Porque O Bolo Fica Torto?

Porque O Bolo Fica Torto
Bolo fica torto e deformado – O excesso de fermento em conjunto com um forno de baixa potência resulta nisso. O meu forno, por exemplo, aquece mais somente de um lado. Então, tenho que ficar virando a forma para dourar dos dois lados. Se eu colocasse mais fermento na massa, teria um bolo torto, com um lado mais alto do que o outro.

Contents

O que fazer quando o bolo fica torto?

Porque O Bolo Fica Torto Um bolo feito por uma verdadeira profissional deve receber o mesmo cuidado dentro e fora. Na minha opinião nada mais amador do que uma fatia de bolo irregular e torta, aonde o recheio esta mal distribuído. Veja as dicas para um bolo lindo, aonde todas as fatias tenha a mesma quantidade de massa e recheio.

  1. Use uma faca de serra grande e de boa qualidade. Existem as próprias para cortar bolo e vale muito a pena investir em uma. Caso não consiga, use uma boa faca para pão, que tenha no mínimo 25cm.
  2. Esqueça de fio dental, forma para pizza etc. se realmente quiser ter um bom (e profissional) resultado.
  3. Deixe o bolo na geladeira de um dia para o outro e corte ainda bem gelado.
  4. Caso o bolo tenha formado uma parte mais alta em cima, comece retirando e acertando esta parte.
  5. Em seguida defina qual a altura final do bolo que deseja.
  6. Meça a altura de cada bolo, depois de nivelada a parte superior. Suponha que você tem 2 bolos com 4cm cada um e queira um resultado final de 9cm. Neste caso se você cortar cada bolo em 3 partes, ou seja, cada fatia vai ter a altura de 1. 3cm.
  7. Use uma régua e palitos de dente. Marque a primeira camada dando a volta toda com os palitos.
  8. Deixando a faca reta, vá marcando aonde colocou os palitos com a faca, sem ainda cortar. Vá retirando os palitos e marcando a volta toda. Certifique-se que marcou reto.
  9. Com a faca na mão direita (caso vc seja canhoto inverta) e com a palma da outra mão aberta sobre o bolo, deixe a faca bem reta vá fazendo movimentos de vai e vem, sem empurrar a faca dentro do bolo. Vá girando o bolo e continuando como os movimentos de vai e vem até a faca atravessar o bolo todo. Caso tenha um prato giratório, utilize.
  10. Retire esta camada e repita o processo.
  11. Use a mesma quantidade de recheio – pese ou meça em uma xícara – para cada camada, assim você garante uniformidade e equilíbrio no bolo inteiro.
  12. Quando você tiver adquirido mais prática não necessitará de palitos ou réguas.
You might be interested:  Do Que É Feito Os Doces Fini?

Como fazer para que o bolo crescer por igual?

Porque o forno assa mais de um lado do que do outro?

Uma das razões para isso ocorrer é a possibilidade do seu fogão não estar totalmente nivelado e com os pés instalados, o que compromete a cocção do alimento. Caso o seu fogão de piso vier sem os pés, siga o passo a passo do Manual de Instruções para instalá-los.

Porque o bolo fica com barriga?

quando o forno está muito quente, ou apresenta grande diferença de temperatura durante a cocção, o bolo cresce rapidamente no centro, formando aquela ‘ barriga ‘, o que faz desestruturar e rachar a superfície.

Quanto tempo tem que esperar para desenformar um bolo?

Nada de desenformar o bolo assim que ele sai do forno ou de esperar o bolo esfriar: ele deve estar morno na hora de sair da forma. Com a ajuda de uma faca ou espátula, desgrude as beiradas do bolo da forma.

Porque o bolo transborda no forno?

Reduza um pouco o fermento – Um dos principais motivos para seu bolo ter transbordado é o fermento em excesso. Geralmente, as receitas pedem 1 colher (sopa) de fermento em pó, mas rasas. Se você colocar a colher muito cheia poderá ocorrer esse problema. Então, a dica é reduzir um pouco a quantidade de fermento na próxima receita.

Porque o bolo fica mais alto de um lado?

Quais são os outros problemas comuns ao se preparar um bolo – Nos tópicos abaixo, listamos três problemas que sempre aparecem nas receitas de bolo. Fique atenta a cada um deles para evitar que apareçam nas suas preparações.

  • Massa não cresce

A principal razão que faz uma massa não crescer é a falta de fermentação adequada. Sendo assim, sempre coloque o fermento no final da receita, misturando com uma colher até que incorpore totalmente. Também observe a validade do mesmo. Para isso, ferva um pouco de água e jogue uma colher de chá de fermento dentro. Se não borbulhar, é que já não serve para uso.

  • Massa fica muito pesada
You might be interested:  O Que É Doces Ou Travessuras?

Alguns bolos ficam pesados em vez de terem aquela textura fofinha que tanto gostamos. Para evitar esse problema, nunca mexa demais a farinha de trigo na massa. Quando batida em excesso, ela forma uma espécie de liga que dá a sensação de peso à preparação. Sendo assim, apenas bata o suficiente para homogeneizar a mistura.

  • Massa fica com manchas brancas

Esse é um problema decorrente de uma situação oposta a do tópico anterior e é a falta de mistura adequada da farinha. Quando ela não fica bem incorporada aos demais ingredientes, as manchas aparecem. Dessa maneira, é sempre bom peneirá-la na hora do uso. Bem, agora você já sabe por que o bolo cresce mais no meio, por que ele fica pesado, com manchas ou até mesmo não cresce.

  • Todos esse problemas comuns podem ser evitados com ações simples;
  • Como vimos, elas envolvem apenas cuidado com a temperatura do forno , medição de ingredientes e homogeneização adequada;
  • Então, siga as dicas que apresentamos e tenha uma massa perfeita;

E você, já enfrentou algum dos problemas listados aqui no texto? Conte para a gente nos comentários abaixo.

É preciso fazer o bolo crescer para depois Reparti-lo?

‘ É preciso fazer o bolo crescer para depois dividi- lo ‘. A frase do então ministro da Fazenda Delfim Netto é, até hoje, uma das mais lembradas do regime militar. Mas o tempo mostrou que o bolo cresceu, sim, ficou conhecido como ‘milagre brasileiro’, mas poucos comeram fatias dele.

Porque a Nega Maluca não cresce?

O bolo que não cresceu pode ter pouca farinha e muito líquido, ou o forno não estar preaquecido o suficiente, ou estar quente demais. Por exemplo, se o forno não estiver aquecido o suficiente, as bolinhas de ar estouram e não há tempo para elas inflarem e fazerem o bolo crescer.

You might be interested:  Quanto Posso Vender Bolo No Pote?

Porque o bolo fica com a casca dura em cima?

3) Meu bolo não cresce e forma bolhas de ar na parte superior. – Pode acontecer por que: a) o bolo demorou muito para ir ao forno. O fermento do bolo começa a fermentar assim que entra em contato com o líquido e por isso deve ir ao forno o mais rápido possível para desenvolver a fermentação durante o assamento.

Porque o chantilly racha no bolo?

Por que o chantininho racha? – O Chantininho racha porque não foi bem hidratado e/ou porque o bolo foi armazenado em geladeira e não foi coberto com uma tampa ou caixa própria para o transporte de bolo. Se o bolo ficar descoberto dentro da geladeira faz com que a umidade absorvida pela geladeira entre em contato com o bolo provocando as rachaduras.

Porque o bolo fica com a casca dura em cima?

Meu bolo é muito denso. – Isto pode acontecer porque: a) durante a mistura dos ingredientes a massa foi trabalhada demais e perdeu muito ar. b) os ovos foram adicionados muito rapidamente. Tente incorporar bem os ovos entre uma adição e outra. c) não foi adicionado fermento suficiente.

Faz mal comer massa de bolo cru?

Sim, essa prática pode fazer mal à sua saúde! O ovo usado na massa pode estar contaminado com a salmonela, uma bactéria que pode causar gastrenterite, doença cujos sintomas são febre, náuseas, vômitos, diarreia e dor de cabeça.