A tradição de sempre festejar a data em que uma pessoa completa mais um ano de vida não é totalmente seguida no mundo. No Vietnã, por exemplo, tal comemoração não se dá na data específica do nascimento, mas na passagem do ano novo, de forma coletiva. As festas de aniversário surgiram no Ocidente.
Desde a Antiguidade, os romanos já comemoravam o dia do nascimento de uma pessoa, conhecido como “dies sollemnis natalis”. Os tradicionais bolos de aniversário surgiram na civilização grega, quando os adoradores da deusa da fertilidade, Ártemis, passaram a oferecer em seu templo um preparado de mel e pão, no formato de uma lua.
Não pare agora. Tem mais depois da publicidade 😉 As velas colocadas em cima do bolo também surgiram na época dos deuses antigos, pois as pessoas acreditavam que a fumaça das velas levava as preces dos fiéis até o céu, além de proteger o aniversariante de espíritos ruins e garantir sua proteção para o ano vindouro.
Contents
Onde se originou o bolo de aniversário?
A tradição de sempre festejar a data em que uma pessoa completa mais um ano de vida não é totalmente seguida no mundo. No Vietnã, por exemplo, tal comemoração não se dá na data específica do nascimento, mas na passagem do ano novo, de forma coletiva. As festas de aniversário surgiram no Ocidente.
Desde a Antiguidade, os romanos já comemoravam o dia do nascimento de uma pessoa, conhecido como “dies sollemnis natalis”. Os tradicionais bolos de aniversário surgiram na civilização grega, quando os adoradores da deusa da fertilidade, Ártemis, passaram a oferecer em seu templo um preparado de mel e pão, no formato de uma lua.
Não pare agora. Tem mais depois da publicidade 😉 As velas colocadas em cima do bolo também surgiram na época dos deuses antigos, pois as pessoas acreditavam que a fumaça das velas levava as preces dos fiéis até o céu, além de proteger o aniversariante de espíritos ruins e garantir sua proteção para o ano vindouro.
Quem inventou a festa de aniversário?
Rolêzinho medieval – Os camponeses alemães foram os primeiros a comemorar os aniversários dentro da família, ainda na Idade Média. Nessas festas, os pais festejavam com um bolo e velas que representavam a idade que os filhos estavam completando, e é aí que as tradições começam. No período medieval as pessoas acreditavam bastante na existência de espíritos bons e ruins, e as celebrações de aniversários ajudavam a atrair os bons.
Porque existe o costume de comemorar aniversários com bolo?
Comemorar o aniversário com um delicioso bolo recheado é algo tão comum desde a nossa infância que acabamos não parando para pensar no porquê de seguirmos essa tradição. Afinal, qual seria a graça dos aniversários se não existissem os bolos? A história conta que os bolos de aniversário surgiram em festas de culto aos deuses na Grécia Antiga.
- Naquela época, acreditava-se que o preparo de tortas circulares a base de pão e mel (que representavam a lua cheia) homenageava a deusa Artemis (deusa da fertilidade e da Lua);
- Essa tradição aos poucos foi se espalhando para outras culturas e ganhou o mundo! Colocar velas em cima dos bolos também é uma tradição que teve origem nesse período;
Na Grécia elas eram usadas para simbolizar a luz da lua nas tortas oferecidas a Artemis. Em outras culturas que também adotaram a tradição dos bolos, as velas eram utilizadas como forma de espantar os maus espíritos. Assim podemos dizer que os bolos redondos cobertos de velas acesas, os quais estiveram tão presentes em nossos aniversários, nada mais são do que uma maneira de simbolizar uma lua cheia, redonda e iluminada! No entanto, quando o bolo redondo com as velinhas em cima surgiu ele fazia parte de cultos religiosos e não de festas de aniversário.
- Até hoje ainda não se sabe a data exata de quando os nascimentos passaram a ser celebrados e nem o porquê dos bolos terem sido adotados nessas comemorações;
- Essa tradição que seguimos de celebrar um dia só seu com um delicioso bolo de aniversário na verdade é um costume ocidental e nem sempre é seguido por outros povos;
No Vietnã, por exemplo, os aniversários são comemorados coletivamente, no ano-novo vietnamita, que segue o calendário lunar e acontece, em geral, entre os nossos 21 de janeiro e 9 de fevereiro. Ou seja, eles não comemoram individualmente no dia do nascimento de cada um.
Aqui no ocidente seguimos com a tradição de celebrar os aniversários tendo um dia especial para cada pessoa. Mas com o passar do tempo muita coisa mudou… Hoje em dia há uma variedade enorme de bolos de aniversário, há bolos temáticos construídos com pasta americana, bolos “naked”, bolos no formato da idade que o aniversariante está fazendo e os tradicionais bolos redondos recheados.
A diversidade de sabores também é gigante: chocolate, dois amores, frutas, Marta Rocha entre várias outras opções! Na hora de fazer um bolo de aniversário o que não falta é criatividade! Já quando o assunto é docinho, o preferido para as festas de aniversário é o brigadeiro! Essa é uma delícia brasileira que foi criada no Rio de Janeiro há 75 anos e ganhou o mundo! Por sua vez, o brigadeiro também não foi criado para fazer parte dos cardápios de festas, ele começou sendo servido em comitês políticos e acabou caindo no gosto da população.
- No Armazém Seu Luiz nós mantemos a tradição dos bolos redondos! Nossas receitas tem a massa fofinha e molhadinha e nossos recheios são de dar água na boca! Sem contar com a linda decoração que fazemos para que seu bolo deixe sua mesa de doces ainda mais linda! Em nossas lojas você encontra bolos de brigadeiro, prestígio, dois amores, morango, maçã, frutas morango com suspiro e Marta Rocha;
Além das nossas tortas Alemã e de Banoffee! Comemore seu aniversário com as delícias do Armazém Seu Luiz! Encomende seu bolo através do nosso site ou pelo WhatsApp ( 41) 99179-1941!.
Qual a origem da festa de aniversário?
De origem latina a palavra aniversário é a junção das palavras annus (ano) e vertere (voltar) e significa aquilo que volta todos os anos. O aniversário tem origem pagã e relação com a magia e religião, as velas são símbolo de ligação espiritual e proteção.
- O hábito de comemorar a data do nascimento teve início na Roma Antiga, os tradicionais bolos surgiram na Grécia pelos adoradores da Deusa da caça Ártemis que tinham como costume levar para a Deusa um bolo redondo que simbolizava a lua com várias velas por cima;
Nas sociedades primordiais as comemorações eram restritas na Grécia e no Egito era apenas para deusas e faraós, na Roma para o Imperador e sua família. Foi na Alemanha na Idade Média que os festejos começaram a se tornar mais tradicionais pois os camponeses começaram a festejar os aniversários dos filhos com bolo e velas uma com a idade da criança e outra que simbolizava a Luz da Vida.
- Na Idade Média as pessoas acreditavam que existia espíritos bons e maus, e existia a crença que nos aniversários os espíritos maus causasse mal para o aniversariante, por isso ficar rodeado de amigos e familiares o protegiam;
Oferenda de presente causavam uma maior proteção e junto com a refeição ajudava na presença dos espíritos bons. As festas de aniversário desse tempo tinha como objetivo proteger o aniversariante do mal. Hoje em dia as festas de aniversário tem como objetivo celebrar mais um ano de vida na companhia de amigos, familiares e pessoas importantes na vida do aniversariante.
O que significa a vela do bolo de aniversário?
ORIGEM DO BOLO DE ANIVERSÁRIO – Conta-se que, na Grécia Antiga, os povos cultuavam, entre outras divindades, Artêmis, deusa da caça, da fertilidade e da lua, com oferendas à base de pão e mel. O formato redondo dos ofertórios, com velas acesas, era uma representação da lua cheia iluminada e uma tentativa de pedir prosperidade à deusa. Além disso, há relatos também sobre a origem do costume na Alemanha, por volta do século XIII, com a invenção da kinderfest – ou “festa infantil”.
Nela, as crianças eram acordadas no dia do seu aniversário com um bolo que sempre tinha uma vela a mais do que a idade da criança, significando a luz da vida. O(a) aniversariante tinha de apagar todas as velinhas de uma só vez, fazendo um pedido, que só se realizaria se fosse mantido em segredo.
E quanto à tradição de receber presentes? Será que há alguma história por trás disso? Bem, as oferendas estão geralmente relacionadas ao culto a deuses ou às superstições dos povos. Assim, por exemplo, os romanos acreditavam que espíritos malignos se aproximavam dos aniversariantes na data designada para atormentar suas almas.
- Por isso, eles começaram a acreditar que a reunião de pessoas (em um tipo de vigília), mais o oferecimento de “presentes” aos espíritos, poderia aplacar os “anjos malignos” e trazer proteção;
- Ainda, outro hábito é cantar o tradicional “Parabéns pra Você”, mas esse é um costume mais recente;
O “Parabéns pra Você” é uma adaptação da música “Bom Dia a Todos ” , que foi criada no fim do século XIX por duas irmãs professoras em uma escola de Louisville, nos EUA. A letra de “Feliz Aniversário” da versão brasileira só surgiu em 1942, composta pela poetisa Bertha Celeste Homem de Mello.
- E foi assim que a tradição de aniversário com bolo, velas, presentes, música e comemorações surgiu! Com o tempo, foram sendo incorporadas comidas típicas e sabores conhecidos dos cardápios de aniversário, como coxinhas, rissoles, brigadeiros e outros, a fim de tornar a data mais festiva e brasileira;
Quem não gosta de comemorar o aniversário desse jeito? Uma mesa completa e variada já virou costume e, ainda por cima, no Assaí, a cereja do bolo fica por conta da economia. Que tal aproveitar o nosso Aniversário de 47 Anos e concorrer a prêmios incríveis, além de levar o que você precisa com o menor preço e muita qualidade? Para saber mais, acesse www.
O que significa o ato de soprar as velas?
Skip to content Home / Blog / Por que temos o costume de assoprar velas de aniversário? Todo ano é a mesma coisa: no dia em que você fica mais velho, sempre arrumam um bolo cheio de gordices para você, cantam parabéns em sua homenagem e, como “resposta”, você tem que assoprar velas de aniversário.
Claro que tem gente que abomina esse tipo de evento e de rito, mas de forma geral, é assim que as pessoas comemoram o dia em que nasceram em vários lugares ao redor do mundo. Mas será que este rito anual nunca deixou você intrigado? Você já parou para pensar de onde veio este costume, como ele surgiu e o que significa esse ato simbólico de apagar as velinhas? Se estas perguntas deixaram você cheio de dúvidas, a matéria de hoje vai ajudar a colocar sua cabeça em ordem novamente.
Conforme historiadores, o ato de assoprar velas de aniversário data de muitos séculos atrás e teve seus primeiros registros na Grécia antiga. Na época, o ritual era feito em homenagem a Ártemis, a deusa da caça, que era reverenciada todos os meses no sexto dia.
O que a Bíblia fala sobre o aniversário?
💡 Novidade 💡 Clique na Frase ou Legenda desejada para copiá-la automaticamente. 15 versículos bíblicos para aniversário: abençoe quem você AMA! O dia que comemoramos o nosso aniversário é um momento para celebrar a vida que Deus nos deu. A vida é um dom de Deus e sempre devemos aproveitá-la, pois no aniversário lembramos que o Senhor Deus no sustentou ao longo de nossa caminhada mais um ano. Devemos comemorar, pois, a vida passa rapidamente, e o aniversário nos faz lembrar disso. Mas Deus é eterno e nos promete uma vida que continua depois da morte.
Porque algumas religiões não comemoram aniversário?
O Natal é uma data cristã em que se comemora o nascimento do filho de Deus: Jesus Cristo. Entretanto, em cada religião, a data é vista e exaltada de uma forma diferente. Em uma mistura de raças e credos, a história do natal pode se tornar relativa, mas o sentido continua sendo o de amor e celebração.
Conheça a visão de algumas religiões sobre essa data que reúne milhões de famílias em um clima de união e paz. OS CATÓLICOS: os católicos depositam a crença em Jesus Cristo, que veio na condição de filho de Deus.
Assumindo a forma humana, Ele veio para que pudéssemos crer na salvação. Sendo assim, o Natal para os católicos é a celebração do nascimento do menino Jesus ao mundo terreno. OS HINDUÍSTAS: Os hindus reconhecem Cristo como um avatar, a encarnação de Vishnu, uma das principais entidades divinas da religião.
- O dia 25 de dezembro é reservado à comemoração da Festa das Luzes;
- Para eles, neste dia, o nascimento da luz venceu a escuridão;
- OS MUÇULMANOS: Cristo é uma espécie de profeta, mas os fieis não possuem uma data especial para comemorar seu nascimento;
As duas principais festas da religião são a Eid el-Fitr, celebração do desjejum realizada após o Ramadã, e o Eid el-Adha, que marca o encerramento da peregrinação a Meca. OS JUDEUS: A religião não reconhece Jesus Cristo como Filho de Deus e, portanto, não comemoram seu nascimento.
- No período do Natal, eles realizam o Chanuká, ou a Festa das Luzes;
- Ela relembra a reinauguração do Grande Templo de Jerusalém, reconquistado pelos judeus após 3 anos de guerras;
- OS PROTESTANTES (Testemunhas de Jeová): Como entendem que festas de aniversário são um costume pagão, as Testemunhas de Jeová não fazem nenhuma comemoração no dia 25 de dezembro;
Apesar de prestarem devoção a Cristo, eles preferem negligenciar a data. A UMBANDA: Em algumas religiões afro-brasileiras, como a Umbanda, existe um forte sincretismo religioso, que associa figuras cristãs às suas entidades, como o caso de São Jorge (Ogum).
O que a filosofia diz sobre aniversário?
Cerca de 1217 frases de Filósofos para Aniversário Os filósofos limitaram-se a interpretar o mundo de diversas maneiras; o que importa é modificá-lo. Aproximo-me suavemente do momento em que os filósofos e os imbecis têm o mesmo destino. O esforço dos filósofos tende a compreender o que os contemporâneos se contentam em viver.
- Para muitas pessoas, os filósofos são noctívagos inoportunos que as perturbam durante o sono;
- Os filósofos que acreditam na lógica absoluta da verdade nunca tiveram de travar uma discussão cerrada com uma mulher;
Há sempre alguma loucura no amor. Mas há sempre um pouco de razão na loucura. A vida vai ficando cada vez mais dura perto do topo. Os poetas e os filósofos descobriram o inconsciente antes de mim. O que eu descobri foi o método científico que nos permite estudar o inconsciente.
- Até agora os filósofos se preocuparam em interpretar o mundo de várias formas;
- O que importa é transformá-lo;
- Fazer aniversário é olhar para trás com gratidão e para a frente com fé! Aniversário é uma festa Pra te lembrar Do que resta;
Festejou-se o aniversário de um homem muito modesto. E apenas no final do banquete é que se percebeu que alguém não tinha sido convidado: o festejado. Sol com sol no teu aniversário um sol maior Você não amadurece ao comemorar um aniversário. Você amadurece ao chorar uma noite inteira e acordar sorrindo.
Qual seria a sua idade se você não soubesse quantos anos você tem? Daqui a vinte anos você estará mais arrependido pelas coisas que não fez do que pelas que fez. Então solte suas amarras. Afaste-se do porto seguro.
Agarre o vento em suas velas. Explore. Sonhe. Descubra. Os homens são como os vinhos: a idade azeda os maus e apura os bons. A infância é a idade das interrogações, a juventude a das afirmações, a velhice a das negações. Os 40 anos são uma idade terrível. É a idade em que nos tornamos naquilo que somos.
O que representa o bolo?
Os gregos faziam os bolos em formato circular para se referir à lua cheia. E por que exatamente à lua? Pois seria uma forma de honrar Ártemis, deusa grega da lua e da fertilidade.
Qual e a origem do bolo?
O bolo surgiu no Egito Antigo e era feito a partir de pães adoçados com xaropes de frutas, tâmaras e passas. No período renascentista a receita foi melhorada pelos romanos, que conheciam a técnica da fermentação. Foram eles que colocaram o nome bolo, por causa do formato redondo, vindo de bola. CHOCOLATE Já o chocolate surgiu na América Pré-Colombiana. Antes da colonização, os maias cultivavam cacau e extraíam um líquido amargo de suas sementes.
Eles misturavam baunilha e pimenta à bebida, chamada de xocoaltl, que tomavam para combater o cansaço. BOLO + CHOCOLATE Até o século XVII o chocolate era servido somente na forma de bebida. A partir daí os confeiteiros ingleses começaram a estudar uma forma diferente de consumir o chocolate.
Foi quando em 1674 eles tiveram a idéia de misturar cacau às misturas de bolos e servir a receita em empórios. Fonte: http://garfos-e-facas. blogspot. com/2.
Qual e a origem da palavra bolo?
A palavra bolo deriva de «prov bola /ó/, com fechamento da vogal tônica -ó- > -ô- e troca da vogal temática -a por -o, tomada como desin de masc, no padrão vern masc -o: fem -a; talvez pelo feitio arredondado que os bolos em geral apresentam; (); f hist 1392.
O que significa o dia do aniversário?
Zelito tinha 66 anos, faria aniversário no próximo dia 30, e faleceu em casa, por causa de problemas no pulmão. Em Rede Brasil de Noticias – O Point da Informação por… Marco Caneira, em 1996, que se estreou no dia do aniversário ). Em O INDEFECTÍVEL Foi criado em 2009 por iniciativa de Alla Tadzetdinova para homenagear o 30º aniversário da tragédia Tadzetdinova fala regularmente em torneios de futebol juvenil realizados em homenagem aos.
- Em NOTÍCIAS SOBRE AVIAÇÃO AVIATION NEWS , ainda recentemente, quando participei no seu aniversário no Museu Cosme Damião;
- Em O INDEFECTÍVEL Hoje, 11 de Agosto é dia de aniversário de Richard Reinhardt, mais conhecido como Richie Ramone;
Em Billy-News Blogues do SAPO Como classificar a palavra desalmado quanto à sua formação? A palavra desalmado é habitualmente considerada um adjectivo formado por derivação parassintética, isto é, com aposição simultânea de prefixo ( des- ) e sufixo ( -ado ) à palavra alma.
Quais são as festas pagãs?
Existem muitas festas pagãs como os Carnavais, os Dias das Bruxas, feriados católicos (por causa da idolatria), rodeios, Farras do Boi, Natais paganizados, touradas e muitas outras.
Qual e a origem do bolo?
Acredita-se que a origem dos bolos tenha sido no Egito Antigo na forma de pães adoçados com xarope de frutas, tâmaras e passas. Os gregos e romanos o aperfeiçoaram onde eram oferecidos um preparado redondo de mel e pão, coberto de velas acesas, que simbolizava a lua cheia, símbolo de Ártemis, deusa da fertilidade, caça e maternidade.
- Porém a real diferença entre pães e bolos só veio a ser caracterizada durante o Renascimento;
- O primeiro bolo de andares que se tem notícia, teria sido feito para o casamento de Catarina de Médici com Henrique II da França em 1533;
Em 1568 na Alemanha, no casamento de Guilherme da Baviera com Renata de Lorena (França), o bolo tinha mais de 3 metros da altura e dele saiu Ferdinando da Áustria. No reinado da Rainha Vitória I do Reino Unido houve muitas festa com bolos de até 200 kg com 2 metros de altura.
As velas colocadas em cima do bolo também surgiram na época dos deuses antigos, pois as pessoas acreditavam que a fumaça delas tinham o poder de proteger o aniversariante para o ano vindouro. Na modernidade, a tradição mudou de objetivo, propondo ao aniversariante apagar todas as velinhas de uma só vez, fazendo um pedido, que só se realizaria se fosse mantido em segredo.
A população brasileira sempre relacionou o bolo desde suas apresentações mais simples, como algo especial e fora da rotina. Servir um pedaço de bolo é sinônimo de amizade e com os sabores do Zé do Bolo essa tradição fica ainda mais deliciosa.
Quando o bolo foi criado?
Muitas são as lendas e histórias envolvendo a origem do bolo. – Há quem diga que a origem do bolo está relacionada não com o mundo dos mortais, mas sim com o dos deuses, afinal de contas, o primeiro bolo teria sido criado na Grécia Antiga , para homenagear Ártemis, Deusa da Caça.
- Naquela época, as velas colocadas em cima da massa representavam o luar que, de acordo com a mitologia, era o instrumento da Deusa para proteger a terra; – Também, dizem que bolo surgiu em Roma, por volta do ano 100, antes de Cristo;
Os primeiros bolos teriam sido uma espécie de pão , feitos com massa de trigo. Durante a cerimônia, esse pão era quebrado, como uma benção, sobre a cabeça da noiva, para que ela tivesse vida longa e muitos filhos. Os parentes e amigos, por sua vez, comiam as migalhas para terem sorte; – Na Inglaterra da Idade Média, os convidados de um casamento costumavam presentear os noivos com pequenos bolos, estes iam sendo empilhados até formarem uma montanha bem alta.
Os noivos eram colocados um de cada lado da montanha de bolos , e depois se beijavam por cima dela, para terem vida próspera. AVISO LEGAL Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.
cpt. com. br.
Qual e a origem da palavra bolo?
A palavra bolo deriva de «prov bola /ó/, com fechamento da vogal tônica -ó- > -ô- e troca da vogal temática -a por -o, tomada como desin de masc, no padrão vern masc -o: fem -a; talvez pelo feitio arredondado que os bolos em geral apresentam; (); f hist 1392.
Qual a Deusa que os gregos utilizavam para adorar oferecendo bolo de aniversário?
Celebrar uma data importante com direito a guloseimas tem sua provável origem nas festas de culto aos deuses da Antiguidade. Agradeça à deusa Ártemis, celebrada pelos gregos como a matrona da fertilidade, pelo aparecimento do bolo de aniversário. Ele é provavelmente a evolução de um preparado de mel e pão, no formato de uma lua, que fiéis levavam ao famoso templo em homenagem a ela em Éfeso, antiga colônia grega na atual Turquia.
- Há especialistas que defendem outra teoria;
- Segundo ela, a tradição surgiu na Alemanha medieval, onde se costumava preparar uma massa de pão doce no formato do menino Jesus no Natal;
- Depois essa guloseima seria adaptada para a comemoração do aniversário de crianças;
Já o uso de velas também teria sido herdado do culto aos deuses antigos, que tinham a missão de levar, por meio da fumaça, os desejos e as preces dos fiéis até o céu, para que eles fossem atendidos. Mas e as festas de aniversário? Até hoje, não se sabe a data exata de quando os nascimentos começaram a ser celebrados.
- Ainda nos dias atuais, a comemoração é um costume ocidental nem sempre seguido por outros povos;
- No Vietnã, por exemplo, os aniversários não são comemorados individualmente no dia do nascimento – e sim coletivamente, no ano-novo vietnamita, que segue o calendário lunar e acontece, em geral, entre os nossos 21 de janeiro e 9 de fevereiro;
Embora não saibam exatamente quando a tradição surgiu no Ocidente, os historiadores sabem que a festa já era conhecida na Antiguidade. “Os romanos não apenas comemoravam o dia do nascimento como tinham um nome para a festa: dies sollemnis natalis”, diz o historiador Pedro Paulo Funari, da Universidade Estadual de Campinas.
“Há, por exemplo, um registro do século 2 em que uma cidadã chamada Cláudia Severa convida sua amiga Sulpícia Lepidina para a comemoração”, diz. Outra tese que reforça a idéia de que foram os romanos os difusores dessa tradição é a existência de túmulos que registram com precisão o número de anos, meses e dias no sarcófago – o que indica que eles sabiam o dia exato do nascimento do sujeito.
“Eles também comemoravam outros aniversários, como o da fundação de Roma, em 21 de abril”, diz Funari.