Porque Meu Bolo Demora Para Assar?

Porque Meu Bolo Demora Para Assar
ERRO 3: Retirar o bolo do forno antes dele estar pronto – Muitas vezes, terminado o tempo indicado na receita, o bolo parece estar pronto mas, no interior, a massa ainda está mole. Esse é um dos maiores erros ao preparar um bolo e que explica porque o bolo murcha e sola quando sai do forno.

  1. Isso pode acontecer por várias razões: os ingredientes usados demoram mais para assar, a forma de bolo não permite que o bolo asse no tempo indicado, o bolo não está bem posicionado no interior do forno, entre outros pormenores;

No entanto, regra geral, isso acontece porque a temperatura do forno está muito alta, fazendo com que o bolo asse rapidamente no fundo, laterais e topo e continue cru no interior. Para uma explicação mais detalhada confira nosso artigo ‘ Porque o bolo fica cru no meio ‘. .

Contents

Quanto Tempo Demora para assar um bolo?

Como saber se o bolo já está assado? – Após toda essa explicação e diferenças que você pode encontrar em cada tipo de receita, outra dúvida pode surgir: como saber se o bolo está assado ? Um cuidado que você precisa ter é não abrir o forno antes da hora. A partir do momento que você coloca o bolo para assar, o fermento já começa a entrar em ação para crescer o bolo. O tempo máximo que ele precisa para realizar esse processo é até 30 minutos. Portanto, nem pense em abrir o forno antes de completar esse tempo, porque senão você verá o seu bolo murchar rapidinho e perder toda aquela forma de bolo perfeito.

Como saber se o bolo está bem assado?

Principais indicadores de bolo assado – Sendo assim, alguns aspectos no bolo podem te indicar se ele está pronto. O primeiro deles é a cor do bolo. Ele precisa estar bem dourado tanto nas laterais quanto por cima. Nesse ponto, você verá que até as laterais já começam a se soltar da forma.

You might be interested:  Bolo Para 150 Pessoas Qual Tamanho?

Isso se você tiver untado bem com manteiga e farinha. Outro indicador é a aparência úmida. Quando seu bolo aparentar estar seco demais, é porque já passou do tempo. Então, a combinação da cor dourada e aparência úmida significa hora de tirar do forno.

Outra forma de saber se o bolo já está bem assado é fazendo o teste do palito. Esse teste deve ser feito no centro do bolo, que é a parte que mais demora para assar. Basta pegar um palitinho de dente e espetar o centro do bolo. Ele irá puxar um pedaço do bolo e você precisará analisar o aspecto.

Se estiver bem consistente e sequinho, está bem assado. Caso esteja um pouco molhado e grudando no palito, vale a pena deixar mais uns 5 minutinhos para garantir. 😉 Agora você já sabe quantos minutos para assar um bolo são necessários para cada tipo de receita.

Coloque essas dicas em prática e confirme os resultados. Espero que tenham te ajudado. Compartilhe as dicas! .

Como escolher a melhor forma de assar um bolo?

Por que o bolo não assa no meio? – Vários são os motivos que explicam o porquê de um bolo ficou cru por dentro. Na verdade, dois são os principais e ambos têm a ver com o forno: a temperatura escolhida para assar o bolo e a posição em que a assadeira é colocada nas grelhas.

  • Temperatura: é o principal fator que faz o bolo ficar cru por dentro, já que muitas vezes as pessoas erram ao pré-aquecer o forno em uma temperatura acima ou abaixo da recomendada, e isso é fundamental. É sempre importante pré-aquecer o forno na temperatura indicada na receita, para que ele não acabe dourado por fora e cru por dentro. No geral, a temperatura ideal gira em torno dos 170 graus, mas isso pode variar de acordo com o tipo, modelo e tamanho do forno, bem como se ele produz calor por cima ou por baixo.
  • Posição dentro do forno: junto com a temperatura, a posição do bolo dentro do forno é outro fator que influencia para que o bolo fique cru por dentro. A posição ideal, porém, vai depender se o forno libera calor por baixo ou por cima – levando isso em conta, você decide se é melhor posicioná-lo nas grelhas superiores ou inferiores. No caso de dúvida, coloque a assadeira em uma área intermediária dentro do forno, entre as grelhas superiores e inferiores.
  • A forma: o tipo de forma que você escolhe para assar o bolo também influencia bastante para ele ficar cru ou não. Eleger a forma errada pode fazer com que o bolo não fique completamente assado, por isso é essencial que você opte pela forma específica para aquele tipo de bolo que você decidiu preparar. Por exemplo: um bolo tipo pão de ló se comporta diferente de um brownie, um bolo mais molhado não deve ser assado na mesma forma de um bolo mais sequinho, e por aí vai.
You might be interested:  O Que É Sonhar Com Bolo De Dinheiro?

.

Quanto Tempo Demora para assar um bolo de chocolate?

Quanto tempo leva para assar um bolo no forno? – Outra razão porque o bolo fica cru no centro está relacionada com o tempo que leva para assar um bolo no forno. Se você abrir o forno antes do bolo terminar de assar, ele vai baixar e ficar solado. Se abrir o forno muito tempo depois de assar, o resultado será um bolo seco ou até mesmo queimado.

Como referido acima, o fermento usado no bolo ativa com o calor do forno. Por isso, quando você abre o forno, a temperatura no interior do forno sofre uma alteração e o fermento pode não agir como devia para fazer o bolo crescer uniformemente e manter seu tamanho.

Por isso, nunca abra o forno antes dos primeiros 20-25 minutos de cozimento, porque é nessa fase que a massa do bolo cresce, por isso está mais frágil e suscetível a alterações. E quanto tempo leva para assar um bolo no forno? Isso varia um pouco dependendo dos ingredientes usados: um bolo com massa mais úmida demora mais para assar.

  1. No geral, 30 minutos com forno a 180ºC é o tempo médio para assar um bolo, no entanto sempre confira o tempo indicado na receita e faça o teste do palito para saber se o bolo está assado no interior;
  2. Os bolos de chocolate (exceto os brownies) geralmente demoram mais tempo para assar, podendo ser necessário assar eles por 60 minutos;

Conselhos: Lembre que o tempo de cozimento do bolo depende sempre do forno usado. Por isso observe atentamente o cozimento do bolo para garantir que ele não fica cru nem queimado. Se gostou do artigo Porque o bolo fica cru no meio? , sugerimos que entre na nossa categoria de Truques e técnicas .