Onde Surgiu O Bolo De Cenoura No Brasil?

Onde Surgiu O Bolo De Cenoura No Brasil
30/04/2021 Tal qual conhecemos hoje, o bolo de cenoura é brasileiro por excelência e tem história recente – embora a ideia de incluir a cenoura na massa seja antiga. “Na Idade Média, esse era o recurso mais simples para adoçar massas, já que essas raízes têm alta concentração de açúcar natural”, explica Sandro Dias, professor de história da gastronomia do Senac Águas de São Pedro. Marcelo Bergamo, coordenador do curso de gastronomia da Universidade Metodista de São Paulo, concorda: “O autor norte-americano Bo Friberg, em The Professional Pastry Chef , descreve que na Idade Média, quando o açúcar era um artigo raro e luxuoso, as cenouras eram comumente utilizadas em bolos e sobremesas”.

Na Grã Bretanha, os carrot puddings começaram a aparecer em livros de receitas já nos séculos XVIII e XIX, e o uso das cenouras em sobremesas foi reavivado durante a Segunda Guerra Mundial, quando os suprimentos de açúcar se tornaram escassos.

“Usavam raízes cruas. Além da cenoura, da batata e da beterraba, espécies que não temos aqui como a parsnip (uma cenoura pálida) e a turnip (uma espécie de nabo)”. Cada país tem receitas que sofreram alterações e adaptações por causa da oferta de ingredientes.

  1. “Acredito que acharemos preparos que levam cenoura e lembram um tipo de bolo em todas as culturas”, explica Lourenço;
  2. Nos Estados Unidos, por exemplo, a receita de bolo de cenoura é tão popular quanto a da apple pie (torta de maçã);

Leva o legume cru e ralado, uvas passas, nozes e especiarias e é recheado e coberto com um creme feito à base de queijo cremoso Para Bergamo, apesar das diferenças, foi da receita norte-americana que nasceu a brasileira. “O bolo de cenoura como conhecemos hoje no Brasil é recente, deve ter uns 30 anos.

Pesquisei diversos livros brasileiros que vão de 1933 a 1965 e não achei nada. Nenhuma receita de bolo de cenoura”, afirma. “A partir de 1960 aparecem os primeiros registros desse tipo de receita em que se aproveitam ingredientes e sobras”, afirma o antropólogo Raul Lody, autor do Dicionário do Doceiro Brasileiro.

“Com certeza, o bolo de cenoura não está entre as receitas tradicionais da nossa doçaria, que têm mais influência portuguesa. Ele é uma preferência recente”, confirma Lody. Gostaram do contexto histórico? Nós da Saint Georges adoramos saber a procedência das receitas, ingredientes etc,  Achamos válido entender onde tudo começou até chegarmos  aqui, e assim fazemos nossas escolhas.

  • A forma que escolhemos fazer o nosso bolo de cenoura é bem tradicional, afinal a maioria de nossos clientes são famílias que curtem as tradições básicas, um bolo caseiro fresquinho com quantidade de açúcar moderada para compensar a deliciosa cobertura de brigadeiro;
You might be interested:  Quanto Tempo Dura Uma Massa De Bolo?

É um item que não falta em nosso balcão, todos os dias fresquinho para acompanhar o cafe com leite, ou puro se assim desejar. Agora também disponível no IFood. Se ainda não conhece, não perca mais tempo, venha logo buscar ou peça a sua fatia de bolo de cenoura.

Contents

Como é feito o bolo de cenoura?

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Um pedaço do bolo de cenoura clássico brasileiro. O bolo de cenoura é um bolo doce com raspagem de cenoura misturada dentro da massa. A cenoura é amolecida no processo de cozimento , e o bolo, usualmente, tem um amolecimento e uma textura densa e suave. [ 1 ] O bolo de cenoura à moda brasileira é feito com uma massa contendo cenoura, normalmente com cobertura de chocolate.

Como surgiu a cenoura no Brasil?

Além do consumo fresco, a raiz é muito usada como matéria-prima da indústria alimentícia para produção de minicenouras ou processadas em seleta de legumes, iogurtes e papinhas. Foto: Henrique Carvalho Os primeiros registros da hortaliça apontam os arredores do Afeganistão, na Ásia Central, como centro de origem da cenoura.

Como surgiu o açúcar de cenoura?

História do Bolo de Cenoura

  • WhatsApp
  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
  • Linkedin
  • Copiar Link

Onde Surgiu O Bolo De Cenoura No Brasil No Brasil, o bolo de cenoura é servido tradicionalmente com cobertura de chocolate cremosa. Já nos Estados Unidos, o costume é colocar calda de cream cheese (Foto: GettyImages) Delicioso, o bolo de cenoura é um clássico da confeitaria mundial. Sua origem não está clara: segundo o World Carrot Museum (museu virtual da cenoura), ele surgiu a partir de receitas de pudins de cenoura da época medieval.

No período, o açúcar era caro e escasso, então o vegetal substituía o ingrediente adocicado. As referências mais antigas que historiadores já encontraram sobre bolo de cenoura remontam ao século 18. Na obra New York Cookbook (1992), a escritora Molly O’Neill afirma que George Washington, primeiro presidente dos Estados Unidos , comeu um bolo de chá de cenoura no Fraunces Tavern, restaurante histórico de Nova York , em 25 de novembro de 1783 – conhecido como o dia da evacuação, quando o exército britânico deixou os Estados Unidos no final da Guerra Revolucionária Americana.

You might be interested:  Emustab Para Bolo Para Que Serve?

Atualmente, os norte-americanos têm o costume de servir o bolo de cenoura com cobertura de cream cheese. Já no Brasil, a tradição é fazer uma calda de chocolate. Aqui, o doce é tão adorado que tem até uma data especial: em 3 de fevereiro comemora-se o dia Nacional do Bolo de Cenoura.

  • Independentemente de como é preparado, o doce cai bem no café da manhã e lanche da tarde – ou qualquer hora do dia! Aprenda a fazer oito versões do bolo   (clique no título ou na foto de cada item para acessar a receita completa);

Bolo de cenoura de caneca Com cacau em pó, aveia e leite condensado , esse bolo fica pronto rapidinho. Basta colocar todos os ingredientes no liquidificador , misturar e levar a massa ao micro-ondas. Onde Surgiu O Bolo De Cenoura No Brasil A receita de bolo de cenoura de caneca é da chef Eliane Kina (Foto: Divulgação) 2. Bolo de cenoura clássico   Para comer com um cafezinho ou chá quentinho, essa receita da versão mais tradicional do bolo rende até quatro porções. Onde Surgiu O Bolo De Cenoura No Brasil O bolo de cenoura tradicional é fofinho e muito saboroso (Foto: Thinkstock) 3. Bolo de cenoura com cream cheese e raspas de limão Se você não tem medo de ousar na cozinha , o doce com cobertura branca é uma boa aposta! A receita de Rafael Barros, da Opera Ganache, também leva canela e nozes. Onde Surgiu O Bolo De Cenoura No Brasil O bolo de cenoura com cream cheese é muito comum nos Estados Unidos  (Foto: Casa e Comida) 4. Bolo de cenoura com ganache meio amargo Para poder abusar na calda de chocolate, prefira usar o tipo meio amargo, que não é tão enjoativo quanto o chocolate ao leite. O bolo pode ser servido com a cobertura fria ou quentinha. Humm!  Onde Surgiu O Bolo De Cenoura No Brasil A cobertura de chocolate dá um toque extra ao bolo de cenoura (Foto: Divulgação) 5. Bolo de cenoura com borda queimadinha e muito doce de leite Leite condensado cozido, vinho branco e farinha de rosca são alguns dos ingredientes dessa receita diferente. Ao final, o bolo deve ficar com a borda um pouco queimadinha. O doce de leite garante um sabor muito especial. Onde Surgiu O Bolo De Cenoura No Brasil O bolo de cenoura da Omi, que leva doce de leite, é uma receita de família (Foto: Rogério Voltan / Editora Globo) 6. Minibolo de cenoura sem glúten Para quem segue uma dieta sem glúten , essa receita é ótima para levar de lanche. O passo a passo é simples e rende 10 unidades. Onde Surgiu O Bolo De Cenoura No Brasil Receita de bolinho de cenoura é ótima para levar de lanche (Foto: Tadeu Brunelli/Divulgação) 7. Receita de bolo inglês de cenoura Os britânicos adoram um bolo fofinho para acompanhar o famoso chá das cinco. Essa receita da padaria artesanal St. Chico precisa ficar 40 minutos no forno. Onde Surgiu O Bolo De Cenoura No Brasil Receita de bolo inglês de cenoura é simples e prático de fazer (Foto: Divulgação) 8. Bolo vegano de coco com cenoura Para substituir os ovos e o leite de origem animal, o bolo vegano leva goma xantana, bicarbonato de sódio e leite vegetal. O coco ralado dá um toque especial. Onde Surgiu O Bolo De Cenoura No Brasil Bolo vegano de coco e cenoura é sem glúten e democrático (Foto: Gabriela Oliveira/Divulgação).