2ª dica para desenformar bolo: – Enfarinhe a forma, ou seja, passe farinha por toda a forma untada. A farinha irá grudar na manteiga. Para bolos mais secos, como de chocolate, cenoura e baunilha, utilize farinha de trigo. Para bolos mais molhados, como de fubá cremoso e de milho, utilize farinha de rosca.
Contents
O que fazer para soltar o bolo da forma?
Com a ajuda de uma faca ou espátula, desgrude as beiradas do bolo da forma. Se for uma forma com furo central, coloque um pouco de farinha ou chocolate em pó e faça com que ela caia nas beiradas da forma. Bata com cuidado do lado externo da forma antes de virá-la de cabeça para baixo.
O que faz o bolo grudar na forma?
Quem começa a produzir bolos caseiros precisa sempre estar atualizado sobre os truques que facilitam e ajudam na produtividade. Um deles é como fazer para o bolo não grudar na forma. Dependendo do tipo de massa e também do tipo de forma esse problema inevitavelmente pode acontecer.
- E aí é um caos;
- Afinal, o bolo pode se quebrar todinho, deformando toda a sua estrutura;
- Principalmente se você for fazer um bolo no estilo naked cake, precisa de uma massa e um desenforme perfeito;
- A não ser que você use uma receita que leva muita gordura natural e ingredientes líquidos, ainda assim as chances são enormes de seu bolo grudar na forma;
Mas nem tudo está perdido. Separei 6 dicas essenciais que vão te ajudar a compreender como fazer para o bolo não grudar na forma. Vamos conferir? De fato, todo mundo já passou por isso. É um acontecimento frustrante você ter todo o cuidado de preparar a receita e no final não conseguir desenformar o bolo corretamente. A sensação de ver o bolo lindamente desenformado é maravilhosa. Contudo, vale a pena ter em mente alguns truques para evitar que sua massa fique presa na forma.
Qual a melhor forma de desenformar bolo quente ou frio?
Assista à maneira correta de desenformar doces sem quebrar –
- Formas tradicionais Passe uma faca sem ponta, ou espátula em toda a lateral. O bolo deve estar morno, pois se ainda estiver quente, a massa pode quebrar ou esfarelar e se já estiver completamente frio, é mais difícil de soltar.
- Aquecer rapidamente o fundo da forma para o caramelo ficar levemente mais fluido. Passe uma faca sem ponta, ou espátula em toda a lateral. Incline levemente a forma e apoie a faca sobre o pudim, fazendo que entre um pouco de ar. Apoie um prato com bordas altas, vire e retire com cuidado a forma.
- Formas de fundo ou aro removível Geralmente usadas em tortas de massas mais delicadas.
- passe uma faca sem ponta, ou espátula em toda a lateral. Apoie a forma sobre um copo, para facilitar a retirada do aro, e retire devagar e com cuidado.
- Apoie a forma sobre o prato de servir, passe uma faca sem ponta, ou espátula em toda a lateral e abra com cuidado a trava do aro.
- Formas trabalhadas: não é possível passar a faca nas laterais, por isso, sempre devem ser sempre muito bem untadas e polvilhadas.
Quais os cuidados devem ser observados para desenformar os bolos?
Para desenformar o bolo com perfeição, a confeiteira Camila Dutra mostra que a preparação começa na hora de escolher a forma; confira as dicas – Saiba dicas e truques para desenformar bolo com perfeição — Foto: Camila Dutra A hora de desenformar o bolo pode ser um pesadelo para muitos cozinheiros.
- Se você seguiu direitinho as dicas para não errar , percebeu que não está solado , pode bater um medo de quebrar o bolo ao tirá-lo da forma;
- Para ajudar a desenformar com perfeição, a confeiteira Camila Dutra ensina dicas simples e conta um segredo: “Um bom resultado de bolo começa com a preparação da forma;
Por isso, saber como e o momento de certo de desenformar é fundamental. A melhor maneira de preparar a forma depende do resultado esperado. Ou seja, nem sempre precisamos untar com manteiga e polvilhar farinha de trigo”. Veja 8 dicas simples de como desenformar bolo com perfeição
- Se for usar forma de furo central, unte com manteiga ou óleo: “Polvilhar farinha de trigo é importante para garantir que o bolo solte com facilidade. Dependendo do sabor do bolo, o trigo pode ser substituído por fubá ou uma boa quantidade de açúcar refinado. O resultado é uma leve casquinha com resultado homogêneo”.
- Para fazer bolo de chocolate, a forma deve ser untada com manteiga e polvilhada com chocolate ou cacau em pó: “Assim evitamos que a farinha de trigo, por ser branca, deixe marcas no bolo escuro. São detalhes assim que melhoram o acabamento dos nossos bolos”.
- Excesso de farinha de trigo pode atrapalhar o resultado final: “Independentemente da opção escolhida, sempre retire o excesso sobre a pia. A camada sobre a forma deve ser fina o bastante para evitar que uma casca grossa se forme sobre o bolo depois de assado”.
- Deixe para polvilhar a forma pouco antes de virar a massa: “Ao contrário do que ouvimos por aí, se deixarmos a forma untada com manteiga e polvilhada com farinha muito tempo sobre a bancada, fica mais difícil soltar o bolo. Ou ele fica com a lateral grossa demais ou gruda na forma”.
- Se for usar forma redonda e lisa, papel manteiga no fundo pode ajudar: “O bolo fica com um acabamento liso e solta facilmente com uma espátula passada apenas nas laterais”.
- Para formas com muitos detalhes, spray desmoldante é um aliado: “Só cuidado com o excesso! Usar desmoldante caseiro é uma ótima escolha também. Aplique com um pincel de cerdas macias em todos os detalhes e relevos da forma. Não é necessário polvilhar farinha após a aplicação”.
- O bolo deve ser desenformado morno e nunca quente: “Deixe-o sobre uma grade de resfriamento até que seja possível pegar na forma sem se queimar. A maioria dos bolos devem ser desenformados mornos, nunca quentes! Não deixe o bolo esfriar dentro da forma, caso contrário, pode ser difícil tirá-lo de lá”.
- Se o bolo quebrar na hora de desenformar, não se desespere: “Retire os pedaços que ficaram grudados na forma e tente colocá-los com cuidado sobre o bolo desenformado. Normalmente funciona. E tome nota: nada que uma cobertura gostosa não camufle. O importante é se divertir!”.
Quer conferir mais dicas de bolo? Em um curso on-line, Camila Dutra ensina truques e receitas especiais que vão surpreender pelo sabor e beleza. Clique aqui e saiba mais !.
Como forrar a assadeira com papel toalha?
Imagem: receitatodahora. com. br Esqueça a manteiga e a farinha na hora de untar as formas de bolo: com este truque de cozinha você aprende a assar bolo com papel toalha! Melhor que o papel manteiga, o papel toalha permite desenformar muito facilmente e sem sujeira, já que desgruda com facilidade e é um produto econômico que todos temos em casa.
Confira aqui no TudoReceitas como colocar papel toalha para assar bolo e experimente! Comece por forrar a forma de bolo com o papel toalha. Não precisa um monte de camadas, apenas o suficiente para cobrir a forma no fundo e nas laterais sem deixar brechas.
Conselhos: Evite usar um papel toalha muito fino, para que não rasgue no momento de desenformar o bolo. Imagem: receitatodahora. com. br Em seguida coloque a massa do bolo. Não importa se a massa é pesada ou líquida, o truque do papel toalha para assar bolo funciona de qualquer jeito. Imagem: receitatodahora. com. br Asse o bolo em forno comum conforme a receita. Depois espere esfriar, desenforme normalmente e vá tirando as folhas de papel uma por uma e cuidadosamente, para evitar rasgar. Imagem: receitatodahora. com. br Retire todas as folhas e observe como seu bolo ficou perfeitinho e a forma de assar ficou limpa! Agora você sabe como colocar papel toalha para assar bolo e poupar tempo no processo. Experimente o truque com estas nossas receitas e diga nos comentários o que você achou:
- Bolo de banana simples e rápido ;
- Bolo de cenoura cozida ;
- Pão de ló de água.
Imagem: receitatodahora. com. br Se gostou do artigo Como colocar papel toalha para assar bolo , sugerimos que entre na nossa categoria de Truques e técnicas .
Qual o lado certo do bolo?
O lado brilhante reflete mais as ondas de calor, ajudando a cozinhar o alimento de forma mais rápida, por isso, deve ficar em contato com o alimento quando for ao forno.
O que fazer para o bolo não grudar na forma?
Unte bem a forma Para untar a forma, utilize um papel-toalha e manteiga. Faça uma camada fina e uniforme com a manteiga, sem esquecer de nenhum cantinho da sua assadeira! Depois, espalhe bem a farinha de trigo dela. Se o bolo for de chocolate, uma dica é usar cacau em pó em vez de farinha de trigo.
O que usar para untar forma?
Para untar a forma você pode utilizar manteiga ou margarina. Depois disso chega a parte de enfarinhar! E não é só a farinha de trigo que você pode utilizar, há muitos outros opções que irão deixar as suas receitas muito mais saboroso.
Tem problema untar a forma só com manteiga?
Posso untar a forma de bolo só com manteiga ? Sim, você pode utilizar apenas a manteiga. Porém, há certos tipos de receitas, como o bolo de cenoura, que são bem líquidas e utilizar apenas manteiga pode fazer com que a massa grude na forma. Quer aprender truques e dicas para não errar na hora de untar sua forma? Então, vem comigo porque separei algumas informações que farão muita diferença nas suas receitas!.
Quanto tempo leva para o bolo esfriar?
Baixe em PDF Baixe em PDF Dependendo do tipo de bolo que você está assando e do tempo necessário para resfriá-lo, vários aspectos precisam ser levados em consideração. Se o resfriamento for feito da maneira errada, o resultado pode ficar esfarelento ou empapado. Resfriar o bolo na geladeira é o método mais rápido, mas você também pode deixá-lo na bancada ou no forno. É possível ainda passar o bolo para uma grade, deixá-lo esfriar na forma ou até de cabeça para baixo.
- 1 Veja quanto tempo você tem. Dependendo do tipo de bolo, este método de resfriamento pode levar apenas umas duas horas. Leve em consideração o seguinte:
- Os bolos do tipo “angel food”, bolos ingleses (“pound cake”), bolos esponja e outros que sejam leves e fofinhos podem esfriar na geladeira em cerca de uma ou duas horas.
- Este método não é o mais adequado para os cheesecakes, pois as mudanças bruscas de temperatura podem perturbar a estrutura desse bolo, causando rachaduras. Os bolos ricos e cremosos que são servidos frios podem precisar de até quatro horas no refrigerador.
- No caso de um bolo tradicional, o método vai levar cerca de duas a três horas.
- 2 Tire o bolo do forno. Depois que ele estiver assado, use luvas de forno para tirá-lo de lá com cuidado e colocá-lo sobre a bancada da cozinha. Deixe-o lá por cinco a dez minutos. Use as seguintes orientações:
- Caso esteja preparando um cheesecake ou outro bolo cremoso, recomenda-se que você desligue o forno e deixe o alimento esfriar lá dentro por cerca de uma hora antes de passá-lo para a geladeira. Se não tiver tempo, você pode colocá-lo no refrigerador, mas saiba que ele pode rachar um pouco.
- No caso do cheesecake, passe uma faca de manteiga entre a borda dele e a forma enquanto o bolo ainda estiver quente, para evitar que ele grude na forma mais tarde.
- Você pode colocar a forma sobre uma superfície de madeira, como uma tábua de corte, para proteger a bancada do calor.
- 3 Ponha o bolo na geladeira. Depois de deixá-lo esfriar um pouco sobre a bancada, coloque a forma no refrigerador por mais cinco a dez minutos. Assim, ele vai esfriar ainda mais sem ressecar. Após esse tempo, o alimento estará bem frio ao toque. Não se esqueça do seguinte:
- Recomenda-se resfriar bolos esponja ou do tipo “angel food” de cabeça para baixo. Para tanto, você pode virar a forma de ponta-cabeça e colocar a parte do tubo sobre o gargalo de uma garrafa estável. Essa posição evita que o bolo se desmanche enquanto estiver esfriando.
- É melhor tirar os bolos ingleses da forma para resfriá-los. Se eles permanecerem nela por tempo demais, podem ficar muito úmidos e grudar. Passe-os para uma grade e deixe-os na geladeira.
- 4 Embrulhe o bolo com filme plástico. Tire-o da geladeira novamente e feche a parte de cima da forma embrulhando-a pelo menos duas vezes com o filme. Assim, você mantém a umidade do bolo enquanto ele esfria.
- Se tiver tirado o bolo da forma ou colocado de cabeça para baixo, você não precisa embrulhá-lo.
- 5 Deixe o bolo esfriar na geladeira por mais uma ou duas horas. Os bolos tipo “angel food” e inglês podem precisar de apenas mais uma hora. Já os cheesecakes necessitam de duas horas inteiras.
- 6 Solte o bolo da forma. Passe uma faca afiada ou de manteiga entre a forma e o bolo.
- Mantenha a faca na vertical para não cortar as laterais do bolo por acidente.
- 7 Tire o bolo da forma. Ponha um prato grande sobre ela, segure o prato e a forma com firmeza e vire-os de cabeça para baixo. Agite um pouco a forma para passar o bolo dela para o prato.
- Se o bolo for muito delicado, bata de leve no fundo da forma algumas vezes, até sentir que ele se soltou.
- Agora que o bolo está frio, você pode decorá-lo da maneira que quiser!
- 1 Escolha a grade certa. Faça a seleção de acordo com o tamanho do bolo que você vai assar. 25 cm costuma ser o tamanho padrão mais largo para bolos redondos e em formato anelar, portanto, uma grade com pelo menos esse comprimento deverá servir para todas as suas necessidades. As grades são uma ferramenta essencial para qualquer confeiteiro, pois ajudam a fazer com que o bolo esfrie de maneira rápida e uniforme. Lembre-se dos seguintes pontos:
- Escolha uma grade que caiba facilmente na sua lava-louças e no local onde você pretende guardá-la.
- Essas grades permitem que o ar circule embaixo do bolo, o que ajuda a evitar a condensação que poderia deixar o fundo empapado.
- 2 Tire o bolo do forno. Quando ele estiver pronto, use luvas de forno para retirá-lo com cuidado de lá e colocar a forma diretamente sobre a grade.
- Caso esteja esfriando um cheesecake, você pode apenas desligar o forno e deixar o bolo lá dentro por cerca de uma hora. Assim, o alimento delicado vai resfriar devagar, o que evitará que ele rache.
- 3 Deixe o bolo descansar. Nesse momento, é uma boa ideia verificar a receita para saber qual o tempo recomendado. Ele pode variar bastante dependendo do tipo de bolo que está sendo assado. Como regra geral, procure deixá-lo na grade por dez a 15 minutos.
- A forma deverá ficar descansando na grade para que a parte de baixo dela receba ar.
- 4 Solte o bolo da forma. Tire-o de lá e coloque-o sobre a bancada. Passe uma faca afiada ou de manteiga entre a forma e o bolo.
- Mantenha a faca na vertical para não cortar as laterais do bolo por acidente. Passe a faca ao redor dele algumas vezes para soltá-lo.
- 5 Unte a grade. Antes de transferir o bolo para ela, você precisará untá-la um pouco.
- Como o alimento estará um pouco quente, colocá-lo sobre a grade untada vai evitar que ele grude.
- 6 Passe o bolo diretamente para a grade (opcional). Segure a grade sobre a forma e, lentamente, vire-as de cabeça para baixo. Com cuidado, bata no fundo da forma até soltar o bolo. Levante a forma devagar para transferir o alimento para a grade. Antes de tirá-lo da forma, pense nos seguintes pontos:
- Caso esteja esfriando um cheesecake, é melhor não tentar transferi-lo para a grade. Esse tipo de bolo é muito delicado e pode estragar.
- Tirar um bolo redondo da forma mais cedo vai ajudar a evitar que ele fique muito empapado.
- Se estiver esfriando um bolo “angel food”, é melhor pular a grade e colocá-lo de cabeça para baixo sobre a bancada. Para tanto, vire a forma e ponha a parte do tubo em cima do gargalo de uma garrafa estável. Essa posição evita que o bolo se desmanche quando estiver esfriando.
- Lembre-se de usar luvas de forno para pegar a forma. Como ela terá saído do forno há pouco tempo, pode ainda estar quente o suficiente para causar queimaduras.
- 7 Tire o bolo da grade. Depois de deixá-lo esfriar por uma ou duas horas, você pode passá-lo para um prato e decorá-lo da maneira que quiser.
Pode colocar o bolo quente na geladeira?
Colocar alimentos muito quentes na geladeira pode aumentar o consumo de energia, sim, mas bem pouco e não fará diferença na sua conta de luz.
Porque o bolo quebra no meio?
O calor em excesso acaba assando a superfície rapidamente, deixando o interior da massa cru. À medida que o interior vai assando, ele acaba crescendo e rompendo a superfície já assada, provocando as rachaduras.
O que fazer quando o bolo não quer soltar da forma?
Quem ainda não passou por isso pelo menos uma vez? Fez um fantástico pão-de-ló, a massa tem a consistência perfeita, um aroma delicioso sai do forno. e depois o momento da verdade. Você vira a forma e ele permanece – apesar de ter untado minuciosamente – grudado na forma. Dica 1: Unte a forma fartamente, não apenas os relevos e ornamentos! Claro que você sabia. Nós só queríamos enfatizar isso ;-). Dica 2: Asse o bolo até que esteja cozido. Experimente a massa com um palito. Se ele estiver assado, ele solta um pouco da borda. Uma boa condição para o sucesso da operação 🙂 Dica 3 (para os impacientes): Deixe o bolo esfriar completamente após assado.
Então você cutuca a borda com uma faca e talvez a metade inferior se solte, o resto fica preso na forma. Somente um chef de cozinha com a habilidade de um cirurgião plástico fica fora disso. Aqui estão algumas dicas para os “confeiteiros não profissionais” entre nós, para que o bolo delicioso saia inteiro.
Se você tentar desenformar, corre o risco de desmoronar. Dica # 4: Vá virando o bolo de lado várias vezes enquanto esfria. Isso pode evitar que ele grude muito no fundo. Dica 5: Apesar de untado, assado e frio, ele simplesmente não quer sair da forma? Coloque um pano de prato dentro da pia e despeje um pouco de água fervente sobre ele.
- Se a forma é colocada sobre ele por alguns segundos (com a parte inferior do molde para baixo), o bolo pode se soltar quando você virar novamente;
- Penúltima oportunidade: hora do congelador! Coloque a forma com o bolo dentro do freezer por uma hora e, em seguida, volte a virá-lo;
Último recurso: o danado não quer sair? Então deixe-o ficar, decore a forma e em volta o mais bonito que puder e coloque-o sobre a mesa. O mais importante é o sabor , acima de tudo! <3 .
O que fazer para o bolo esfriar mais rápido?
Baixe em PDF Baixe em PDF Dependendo do tipo de bolo que você está assando e do tempo necessário para resfriá-lo, vários aspectos precisam ser levados em consideração. Se o resfriamento for feito da maneira errada, o resultado pode ficar esfarelento ou empapado. Resfriar o bolo na geladeira é o método mais rápido, mas você também pode deixá-lo na bancada ou no forno. É possível ainda passar o bolo para uma grade, deixá-lo esfriar na forma ou até de cabeça para baixo.
- 1 Veja quanto tempo você tem. Dependendo do tipo de bolo, este método de resfriamento pode levar apenas umas duas horas. Leve em consideração o seguinte:
- Os bolos do tipo “angel food”, bolos ingleses (“pound cake”), bolos esponja e outros que sejam leves e fofinhos podem esfriar na geladeira em cerca de uma ou duas horas.
- Este método não é o mais adequado para os cheesecakes, pois as mudanças bruscas de temperatura podem perturbar a estrutura desse bolo, causando rachaduras. Os bolos ricos e cremosos que são servidos frios podem precisar de até quatro horas no refrigerador.
- No caso de um bolo tradicional, o método vai levar cerca de duas a três horas.
- 2 Tire o bolo do forno. Depois que ele estiver assado, use luvas de forno para tirá-lo de lá com cuidado e colocá-lo sobre a bancada da cozinha. Deixe-o lá por cinco a dez minutos. Use as seguintes orientações:
- Caso esteja preparando um cheesecake ou outro bolo cremoso, recomenda-se que você desligue o forno e deixe o alimento esfriar lá dentro por cerca de uma hora antes de passá-lo para a geladeira. Se não tiver tempo, você pode colocá-lo no refrigerador, mas saiba que ele pode rachar um pouco.
- No caso do cheesecake, passe uma faca de manteiga entre a borda dele e a forma enquanto o bolo ainda estiver quente, para evitar que ele grude na forma mais tarde.
- Você pode colocar a forma sobre uma superfície de madeira, como uma tábua de corte, para proteger a bancada do calor.
- 3 Ponha o bolo na geladeira. Depois de deixá-lo esfriar um pouco sobre a bancada, coloque a forma no refrigerador por mais cinco a dez minutos. Assim, ele vai esfriar ainda mais sem ressecar. Após esse tempo, o alimento estará bem frio ao toque. Não se esqueça do seguinte:
- Recomenda-se resfriar bolos esponja ou do tipo “angel food” de cabeça para baixo. Para tanto, você pode virar a forma de ponta-cabeça e colocar a parte do tubo sobre o gargalo de uma garrafa estável. Essa posição evita que o bolo se desmanche enquanto estiver esfriando.
- É melhor tirar os bolos ingleses da forma para resfriá-los. Se eles permanecerem nela por tempo demais, podem ficar muito úmidos e grudar. Passe-os para uma grade e deixe-os na geladeira.
- 4 Embrulhe o bolo com filme plástico. Tire-o da geladeira novamente e feche a parte de cima da forma embrulhando-a pelo menos duas vezes com o filme. Assim, você mantém a umidade do bolo enquanto ele esfria.
- Se tiver tirado o bolo da forma ou colocado de cabeça para baixo, você não precisa embrulhá-lo.
- 5 Deixe o bolo esfriar na geladeira por mais uma ou duas horas. Os bolos tipo “angel food” e inglês podem precisar de apenas mais uma hora. Já os cheesecakes necessitam de duas horas inteiras.
- 6 Solte o bolo da forma. Passe uma faca afiada ou de manteiga entre a forma e o bolo.
- Mantenha a faca na vertical para não cortar as laterais do bolo por acidente.
- 7 Tire o bolo da forma. Ponha um prato grande sobre ela, segure o prato e a forma com firmeza e vire-os de cabeça para baixo. Agite um pouco a forma para passar o bolo dela para o prato.
- Se o bolo for muito delicado, bata de leve no fundo da forma algumas vezes, até sentir que ele se soltou.
- Agora que o bolo está frio, você pode decorá-lo da maneira que quiser!
- 1 Escolha a grade certa. Faça a seleção de acordo com o tamanho do bolo que você vai assar. 25 cm costuma ser o tamanho padrão mais largo para bolos redondos e em formato anelar, portanto, uma grade com pelo menos esse comprimento deverá servir para todas as suas necessidades. As grades são uma ferramenta essencial para qualquer confeiteiro, pois ajudam a fazer com que o bolo esfrie de maneira rápida e uniforme. Lembre-se dos seguintes pontos:
- Escolha uma grade que caiba facilmente na sua lava-louças e no local onde você pretende guardá-la.
- Essas grades permitem que o ar circule embaixo do bolo, o que ajuda a evitar a condensação que poderia deixar o fundo empapado.
- 2 Tire o bolo do forno. Quando ele estiver pronto, use luvas de forno para retirá-lo com cuidado de lá e colocar a forma diretamente sobre a grade.
- Caso esteja esfriando um cheesecake, você pode apenas desligar o forno e deixar o bolo lá dentro por cerca de uma hora. Assim, o alimento delicado vai resfriar devagar, o que evitará que ele rache.
- 3 Deixe o bolo descansar. Nesse momento, é uma boa ideia verificar a receita para saber qual o tempo recomendado. Ele pode variar bastante dependendo do tipo de bolo que está sendo assado. Como regra geral, procure deixá-lo na grade por dez a 15 minutos.
- A forma deverá ficar descansando na grade para que a parte de baixo dela receba ar.
- 4 Solte o bolo da forma. Tire-o de lá e coloque-o sobre a bancada. Passe uma faca afiada ou de manteiga entre a forma e o bolo.
- Mantenha a faca na vertical para não cortar as laterais do bolo por acidente. Passe a faca ao redor dele algumas vezes para soltá-lo.
- 5 Unte a grade. Antes de transferir o bolo para ela, você precisará untá-la um pouco.
- Como o alimento estará um pouco quente, colocá-lo sobre a grade untada vai evitar que ele grude.
- 6 Passe o bolo diretamente para a grade (opcional). Segure a grade sobre a forma e, lentamente, vire-as de cabeça para baixo. Com cuidado, bata no fundo da forma até soltar o bolo. Levante a forma devagar para transferir o alimento para a grade. Antes de tirá-lo da forma, pense nos seguintes pontos:
- Caso esteja esfriando um cheesecake, é melhor não tentar transferi-lo para a grade. Esse tipo de bolo é muito delicado e pode estragar.
- Tirar um bolo redondo da forma mais cedo vai ajudar a evitar que ele fique muito empapado.
- Se estiver esfriando um bolo “angel food”, é melhor pular a grade e colocá-lo de cabeça para baixo sobre a bancada. Para tanto, vire a forma e ponha a parte do tubo em cima do gargalo de uma garrafa estável. Essa posição evita que o bolo se desmanche quando estiver esfriando.
- Lembre-se de usar luvas de forno para pegar a forma. Como ela terá saído do forno há pouco tempo, pode ainda estar quente o suficiente para causar queimaduras.
- 7 Tire o bolo da grade. Depois de deixá-lo esfriar por uma ou duas horas, você pode passá-lo para um prato e decorá-lo da maneira que quiser.
Como usar o papel manteiga na forma de bolo?
Como assar bolo com papel manteiga – Às vezes precisamos relembrar alguns detalhes que facilitam e agilizam nossa vida na cozinha. Ao invés de untar da forma tradicional com manteiga e farinha, basta utilizar um papel manteiga. É muito mais higiênico, rápido e prático! Para isso não tem segredo.
Você deverá utilizar o papel manteiga nas laterais do bolo e no fundo. As laterais só são exigidas caso sua forma seja de alumínio. Primeiramente você deve marcar o fundo da forma sobre o papel e recortar para que caiba perfeitamente dentro do bolo.
Em seguida é só recortar um pedaço que envolva as laterais do bolo. Essa é uma forma de utilizar o papel manteiga para untar, mas ainda assim há riscos de vazar um pouco de massa. Então, a maneira mais segura de usar o papel manteiga é cortar um pedaço grande e forrar todo o fundo e as laterais do bolo.
- Mas tome cuidado para que não fique muito empelotado;
- Amasse bem para que fique uma superfície lisa para não marcar a massa do bolo;
- Senão, após desenformar ele ficará todo marcado com desenhos do papel manteiga;
Se ainda assim você tiver problemas, corte somente o tamanho para forrar o fundo da forma, e passe um pouquinho de manteiga nas laterais. Aí não tem erro. Seu bolo irá desenformar como mágica e não irá queimar o fundo! 😉 Agora você já sabe como assar bolo com papel manteiga. Gostou das dicas? Então coloque já em prática essa técnica infalível! Compartilhe as dicas! .