Qual A Diferença Da Torta Para O Bolo?

Qual A Diferença Da Torta Para O Bolo
Tortas

  • A massa da torta é uma base úmida e mais elaborada. Diferente o bolo, a massa da torta é bem mais elaborada.
  • Recheios: muito mais cremosos e em maior quantidade. As tortas são constituídas basicamente por: massa, recheio e cobertura.
  • Tempo de forno. As tortas, geralmente precisam ficar no forno a 200° C, por cerca de 20 a 40 minutos.

Contents

Porque o nome de torta?

Parem! Parem! Ai, São Pedro, porque você tinha que fazer chover logo hoje? Por que não no fim de semana? Agora estes capetinhas não podem sair para o pátio no recreio e eu fico com o caos no colo. São Pero Botelho, dai-me um relho! Quietos! Robertinho, sente! Joãozinho, não abaixe as calças! Pare de olhar com esses olhos arregalados, Joana Beatriz! Zorzinho, pare de escrever, Valesca pare de falar, todos, se possível parem de respirar! Não deu? Então vamos fazer o seguinte: vamos sentar e falar sobre comida, já que está na hora de comer a merenda mesmo.

Você sabia, Leonorzinha, que a palavra arroz , que não pode faltar em nenhuma mesa, vem do Grego oryza, arroz mesmo? E essa palavra vem do Sânscrito vrihi , com o mesmo significado. Por que essa cara de quem vai vomitar? Ah, você não gosta de arroz? Nem de um bom risoto , que vem do Italiano riso ? Hum, eu acho que os seus pais vão ter que lhe providenciar uma terapia comportamental.

Vou falar com eles depois. Mas então vamos falar daquele companheiro constante do arroz, o feijão. Este nome vem do Latim phaseolus e do Grego phaséolos , ambos significando feijão mesmo. Hein? Não, Ledinha, os guerreiros gregos não eram fortes porque comiam feijão antes de guerrear, não.

Não, meu bem, tampouco foram eles que inventaram a feijoada. Quem a inventou não sei, mas deve ter sido aqui no Brasil mesmo. Falando em grãos, ocorre-me o milho , cujo nome vem do Latim milium , provavelmente relacionado ao numeral “mil”, pela quantidade de grãos.

Se vocês contarem isto em casa, seus pais, que com certeza são muito cultos vão protestar, dizendo que em Roma não havia milho , o qual foi levado da América para a Europa. Se isto acontecer, expliquem que os romanos aplicavam esse nome a uma outra gramínea, originária da Índia, que os espanhóis hoje chamam de trigo candeal.

  • A palavra milho acabou sendo usada depois para a Zea mays , que é o nome científico do milho que veio do Novo Mundo;
  • Também temos o trigo , do qual são feitos esses sanduichinhos tão bons que o Soneca e o Artur estão comendo – não, queridos, não era essa a idéia mas, bem, se vocês insistem, não vou fazer desfeita, aceito, sim – esperem que eu engula, é feio falar de boca cheia;

Como eu dizia, essa palavra vem do Latim triticum. Humm, muito bons. Vou aceitar mais unzinho… Ah, antes que me esqueça: a ervilha vem do Latim ervilla , diminutivo de ervum , uma planta parecida com a atual ervilha , que serve como forragem, isto é, alimento para o gado.

Sim, Valesquinha? Não, não creio que a vizinha de vocês coma forragem. Está bem, a sua mãe pode dizer que ela é uma vaca, mas ela com certeza quer dizer outra coisa. Será que não quis dizer que “Ela comprou uma faca”? Ou “Ordenhou uma vaca”? Ou “Precisou de uma maca”? Com certeza não? Bem, vamos mudar de assunto.

De qualquer forma, não repita isso para a vizinha, por favor. Um prato que costuma acompanhar a comida é a salada. Este nomezinho vem do Italiano insalata , “salgada”, do Latim insalare , de in-, “em”, mais salare , “salgar”. Em Espanhol a palavra mudou menos que no nosso idioma e se diz ensalada.

Tá certo, pessoal, a salada de frutas não é salgada. A semelhança não é pelo tempero, é pela mistura de diversos elementos. Essa palavra pode ser aplicada também para qualquer conjunto desordenado, como na frase “As crianças fizeram tamanha salada na aula que a pobre professora morreu de desgosto na frente delas e depois do enterro veio puxar os pés delas todas as noites”.

Explicar melhor? Ora bem, foi apenas uma frase que me ocorreu. Vamos adiante. Também podemos comer massa. Esta palavra era massa em Latim, e maza em Grego, onde queria dizer “conjunto, o todo, massa”. Sim, Valzinha, amasso vem daí. Como, o que é “um bom amasso”? Aaah… imagino que deva ser o que o fabricante de talharim faz ao preparar o seu produto, não? Bem, mesmo que você não acredite em mim, fique quieta e não diga nada à Lúcia aí do seu lado, que quem quer estudar Teologia no futuro não deve aprender certas coisas.

Também podemos comer ovo em diversas formas. Esta palavra tão curtinha vem do Latim ovum – não se mexa, Joãozinho, não diga nada, nem sequer abra a boca! – que era oon em Grego, que veio do Indo-Europeu owyo.

Do ovo podemos fazer, por exemplo, uma omelete. Esta palavrinha vem do Francês omelette , que vem de alemette, que vem de alemelle , “lâmina de faca ou de espada”, que vem de la lemelle , “a lâmina”, que vem do Latim lamella , “prato delgado e pequeno”, que vem de lamina , “camada, prato”.

You might be interested:  Porque O Bolo Não Assa Por Dentro?

Pode-se comer ovos Benedict também. Eles são uma entrada com pão, molho e presunto, inventados na Nova Iorque de 1920 para o casal LeGrand Benedict , que pediu alguma coisa fora do cardápio de sempre. Pois na hora foi inventado esse prato.

Cozinheiro criativo, esse. Falando em molho , este vem da palavra “molhar”, pois é isso que ele faz quando é acrescentado a algum prato. E esse verbo vem do Latim molliare , “molhar”, mais exatamente “tornar mole por contato com a água”. Também podemos comer um bom bife.

Tal nome vem do Inglês beef , que veio do Francês boeuf , “boi”. E que, por sua vez, veio do Latim bos , com o mesmo significado, relacionado com o Grego bous , idem. No fim da refeição muitas vezes comemos frutas.

Esta palavra é do Latim fructus , “produto, proveito, fruto” e veio de frug- , raíz do verbo frui , “usar, aproveitar, desfrutar”. Não se esqueçam que, depois de uma experiência trágica de fazer merenda apenas com frutas, eu proibi terminantemente que esse tipo de alimento seja trazido para cá.

  • Ainda no outro dia encontrei um resultado daquela infeliz aventura, uma múmia de banana dentro da minha bolsa, quando fui tirar uma lembrancinha para o aniversário de uma amiga;
  • Imaginem que vexame! Tive que dizer que era uma brincadeirinha e todas ficaram pensando que eu andava saindo com aquele alemão que anda por aí enlouquecendo as senhoras, o Seu Alzheimer;

Em vez de frutas, podemos comer sobremesas várias. Esta palavra se relaciona com o que está “sobre a mesa”. Sei, Ledinha, que o resto da refeição também esteve “sobre a mesa”, mas os caminhos que geram as palavras às vezes são meio misteriosos. Em Inglês ela se chama dessert , porque é apresentada ao se retirar o material que a antecedeu.

Esse é o momento de “retirar o serviço”, ou desservire , em Latim. Quem gosta de mousse deve saber que essa palavra é francesa e vem do verbo mousser , “espumar, agitar”. Ela é uma espécie de espuma de delícias que a gente come e… desculpem, a Tia Odete se babou.

Ou, para ser mais científica, teve um surto agudo de sialorréia. Pode-se comer um pudim , do Francês boudin , que parece vir do Latim botellinus , diminutivo de botellus , “salsicha”. Calma, Mariazinha, já explico. O significado atual veio de alimentos feitos dentro de tripa ou sacos, como é o caso das salsichas, e que incham, um hábito que os pudins ostentam.

Em vez do pudim , pode-se apresentar uma torta. Esta vem do latim torta , “pão redondo, bolo achatado”. Uma torta pode ser de diversos tipos, como a torta “afrodescendente portadora de sofrimento psíquico”, antigamente conhecida por “Nega Maluca”.

Bem, crianças, terminou o recreio. Vamos guardar os restos das merendinhas. Depois dos sanduíches que provei, acho que vou fazer a campanha “Traga a Merenda para Professora”. Talvez assim eu engorde um pouco e vocês consigam algum desconto no tempo que vão passar no Purgatório.

Qual a diferença entre Cake e bolo?

O que é Cake : É um empréstimo linguístico do inglês usado para designar bolo.

Qual a diferença entre empadão e torta salgada?

Torta é doce. Empadão é salgado – é assim no Rio de Janeiro, é assim também na Bahia. Bolos que em geral são feitos de farinha de trigo e acamados com vários recheios cremosos ou de frutas.

Como se escreve a palavra torta?

Significado de Torta – substantivo feminino Espécie de pastel, grande, guarnecido de creme, confeitos, frutas etc. : torta de maçã. [Brasil] Bagaço que resulta da prensagem de sementes oleaginosas (para lhes extrair o óleo) e que serve como forragem e adubo.

You might be interested:  Qual O Melhor Sorvete Da Kibon?

Qual é a origem do bolo?

Acredita-se que a origem dos bolos tenha sido no Egito Antigo na forma de pães adoçados com xarope de frutas, tâmaras e passas. Os gregos e romanos o aperfeiçoaram onde eram oferecidos um preparado redondo de mel e pão, coberto de velas acesas, que simbolizava a lua cheia, símbolo de Ártemis, deusa da fertilidade, caça e maternidade.

Porém a real diferença entre pães e bolos só veio a ser caracterizada durante o Renascimento. O primeiro bolo de andares que se tem notícia, teria sido feito para o casamento de Catarina de Médici com Henrique II da França em 1533.

Em 1568 na Alemanha, no casamento de Guilherme da Baviera com Renata de Lorena (França), o bolo tinha mais de 3 metros da altura e dele saiu Ferdinando da Áustria. No reinado da Rainha Vitória I do Reino Unido houve muitas festa com bolos de até 200 kg com 2 metros de altura.

  1. As velas colocadas em cima do bolo também surgiram na época dos deuses antigos, pois as pessoas acreditavam que a fumaça delas tinham o poder de proteger o aniversariante para o ano vindouro;
  2. Na modernidade, a tradição mudou de objetivo, propondo ao aniversariante apagar todas as velinhas de uma só vez, fazendo um pedido, que só se realizaria se fosse mantido em segredo;

A população brasileira sempre relacionou o bolo desde suas apresentações mais simples, como algo especial e fora da rotina. Servir um pedaço de bolo é sinônimo de amizade e com os sabores do Zé do Bolo essa tradição fica ainda mais deliciosa.

Como se chama torta em Portugal?

tor·to |tô| tor·to |tô| – ( latim tortus, -a, -um ) adjectivo adjetivo 1. Que não está em linha recta. = TORCIDO, TORTUOSO 2. Que está oblíquo, inclinado, flectido ou empenado. Que não tem a forma ou a posição normal ou natural. [Informal]   [Informal]   Que tem estrabismo (ex.

: olhos tortos ). = ESTRÁBICO, VESGO 5. [Informal]   [Informal]   Que falta ao respeito, age com má educação ou de forma inconveniente. = GROSSEIRO, DESRESPEITOSO, MALCRIADO, MAL-EDUCADO 6. [Informal]   [Informal]   Que é teimoso, irascível ou provocador; que gosta de fazer pirraças.

[Informal]   [Informal]   Que não mostra lealdade; que não mostra bom carácter. = DESLEAL, INJUSTO 8. [Informal]   [Informal]   Que ingeriu demasiada bebida alcoólica. = BÊBEDO, ÉBRIO, EMBRIAGADO ≠ SÓBRIO advérbio 9. Com desrespeito, má educação ou de forma inconveniente (ex.

: ela respondeu torto à mãe ). = MAL nome masculino 10. [Antigo]   [Antigo]   Ofensa; dano. a torto e a direito • À toa, às cegas, para todos os lados, irreflectidamente. Feminino: torta |tó|. Plural: tortos |tó|.

Feminino: torta |tó|. Plural: tortos |tó|.

Qual é a diferença entre quiche é torta?

Qual A Diferença Da Torta Para O Bolo Olá hoje é dia de Massa Brisèe Salée, massa base para torta e quiche… hummmm! Uma bela pedida para o fim de semana hein? A massa usada como base para quiche e diversas tortas é a brisée salée, receita centenária francesa que trago hoje. A base de farinha, manteiga e ovos, que fica quebradiça quando pronta, extremamente leve e saborosa. Simples de fazer, vale a pena, o resultado é incrível, quem não adora uma quiche ou torta bem feita? A diferença básica entre a quiche e a torta é que uma é aberta e com recheio a base ovos e creme de leite e a outra é fechada, mas as duas são incrivelmente boas. Vamos Lá? Aprender Todos os truques e segredos para preparar uma massa deliciosa de torta e quiche,  Massa Brisèe Salée Qual A Diferença Da Torta Para O Bolo INGREDIENTES: para massa: (brisée salée)

  • 200 gr. de farinha de trigo
  • 100 gr. de manteiga sem sal, em cubinhos, gelada
  • 1 ovo
  • 2 colheres de sopa de água gelada

Qual a diferença de empada e quiche?

Massa. A massa da empada é mais grossa do que a da quiche, ela é feita com farinha de trigo e com manteiga, já a da quiche é produzida com farinha de trigo, manteiga e ovo. Além disso, a massa da empada é montada após ela ser assada, já a da quiche é preassada antes de se colocar o recheio.

Qual é a diferença entre empadão e quiche?

Skip to content Home / Blog / Qual a diferença entre quiche e empadão? Você conhece a diferença entre esses dois salgados? Se você já pediu uma quiche e achou que era um empadão sem a massa em cima, provavelmente o que te serviram não era uma quiche! Existe uma diferença gritante entre quiche e empadão, mas muitos restaurantes e lanchonetes misturam as receitas na hora de fazer um desses quitutes e acabam confundindo o próprio cliente.

Vamos listar para você as principais diferenças: – O empadão é uma receita de origem portuguesa e tornou-se muito famosa na culinária brasileira; enquanto a quiche, embora de originem Alemã, torno-se muito popular e tradicional na França.

– A massa do empadão é feita com farinha de trigo e manteiga; a massa da quiche é parecida, porém, além de farinha de trigo e manteiga, também leva ovo, para que fique mais firme e não esfarele depois de pronta. – Ainda falando sobre a massa, a do empadão é mais grossa e só ela levada ao forno quando o empadão já está todo montado, recheado e coberto; a massa da quiche não.

Esta tem que ser bem firme, fininha e deve assar ao forno antes de se colocar o recheio. – Passando para o recheio, o do empadão é bem simples: o tradicional leva, basicamente, frango desfiado e alguns legumes e ervas picados; o recheio da quiche leva obrigatoriamente leite e ovos (batizado na França como quiche Lorraine).

A receita original é feita com bacon, mas assim como o empadão, hoje vemos diversos sabores de quiche. – De forma geral, o empadão é mais pesado, esfarelento e seco; A quiche é exatamente o contrário: leve, macia, fina e embora não seja cremosa, também não é seca como o empadão.

You might be interested:  Qual A Temperatura Correta Para Assar Um Bolo?

Qual é o contrário de torta?

42 antônimos de torto para 5 sentidos da palavra. O contrário de torto é: 1. direito , reto , liso , ordenado , plano , nivelado , endireitado , enfileirado , desempenado. certo , correto , perfeito , exato , preciso , acertado , bem. autêntico , fiel , leal , sincero , justo , íntegro , sensato , honrado.

O que é um torto?

Que não é reto ou direito (linha torta ); SINUOSO; TORTUOSO.

Como se escreve p * * * * * * * * *?

p *** – Dicionário Online Priberam de Português.

Quem criou a torta de limão?

Key lime pie, uma sobremesa americana, feita de suco de limão, leite condensado, gema de ovo, dentro de uma crosta de torta. Você já deve ter provado, pois esta é a famosa torta de limão! Key West fica no extremo sul da Flórida, no arquipélago Flórida Keys, no “finalzinho” dos EUA, somente a 90 milhas de Cuba.

A mais ou menos 3:30hs de Miami, Key West é uma cidade extremamente agradável, com muitos bares, clima de Caribe e um famoso porto dos cruzeiros que saem da Flórida. Em Key west você encontra o “Mile marker zero”, ou seja, ponto zero da rodovia conhecida como Overseas Highway, que liga Key west a Maine.

Mas enfim, vamos falar sobre a famosa torta de limão… A origem da torta de limão foi rastreada até o final do século 19. A primeira menção formal de Key lime pie como uma receita, pode ter sido feita por William Curry, um milionário de Key West que restaurava navios, seu cozinheiro, “Tia Sally”, fez a torta para ele.

No entanto, é também possível e até provável que Sally adaptou a receita já criada pelos pescadores locais. A torta de limão é feita tradicionalmente com leite condensado enlatado, já que o leite fresco não era uma mercadoria comum na Flórida.

E olhem só, existe o Key Lime pie festival, festejado todos os anos em 4 de Julho. Se você planeja visitar Key West, está ai a data! A maioria das receitas de torta de limão no Brasil, são adaptadas e não levam gema de ovo! Em 1965 o Estado da Flórida, tentou passar uma lei onde requeria o registro geográfico da torta de limão, ou seja, somente tortas feitas em Key West, poderiam levar o nome Key lime pie, mas a lei não foi aprovada.

Quem inventou o tartelete?

Origem – As tarteletes foram criadas na França, em meados dos anos 1970. Nessa época, um famoso chef de cozinha teria recebido o pedido inusitado da realeza de preparar minitortas de frutas francesas para serem servidas, individualmente, a cada convidado em uma festa de gala.

  • Assim, o pedido teria sido atendido, dando origem a essa iguaria chamada tartelete ou tortelete, como também é conhecida no Brasil;
  • Inicialmente, as tarteletes eram mais servidas em recepções de casamentos e coquetéis;

No entanto, hoje em dia, a iguaria já caiu no gosto popular e é degustada até em festas infantis. Além disso, a receita original francesa acabou passando por algumas modificações ao longo do tempo, principalmente, em relação ao sabores, que ganharam aquele toque brasileiro, como versões salgadas, por exemplo.

Quem inventou o bolo de sal?