O Que São Doces Funcionais?

O Que São Doces Funcionais
Só servem pra quem faz exercícios físicos? – Não. Apesar de ser um grande aliado de quem faz exercícios físicos regularmente, os doces funcionais servem para todas as pessoas que querem ter uma alimentação mais saudável, além de serem indicados para diabéticos e intolerantes, já que muitas receitas não possuem glúten, lactose ou até mesmo ovo.

Contents

O que e uma confeitaria funcional?

Quais são as receitas básicas de doces funcionais? – A confeitaria funcional é repleta de receitas que levam frutas, aveia, farinha integral, açúcares naturais e muitos outros alimentos bem saudáveis. E a especialidade desse tipo de cozinha fica com tortas e bolos irresistíveis: perfeitos para vender. Algumas das principais receitas da confeitaria do tipo funcional, são:

  • cuca de banana: leva ingredientes mais leves e saudáveis, como a farinha integral;
  • bolo de banana: tradicional doce que ganha sua versão mais saudável;
  • doce de abóbora: leva mel no lugar do açúcar;
  • bolo de batata doce: esse alimento é explorado do melhor jeito, fazendo seus benefícios serem potencializados;
  • brigadeiro funcional: a receita substitui o leite condensado altamente calórico e coloca a biomassa de banana verde no lugar — muito saborosa e fresquinha;
  • torta de limão : na receita funcional, o prato leva óleos vegetais, farinha integral e amêndoas.

O que e um bolo funcional?

O que é confeitaria funcional? – A confeitaria funcional, uma vertente da gastronomia funcional, propõe tornar o doce mais saudável para que ele contribua com o funcionamento do organismo, mantendo as propriedades dos alimentos. Para isso, é necessário excluir processos artificiais, excesso de açúcar e ingredientes industrializados, itens extremamente prejudiciais à saúde.

  1. Esses itens eliminados, na confeitaria funcional, são substituídos por ingredientes naturais e processos artesanais, resultando em doces cheios de nutrientes, fibras, proteínas e menor teor calórico;
  2. Assim, é possível alcançar pratos que, além de saciarem o desejo por doce, oferecem benefícios à saúde;
You might be interested:  Sonhar Que Está Fazendo Massa De Bolo?

A confeitaria funcional permite que viciados em doces e pessoas que optam ou necessitam manter uma alimentação saudável, possam saborear sobremesas sem que sua saúde seja comprometida, como ocorre com os doces convencionais. O Que São Doces Funcionais.

O que e uma receita funcional?

Para ser funcional, uma receita precisa ter ingredientes saudáveis, antioxidantes ou nutritivos. Quando essas características combinam, o resultado é ainda melhor! O cardápio é focado em gerar benefícios à saúde, mas não quer dizer que não possa ser gostoso.

O que e a confeitaria saudável?

O que é Confeitaria Saudável? – A confeitaria saudável é uma subárea da confeitaria que se especializa na produção de doces e salgados nas versões saudáveis. Para tanto, faz-se substituições adequadas e específicas de alguns ingredientes comuns por outros que são benéficos à saúde.

Mas não é tão simples assim. E esse é um dos motivos pelo qual nem todas as pessoas atuam nessa área. Assim, para se destacar nesse campo é preciso buscar conhecimento em cursos especializados, aprender e colocar em prática tudo que foi aprendido.

A confeitaria saudável veio para atender diversos públicos que têm necessidades específicas e precisam de produtos especializados. Cabe a você, então, que pretende atuar nessa área, a responsabilidade de produzir doces saudáveis específicos para cada cliente que pretende atender.

O que é uma confeitaria inclusiva?

O QUE É CONFEITARIA INCLUSIVA? É um curso onde cada uma das receitas pode ser adaptada, modificada para ser Low Carb, funcional ou vegana. Um curso onde você aprende a incluir e excluir ingredientes podendo assim prepara-las na versão Low Carb, funcional ou vegana.

Por que investir na confeitaria?

Ganhar dinheiro com o que gosta – Se você gosta de preparar doces ou pratos mais trabalhados, certamente, a confeitaria vai ganhar seu coração. O motivo é que esse tipo de ofício é bastante prazeroso tanto para quem gosta de gastronomia quanto para quem esbanja criatividade.

You might be interested:  Doces Que Soltam O Intestino?

Como encaixar bolo na dieta?

Substituições para tornar o bolo mais saudável – Numa receita básica de bolo caseiro com farinha branca, temos ingredientes que podem ajudar a deixar o preparo mais equilibrado sob o ponto de vista nutricional, como ovos e leite, certo? Mas lembre-se de que normalmente os bolos caseiros são preparados com bastante açúcar, então o resultado ainda será um alimento com alto índice glicêmico.

  1. Para tornar o bolo uma opção mais saudável, uma dica é adoçar com bananas maduras (principalmente as nanicas), tâmaras, uva passa;
  2. Se for fazer um bolo de chocolate, troque o achocolatado por cacau em pó;

Privilegiar o consumo do bolo com a farinha de trigo integral também torna este alimento uma opção mais saudável. Diferentemente da branca, ela continua com as fibras, o que gera saciedade, ajuda no trânsito intestinal e diminui a rapidez com que a glicose é absorvida e liberada na corrente sanguínea.

A farinha de trigo integral pode deixar o bolo seco, então uma dica é dividir a quantidade entre farinha de trigo branca e integral. Não gosta de farinha integral e mesmo assim quer garantir as fibras? Divida a quantidade pedida na receita entre a farinha branca e o farelo de aveia, também rico em fibras de boa qualidade.

Fontes: Durval Ribas Filho, médico nutrólogo e presidente da Abran (Associação Brasileira de Nutrologia); Mariana Passadore, professora da graduação em Nutrição do Centro Universitário São Camilo; Mônica Stockler, nutricionista e sócia da Socesp (Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo).

Como montar um cardápio funcional?

Quais são os tipos de alimentos funcionais?

O que é cardápio funcional?

O Que São Doces Funcionais  ArthurHidden/Thinkstock/Getty Images Publicidade Publicidade O nome não é por acaso: a dieta funcional busca garantir que o organismo funcione melhor graças ao consumo de alimentos poderosos tanto do ponto de vista da nutrição quanto da prevenção de doenças. Mais do que contar calorias, os nutricionistas adeptos dessa linha preferem investir na perda de peso que virá de um cardápio equilibrado. Com raras exceções, alimentos industrializados estão fora e os orgânicos ganham destaque. “Quanto mais modificado pelo homem, menos você deve consumir”, acredita a nutricionista funcional Carolina Baliere, de Muriaé (MG), que elegeu os seis alimentos funcionais top desta reportagem.