Alimentos Que Diminuem A Compulsão Por Doces?

Alimentos Que Diminuem A Compulsão Por Doces
Você já ouviu falar que o açúcar é viciante? É verdade, uma pesquisa realizada na Universidade de Princeton, nos Eua, mostrou que o açúcar age no nosso cérebro de maneira semelhante à drogas como a morfina e heroína. A sensação de prazer gera dependência e o nosso corpo começa a pedir por mais e mais açúcar.

Então, sabe aquela vontade repentina de comer doces que você não consegue controlar e então come uma barra de chocolate inteira? É o vício no doce que já se apoderou de você. Mas fique calmo, existe uma forma de se livrar do vício de comer doces (que, de quebra, ainda te faz perder alguns quilinhos extras que estejam acumulados).

A receita que vamos ensinar hoje utiliza as propriedades da canela e da hortelã. Canela e hortelã – aliadas para combater o vício em comer doces A canela e a hortelã são alimentos que nos ajudam a livrar da dependência dos doces pois diminuem o desejo por açúcar e aceleram o nosso metabolismo. Mas cuidado: alguns estudos apontam a relação entre a canela e o aumento da pressão arterial. A conclusão não é unânime, mas se você é hipertenso, converse com o seu médico antes de iniciar o consumo de canela para combater o vício em comer doces. A hortelã Assim como a canela, a hortelã também possui sabor levemente adocicado, enganando o nosso corpo.

  1. A canela A canela possui um sabor naturalmente adocicado, e isso engana o nosso corpo que acha que está consumindo doses de açúcar;
  2. Além disso, ela diminui a absorção de açúcar no sangue, baixando a taxa de glicose;

O óleo presente em suas folhas afeta diretamente a região do cérebro responsável pela saciedade, reduzindo a compulsão por alimentos doces. Estes dois componentes, além de combater o desejo compulsório pelo açúcar, ainda possuem propriedades emagrecedoras naturais e são ótimas para prevenir e combater a diabetes. Você vai precisar de:

  • 1 litro de água
  • 8 folhinhas lavadas de hortelã fresca
  • 1 colher (de sopa) de canela em pó (você pode usar também a canela em pau, para isso seria necessário 2 unidades do tamanho de um dedo indicador).

Como fazer: Você deve preparar a receita de véspera. À noite, coloque a hortelã e a canela dentro de um litro de água. Se você for utilizar a canela em pó, fique atento à embalagem: algumas marcas misturam açúcar à composição e pode acabar com a sua receita. Só compre canelas que são puras. Misture todos os ingredientes com uma colher de pau e reserve na geladeira.

Receita para controlar a compulsão por doces Agora vamos ao que interessa, a receita que vai te livrar daquele desejo incontrolável de atacar tudo que é doce na sua geladeira. No dia seguinte, você deverá consumir a totalidade da sua mistura, tomando um copo por vez.

Não reaproveite a receita, se sobrar jogue fora e prepare outra na noite anterior. Se utilizar a canela em pó, lembre-se sempre de mexer bem antes de tomar. Quanto tempo devo tomar a receita para me livrar do vício? Depende do tamanho da dependência que a pessoa tem do doce.

  1. Normalmente, recomenda-se tomar essa mistura durante 30 dias seguidos para retornar a um consumo normal do doce, sem compulsão;
  2. Algumas pessoas se vêm livre do vício mais rapidamente, outras precisam estender o tratamento por mais alguns dias;

Portanto, se a sua compulsão não diminuir com 30 dias, faça uma pausa de uma semana, e em seguida retorne o consumo a receita da mesma maneira. Veja mais uma dica!.

O que é bom para inibir a vontade de comer doces?

Frutas oleaginosas: o consumo moderado de amêndoas, macadâmia, castanha do Brasil, castanha de cajú, nozes, avelãs controla a compulsão por doces. Restrinja a quantidade a aproximadamente um pires de café, considerando o alto valor calórico! Frutas desidratadas: maçã, pera, banana, kiwi, abacaxi.

Como ter autocontrole com doces?

Estou com muita vontade de comer doce O que pode ser?

Compulsão por doces é efeito da dopamina no cérebro – A vontade excessiva de comer doce pode ser explicada! A compulsão por doces surge devido a um processo biológico: ao ingerir alimentos ricos em açúcar, gordura ou cafeína, o organismo libera substâncias que geram satisfação e combatem o estresse.

O que é bom para compulsão alimentar?

Como desintoxicar o organismo depois de comer muito doce?

Consuma fibras e proteínas – Esses são dois elementos capazes de salvar a pátria, já que diminuem o ritmo de absorção do açúcar no sangue. “Isso evita a queda brusca de glicose, processo que desperta a compulsão por mais doces”, explica Gabriela Cilla, nutricionista clínica, funcional e esportiva de São Paulo.

O que acontece se comer doce todos os dias?

‘O excesso de açúcar em uma dieta pode levar à diabetes, mas antes disso, a problemas circulatórios, oculares, deficiência de cicatrização, perda de sensibilidade nas extremidades e lesões em órgãos, como rins e cérebro, olhos (retina).

Por que eu não consigo parar de comer?

O que é compulsão alimentar? – Compulsão alimentar é uma doença mental em que a pessoa sente a necessidade de comer, mesmo quando não está com fome, e que não deixa de se alimentar apesar de já estar satisfeita. Pessoas com compulsão alimentar comem grandes quantidades de alimentos em pouco tempo.

Qual o melhor chá para tirar a fome?

Chá verde – O chá verde é talvez o mais conhecido chá inibidor de apetite. Ele consegue causar uma sensação de saciedade que evita o consumo de alimentos calóricos, como lanches, doces e alimentos gordurosos. Isso se deve às catequinas presentes no chá verde , que ajudam na queima de gorduras, além de reduzir o açúcar no sangue e inibir a leptina, substância responsável pela sensação de fome. Continua Depois da Publicidade   Como preparar:

  • Adicione uma colher de sopa das folhas da planta em uma xícara.
  • Depois, acrescente a água fervida, e deixe em infusão por 5 minutos.
  • Então, coe e beba em seguida.

Como emagrecer se eu não consigo parar de comer?

Quem tem diabetes sente vontade de comer doce?

Por Juliana Carreiro 13/03/2017, 20h20

Alimentos Que Diminuem A Compulsão Por Doces Certamente você conhece alguém que sente uma grande necessidade de comer doce pelo menos uma vez por dia, depois do almoço, no final da tarde, antes de dormir ou até no meio da madrugada. Gostar de doces é normal, mas estou falando de uma vontade que não pode esperar e que costuma aparecer sempre no mesmo horário ou na mesma circunstância. Nesses casos, esse ‘desespero’ pode ser um dos sintomas da resistência à insulina ou da carência de determinadas vitaminas e minerais.

Quando a necessidade por açúcar vem logo depois do almoço ou do jantar, normalmente está relacionada à resistência à insulina. Isso acontece porque a insulina precisa se conectar às nossas células para fazer com que a glicose entre no sangue e nos dê energia.

A resistência à insulina interrompe esta conexão fazendo com que a glicose não consiga cumprir o seu papel. O organismo então sente que precisa de mais energia ou de uma fonte rápida dela. Nesses casos a pessoa come mais do que precisa ou recorre ao açúcar.

You might be interested:  Qual O Trajeto Do Bolo Alimentar?

Aquele desejo incontrolável que costuma aparecer todos os dias a partir do final da tarde é comumente causado pela queda da serotonina, um neurotransmissor ligado à sensação de bem estar e de saciedade.

Com a proximidade da noite, a serotonina começa a se transformar em melatonina, que nos fará dormir. A queda natural desse neurotransmissor acontece com todo mundo, mas quem sente muito esta mudança são as pessoas que têm carências de nutrientes que o formam, como ferro, magnésio, vitamina B6, ácido fólico, vitamina B12 e vitamina C.

Ficar muitas horas sem comer também interfere na ação da serotonina e também pode levar a este quadro. Outro fator que baixa os níveis de serotonina é a alergia alimentar tardia. Como ela controla a necessidade de comer carboidratos e também é responsável pela saciedade, a sua deficiência aumenta a nossa vontade de comer carboidratos refinados, principalmente os feitos com açúcar.

Já a dificuldade de se sentir saciado pode levar até à compulsividade e àquela sensação de “saco sem fundo”. Portanto, é comum que essas sensações aparecem a partir do final da tarde. Durante a madrugada muitas pessoas têm sintomas de hipoglicemia, que podem ser sono agitado, suor, pesadelo, coração acelerado e entre eles, está a necessidade de comer doce.

Ela acontece normalmente quando se come muito açúcar ou muito carboidrato refinado antes de dormir ou mesmo quando se dorme em jejum, depois de muitas horas sem comer. Aqueles que têm crises hipoglicêmicas tendem a ver os doces como salvadores, sem saber que eles são os responsáveis por elas.

O açúcar gera um pico de glicose no organismo, que leva à elevação da insulina e “rouba” essa glicose, podendo causar uma hipoglicemia reativa pouco tempo depois. Nesses casos os especialistas recomendam evitar o seu consumo. Há ainda quem sinta a necessidade de comer doces o dia inteiro, mesmo que seja em quantidades baixas, têm sempre em mãos balas, chocolates, pirulitos, bolinhos, bolachas recheadas.

  • O culpado por essa vontade intermitente costuma ser o desequilíbrio da nossa saúde intestinal, com predomínio de más bactérias e fungos que se alimentam de açúcar e, em alta quantidade, geram substâncias causadoras de hipoglicemia;

Segundo especialistas da área, o excesso de açúcar no organismo pode sim gerar excesso de peso, obesidade e diabetes tipo 2. Mas seus malefícios vão muito além disso. Há milhares de pessoas que não têm tendência para engordar, mas têm uma alimentação desbalanceada e consomem muito doce.

Essas pessoas podem desenvolver diversos sintomas, que irão variar de acordo com a sua predisposição genética, e vão desde enxaqueca, letargia, síndrome do ovário policístico, até infertilidade, entre muito outros.

Há também uma falsa ideia de que ‘o açúcar nos dá energia’; na verdade, o que ele faz é roubar a nossa energia, por conta dos picos e quedas da glicose. Por isso é importante saber o que fazer para diminuir essa necessidade crônica. E pode ser mais fácil do que parece.

Em primeiro lugar é preciso investir na comida de verdade, voltar para os conceitos básicos de alimentação. Coma a cada 3 horas e coloque uma fruta em cada refeição, pois elas ajudam a regular a nossa glicemia; coma cereais, leguminosas, frutas, verduras e legumes no almoço e no jantar, para ter acesso a todos os nutrientes que o organismo precisa e tome muita água ao longo do dia, ela ajuda a oxigenar o cérebro e fazer com que ele capte mais glicose.

You might be interested:  Qual O Significado De Sonhar Com Bolo De Chocolate?

Inclua na sua rotina alimentos como abacate, batata doce, linhaça, amaranto e chia, eles ajudam a regular a liberação de energia. É importante que se evite o excesso de carboidratos refinados em uma única refeição, principalmente se forem consumidos isoladamente, assim como o açúcar, eles também nos dão picos e quedas de glicose.

  1. Por último o mais difícil, evite comer açúcar;
  2. Parece estranho mas quanto mais se come açúcar, mais necessidade o organismo sente dele;
  3. O açúcar derruba os níveis de cromo, um mineral determinante para a ação da insulina, cuja falta gera um enorme desejo por doces;

A opção para aqueles que querem diminuir o açúcar sem cortar os doces, é procurar fazer doces sem açúcar. Em casa dá pra fazer frutas como banana, maçã, pêra ou abacaxi cozidas com mel e/ou canela, na rua dá pra levar bananadas prontas e sem açúcar, que se encontra facilmente nos mercados.

Porque ansiedade dá vontade de comer doce?

Quando é psicológico – No caso do exagero por fatores psicológicos, a explicação estaria no prazer liberado com a ingestão do doce. O açúcar eleva o nível de dopamina no organismo, ativando a sensação de bem-estar. É por isso que, se a pessoa se sente inquieta e estressada, ela busca o doce para ter um conforto momentâneo. Alimentos Que Diminuem A Compulsão Por Doces O açúcar cabe na dieta, o segredo é apenas consumir com equilíbrio e moderação Imagem: iStock Ainda não existem estudos concretos falando sobre a dependência química causada pelo açúcar. Mas, por conta da liberação de dopamina, há uma tendência do ser humano de consumir mais e mais para ter a mesma sensação de prazer. “O doce ativa essa área de ‘ganho e recompensa’ do cérebro, que é a mesma do cigarro, do álcool, da droga e da compulsão por compras.

  • “Existe uma área no cérebro de ‘ganho e recompensa’, que relaciona muito a comida à questão da emoção;
  • Se você estiver triste, tem que comer, se estiver cansado, também tem que comer”, explica a endocrinologista Claudia Chang , professora de pós-graduação do ISMD (Instituto Superior de Medicina);

Então há um vício, que não é químico, porque não é uma substância, mas é preciso remodelar essa ativação cerebral”, diz Chang. Na pandemia, vontade de comer o tempo todo (não só doces) pode ter aumentado. Isso porque as pessoas ficaram mais ansiosas dentro de casa, então surgiu a necessidade de se sentir melhor diante do que estavam vivendo.

Chamada de ‘ beliscamento ‘, a vontade de ingerir pequenas porções ao longo do dia e fora dos horários de refeição pode se tornar perigosa. Quando não tratada, pode levar a um descontrole, resultando em episódios de compulsão.

“Isso acontece quando uma pessoa consome uma carga calórica muito alta dentro de um período curto de tempo, geralmente de uma a duas horas. Ela não consegue parar, come mais rápido do que o normal, escondido dos outros e depois termina com um sentimento de culpa”, afirma o psiquiatra Higor Caldato, especialista em transtornos alimentares pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro).

Como o corpo reage a falta de açúcar?

Isso porque o açúcar ativa alguns receptores no cérebro que são responsáveis pelas vontades e pela sensação de bem-estar, então nosso corpo acaba sentindo muita falta desse estímulo.