Para Que Serve O Fermento No Bolo?

Para Que Serve O Fermento No Bolo
Para Que Serve O Fermento No Bolo Qual a diferença entre fermento em pó e bicarbonato de sódio?? Por que algumas receitas levam um ou outro e algumas levam os dois?? O fermento em pó e o bicarbonato de sódio são produtos químicos, utilizados em bolos e biscoitos, e tem função de dar volume e leveza à massa. Os dois liberam dióxido de carbono que nada mais é do que gás carbônico, cujas bolhas fazer a massa crescer. O bicarbonato de sódio libera o dióxido de carbono quando misturado com algum ácido líquido, como limão, vinagre, yogurt, buttermilk etc. e começa a reagir imediatemente quando em contato com este ácido líquido.

O cacau em pó é também um elemento ácido, porém só irá reagir com o bicarbonato quando entrar em contato com algum líquido. O bicarbonato também libera carbonato de sódio, um elemento que tem um sabor bem desagradável, mas que irá ser neutralizado pelo ácido.

O fermento em pó é uma mistura de bicarbonato de sódio com algum ácido – normalmente cremor de tártaro – e amido que absorve a umidade. Ele também começa a reagir quando misturado com algum líquido, mas não necessita do elemento ácido pois já contém em sua fórmula.

  • O amido contido no fermento serve apenas para absorver eventual umidade, quando ainda na embalagem, e evitar que o bicarbonato reaja com o ácido – ambos contidos na fórmula;
  • Embora ele comece a reagir quando em contato com algum líquido, será apenas no calor do forno que irá ter todo o seu potencial ativado;

Normalmente o bicarbonato é utilizado em receitas que não necessitam de tanto volume, como biscoitos e cupcakes. Já o fermento em pó é mais utilizado em bolos. Quando a receita leva por exemplo cacau em pó, que é ácido, normalmente pede os 2 elementos,  principalmente se for um bolo.

É fundamental utilizar a quantidade correta e não substituir um pelo outro, já que uma receita equilibrada e bem elaborada necessita da quantidade certa de cada elemento. Se acrescentar fermento químico em excesso, a produção de gás será tanta que essas bolinhas que estavam tentando escapar irão conseguir.

E sem elas dentro da massa durante o cozimento do bolo, ele irá murchar. Ou também pode deixar a massa com um volume tão grande que sua estrutura interna ficaria frágil a ponto de quebrar, deixando seu bolo solado. Se acrescentar pouco, não terá quantidade suficiente de gás para fazer a massa crescer.

Contents

O que o fermento faz no bolo?

Estadão 19 de maio de 2010 | 08h00 Pergunta feita por Beatriz Roman Capuano, 8 anos, Catanduva, SP Antes de responder isso, é importante saber que há dois tipos de fermento: o biológico e o químico. Eles agem de forma diferente para fazer a massa crescer. O biológico é usado para fazer pães e pizza. Ele é formado por leveduras, que são microrganismos vivos, minúsculos, e que estão presentes em todo lugar: na flora, no ar… Misturadas à massa, as leveduras começam a “comer” os açúcares que fazem parte da farinha.

À medida que elas digerem lentamente esses elementos, liberam gás carbônico. Ou seja, soltam bolhas de gás, que fazem a massa crescer. Já o fermento químico, ou em pó, pode ser usado em bolos e outras receitas.

Ele é feito com substâncias que, em contato com umidade e calor, sofrem reação química e liberam o tal gás carbônico.

Qual é a função do fermento?

Quem não gosta de comer no café da manhã ou mesmo no lanche da tarde aquele pão quentinho e macio, ainda mais com uma manteiga passada nele? Praticamente todo mundo, não é mesmo?! O pão foi um dos primeiros alimentos produzidos e transformados pelo homem, sendo bastante nutritivo, macio, leve e, é claro, muito saboroso.

  • Uma receita básica de pão leva ingredientes bem simples, como farinha de trigo, água, fermento biológico, açúcar, margarina e sal;
  • O preparo do pão envolve transformações bem visíveis que podem ser utilizadas pelo professor como uma ferramenta de alfabetização científica dos alunos;

Eles verão que a Química está realmente inserida em aspectos básicos de seu cotidiano, inclusive no pão que os alimenta. Existem vários aspectos da preparação desse alimento que podem ser utilizados pelo professor para explicar a química do pão, tais como: Qual é o papel do sal no preparo do pão? Por que, ao misturar os ingredientes, a massa adquire um aspecto forte e pegajoso? Por que a massa do pão estica sem perder a estrutura? Por que o pão fica com a cor dourada após assar? Todos esses aspectos mencionados envolvem a composição química de seus ingredientes e as reações que ocorrem entre eles — pontos que podem ser abordados com os alunos.

Mas, aqui, trataremos de um aspecto em especial: por que o pão cresce e apresenta furos em todo o seu interior, que são os responsáveis pela consistência do pão? A explicação está relacionada principalmente com três ingredientes usados na preparação do pão: farinha de trigo, fermento biológico e açúcar.

Para explorar a textura macia do pão como conteúdo disciplinar de Química, reserve diferentes tipos de pães: pão francês, pão de forma, pão integral etc. Fatie os pães para colocar em evidência os buracos formados em seu interior. Questione a turma: qual ingrediente químico é responsável pela formação de orifícios na massa do pão? A explicação está nas leveduras presentes no fermento usado.

  • Para mostrar aos alunos que o melhor fermento a ser utilizado é realmente o fermente biológico, realize com eles o seguinte experimento: Experimento 1: Prepare três massas de pão e coloque-as em recipientes separados e cobertos com filme plástico (PVC), de acordo com o esquema mostrado a seguir: 1- 1 colher (de café) de açúcar + 1 colher (de café) de fermento químico + 13 colheres (de sopa) de farinha + 1/4 de copo de água; 2- 1 colher (de café) de açúcar + 13 colheres (de sopa) de farinha + 1/4 de copo de água; 3- 1 colher (de café) de açúcar + ¼ de tablete de fermento biológico dissolvido separadamente em ¼ de copo de água morna + 13 colheres (de sopa) de farinha;

Depois de 30 minutos, os alunos observarão que somente a massa do recipiente 3 cresceu, isso porque ela foi a única que continha fermento biológico. Experimento sobre fermentação no preparo de pão O fermento biológico tem como função principal provocar a fermentação dos açúcares, produzindo gás carbônico (CO 2 ), que é responsável pela formação dos furinhos internos e pelo crescimento da massa. Para Que Serve O Fermento No Bolo Fermento biológico usado na preparação da massa de pão Isso nos mostra que a presença do açúcar é importante. Para mostrar isso para os alunos, o professor pode realizar outro experimento: Experimento 2: Coloque as seguintes misturas em dois erlenmeyers (ou garrafas plásticas) diferentes e tampe-os com uma bexiga (balão de borracha): 1- 50 mL de uma solução preparada com a dissolução de dois tabletes de fermento biológico em 200 mL de água morna + 1 colher (de sopa) de açúcar; Não pare agora.

Tem mais depois da publicidade 😉 2- 50 mL de uma solução preparada com a dissolução de dois tabletes de fermento biológico em 200 mL de água morna + 10 gotas de adoçante. Depois de um dia em repouso, os alunos notarão que o balão de borracha na boca do erlenmeyer 1 inchou, enquanto o que estava na boca do erlenmeyer 2 não inchou.

Isso ocorreu porque no frasco 1 foi usado açúcar e no frasco 2 foi usado adoçante. Experimento 2 mostrando o papel do açúcar na fermentação A explicação para esses aspectos observados está no fato de que o fermento biológico contém leveduras ou levedos (geralmente o Saccharomyces cerevisiae ), que são micro-organismos unicelulares que se proliferam em condições apropriadas, como temperatura elevada (cerca de 30 ºC) e presença de alimento para eles. O alimento dos levedos na massa do pão é a glicose, que está presente tanto na farinha quanto no açúcar. Estrutura da glicose O açúcar (sacarose) é um dissacarídeo formado pela união de glicose e frutose: Estrutura da sacarose (glicose + frutose) Assim, as enzimas dos micro-organismos rompem as ligações entre a glicose e a frutose do açúcar, obtendo a glicose livre, da qual se alimentam e realizam a fermentação, formando o gás carbônico (dióxido de carbono – CO 2 ). Esse gás tem a tendência de juntar-se às bolhas de ar que se formam no momento em que o padeiro está sovando a massa. São essas bolhas de ar e gás carbônico que se expandem e tornam possível o crescimento do pão. Isso é mostrado na equação química a seguir que representa essa reação que ocorre no pão: C 6 H 12 O 6 (s) + enzima → 2 C 2 H 5 OH (l) + 2 CO 2 (g)                                                    glicose                             etanol          gás carbônico Já a farinha de trigo contém o amido, um polissacarídeo formado por moléculas de glicose unidas de duas maneiras diferentes. Para Que Serve O Fermento No Bolo O amido presente na farinha de trigo é um polímero natural (polissacarídeo) formado por moléculas de α-glicose O tempo ideal para o trabalho das leveduras é de aproximadamente uma hora. Por esse motivo, é sempre necessário deixar a massa descansar após sovar e antes de ir ao forno. Agora temos condições de entender também o que ocorreu no experimento 1. No primeiro recipiente, foi usado fermento químico. A massa não cresceu porque, nesse caso, não havia a presença de leveduras.

  1. Assim, os levedos podem obter a glicose também por meio do amido;
  2. O fermento químico é o bicarbonato de sódio ( NaHCO 3 ), cujos nomes oficiais são hidrogenocarbonato de sódio ou carbonato ácido de sódio;
You might be interested:  Qual É O Valor Da Venda Do Bolo?

Conteúdos exploráveis nesse contexto: – Equações químicas; – Classificação das reações químicas; – Transformações químicas e físicas; -Estudo de polímeros naturais (como o amido). O desfecho desta aula poderá ser de forma bem apetitosa. Proponha à turma um lanchinho e ofereça nosso objeto de estudo, o pão, como aperitivo.

O que pode substituir o pó Royal no bolo?

COMPOSIÇÃO DO FERMENTO – O fermento que compramos no mercado é, basicamente, uma mistura de bicarbonato de sódio com ácidos. Quando essa mistura entra em contato com a massa do bolo, ela já começa é acionada e, no forno, age deixando a massa fofinha e crescida.

O que acontece se colocar muito fermento na massa?

Temos de respeitar, “à risca” as quantidades indicadas na receita? – SIM! É da máxima importância respeitar as quantidades indicadas de fermento e/ou de bicarbonato de sódio para atingir bons resultados. Caso seja acrescentado fermento em pó em excesso, o bolo vai “baixar” em vez de crescer e ficar leve e fofo: ficará um bolo frágil pois a estrutura interior cresceu em desproporção com os restantes ingredientes e o bolo não conseguirá suportar a totalidade da massa.

Porque fermento faz mal?

O fermento faz mal para a saúde?  – Apesar do fermento químico conter grande quantidade de bicarbonato de sódio, e o consumo exagerado ser um aliado da hipertensão, o ingrediente é ingerido em pequenas porções e misturados nas receitas, ou seja, não o consumimos de forma pura.

Porque usamos fermento em muitas receitas?

Um dos principais ingredientes de pão é o fermento. A ele é dado o poder de conferir volume, sabor e valores nutricionais ao produto. O fermento passa por vários processos na sua produção. Graças a ele, podemos provar alimentos macios, de digestão fácil e sabor agradável.

Quando é adicionado à massa, ocorrem vários processos (químicos ou biológicos), que acabam produzindo compostos gasosos. Esses gases expandem a massa dos pães e bolos e dão origem a pequenos buracos, que a torna macia.

A diferença entre os fermentos químico e biológico está em sua composição: o químico é constituído de bicarbonato de sódio (NaHCO3); e o biológico apresenta um fungo do tipo levedura. No fermento químico, as reações de decomposição ocorrem quando o bicarbonato gera gás carbônico e água, fazendo com que a massa aumente seu volume.

  • Essa reação é auxiliada pelo aumento de temperatura e só cessa quando todo o fermento reage;
  • Fermento biológico ou levedura é um microrganismo vivo cuja denominação cientifica é Saccharomyces cerevisiae;

SACARO = AÇUCAR  /  MYCES = FUNGO. Trata-se de um ingrediente imprescindível na panificação, pois é o responsável pelo crescimento  da massa de pães e pizzas. Basta misturar o fermento diretamente à farinha, sem dissolvê-la na água. Não necessita ser armazenado em lugar refrigerado.

  • Para reagir, precisa de glicose, que alimenta a levedura: o fungo ingere a glicose, e seu metabolismo a transforma em gás carbônico e álcool, que, com o calor, expande a massa;
  • Porque o fermento biológico é formado por um organismo vivo, as condições de produção da massa devem ser mais controladas: a temperatura, por exemplo, precisa estar entre de 30 a 50°C — é por isso que deixamos a massa feita com fermento biológico crescer antes de ser assada, enquanto a que é produzida com fermento químico deve ir logo ao forno;

[su_button text=”Voltar para o site” url=”http://www. fermais. com. br” type=”info”].

O que tem no fermento?

O fermento biológico é composto por fungos microscópicos vivos, enquanto o químico (ou em pó) é feito à base de bicarbonato de potássio. A forma como eles agem é bastante distinta. Os fungos do fermento vivo se alimentam da glicose da farinha de trigo: sua digestão produz, entre outras substâncias, as bolhas de gás carbônico (ou dióxido de carbono) que fazem a massa crescer.

Já no fermento químico, o mesmo gás é obtido em reações do bicarbonato de sódio com algum ácido. Na fabricação do fermento em pó, o bicarbonato é misturado a substâncias que se tornam ácidas ao entrar em contato com líquidos ou quando são aquecidas.

O pó já começa a reagir na hora de bater o bolo e, na maioria das vezes, continua a fazê-lo enquanto o bolo está no forno. Já os fungos do fermento biológico demoram um pouco a fazer seu trabalho e morrem no calor do forno. Assim, em receitas com fermentação biológica, como pães e pizzas, é necessário esperar a massa crescer antes de começar a assá-la.

  • Como funciona

Qual a diferença entre os fermentos biológico e químico? Os fungos do fermento vivo se alimentam da glicose da farinha de trigo: sua digestão produz, entre outras substâncias, as bolhas de gás carbônico (ou dióxido de carbono) que fazem a massa crescer.

O que é feito o fermento?

O fermento – Essencial na cozinha, o fermento é responsável pela magia que acontece em bolos, pães e outras delícias. Os dois tipos mais conhecidos são o fermento biológico e o fermento químico. O primeiro é composto por fungos microscópicos vivos, já o segundo é feito à base de bicarbonato. Para Que Serve O Fermento No Bolo.

Qual é a diferença entre o fermento químico é biológico?

O Fermento Químico é o responsável pelo crescimento das massas de bolo, que ocorre através de uma reação química durante o forneamento. Já o Fermento biológico promove o crescimento das massas de pães através da fermentação que ocorre antes do forneamento.

  1. A levedura ingere os nutrientes da massa e, como consequência, libera gases e substancias aromáticas, responsáveis pelo volume, textura, aroma e sabor característicos dos pães;
  2. Por este motivo é sempre necessário deixar a massa descansar após sovar e antes de ir ao forno;

Atualmente são produzidos 2,5 milhões de toneladas ao ano de fermento no mundo. [su_button text=”Voltar para o site” url=”http://www. fermais. com. br” type=”info”].

Pode usar Maizena no lugar do fermento?

Ingredientes –

  • 1 colher de sopa (15 g) de bicarbonato de sódio.
  • 2 colheres de sopa (10 g) de cremor tártaro.
  • 1 colher de chá (3 g) de amido de milho (opcional).

Corresponde a 3 colheres de sopa (40 g) de fermento.

  • 1 colher de chá (4,5 g) de bicarbonato de sódio.
  • ¼ colher de chá (1 ml) de suco de limão.
You might be interested:  O Que Devo Passar No Bolo Antes Da Pasta Americana?

Corresponde a 1 colher de chá (15 g) de fermento.

  • ¼ colher de chá de bicarbonato de sódio.
  • ½ xícara (125 g) de iogurte grego comum ou ½ xícara (120 ml) de leitelho.

Corresponde a 1 colher de chá (15 g) de fermento.

  1. 1 Misture uma colher de sopa (15 g) de bicarbonato de sódio e duas colheres de sopa (10 g) de cremor tártaro. Com um fouet pequeno, bata bem os dois pós. O cremor tártaro vai reagir com o bicarbonato de sódio, criando o fermento em pó.
    • Para encontrar cremor tártaro, dê uma olhada na seção de ingredientes para bolos do supermercado mais próximo da sua casa.
  2. 2 Use a mistura imediatamente ou guarde-a em um recipiente com tampa. Opte por um pote de plástico e guarde o fermento no armário da cozinha. Não deixe entrar umidade no pote para que a mistura não fique encaroçada.
    • O fermento tem validade indeterminada. Para saber se ele está fresquinho, vire água quente na mistura e espere ela borbulhar.
  3. 3 Adicione uma colher de chá (3 g) de amido de milho para que a mistura não encaroce. A não ser que você o adicione imediatamente a uma receita, o fermento caseiro pode acabar ficando encaroçado e difícil de usar. Para que isso não aconteça, misture uma colher de chá (3 g) de amido de milho ao pó com um fouet. Publicidade
  1. 1 Adicione uma colher de chá (4,5 g) de bicarbonato de sódio aos ingredientes secos da massa. Bata bem o bicarbonato junto com os outros ingredientes secos em uma vasilha.
  2. 2 Vire ¼ de colher de chá (2 ml) de suco de limão sobre os ingredientes molhados. Ponha os ingredientes molhados, como os ovos e o leite, em uma outra vasilha, longe dos ingredientes secos.
    • O suco de limão pode afetar o sabor da massa se usado em excesso. Evite-o se não quiser deixar a massa com um gostinho cítrico.
  3. 3 Misture os ingredientes secos e molhados conforme a receita. Bata a massa em uma vasilha, combinando o bicarbonato e o suco de limão para causar a reação que vai dar origem ao fermento.
    • O fermento produzido dessa forma só age uma vez. O que é vendido nos supermercados costuma ter ação dupla, o que significa que ele faz a massa crescer quando é misturado aos outros ingrediente e no forno. Asse a massa assim que adicionar o fermento.

    Publicidade

  1. 1 Adicione uma colher de chá (4,5 g) de bicarbonato de sódio aos ingredientes secos. Mantenha os ingredientes secos e os molhados em vasilhas separadas. Com um fouet, misture o bicarbonato de sódio com os ingredientes secos.
  2. 2 Use meia xícara (125 g) de iogurte grego ou meia xícara (120 ml) de leitelho. Ambos os laticínios são fermentados e vão produzir a reação necessária para criar o fermento. Opte por um produto simples e sem sabor para não afetar o gosto da massa e misture o laticínio escolhido com os ingredientes molhados.
    • Dê uma olhada na seção de laticínios do supermercado para encontrar o leitelho ou o iogurte grego.
  3. 3 Reduza a quantidade dos outros líquidos usados na receita. O leitelho e o iogurte vão deixar a massa aguada se você não alterar a quantidade dos outros ingredientes. Ajuste-a até remover meia xícara (120 ml) dos ingredientes molhados.
    • Caso a receita peça algum outro laticínio, comece a reduzi-la por ele. Em seguida, ajuste os níveis dos extratos e saborizantes.
    • Isso pode afetar o sabor e o tempo de preparo da massa.
  4. 4 Combine os ingredientes secos e molhados conforme exigido pela receita. Misture os ingredientes em uma das vasilhas para dar início à reação que vai produzir o fermento.
    • Use a massa imediatamente para que o fermento tenha a ação esperada.

    Publicidade

Pode usar bicarbonato no lugar do fermento?

O fermento químico e o bicarbonato de sódio têm a mesma função: fazer a massa ficar fofinha e crescer. Qual a diferença entre eles então? O fermento é apenas uma mistura de bicarbonato com algum ácido. Portanto, é possível, sim, usar o bicarbonato no lugar do fermento, mas, primeiro, alguns passos são necessários.

Como fazer para saber se o fermento está bom?

Em um recipiente, coloque 1 colher (chá) de fermento e acrescente 1/2 xícara (chá) de água fervendo. Se a mistura começar a borbulhar bastante, seu fermento está ótimo e pronto para ser usado.

O que acontece quando o pão não cresce?

1 – Tipo de fermento errado ou uso errado É possível escolher entre dois tipos de fermento biológico: o seco e o fresco. O fermento fresco, normalmente encontrado na forma de tabletes, possui maior umidade que o seco, mas tem a durabilidade menor e é cerca de 60% menos efetivo.

A diferença entre os dois basicamente é a textura da massa. Ambos podem ser substituídos pelo outro na hora de fazer seu pão, se atentando à quantidade necessária, que muda de para cada tipo de fermento.

O fermento biológico exige quantidade maior do que o seco. 2 – Misturar sal com o fermento biológico É necessário adicionar sal massa, mesmo as doces. O sal inibe a ação do fermento e faz com que o pão não cresce. O sal deve ser adicionado momentos antes de sovar a massa.

  • 3 – Ativar o fermento em água ou leite muito quente ou muito fria A temperatura da água ou do leite podem matar os fungos do fermento;
  • Temperaturas altas matam os fungos e muito frias não ativam o fermento;

É necessário calor moderado para ativar o fermento. A temperatura deve ser 40 e 42 graus. Se você não tiver um termômetro para medir a temperatura, tente colocar o dedo no líquido e ficar por 5 segundos. Se não conseguir, está muito quente, se conta até 5 facilmente, está frio.

4 – Sovar a massa por pouco tempo O principal erro é sovar pouco a massa. Sovar dá trabalho e requer de 10 a 15 minutos de “braço” ou investir uma batedeira orbital. Uma dica é sovar em etapas, sove, deixe crescer, sove novamente até atingir “ponto de véu”, quando se estica massa e ela fica elástica a ponto de ficar transparente.

Adicione farinha aos poucos até que a massa descole dos dedos. O mínimo possível para que você trabalhe a massa. 5 – Adicionar a quantidade de fermento errada Caso o seu pão não esteja crescendo o suficiente, você provavelmente está errando algum ponto da receita.

  • Mais fermento não significa uma massa maior ou mais macida;
  • Vai estragar sua receita e descompensar a quantidade dos outros ingredientes;
  • Um envelope de fermento biológico seco de 10g é o bastante para 1kg de farinha;

Para fermento fresco usa cerca de 40g. 6 – Não deixar a massa descansar O processo de fazer o pão é natural. A massa deve descansar de 45 minutos até 2 horas no mínimo. Algumas receitas podem levar horas. 7 – Deixar o pão assando até dourar Siga o tempo e temperatura da receita.

Algumas receitas indicam esperar algum tempo ou até que fiquem dourados. Mas isso pode deixar a massa seca e pesada. Respeite o tempo de forno e permita que o pão acabe de assar fora do forno por alguns minutos antes de servir.

Fazer e assar pães requer algumas experiências e um pouco de persistência. Não desista se uma receita não ficar boa de primeira, tente novamente!.

Como funciona o pó Royal?

Fermento químico , ou fermento em pó químico , é um agente de fermentação completo. Isso significa que este tipo de fermento contém tanto a base ( bicarbonato de sódio ) quanto o ácido necessário para criar a reação química que fará com que a massa cresça.

  1. Bicarbonato de sódio, por exemplo, não é um agente de fermentação completo, pois o bicarbonato é uma base e precisa de um ácido (suco de limão, por exemplo) para produzir o mesmo tipo de reação química do fermento em pó químico;

Muito cuidado com a nomenclatura em inglês!   Bicarbonato de sódio é conhecido como ” baking soda “, enquanto fermento químico é chamado de ” baking powder “. O fermento químico é um agente de fermentação seco, uma mistura de uma base (carbonato ou bicarbonato) com um ácido fraco.

A base e o ácido são impedidos de reagir prematuramente pela inclusão na fórmula de uma barreira, tal como o amido de milho. Quando combinado com um líquido (normalmente água ou leite), o bicarbonato de sódio e os sais ácidos reagem para produzir dióxido de carbono gasoso.

Fermento em pó químico é utilizado para aumentar o volume e e criar uma textura leve para produtos de panificação, como pães, biscoitos e bolos. Funciona através da liberação de dióxido de carbono gasoso na massa através de uma reação ácido-base, fazendo com que bolhas na massa úmida se expandam e, assim, fermentem a massa.

Muitos dos fermentos químicos atuais possuem fosfato monocálcico em suas fórmulas. Fosfato monocálcico é um ácido que age em 2 estágios de fermentação: (1) durante a fase de mistura dos ingredientes e (2) quando exposto ao calor do forno.

Depois que dois terços do dióxido de carbono são liberados durante a mistura, o fosfato monocálcico é transformado em fosfato dicálcico, que fica latente (não se manifesta) à temperatura ambiente, mas libera dióxido de carbono quando é exposto ao calor do forno.

Utilize o fermento químico em bolos, biscoitos, muffins e pães rápidos. Geralmente são receitas onde não se deseja a formação de glúten (e portanto a fermentação deve ser rápida) e onde o sabor do fermento biológico não é desejável.

Geralmente, uma colher de chá (5 gramas) de fermento em pó é usada para fermentar uma mistura de uma xícara (120 gramas) de farinha de trigo + uma xícara de líquido + um ovo. Tome cuidado com massas com ingredientes ácidos , tais como iogurte, frutas cítricas, suco de limão, mel e leitelho (buttermilk).

Quando a massa já é ácida, os ácidos adicionais do fermento não são consumidos na reação química e muitas vezes dão um sabor desagradável aos alimentos. Nestes casos, recomenda-se substituir parte do fermento químico por bicarbonato de sódio.

Como o bicarbonato de sódio é uma base, ele reagirá com o ácido dos alimentos fazendo a massa fermentar, tal como ocorreria com o fermento químico. Algumas receitas pedem tanto o fermento em pó como o bicarbonato de sódio. Estas receitas contêm algum tipo de ingrediente ácido (iogurte, açúcar mascavo, etc), no entanto, o dióxido de carbono criado a partir do ácido e bicarbonato de sódio não é suficiente para levedar o volume de massa na receita.

  1. É por isso que o fermento em pó é usado também – para adicionar a fermentação necessária para a receita;
  2. O fermento químico começa a agir (e produzir gás carbônico) assim que um líquido é adicionado aos ingredientes da massa;

Por isso sempre é recomendável adicionar o fermento (ou o líquido) em um último momento e levar ao forno o quanto antes. Não se pode preparar uma massa com fermento químico horas antes de ir ao forno. A umidade e o calor podem fazer com que o fermento perca sua eficácia com o tempo, e as marcas comerciais de fermento em pó costumam ter uma data de validade um tanto quanto arbitrária em suas embalagens.

  • Mas independentemente da data de validade, a eficácia do fermento em pó pode ser testada colocando uma colher de café do pó em um pequeno recipiente com água quente;
  • Se o fermento químico borbulhar vigorosamente, ele ainda está ativo e pode ser tranquilamente utilizado em suas receitas;

@font-face @font-face @font-face @font-face @font-face @font-face @font-face if (document. fonts && document. fonts. load)

  • html body #player h1 h3. player-unavailable. player-unavailable. message. player-unavailable a var ytcsi= ,info: })},now:window. performance&&window. performance. timing&&window. performance. now&&window. performance. timing. navigationStart?function() :function() ,tick:function(l,t,n) ticks[l]=v},info:function(k, v,n) ,setStart:function(t,n) }; (function(w,d) ;d.
    1. addEventListener(vName,startTick,false)}if(d;
    2. addEventListener)d;
    3. addEventListener(vName,function() ,false);function isGecko() }catch(e) )}if(!w;
    4. navigator;
    5. userAgent)return false;var ua=w;
    6. navigator;
    7. userAgent;return ua;

    indexOf(“Gecko”)>0&&ua. toLowerCase(). indexOf(“webkit”)<0&&ua. indexOf("Edge")<0&&ua. indexOf("Trident")<0&&ua. indexOf("MSIE")<0}if(isGecko()) var slt=function(el,t) ,t)};w. __ytRIL=function(el) );else slt(el,16)}})(window,document); var ytcfg= )},get:function(k,o) ,set:function() }; ytcfg. set( ,"GAPI_HINT_PARAMS":"m;/_/scs/abc-static/_/js/k\u003dgapi. gapi. en. t9z7VPsEMFg. O/d\u003d1/rs\u003dAHpOoo8oD_5FQW3kT3ksWwmXIWvhhqbKdw/m\u003d__features__","GAPI_HOST":"https://apis.

    • google;
    • com”,”GAPI_LOCALE”:”en_US”,”GL”:”NL”,”HL”:”en”,”HTML_LANG”:”en”,”INNERTUBE_API_KEY”:”AIzaSyAO_FJ2SlqU8Q4STEHLGCilw_Y9_11qcW8″,”INNERTUBE_API_VERSION”:”v1″,”INNERTUBE_CLIENT_NAME”:”WEB_EMBEDDED_PLAYER”,”INNERTUBE_CLIENT_VERSION”:”1;

    20220816. 01. 00″,”INNERTUBE_CONTEXT”: ,”browserName”:”Chrome”,”browserVersion”:”102. 5005. 62″},”user”: ,”request”: ,”clickTracking”: },”INNERTUBE_CONTEXT_CLIENT_NAME”:56,”INNERTUBE_CONTEXT_CLIENT_VERSION”:”1. 20220816. 01. 00″,”INNERTUBE_CONTEXT_GL”:”NL”,”INNERTUBE_CONTEXT_HL”:”en”,”LATEST_ECATCHER_SERVICE_TRACKING_PARAMS”: ,”SERVER_NAME”:”WebFE”,”SESSION_INDEX”:””,”VISITOR_DATA”:”CgtTWTNFenRZUmxQRSifq_iXBg%3D%3D”,”WEB_PLAYER_CONTEXT_CONFIGS”: ,”serializedExperimentIds”:”23983296,24001373,24002022,24002025,24004644,24007246,24080738,24135310,24135692,24169501,24199710,24220089,24226335,24238983,24245746,24248385,24260441,24263053,39321934″,”serializedExperimentFlags”:”ad_pod_disable_companion_persist_ads_quality\u003dtrue\u0026addto_ajax_log_warning_fraction\u003d0.

    1\u0026align_ad_to_video_player_lifecycle_for_bulleit\u003dtrue\u0026allow_live_autoplay\u003dtrue\u0026allow_music_base_url\u003dtrue\u0026allow_poltergust_autoplay\u003dtrue\u0026allow_skip_networkless\u003dtrue\u0026always_send_and_write\u003dtrue\u0026autoplay_time\u003d10000\u0026autoplay_time_for_fullscreen\u003d-1\u0026autoplay_time_for_music_content\u003d-1\u0026bg_vm_reinit_threshold\u003d7200000\u0026botguard_async_snapshot_timeout_ms\u003d3000\u0026botguard_periodic_refresh\u003dtrue\u0026cb_v2_uxe\u003deomty\u0026check_ad_ui_status_for_mweb_safari\u003dtrue\u0026check_navigator_accuracy_timeout_ms\u003d0\u0026clear_user_partitioned_ls\u003dtrue\u0026clips_disable_end_when_looping\u003dtrue\u0026csi_on_gel\u003dtrue\u0026dash_manifest_version\u003d5\u0026debug_bandaid_hostname\u003d\u0026debug_sherlog_username\u003d\u0026delay_ads_gvi_call_on_bulleit_living_room_ms\u003d0\u0026deprecate_pair_servlet_enabled\u003dtrue\u0026deprecate_two_way_binding_child\u003dtrue\u0026deprecate_two_way_binding_parent\u003dtrue\u0026desktop_image_cta_no_background\u003dtrue\u0026desktop_log_img_click_location\u003dtrue\u0026desktop_player_button_tooltip_with_shortcut\u003dtrue\u0026desktop_sparkles_light_cta_button\u003dtrue\u0026desktop_text_ads_gray_visurl\u003dtrue\u0026disable_channel_id_check_for_suspended_channels\u003dtrue\u0026disable_child_node_auto_formatted_strings\u003dtrue\u0026disable_mdx_connection_in_mdx_module_for_music_web\u003dtrue\u0026disable_new_pause_state3\u003dtrue\u0026disable_pacf_logging_for_memory_limited_tv\u003dtrue\u0026disable_reduced_fullscreen_autoplay_countdown_for_minors\u003dtrue\u0026disable_rounding_ad_notify\u003dtrue\u0026disable_simple_mixed_direction_formatted_strings\u003dtrue\u0026disable_thumbnail_preloading\u003dtrue\u0026embeds_enable_embed_module\u003dtrue\u0026embeds_web_disable_ads_for_pfl\u003dtrue\u0026embeds_web_enable_ancestor_origins_playability_block\u003dtrue\u0026embeds_web_enable_onerror_fix\u003dtrue\u0026embeds_web_enable_pem_domain_fix_for_ad_requests\u003dtrue\u0026embeds_web_enable_player_response_embeds_mode\u003dtrue\u0026embeds_web_enable_red_play_button_on_preview\u003dtrue\u0026embeds_web_enable_replace_unload_w_pagehide\u003dtrue\u0026embeds_web_nwl_disable_nocookie\u003dtrue\u0026embeds_web_synth_ch_headers_banned_urls_regex\u003d\u0026enable_ad_break_end_time_on_pacf_tvhtml5\u003dtrue\u0026enable_ad_cpn_macro_substitution_for_click_pings\u003dtrue\u0026enable_cast_for_web_unplugged\u003dtrue\u0026enable_cast_on_music_web\u003dtrue\u0026enable_client_page_id_header_for_first_party_pings\u003dtrue\u0026enable_cookie_reissue_iframe\u003dtrue\u0026enable_error_corrections_infocard_web_client\u003dtrue\u0026enable_error_corrections_infocards_icon_web\u003dtrue\u0026enable_eviction_protection_for_bulleit\u003dtrue\u0026enable_gray_visurl\u003dtrue\u0026enable_linear_player_handling\u003dtrue\u0026enable_live_premiere_web_player_indicator\u003dtrue\u0026enable_mixed_direction_formatted_strings\u003dtrue\u0026enable_mweb_livestream_ui_update\u003dtrue\u0026enable_new_paid_product_placement\u003dtrue\u0026enable_sasde_for_html\u003dtrue\u0026enable_sli_flush\u003dtrue\u0026enable_survey_ads_on_ytv_lr\u003dtrue\u0026enable_svg_mode_on_embed_mobile\u003dtrue\u0026enable_web_media_session_metadata_fix\u003dtrue\u0026error_message_for_gsuite_network_restrictions\u003dtrue\u0026export_networkless_options\u003dtrue\u0026external_fullscreen_with_edu\u003dtrue\u0026fast_autonav_in_background\u003dtrue\u0026filter_vp9_for_csdai\u003dtrue\u0026filter_vp9_for_live_dai\u003dtrue\u0026fix_ads_tracking_for_swf_config_deprecation_mweb\u003dtrue\u0026flush_gel_on_teardown\u003dtrue\u0026forward_domain_admin_state_on_embeds\u003dtrue\u0026get_ad_cpn_from_video_data_on_html5\u003dtrue\u0026gpa_sparkles_ten_percent_layer\u003dtrue\u0026gvi_channel_client_screen\u003dtrue\u0026h5_companion_enable_adcpn_macro_substitution_for_click_pings\u003dtrue\u0026h5_inplayer_enable_adcpn_macro_substitution_for_click_pings\u003dtrue\u0026hfr_dropped_framerate_fallback_threshold\u003d0\u0026hide_endpoint_overflow_on_ytd_display_ad_renderer\u003dtrue\u0026html5_ad_timeout_ms\u003d0\u0026html5_ads_preroll_lock_timeout_delay_ms\u003d15000\u0026html5_allow_missing_ad_duration_in_player_vars\u003dtrue\u0026html5_allow_video_keyframe_without_audio\u003dtrue\u0026html5_allowable_liveness_drift_chunks\u003d2\u0026html5_apply_ustreamer_cap_per_video_id\u003dtrue\u0026html5_attach_num_random_bytes_to_bandaid\u003d0\u0026html5_attach_po_token_to_bandaid\u003dtrue\u0026html5_autonav_cap_idle_secs\u003d0\u0026html5_autonav_quality_cap\u003d720\u0026html5_autoplay_default_quality_cap\u003d0\u0026html5_block_pip_safari_delay\u003d0\u0026html5_cap_quality_for_tv_hfr\u003dtrue\u0026html5_clamp_cuepoints_to_min\u003dtrue\u0026html5_cobalt_override_quic\u003d0\u0026html5_control_flow_include_trigger_logging_in_tmp_logs\u003dtrue\u0026html5_de_dupe_content_video_loads_in_lifecycle_api\u003dtrue\u0026html5_deadzone_multiplier\u003d1.

    0\u0026html5_debug_data_log_probability\u003d0. 1\u0026html5_decode_to_texture_cap\u003dtrue\u0026html5_decoder_freeze_timeout_delay_ms\u003d0\u0026html5_default_ad_gain\u003d0. 5\u0026html5_default_quality_cap\u003d0\u0026html5_defer_ad_module_ms\u003d0\u0026html5_defer_fetch_att_ms\u003d0\u0026html5_defer_modules_delay_time_millis\u003d0\u0026html5_delay_initial_loading\u003dtrue\u0026html5_delayed_retry_count\u003d1\u0026html5_delayed_retry_delay_ms\u003d5000\u0026html5_deprecate_video_tag_pool\u003dtrue\u0026html5_desktop_vr180_allow_panning\u003dtrue\u0026html5_desync_cue_range_threshold\u003d0\u0026html5_df_downgrade_thresh\u003d0.

    • 2\u0026html5_disable_csi_for_bulleit\u003dtrue\u0026html5_disable_move_pssh_to_moov\u003dtrue\u0026html5_disable_multichannel_codec_on_decoding_error\u003dtrue\u0026html5_disable_non_contiguous\u003dtrue\u0026html5_displayed_frame_rate_downgrade_threshold\u003d0\u0026html5_drm_check_all_key_error_states\u003dtrue\u0026html5_drm_cpi_license_key\u003dtrue\u0026html5_eanble_pacf_player_bytes_with_externaly_managed_ad_notify\u003dtrue\u0026html5_enable_ac3\u003dtrue\u0026html5_enable_ads_client_monitoring_log_tv\u003dtrue\u0026html5_enable_ads_client_monitoring_log_web\u003dtrue\u0026html5_enable_client_hints_override\u003dtrue\u0026html5_enable_deferred_triggers_on_error\u003dtrue\u0026html5_enable_eac3\u003dtrue\u0026html5_enable_embedded_player_visibility_signals\u003dtrue\u0026html5_enable_non_notify_composite_vod_lsar_pacf\u003dtrue\u0026html5_enable_non_notify_composite_vod_lsar_pacf_tv\u003dtrue\u0026html5_enable_player_bytes_vod_survey_in_pacf_for_tv\u003dtrue\u0026html5_enable_server_stitched_alr\u003dtrue\u0026html5_enable_single_video_vod_ivar_on_pacf\u003dtrue\u0026html5_enable_single_video_vod_ivar_on_pacf_tv\u003dtrue\u0026html5_enable_tvos_encrypted_vp9\u003dtrue\u0026html5_enable_video_overlay_on_inplayer_slot_for_tv\u003dtrue\u0026html5_enable_vod_lsar_ivar_pacf_unplugged\u003dtrue\u0026html5_enable_vod_survey_in_pacf_for_web\u003dtrue\u0026html5_encourage_array_coalescing\u003dtrue\u0026html5_exile_on_drm_fatal\u003dtrue\u0026html5_externally_manage_ad_notify_layout\u003dtrue\u0026html5_fix_csi_event_order_in_pacf\u003dtrue\u0026html5_fludd_suspend\u003dtrue\u0026html5_gapless_ended_transition_buffer_ms\u003d200\u0026html5_gapless_preloading\u003dtrue\u0026html5_generate_session_po_token\u003dtrue\u0026html5_gl_fps_threshold\u003d0\u0026html5_hdcp_probing_stream_url\u003d\u0026html5_heartbeat_set_ended\u003dtrue\u0026html5_hfr_quality_cap\u003d0\u0026html5_idle_rate_limit_ms\u003d0\u0026html5_ignore_media_element_event_loadeddata\u003dtrue\u0026html5_innertube_heartbeats_for_fairplay\u003dtrue\u0026html5_innertube_heartbeats_for_playready\u003dtrue\u0026html5_innertube_heartbeats_for_widevine\u003dtrue\u0026html5_ios4_seek_above_zero\u003dtrue\u0026html5_ios7_force_play_on_stall\u003dtrue\u0026html5_ios_force_seek_to_zero_on_stop\u003dtrue\u0026html5_jumbo_mobile_subsegment_readahead_target\u003d3;

    0\u0026html5_jumbo_ull_nonstreaming_mffa_ms\u003d4000\u0026html5_jumbo_ull_subsegment_readahead_target\u003d1. 3\u0026html5_license_constraint_delay\u003d5000\u0026html5_live_abr_head_miss_fraction\u003d0. 0\u0026html5_live_abr_repredict_fraction\u003d0. 0\u0026html5_live_byterate_factor_for_readahead\u003d1.

    1. 3\u0026html5_live_low_latency_bandwidth_window\u003d0;
    2. 0\u0026html5_live_normal_latency_bandwidth_window\u003d0;
    3. 0\u0026html5_live_partial_response_resumable\u003dtrue\u0026html5_live_quality_cap\u003d0\u0026html5_live_ultra_low_latency_bandwidth_window\u003d0;

    0\u0026html5_log_audio_abr\u003dtrue\u0026html5_log_experiment_id_from_player_response_to_ctmp\u003d\u0026html5_log_readahead_on_playback_start\u003dtrue\u0026html5_log_rebuffer_events\u003d5\u0026html5_log_server_url_param\u003dtrue\u0026html5_log_trigger_events_with_debug_data\u003dtrue\u0026html5_long_rebuffer_jiggle_cmt_delay_ms\u003d0\u0026html5_long_rebuffer_threshold_ms\u003d30000\u0026html5_manifestless_seg_drift_limit_secs\u003d0\u0026html5_manifestless_unplugged\u003dtrue\u0026html5_manifestless_vp9_otf\u003dtrue\u0026html5_max_drift_per_track_secs\u003d0.

    • 0\u0026html5_max_headm_for_streaming_xhr\u003d0\u0026html5_max_live_dvr_window_plus_margin_secs\u003d46800;
    • 0\u0026html5_max_readbehind_secs\u003d0\u0026html5_max_redirect_response_length\u003d8192\u0026html5_max_selectable_quality_ordinal\u003d0\u0026html5_maximum_readahead_seconds\u003d0;

    0\u0026html5_media_fullscreen\u003dtrue\u0026html5_mfl_extend_max_request_time\u003dtrue\u0026html5_min_readbehind_cap_secs\u003d60\u0026html5_min_readbehind_secs\u003d0\u0026html5_min_selectable_quality_ordinal\u003d0\u0026html5_min_startup_buffered_ad_media_duration_secs\u003d1.

    2\u0026html5_min_startup_buffered_media_duration_secs\u003d1. 2\u0026html5_minimum_readahead_seconds\u003d0. 0\u0026html5_no_placeholder_rollbacks\u003dtrue\u0026html5_non_network_rebuffer_duration_ms\u003d0\u0026html5_non_onesie_attach_po_token\u003dtrue\u0026html5_not_register_disposables_when_core_listens\u003dtrue\u0026html5_offline_failure_retry_limit\u003d2\u0026html5_onesie_compress_player_response\u003dtrue\u0026html5_onesie_defer_content_loader_ms\u003d0\u0026html5_onesie_disable_js_cleartext_compression\u003dtrue\u0026html5_onesie_enable_server_side_badwidth_estimation\u003dtrue\u0026html5_onesie_host_racing_cap_ms\u003d0\u0026html5_onesie_ignore_innertube_api_key\u003dtrue\u0026html5_onesie_live_ttl_secs\u003d8\u0026html5_onesie_media_bytes\u003dtrue\u0026html5_onesie_prefer_trusted_host\u003dtrue\u0026html5_onesie_prewarm_cooldown_ms\u003d0\u0026html5_onesie_prewarm_interval_ms\u003d0\u0026html5_onesie_prewarm_max_lact_ms\u003d0\u0026html5_onesie_request_timeout_ms\u003d1000\u0026html5_onesie_server_initial_format_selection\u003dtrue\u0026html5_onesie_sticky_server_side\u003dtrue\u0026html5_pacf_enable_dai\u003dtrue\u0026html5_pause_on_nonforeground_platform_errors\u003dtrue\u0026html5_peak_shave\u003dtrue\u0026html5_perf_cap_override_sticky\u003dtrue\u0026html5_performance_cap_floor\u003d360\u0026html5_performance_impact_profiling_timer_ms\u003d0\u0026html5_perserve_av1_perf_cap\u003dtrue\u0026html5_platform_minimum_readahead_seconds\u003d0.

    0\u0026html5_platform_whitelisted_for_frame_accurate_seeks\u003dtrue\u0026html5_player_autonav_logging\u003dtrue\u0026html5_player_dynamic_bottom_gradient\u003dtrue\u0026html5_player_min_build_cl\u003d-1\u0026html5_post_interrupt_readahead\u003d20\u0026html5_prefer_server_bwe3\u003dtrue\u0026html5_probe_primary_delay_base_ms\u003d0\u0026html5_process_all_encrypted_events\u003dtrue\u0026html5_qoe_user_intent_match_health\u003dtrue\u0026html5_random_playback_cap\u003d0\u0026html5_readahead_ratelimit\u003d3000\u0026html5_recover_from_non_fatal_errors_in_player_bytes\u003dtrue\u0026html5_remove_command_triggered_companions\u003dtrue\u0026html5_remove_not_servable_check_killswitch\u003dtrue\u0026html5_report_fatal_drm_restricted_error_killswitch\u003dtrue\u0026html5_report_slow_ads_as_error\u003dtrue\u0026html5_request_only_hdr_or_sdr_keys\u003dtrue\u0026html5_request_sizing_multiplier\u003d0.

    • 8\u0026html5_resource_bad_status_delay_scaling\u003d1;
    • 5\u0026html5_restrict_streaming_xhr_on_sqless_requests\u003dtrue\u0026html5_safari_desktop_eme_min_version\u003d0\u0026html5_seek_jiggle_cmt_delay_ms\u003d8000\u0026html5_seek_new_elem_delay_ms\u003d12000\u0026html5_seek_over_discontinuities_delay_ms\u003d0\u0026html5_seek_set_cmt_delay_ms\u003d2000\u0026html5_seek_timeout_delay_ms\u003d20000\u0026html5_server_stitched_dai_decorated_url_retry_limit\u003d5\u0026html5_session_po_token_interval_time_ms\u003d900000\u0026html5_set_ended_in_pfx_live\u003dtrue\u0026html5_skip_slow_ad_delay_ms\u003d15000\u0026html5_slow_start_no_media_source_delay_ms\u003d0\u0026html5_slow_start_timeout_delay_ms\u003d20000\u0026html5_ssdai_failure_retry_limit\u003d3\u0026html5_ssdai_flush_vss\u003dtrue\u0026html5_ssdai_use_oncuepoint_api\u003dtrue\u0026html5_stateful_audio_min_adjustment_value\u003d0\u0026html5_static_abr_resolution_shelf\u003d0\u0026html5_store_xhr_headers_readable\u003dtrue\u0026html5_stream_metadata\u003dtrue\u0026html5_streaming_xhr\u003dtrue\u0026html5_subsegment_readahead_load_speed_check_interval\u003d0;

    5\u0026html5_subsegment_readahead_min_buffer_health_secs\u003d0. 25\u0026html5_subsegment_readahead_min_buffer_health_secs_on_timeout\u003d0. 1\u0026html5_subsegment_readahead_min_load_speed\u003d1. 5\u0026html5_subsegment_readahead_seek_latency_fudge\u003d0.

    5\u0026html5_subsegment_readahead_target_buffer_health_secs\u003d0. 5\u0026html5_subsegment_readahead_timeout_secs\u003d2. 0\u0026html5_suspend_loader\u003dtrue\u0026html5_ugc_live_audio_51\u003dtrue\u0026html5_ugc_vod_audio_51\u003dtrue\u0026html5_unreported_seek_reseek_delay_ms\u003d0\u0026html5_use_current_media_time_for_glrem_gllat\u003dtrue\u0026html5_use_multitag_webm_tags_parser\u003dtrue\u0026html5_user_partitioned_ls\u003dtrue\u0026html5_user_partitioned_ls_cold_load\u003dtrue\u0026html5_varispeed_playback_rate\u003dtrue\u0026html5_video_tbd_min_kb\u003d0\u0026html5_viewport_undersend_maximum\u003d0.

    Existe Modo Correto de Usar Fermento Químico?

    0\u0026html5_web_enable_halftime_preroll\u003dtrue\u0026html5_webpo_idle_priority_job\u003dtrue\u0026html5_woffle_resume\u003dtrue\u0026html5_wofflec\u003dtrue\u0026html5_workaround_delay_trigger\u003dtrue\u0026image_ad_full_hover_overlay\u003dtrue\u0026initial_gel_batch_timeout\u003d2000\u0026json_condensed_response\u003dtrue\u0026kevlar_autonav_miniplayer_fix\u003dtrue\u0026kevlar_command_handler_command_banlist\u003d\u0026kevlar_dropdown_fix\u003dtrue\u0026kevlar_frontend_video_list_actions\u003dtrue\u0026kevlar_gel_error_routing\u003dtrue\u0026kevlar_miniplayer\u003dtrue\u0026kevlar_miniplayer_expand_top\u003dtrue\u0026kevlar_miniplayer_play_pause_on_scrim\u003dtrue\u0026kevlar_playback_associated_queue\u003dtrue\u0026kevlar_queue_use_dedicated_list_type\u003dtrue\u0026kevlar_queue_use_update_api\u003dtrue\u0026live_chunk_readahead\u003d3\u0026live_fresca_v2\u003dtrue\u0026log_web_endpoint_to_layer\u003dtrue\u0026log_window_onerror_fraction\u003d0.

    • 1\u0026manifestless_post_live\u003dtrue\u0026manifestless_post_live_ufph\u003dtrue\u0026max_resolution_for_white_noise\u003d360\u0026mdx_enable_privacy_disclosure_ui\u003dtrue\u0026mdx_load_cast_api_bootstrap_script\u003dtrue\u0026migrate_events_to_ts\u003dtrue\u0026music_enable_shared_audio_tier_logic\u003dtrue\u0026mweb_c3_endscreen\u003dtrue\u0026mweb_enable_custom_control_shared\u003dtrue\u0026mweb_enable_skippables_on_jio_phone\u003dtrue\u0026mweb_muted_autoplay_animation\u003dshrink\u0026mweb_native_control_in_faux_fullscreen_shared\u003dtrue\u0026network_polling_interval\u003d30000\u0026networkless_logging\u003dtrue\u0026networkless_logging_web_embedded\u003dtrue\u0026new_codecs_string_api_uses_legacy_style\u003dtrue\u0026pageid_as_header_web\u003dtrue\u0026player_ads_set_adformat_on_client\u003dtrue\u0026player_allow_autonav_after_playlist\u003dtrue\u0026player_bootstrap_method\u003dtrue\u0026player_defer_caption_display\u003d1000\u0026player_destroy_old_version\u003dtrue\u0026player_enable_playback_playlist_change\u003dtrue\u0026player_endscreen_ellipsis_fix\u003dtrue\u0026player_underlay_min_player_width\u003d768;

    0\u0026player_underlay_video_width_fraction\u003d0. 6\u0026player_web_canary_stage\u003d0\u0026playready_first_play_expiration\u003d-1\u0026polymer_bad_build_labels\u003dtrue\u0026polymer_log_prop_change_observer_percent\u003d0\u0026polymer_verifiy_app_state\u003dtrue\u0026preskip_button_style_ads_backend\u003d\u0026qoe_nwl_downloads\u003dtrue\u0026qoe_send_and_write\u003dtrue\u0026replace_playability_retriever_in_watch\u003dtrue\u0026self_podding_header_string_template\u003dself_podding_interstitial_message\u0026self_podding_highlight_non_default_button\u003dtrue\u0026self_podding_midroll_choice_string_template\u003dself_podding_midroll_choice\u0026short_start_time_prefer_publish_in_watch_log\u003dtrue\u0026shorten_initial_gel_batch_timeout\u003dtrue\u0026skip_ad_button_with_thumbnail\u003dtrue\u0026streaming_data_emergency_itag_blacklist\u003d\u0026suppress_error_204_logging\u003dtrue\u0026tv_pacf_logging_sample_rate\u003d0.

    01\u0026tvhtml5_unplugged_preload_cache_size\u003d5\u0026unplugged_tvhtml5_video_preload_on_focus_delay_ms\u003d0\u0026use_inlined_player_rpc\u003dtrue\u0026use_session_based_sampling\u003dtrue\u0026use_shared_nsm\u003dtrue\u0026use_shared_nsm_and_keep_yt_online_updated\u003dtrue\u0026variable_buffer_timeout_ms\u003d0\u0026verify_ads_itag_early\u003dtrue\u0026vp9_drm_live\u003dtrue\u0026vss_final_ping_send_and_write\u003dtrue\u0026vss_playback_use_send_and_write\u003dtrue\u0026web_api_url\u003dtrue\u0026web_click_command_fallback\u003dtrue\u0026web_client_version_override\u003d\u0026web_dedupe_ve_grafting\u003dtrue\u0026web_enable_ad_signals_in_it_context\u003dtrue\u0026web_enable_client_location_service\u003dtrue\u0026web_enable_voz_audio_feedback\u003dtrue\u0026web_foreground_heartbeat_interval_ms\u003d28000\u0026web_gel_debounce_ms\u003d10000\u0026web_gel_timeout_cap\u003dtrue\u0026web_inject_fetch_manager\u003dtrue\u0026web_log_push_impressions_after_show\u003dtrue\u0026web_logging_max_batch\u003d100\u0026web_modern_subscribe_style\u003dfilled\u0026web_one_platform_error_handling\u003dtrue\u0026web_op_continuation_type_banlist\u003d\u0026web_op_endpoint_banlist\u003d\u0026web_op_signal_type_banlist\u003d\u0026web_ordered_response_processors\u003dtrue\u0026web_playback_associated_log_ctt\u003dtrue\u0026web_playback_associated_ve\u003dtrue\u0026web_player_api_logging_fraction\u003d0.

    01\u0026web_player_autonav_toggle_always_listen\u003dtrue\u0026web_player_fit_cover_killswitch\u003dtrue\u0026web_player_gvi_wexit_adunit\u003dtrue\u0026web_player_gvi_wexit_all_player_styles\u003dtrue\u0026web_player_gvi_wexit_embeds\u003dtrue\u0026web_player_gvi_wexit_living_room_bedrock\u003dtrue\u0026web_player_gvi_wexit_living_room_kids\u003dtrue\u0026web_player_gvi_wexit_living_room_other\u003dtrue\u0026web_player_gvi_wexit_living_room_pangea\u003dtrue\u0026web_player_gvi_wexit_living_room_simply\u003dtrue\u0026web_player_gvi_wexit_living_room_unplugged\u003dtrue\u0026web_player_gvi_wexit_mweb\u003dtrue\u0026web_player_gvi_wexit_other\u003dtrue\u0026web_player_gvi_wexit_web\u003dtrue\u0026web_player_i_see_captions_3\u003dtrue\u0026web_player_include_innertube_commands\u003dtrue\u0026web_player_inline_botguard\u003dtrue\u0026web_player_innertube_playlist_update\u003dtrue\u0026web_player_innertube_share_panel\u003dtrue\u0026web_player_ipp_canary_type_for_logging\u003d\u0026web_player_live_monitor_env\u003dtrue\u0026web_player_music_visualizer_treatment\u003dfake\u0026web_player_mutable_event_label\u003dtrue\u0026web_player_no_force_gvi\u003dtrue\u0026web_player_offline_state_logging\u003dtrue\u0026web_player_orchestration\u003dtrue\u0026web_player_response_playback_tracking_parsing\u003dtrue\u0026web_player_seek_chapters_by_shortcut\u003dtrue\u0026web_player_seek_loop_range_after_duration\u003dtrue\u0026web_player_sentinel_is_uniplayer\u003dtrue\u0026web_player_show_music_in_this_video_graphic\u003dvideo_thumbnail\u0026web_player_ss_dai_ad_fetching_timeout_ms\u003d15000\u0026web_player_ss_media_time_offset\u003dtrue\u0026web_player_ss_timeout_skip_ads\u003dtrue\u0026web_player_ssdai_all_acpns_aids_logging_killswitch\u003dtrue\u0026web_player_ssdai_hold_initial_qoe_ping_killswitch\u003dtrue\u0026web_player_touch_mode_improvements\u003dtrue\u0026web_player_transfer_timeout_threshold_ms\u003d10800000\u0026web_player_unset_default_csn_killswitch\u003dtrue\u0026web_player_vss_pageid_header\u003dtrue\u0026web_player_watch_next_response\u003dtrue\u0026web_player_watch_next_response_parsing\u003dtrue\u0026web_prefetch_preload_video\u003dtrue\u0026web_repeating_chapters\u003dtrue\u0026web_use_global_sw_error_handler\u003dtrue\u0026web_use_url_api_to_add_params\u003dtrue\u0026web_yt_config_context\u003dtrue\u0026woffle_entity_migration\u003dtrue\u0026ytidb_clear_embedded_player\u003dtrue\u0026ytidb_remake_db_retries\u003d3\u0026ytidb_reopen_db_retries\u003d3\u0026ytidb_transaction_ended_event_rate_limit\u003d0.

    02″,”startMuted”:false,”enableMutedAutoplay”:false,”mobileIphoneSupportsInlinePlayback”:true,”isMobileDevice”:false,”cspNonce”:”YNFHgg_JEL4gtKqBs56B8g”,”canaryState”:”none”,”enableCsiLogging”:true,”loaderUrl”:”https://www.

    cozinhatecnica. com/”,”disableAutonav”:false,”isEmbed”:true,”embedOptOutDeprecation”:false,”pfpChazalUi”:false,”disableCastApi”:false,”disableMdxCast”:false,”datasyncId”:”Va1ca8793||”}},”XSRF_FIELD_NAME”:”session_token”,”XSRF_TOKEN”:”QUFFLUhqa3VGMkk4TmsweGh0QTZuYlM2MnBIUlBSMXhxUXxBQ3Jtc0tsbjBaUl9JaGRqRGxUd3RncnFlamtSSldzNnQ5TEtncEZpcmJUT2RWVTBlQ0pkNnVDRHRoNFlPZ0pYZTVLQzB3TjNhX2hvZThha0gzNjR3TlRKblUtWVV0STVwdHBIdHAyV0R5Nkd5N1k4R1h3LVZORQ\u003d\u003d”,”SERVER_VERSION”:”prod”,”DATASYNC_ID”:”Va1ca8793||”,”SERIALIZED_CLIENT_CONFIG_DATA”:”CJ-r-JcGENSDrgUQvrauBRDhua4FELfLrQUQ-7quBRCvs64FEJOvrgUQ1bGuBRC4i64FEMvs_RIQy6KuBRDYvq0F”,”ROOT_VE_TYPE”:16623,”CLIENT_PROTOCOL”:”h2″,”CLIENT_TRANSPORT”:”tcp”,”TIME_CREATED_MS”:1660818847875,”PLAYER_VARS”: , , , ]}, , ]}, ]}, , , ]}, , ]}]},\”embedPreview\”: ]},\”defaultThumbnail\”: , , , , , , , ]},\”playButton\”: },\”accessibility\”: ,\”trackingParams\”:\”CAcQ8FsiEwjb-9qrmND5AhWH5REIHWUYCVw\u003d\”}},\”videoDetails\”: ]},\”collapsedRenderer\”: }}]},\”subtitle\”: ]},\”trackingParams\”:\”CAYQ46ICIhMI2_vaq5jQ-QIVh-URCB1lGAlc\”}},\”expandedRenderer\”: ]},\”subscribeButton\”: ]},\”subscribed\”:false,\”enabled\”:true,\”type\”:\”FREE\”,\”channelId\”:\”UCnqbwUj4YQlT_RO6XTl25fw\”,\”showPreferences\”:false,\”subscribedButtonText\”: ]},\”unsubscribedButtonText\”: ]},\”trackingParams\”:\”CAQQmysiEwjb-9qrmND5AhWH5REIHWUYCVwyCWl2LWVtYmVkcw\u003d\u003d\”,\”unsubscribeButtonText\”: ]},\”serviceEndpoints\”:[ }, }],\”notificationPreferenceToggleButton\”: ,\”defaultServiceEndpoint\”: },\”toggledIcon\”: ,\”toggledServiceEndpoint\”: },\”trackingParams\”:\”CAUQmE0iEwjb-9qrmND5AhWH5REIHWUYCVw\u003d\”,\”defaultTooltip\”:\”Get notified about every new video\”,\”toggledTooltip\”:\”Stop getting notified about every new video\”}}}},\”subtitle\”: ]},\”trackingParams\”:\”CAMQ5KICIhMI2_vaq5jQ-QIVh-URCB1lGAlc\”}},\”channelThumbnailEndpoint\”: }}}}},\”shareButton\”: ]},\”icon\”: ,\”navigationEndpoint\”: },\”trackingParams\”:\”CAIQ-N8BIhMI2_vaq5jQ-QIVh-URCB1lGAlc\”}},\”addToWatchLaterButton\”: ]},\”serviceEndpoint\”: ]}},\”icon\”: ,\”accessibility\”: ,\”trackingParams\”:\”CAEQ-d8BIhMI2_vaq5jQ-QIVh-URCB1lGAlc\”}},\”videoDurationSeconds\”:\”53\”,\”webPlayerActionsPorting\”: },\”subscribeCommand\”: },\”unsubscribeCommand\”: },\”addToWatchLaterCommand\”: ]}},\”removeFromWatchLaterCommand\”: ]}}}}},\”trackingParams\”:\”CAAQru4BIhMI2_vaq5jQ-QIVh-URCB1lGAlc\”,\”permissions\”: ,\”attestation\”: ,\”serverEnvironment\”:1}}},\”videoFlags\”: ,\”previewPlayabilityStatus\”: ,\”embeddedPlayerMode\”:\”EMBEDDED_PLAYER_MODE_DEFAULT\”}”,”video_id”:”5Cj_dvwkWJk”,”feature”:”oembed”},”POST_MESSAGE_ORIGIN”:”*”,”VIDEO_ID”:”5Cj_dvwkWJk”,”DOMAIN_ADMIN_STATE”:””});window. obfuscatedData_ = ; var yterr = yterr || true; Como saber se o fermento químico está bom? – YouTube

  • Cozinha Técnica 42. 2K subscribers Como saber se o fermento químico está bom? Watch later Share Copy link Info Shopping Tap to unmute If playback doesn’t begin shortly, try restarting your device.

    Qual é a função do bicarbonato no bolo?

    Tanto o fermento em pó quanto o bicarbonato têm a função de fazer crescer e dar leveza à massa. Ambos liberam gás carbônico, formando bolhas que fazem a massa criar volume. Quando submetido ao calor, o bicarbonato de sódio também produz carbonato de sódio.

    Como saber a quantidade de fermento?

    Medida certa para preparar bolo – Ao contrário de um cozinheiro chef de pratos salgados, que muitas vezes pode usar a intuição para projetar um prato bem sucedido, um confeiteiro precisa seguir alguns parâmetros para conseguir um bolo que cresça, seja leve e macio e tenha o gosto do jeito esperado.

    A seguir, siga 4 conselhos para que sua receita saia na medida: 1. Farinha e ovos para dar estrutura, gordura e açúcar para fofura Nos bolos, os ingredientes proteicos, que são a farinha e os ovos, são os principais construtores de estrutura.

    Eles são, essencialmente, o que mantém o bolo unido. Gordura e açúcar fazem o oposto, realmente rompendo ou suavizando a estrutura bolo, proporcionando maciez e umidade. Se você tem muitos ingredientes de estrutura, como farinha e ovos, o bolo vai ficar duro e seco.

    • Se você tem umectantes demais, suavizadores como gorduras e açúcares, o bolo pode não dar ponto;
    • Medida de açúcar igual a de farinha O açúcar deve pesar o mesmo, ou um tiquinho a mais, que a farinha;
    • Mas lembre-se que esta relação é em peso, e não volume;

    Uma xícara de açúcar pesa quase o dobro de uma mesma medida de farinha de trigo. Os ovos devem pesar aproximadamente o mesmo que a gordura. Sempre um pouquinho a mais, nunca a menos. Porém, também é importante saber que toda receita tem regras flexíveis, até que você consiga se manter numa variação dentro de 20%.

    • Quantidade de ovos igual a de manteiga Mas os ovos têm duas partes: clara, que dá crocância aos assados, e gema, que proporciona a textura suave e aveludada;
    • Uma maneira de equilibrar os ovos com a gordura para obter um bolo mais suave é adicionar gemas extras;

    A parte líquida do bolo (incluindo os ovos) deve pesar o mesmo que, ou mais do que, o açúcar. Para obter uma quantidade total de líquidos que seja mais pesada do que o açúcar, você pode adicionar mais leite. Quantidade de fermento em relação ao trigo A fermentação do bolo também é uma situação crítica.

    • Se a receita leva muito fermento e cria bolhas muito grandes, elas flutuam para o topo e estouram levando embora o seu fermento;
    • Aí, você ganha um bolo pesado e denso;
    • Uma colher de chá de fermento em pó para cada xícara de farinha é a quantidade perfeita de fermentação para a maioria das receitas de bolo;

    Para o bicarbonato de sódio (que é usado quando a receita tem uma quantidade considerável de ingredientes ácidos), use 1/4 colher de chá para cada xícara de farinha.