutra ensina truques e receitas especiais que vão surpreender pelo sabor e beleza.
Contents
Qual o melhor material de forma de bolo?
Muita gente fica em dúvida sobre qual a melhor forma, tamanho, altura e material, para cada receita. Confira as dicas e acerte na escolha.
- As formas utilizadas nas nossas receitas são simples, acessíveis e fáceis de encontrar.
- As de alumínio, sem anti-aderente, são sem dúvida as melhores.
- Tente comprar as que são um pouco mais grossas, de melhor qualidade, pois além de não amassarem facilmente, protegem as laterais do bolo de queimarem.
- Na foto acima veja as formas específicas para cada receita.
- Para formas redondas maiores do que 30 cm, para evitar que o bolo asse nas laterais e fique cru no meio CONFIRA AS DICAS AQUI.
1. Forma redonda de 25cm com 7cm de altura – ideal para bolos que levam manteiga. Coloque massa até aprox. 5cm. Forma redonda de 20cm com 7cm de altura – igual a 1, porém quando fizer um receita maior, utilize 2 formas 3. Forma redonda de 20 cm com 5cm de altura – ideal para pão de ló de 4 ovos, coloque massa até aprox.
4cm. Forma redonda de 30cm, com altura de 7cm, ideal para massas com manteiga e com altura de 5cm ideal para pão de ló com 6 ou 7 ovos. Assadeira retangular de 30cm x 40cm com 7cm de altura, ideal para massas com manteiga, e com 5cm.
de altura, ideal para pão de ló com 6 ou 7 ovos 6. Forma de bolo inglês / forma de pão – com 25cm x 10cm, com 7cm de altura, ideal para massas com manteiga, coloque massa até 5cm. Forma redonda de 15cm com 8cm de altura, ideal para massas com manteiga e frutas, mais pesadas, como o bolo de Natal.
Qual a melhor forma para assar?
Qual formato de forma assa mais rápido?
Alumínio. De todos os materiais, ele é o que esquenta mais rápido — mas também o que perde calor mais rapidamente. A assadeira de alumínio é perfeita para dar aquele dourado incrível aos pratos e ainda deixar aquela superfície durinha irresistível, como no caso dos bolos, cookies, pães, tortas e pizzas.
Pode fazer bolo em forma de inox?
Será que pode assar bolo em forma de inox ? A resposta é sim. As formas de inox são as mais indicadas para assar um bolo uniformemente. Aliás, você pode até utilizar aquelas formas de inox de pudim, com furo no meio. Assim, você terá um bolo completamente assado.
Qual o melhor tamanho de forma para bolo?
QUAL A MELHOR FORMA PARA ASSAR BOLO? | MINHA METADE DOCE
Para cada receita um tipo de forma – Assim como existem diversos tamanhos de panelas para o preparo de cada prato, você precisa ter atenção quanto ao formato de cada forma para bolo. Formas redondas maiores que 30cm, são ideais para assar receitas de bolo em grande quantidade. Porém, como são grandes, requer o uso de um difusor de calor, que deve ser colocado no centro da forma antes de assar. Isso evitará que o bolo queime nas bordas e fique cru no meio.
- Formas redondas ou retangulares de até 7cm de altura são ideais para fazer receitas que levam manteiga em seus ingredientes;
- Já as assadeiras redondas ou retangulares de 5cm são ideais para fazer pão de ló;
As famosas formas com furo no meio, que sempre vemos nas receitas de bolos caseiros possuem a finalidade de assar por inteiro os bolos, sem haver nenhuma variação na massa. Além disso, o maior propósito do furo no meio é para facilitar o desenforme. A não ser que você tenha assadeiras com fundo removível, essa é uma das melhores formas para bolo caseiro.
Pode fazer bolo em forma de cerâmica?
Escolha a sua Assadeira de Cerâmica – Com a tecnologia a seu favor a assadeira de cerâmica evoluiu e ganhou outros formatos para deixar o dia a dia de quem cozinha ainda mais prático. Por isso, antes de escolher o mais adequado para você, vale descobrir a funcionalidade de cada um.
- Assadeira de cerâmica tradicional: retangular ou redonda, esta assadeira é a mais conhecida e escolhida para preparar receitas que vão ao forno. Bolos, tortas e assados são um dos pratos que podem ser preparados nesta versão da assadeira.
- Assadeira com tampa: uma assadeira de cerâmica com tampa permite conservar o calor do alimento por muito mais tempo. Para eventos com muitos convidados, este é o tipo ideal, pois garante a conservação do calor e ainda deixa o alimento protegido.
- Assadeira de fogão: que tal deixar o forno de lado e fazer bolos, carnes e legumes nesta assadeira de cerâmica? Este modelo parece muito com duas assadeiras – uma em cima da outra. Com uma trava de segurança, é possível preparar diversos pratos. Isso porque a cerâmica garante o aquecimento de todo o alimento, proporcionando ainda mais sabor.
Além de diversos modelos a assadeira é oferecida em diversas cores e estampas – basta escolher a que mais agrada o seu estilo, para uma decoração ainda mais bonita. Viu só como a assadeira de cerâmica pode te surpreender? Faça agora o seu kit de cozinha e comece a utilizar todas essas facilidades para um cardápio único.
Precisa untar forma antiaderente para fazer bolo?
São apenas 3 cuidados que você ter com sua assadeira antiaderente. – Entre tantos modelos e materiais de assadeiras, a assadeira antiaderente é muitas vezes escolhida por sua praticidade. O revestimento antiaderente ajuda o alimento não grudar na assadeira enquanto é assado, sendo assim, mais fácil para retirá-lo e também para limpar, já que a sujeira não fica impregnada.
Qual a parte do forno que assa mais rápido?
Na prateleira superior, coloque alimentos para dourar ou grelhar, porque esta posição coloca a superfície de topo do alimento muito perto do calor e cozinhará o topo mais rapidamente do que a parte inferior.
Quanto tempo tem que esperar para desenformar um bolo?
Nada de desenformar o bolo assim que ele sai do forno ou de esperar o bolo esfriar: ele deve estar morno na hora de sair da forma. Com a ajuda de uma faca ou espátula, desgrude as beiradas do bolo da forma.
Como dourar no forno a gás?
Quem é leigo na cozinha nem sempre presta atenção no botão que indica os graus de temperatura do forno dos fogões a gás – modelo mais popular no Brasil. Seguir essas instruções, porém, é essencial para que as receitas deem certo: calor demais ou de menos influencia no cozimento dos preparos.
- O que pode fazer com que um assado fique cru por dentro e queimado por fora, ou um banho-maria não tenha o efeito esperado em receitas delicadas, como algumas sobremesas e suflês;
- Apesar de acessível e muito usado, o forno a gás não é o mais eficiente quando se pensa em cozinha profissional;
Ou até mesmo para aquelas pessoas que gostam muito de cozinhar em casa e se arriscar em receitas mais complexas, diz o chef de cozinha e professor do Centro Europeu, Vavo Krieck. “A grande desvantagem do forno a gás é o controle de temperatura. Nem sempre a temperatura é exata, e não temos certeza quando ele atingiu os 180°, por exemplo”. O ideal, independentemente do preparo, é pré-aquecer o forno. Foto: Bigstock Manter a manutenção e regulagem do forno a gás em dia, e do fogão como um todo, é outra medida fundamental, fala o chef, para conseguir bons resultados na cozinha. Quem nunca fez um bolo que cresceu e assou melhor em um dos lados? “Provavelmente o forno estava com a chama maior de um lado, e isso leva a um resultado não desejado.
O isolamento térmico dos fornos a gás também costuma ser inferior. Por isso, Krieck recomenda pré-aquecer bem antes de determinados preparos, como bolos, pizzas e carnes, sobretudo nos dias mais frios. “Neste caso é preciso deixar ele pré-aquecer na temperatura máxima por uma hora antes, no mínimo”, ensina.
O preparo não fica homogêneo”. Segundo Krieck, o ideal é seguir as orientações das receitas (bolos, por exemplo, costumam ser assados a 180°). O fogo baixo, que nos fogões a gás geralmente iniciam em 160°, costumam ser usados para suflês, banho-maria e cozimentos lentos, que duram cerca de 12 horas.
- O chef frisa, porém, que essa temperatura ainda não é a ideal: há fornos mais modernos (neste caso, elétricos), cuja temperatura mínima é de 60°;
- O que serve, por exemplo, para desidratar frutas, vegetais e em receitas como confit de bacalhau (a carne cozinha lentamente no azeite);
Para carnes e vegetais, a partir de 220° é possível assar de forma mais consistente e com menos chance de errar (de ficar cru ou cozido demais). Para manter o alimento suculento mas, ao mesmo tempo, dourar a parte externa, o ideal é subir a temperatura entre 250° a 280 °, na etapa de finalização do prato.
Qual o material da forma de bolo?
Formas de Alumínio – As tradicionais formas de alumínio são as mais comuns na cozinha, já que são superversáteis e assam de carnes a bolos. O alumínio é um ótimo material para as formas de assar bolos , já que quando aquecido mantém a temperatura e assa o bolo por igual.