O Que Fazer Se O Bolo Nao Assa No Meio?

O Que Fazer Se O Bolo Nao Assa No Meio
Papel de alumínio – Este truque já era usado pelas nossas avós, mas a verdade é que funciona sempre e evita as situações em que o bolo não assa no meio. Quando o processo de cozedura já estiver a um pouco mais de meio, coloque uma folha de alumínio sobre a forma, com a parte brilhante voltada para o forno.

Contents

O que fazer quando o bolo não quer assar no meio?

Qual a melhor temperatura para assar um bolo? – Muitas receitas de bolo começam por “Pré-aquecer o forno a 180ºC”. Isso é muito importante porque você deve sempre colocar no bolo no forno já quente , assim os ingredientes começam a cozinhar logo e o fermento age de imediato para conseguir um bolo fofinho.

  1. O correto é assar o bolo a 170º-180ºC desde o momento em que você coloca seu bolinho no forno bem ao centro (nem muito para cima, nem muito para baixo; nem muito para a esquerda, nem para a direita);
  2. Quando o bolo abaixa e fica cru no meio pode significar que o forno não estava quente o suficiente;

Nem todos os fornos funcionam do mesmo jeito, por isso é importante você conhecer o funcionamento do forno que estiver usando de forma a garantir que seus bolos assam na temperatura correta. Outro truque para evitar que o bolo fique cru no meio é pré-aquecer o forno na temperatura indicada, com calor em cima e em baixo, mas assar o bolo com calor apenas em baixo.

  • Dessa forma o bolo crescerá gradualmente a partir da base e não ficará cru em cima;
  • Ao manter o calor em cima e em baixo durante todo o cozimento do bolo, o resultado pode ser um bolo que assou na lateral e topo, mas ficou cru no meio;

Isso acontece porque se forma uma crosta no topo e impede que o interior do bolo atinja a temperatura ideal para assar corretamente. Conselhos: Quando faltarem 10 minutos para assar o bolo, você pode ligar o calor em cima para dourar o bolinho. .

Quanto tempo tem que esperar para desenformar um bolo?

Dica: O bolo assa na lateral e no meio continua crú??

Nada de desenformar o bolo assim que ele sai do forno ou de esperar o bolo esfriar: ele deve estar morno na hora de sair da forma. Com a ajuda de uma faca ou espátula, desgrude as beiradas do bolo da forma.

Porque o bolo transborda no forno?

Reduza um pouco o fermento – Um dos principais motivos para seu bolo ter transbordado é o fermento em excesso. Geralmente, as receitas pedem 1 colher (sopa) de fermento em pó, mas rasas. Se você colocar a colher muito cheia poderá ocorrer esse problema. Então, a dica é reduzir um pouco a quantidade de fermento na próxima receita.

Faz mal comer massa de bolo cru?

Sim, essa prática pode fazer mal à sua saúde! O ovo usado na massa pode estar contaminado com a salmonela, uma bactéria que pode causar gastrenterite, doença cujos sintomas são febre, náuseas, vômitos, diarreia e dor de cabeça.

Tem que desenformar o bolo quente ou frio?

Assista à maneira correta de desenformar doces sem quebrar –

  • Formas tradicionais Passe uma faca sem ponta, ou espátula em toda a lateral. O bolo deve estar morno, pois se ainda estiver quente, a massa pode quebrar ou esfarelar e se já estiver completamente frio, é mais difícil de soltar.
  • Aquecer rapidamente o fundo da forma para o caramelo ficar levemente mais fluido. Passe uma faca sem ponta, ou espátula em toda a lateral. Incline levemente a forma e apoie a faca sobre o pudim, fazendo que entre um pouco de ar. Apoie um prato com bordas altas, vire e retire com cuidado a forma.
  • Formas de fundo ou aro removível Geralmente usadas em tortas de massas mais delicadas.
  • passe uma faca sem ponta, ou espátula em toda a lateral. Apoie a forma sobre um copo, para facilitar a retirada do aro, e retire devagar e com cuidado.
  • Apoie a forma sobre o prato de servir, passe uma faca sem ponta, ou espátula em toda a lateral e abra com cuidado a trava do aro.
  • Formas trabalhadas: não é possível passar a faca nas laterais, por isso, sempre devem ser sempre muito bem untadas e polvilhadas.
You might be interested:  Forma De Bolo Que Sai O Fundo Como Usar?

O que fazer quando o bolo cresce mais de um lado?

Quais são os outros problemas comuns ao se preparar um bolo – Nos tópicos abaixo, listamos três problemas que sempre aparecem nas receitas de bolo. Fique atenta a cada um deles para evitar que apareçam nas suas preparações.

  • Massa não cresce

A principal razão que faz uma massa não crescer é a falta de fermentação adequada. Sendo assim, sempre coloque o fermento no final da receita, misturando com uma colher até que incorpore totalmente. Também observe a validade do mesmo. Para isso, ferva um pouco de água e jogue uma colher de chá de fermento dentro. Se não borbulhar, é que já não serve para uso.

  • Massa fica muito pesada

Alguns bolos ficam pesados em vez de terem aquela textura fofinha que tanto gostamos. Para evitar esse problema, nunca mexa demais a farinha de trigo na massa. Quando batida em excesso, ela forma uma espécie de liga que dá a sensação de peso à preparação. Sendo assim, apenas bata o suficiente para homogeneizar a mistura.

  • Massa fica com manchas brancas

Esse é um problema decorrente de uma situação oposta a do tópico anterior e é a falta de mistura adequada da farinha. Quando ela não fica bem incorporada aos demais ingredientes, as manchas aparecem. Dessa maneira, é sempre bom peneirá-la na hora do uso. Bem, agora você já sabe por que o bolo cresce mais no meio, por que ele fica pesado, com manchas ou até mesmo não cresce.

Todos esse problemas comuns podem ser evitados com ações simples. Como vimos, elas envolvem apenas cuidado com a temperatura do forno , medição de ingredientes e homogeneização adequada. Então, siga as dicas que apresentamos e tenha uma massa perfeita.

E você, já enfrentou algum dos problemas listados aqui no texto? Conte para a gente nos comentários abaixo.

Pode colocar o bolo quente na geladeira para esfriar?

Baixe em PDF Baixe em PDF Dependendo do tipo de bolo que você está assando e do tempo necessário para resfriá-lo, vários aspectos precisam ser levados em consideração. Se o resfriamento for feito da maneira errada, o resultado pode ficar esfarelento ou empapado. Resfriar o bolo na geladeira é o método mais rápido, mas você também pode deixá-lo na bancada ou no forno. É possível ainda passar o bolo para uma grade, deixá-lo esfriar na forma ou até de cabeça para baixo.

  1. 1 Veja quanto tempo você tem. Dependendo do tipo de bolo, este método de resfriamento pode levar apenas umas duas horas. Leve em consideração o seguinte:
    • Os bolos do tipo “angel food”, bolos ingleses (“pound cake”), bolos esponja e outros que sejam leves e fofinhos podem esfriar na geladeira em cerca de uma ou duas horas.
    • Este método não é o mais adequado para os cheesecakes, pois as mudanças bruscas de temperatura podem perturbar a estrutura desse bolo, causando rachaduras. Os bolos ricos e cremosos que são servidos frios podem precisar de até quatro horas no refrigerador.
    • No caso de um bolo tradicional, o método vai levar cerca de duas a três horas.
  2. 2 Tire o bolo do forno. Depois que ele estiver assado, use luvas de forno para tirá-lo de lá com cuidado e colocá-lo sobre a bancada da cozinha. Deixe-o lá por cinco a dez minutos. Use as seguintes orientações:
    • Caso esteja preparando um cheesecake ou outro bolo cremoso, recomenda-se que você desligue o forno e deixe o alimento esfriar lá dentro por cerca de uma hora antes de passá-lo para a geladeira. Se não tiver tempo, você pode colocá-lo no refrigerador, mas saiba que ele pode rachar um pouco.
    • No caso do cheesecake, passe uma faca de manteiga entre a borda dele e a forma enquanto o bolo ainda estiver quente, para evitar que ele grude na forma mais tarde.
    • Você pode colocar a forma sobre uma superfície de madeira, como uma tábua de corte, para proteger a bancada do calor.
  3. 3 Ponha o bolo na geladeira. Depois de deixá-lo esfriar um pouco sobre a bancada, coloque a forma no refrigerador por mais cinco a dez minutos. Assim, ele vai esfriar ainda mais sem ressecar. Após esse tempo, o alimento estará bem frio ao toque. Não se esqueça do seguinte:
    • Recomenda-se resfriar bolos esponja ou do tipo “angel food” de cabeça para baixo. Para tanto, você pode virar a forma de ponta-cabeça e colocar a parte do tubo sobre o gargalo de uma garrafa estável. Essa posição evita que o bolo se desmanche enquanto estiver esfriando.
    • É melhor tirar os bolos ingleses da forma para resfriá-los. Se eles permanecerem nela por tempo demais, podem ficar muito úmidos e grudar. Passe-os para uma grade e deixe-os na geladeira.
  4. 4 Embrulhe o bolo com filme plástico. Tire-o da geladeira novamente e feche a parte de cima da forma embrulhando-a pelo menos duas vezes com o filme. Assim, você mantém a umidade do bolo enquanto ele esfria.
    • Se tiver tirado o bolo da forma ou colocado de cabeça para baixo, você não precisa embrulhá-lo.
  5. 5 Deixe o bolo esfriar na geladeira por mais uma ou duas horas. Os bolos tipo “angel food” e inglês podem precisar de apenas mais uma hora. Já os cheesecakes necessitam de duas horas inteiras.
  6. 6 Solte o bolo da forma. Passe uma faca afiada ou de manteiga entre a forma e o bolo.
    • Mantenha a faca na vertical para não cortar as laterais do bolo por acidente.
  7. 7 Tire o bolo da forma. Ponha um prato grande sobre ela, segure o prato e a forma com firmeza e vire-os de cabeça para baixo. Agite um pouco a forma para passar o bolo dela para o prato.
    • Se o bolo for muito delicado, bata de leve no fundo da forma algumas vezes, até sentir que ele se soltou.
    • Agora que o bolo está frio, você pode decorá-lo da maneira que quiser!
  1. 1 Escolha a grade certa. Faça a seleção de acordo com o tamanho do bolo que você vai assar. 25 cm costuma ser o tamanho padrão mais largo para bolos redondos e em formato anelar, portanto, uma grade com pelo menos esse comprimento deverá servir para todas as suas necessidades. As grades são uma ferramenta essencial para qualquer confeiteiro, pois ajudam a fazer com que o bolo esfrie de maneira rápida e uniforme. Lembre-se dos seguintes pontos:
    • Escolha uma grade que caiba facilmente na sua lava-louças e no local onde você pretende guardá-la.
    • Essas grades permitem que o ar circule embaixo do bolo, o que ajuda a evitar a condensação que poderia deixar o fundo empapado.
  2. 2 Tire o bolo do forno. Quando ele estiver pronto, use luvas de forno para retirá-lo com cuidado de lá e colocar a forma diretamente sobre a grade.
    • Caso esteja esfriando um cheesecake, você pode apenas desligar o forno e deixar o bolo lá dentro por cerca de uma hora. Assim, o alimento delicado vai resfriar devagar, o que evitará que ele rache.
  3. 3 Deixe o bolo descansar. Nesse momento, é uma boa ideia verificar a receita para saber qual o tempo recomendado. Ele pode variar bastante dependendo do tipo de bolo que está sendo assado. Como regra geral, procure deixá-lo na grade por dez a 15 minutos.
    • A forma deverá ficar descansando na grade para que a parte de baixo dela receba ar.
  4. 4 Solte o bolo da forma. Tire-o de lá e coloque-o sobre a bancada. Passe uma faca afiada ou de manteiga entre a forma e o bolo.
    • Mantenha a faca na vertical para não cortar as laterais do bolo por acidente. Passe a faca ao redor dele algumas vezes para soltá-lo.
  5. 5 Unte a grade. Antes de transferir o bolo para ela, você precisará untá-la um pouco.
    • Como o alimento estará um pouco quente, colocá-lo sobre a grade untada vai evitar que ele grude.
  6. 6 Passe o bolo diretamente para a grade (opcional). Segure a grade sobre a forma e, lentamente, vire-as de cabeça para baixo. Com cuidado, bata no fundo da forma até soltar o bolo. Levante a forma devagar para transferir o alimento para a grade. Antes de tirá-lo da forma, pense nos seguintes pontos:
    • Caso esteja esfriando um cheesecake, é melhor não tentar transferi-lo para a grade. Esse tipo de bolo é muito delicado e pode estragar.
    • Tirar um bolo redondo da forma mais cedo vai ajudar a evitar que ele fique muito empapado.
    • Se estiver esfriando um bolo “angel food”, é melhor pular a grade e colocá-lo de cabeça para baixo sobre a bancada. Para tanto, vire a forma e ponha a parte do tubo em cima do gargalo de uma garrafa estável. Essa posição evita que o bolo se desmanche quando estiver esfriando.
    • Lembre-se de usar luvas de forno para pegar a forma. Como ela terá saído do forno há pouco tempo, pode ainda estar quente o suficiente para causar queimaduras.
  7. 7 Tire o bolo da grade. Depois de deixá-lo esfriar por uma ou duas horas, você pode passá-lo para um prato e decorá-lo da maneira que quiser.
You might be interested:  Quando Esta Com Gripe Pode Tomar Sorvete?

Porque o bolo quebra ao desenformar?

Espere o bolo ficar na temperatura ideal – O Que Fazer Se O Bolo Nao Assa No Meio Outro erro comum é tentar desenformar o bolo com ele muito quente. Acontece que o resultado é sempre bolo despedaçado. Por isso, segure a ansiedade e espere o bolo ficar morno. Só então desenforme. No entanto, se esperar demais, ele esfarela também.

Como untar a forma para desenformar o bolo?

Como desenformar bolo com desmoldante de gordura vegetal – Para preparar esse desmoldante, tudo o que você precisa é de óleo, gordura vegetal e farinha de trigo. Com ele, seus bolos vão desgrudar da forma com muito mais facilidade, além de deixar as bordas com um aspecto ainda mais bonito e intacto.

Porque às vezes o bolo fica solado?

Quando o seu bolo fica solado, normalmente é por ter pouca fermentação, mistura de açúcar e até muito líquido na massa. Outro problema, pode estar na temperatura do seu forno e o seu bolo não ter assado na temperatura ideal para ele. Evite abrir a porta do seu forno nos primeiros minutos, para ele não ficar solado.

Porque o bolo fica com a casca dura em cima?

Meu bolo é muito denso. – Isto pode acontecer porque: a) durante a mistura dos ingredientes a massa foi trabalhada demais e perdeu muito ar. b) os ovos foram adicionados muito rapidamente. Tente incorporar bem os ovos entre uma adição e outra. c) não foi adicionado fermento suficiente.

O que fazer se o pão fica cru por dentro?

Forno muito quente – Pão massudo pode ser também consequência de o forno estar muito quente. O pão doura por fora e vc acha que ele está pronto, mas na realidade ficou meio cru por dentro. Para resolver esse problema, o ideal é o forno médio, porque aí seu pão vai assar por igual.