A temperatura do forno – Entre todos os motivos existentes para que os bolos desabem, a temperatura errada do forno possui o recorde de fazer qualquer massa desabar. O que ocorre é que todo bolo, sem restrição, deve ser assado em fogo baixo, a 180°C.
- O aumento da temperatura fará com que ele cozinhe depressa por fora, mas permaneça cru por dentro;
- Assim, enquanto a parte externa do bolo cresce, a parte interna continua baixa;
- Então, o volume que você pode observar é apenas aparente, pois, uma vez que a preparação sai do forno, ela murcha;
Afinal, a massa está mal cozida e vem abaixo.
Contents
O que pode ser quando o bolo murcha?
ERRO 1: Provocar um choque térmico – Para que um bolo asse do jeito correto, o ideal é ter assar a 180ºC no forno preaquecido (algumas receitas indicam também para assar a 200ºC). Mas, no momento em que abrimos o forno para fazer o teste do palito , por vezes observamos o bolo a baixar logo.
Porque acontece isso? Simples: na maioria dos casos o bolo murcha porque existe uma grande diferença entre a temperatura no interior do forno e a temperatura ambiente , que está mais fria, provocando assim um choque térmico na massa do bolo.
Neste caso, o que fazer para o bolo não murchar? Nosso conselho: quando você observar que o bolo está pronto, desligue o forno e deixe o bolo no interior por mais 5 minutos. Depois abra um pouco a porta do forno, permitindo deste jeito que a temperatura no interior do forno desça gradualmente, evitando o referido choque térmico. .
O que fazer para o bolo não afundar no meio?
Por que o bolo murcha? –
Tem que desenformar o bolo quente ou frio?
Assista à maneira correta de desenformar doces sem quebrar –
- Formas tradicionais Passe uma faca sem ponta, ou espátula em toda a lateral. O bolo deve estar morno, pois se ainda estiver quente, a massa pode quebrar ou esfarelar e se já estiver completamente frio, é mais difícil de soltar.
- Aquecer rapidamente o fundo da forma para o caramelo ficar levemente mais fluido. Passe uma faca sem ponta, ou espátula em toda a lateral. Incline levemente a forma e apoie a faca sobre o pudim, fazendo que entre um pouco de ar. Apoie um prato com bordas altas, vire e retire com cuidado a forma.
- Formas de fundo ou aro removível Geralmente usadas em tortas de massas mais delicadas.
- passe uma faca sem ponta, ou espátula em toda a lateral. Apoie a forma sobre um copo, para facilitar a retirada do aro, e retire devagar e com cuidado.
- Apoie a forma sobre o prato de servir, passe uma faca sem ponta, ou espátula em toda a lateral e abra com cuidado a trava do aro.
- Formas trabalhadas: não é possível passar a faca nas laterais, por isso, sempre devem ser sempre muito bem untadas e polvilhadas.
O que fazer com bolo que não cresceu?
Baixe em PDF Baixe em PDF Cozinhar tem seus altos e baixos. Por isso, não se preocupe se um bolo se transformar em um desastre. Provavelmente, algo pode ser feito para salvar a situação. Seja porque o bolo não cresceu, ficou quebrado ou cozinhou demais, você vai conseguir encontrar uma solução para consertá-lo ou transformá-lo em outra coisa apresentável.
- 1 Se o bolo ainda estiver mole, deixe cozinhar por mais tempo. Se você verificar que a massa ainda está mole no meio, talvez o bolo só não tenha tido tempo para crescer. Coloque-o de volta no forno para assar por mais cinco ou dez minutos, mas fique de olho para que ele não cozinhe demais. Talvez ele cresça nesse tempo.
- 2 Desmanche o bolo e misture com a cobertura para fazer bolinhas. Compre uma cobertura pronta ou prepare a sua em casa e acrescente só o bastante para que a mistura fique grudada quando apertada. Enrole em bolinhas e polvilhe coco ralado, chocolate granulado ou cacau em pó.
- Ou você pode cobrir as bolinhas com chocolate derretido e deixar esfriar.
- Esse truque também funciona para bolos que ficaram secos demais.
- 3 Se o bolo não crescer, corte-o em duas camadas e faça um domo com ele. Fatie um bolo de uma camada ao meio usando uma faca de pão para formar duas “folhas” de bolo. Forre uma tigela grande com filme plástico para usar como molde e coloque uma camada de bolo no fundo dela. Corte fora o bolo que sobrar na parte superior até ficar com um círculo quase perfeito.
- Corte fora o excesso de bolo que sair pelas bordas para que tudo caiba na tigela.
- Coloque o bolo na geladeira para firmar antes de virá-lo em cima do prato de servir. Despeje chocolate derretido por cima do bolo ou passe cobertura na parte redonda do domo para decorar.
- 4 Preencha um bolo afundado com doces para dar uma cara festiva. Se apenas o centro do bolo ficar fundo, aplique a cobertura como sempre e use-o como tigela para colocar doces. Preencha o buraco com doces não embrulhados, como chocolates, jujubas, balas de coma e outros doces que quiser.
- Também é possível encher o espaço com mousse ou creme de limão e passar a cobertura por cima. Assim, você faz uma sobremesa fácil.
- 5 Transforme o bolo afundado em um bolo de sorvete para agradar sua criança interior. Coloque um pouco de sorvete amolecido no centro afundado do bolo e alise. Deixe congelar por cerca de 30 minutos e tire. Acrescente a cobertura por cima do sorvete e nas bordas, como faria com um bolo normal, para dar acabamento ao prato.
- Se quiser uma cobertura mais simples, cubra o bolo com chantili e decore com cerejas.
- 1 Faça um trifle inglês com pedaços de bolo em camadas. Coloque os pedaços de bolo em uma tigela ou prato fundo grandes. Jogue um pouco de bebida alcoólica para dar sabor e adicione camadas de ingredientes como creme, cobertura, frutas, mousse ou chantili, na ordem que quiser. Conforme for montando as camadas, use o bastante de cada ingrediente para cobrir o prato.
- Faça a parte de cima ficar ainda mais especial. Use a cobertura ou o chantili para fazer uma camada lisa na parte de cima do doce e cubra com raspas de chocolate ou granulado para decorar.
- 2 Cubra o bolo rachado com cobertura para esconder as imperfeições. A cobertura vai esconder perfeitamente as rachaduras pequenas. Se o bolo estiver muito rachado, use um pouco de cobertura para tentar “colar” os pedaços dele. Espalhe na rachadura e aperte um lado contra o outro para juntar. Depois, cubra toda a parte de cima do bolo com uma camada fina de cobertura bem mole, formando uma crosta.
- Deixe firmar e passe mais uma camada de cobertura, desta vez mais grossa, para decorar. Se você cobrir tudo direito, dificilmente alguém vai perceber que o bolo estava rachado.
- Só não exagere se usar a cobertura para preencher a rachadura. O excesso vai deixar o bolo doce demais e desagradável de comer.
- 3 Vire o bolo rachado para que a parte de cima fique lisa. Se o bolo só estiver rachado em cima, use o fundo dele como topo. Assim, você terá uma superfície lisa e uniforme para decorar. Mas a base será menos firme, por isso, não se assuste se ela desmanchar no prato. Essa solução é melhor para bolos caseiros.
- Outra opção é remover uma camada fina da parte de cima do bolo para nivelar e deixar a aparência uniforme. Use uma faca de pão para cortar essa camada fina da parte de cima.
- 4 Use as partes quebradas do bolo para fazer um doce chamativo. Derreta chocolate ao leite, amargo ou branco e despeje em uma assadeira forrada com papel-manteiga. Use uma espátula para espalhar uma camada fina do chocolate derretido. Deixe esfriar por 30 minutos e jogue o bolo despedaçado por cima, formando uma camada fina e uniforme.
Acrescente mousse ou cobertura na metade da tigela de bolo que você acabou de modelar e coloque a outra camada de bolo por cima. Repita até usar todo o bolo. Aperte o bolo contra a camada de doce derretido, passe outra camada de chocolate por cima e deixe esfriar.
Os dois ingredientes vão endurecer juntos. Para servir, quebre em pedaços.
- 1 Corte fora as partes queimadas do bolo. Use uma faca de pão para cortar a parte de cima ou a de baixo, se ela estiver queimada. Passe a faca por baixo das partes queimadas nas laterais para removê-las. Tome o cuidado de cortar somente a parte queimada do bolo, pois geralmente o resto está bom.
- Neste passo, imagine que você está raspando a parte queimada de uma torrada, mas lembre-se de que o bolo não é tão seco. Por isso, você precisa usar a faca para cortar os pontos queimados.
- 2 Aplique uma calda sobre um bolo seco que cozinhou demais para deixá-lo úmido. Coloque uma parte de açúcar e uma parte de água em uma panela pequena e deixe cozinhar. Aqueça a mistura até que o açúcar todo derreta, mexendo sempre. Tire a calda do fogo e acrescente um aromatizante, como extrato de baunilha ou rum. Deixe esfriar e passe uma camada fina por cima do bolo antes de aplicar a cobertura.
- Faça furos no bolo com um garfo para ajudar a fazer com que ele absorva a calda.
- 3 Cubra o bolo seco com ingredientes úmidos para deixá-lo mais molhado. Se não tiver tempo para fazer uma calda, aplique uma camada grossa de creme de manteiga no meio do bolo. Em seguida, use ingredientes úmidos por cima para decorar, como frutas ou chocolate.
- Se o bolo só tiver uma camada, você terá que cortá-la ao meio com uma faca de pão para colocar a cobertura no meio do bolo.
- 1 Use uma faca para soltar o bolo da forma. Se o bolo estiver preso na forma, passe uma faca afiada entre ela e o bolo, em toda a volta. Bata nas laterais e no fundo da forma com as mãos para ajudar a soltar o bolo e deixe esfriar por 15 minutos.
- Depois de 15 minutos, tente virar o bolo outra vez. Se ele ainda sair desmanchado, consulte as sugestões acima para transformá-lo em outra sobremesa feita com bolo quebrado.
- 2 Use uma faca afiada para nivelar um bolo desigual. Às vezes acontece de o bolo não crescer por igual. Se esse for o seu caso e você quiser uma parte de cima nivelada, é só usar uma faca afiada para cortar fora a parte desnivelada. Você ficará com um topo liso e nivelado para aplicar a cobertura.
- 3 Se as camadas do bolo se desmancharem quando você tentar cortá-las, coloque-as na geladeira. Camadas de bolo quentes correm mais risco de desmanchar. Se estiver tentando cortá-las ao meio, deixe-as na geladeira por pelo menos 30 minutos para esfriar e tente outra vez.
- 4 Terminado.
Porque o bolo transborda no forno?
Reduza um pouco o fermento – Um dos principais motivos para seu bolo ter transbordado é o fermento em excesso. Geralmente, as receitas pedem 1 colher (sopa) de fermento em pó, mas rasas. Se você colocar a colher muito cheia poderá ocorrer esse problema. Então, a dica é reduzir um pouco a quantidade de fermento na próxima receita.
Porque o bolo racha na hora de assar?
O calor em excesso acaba assando a superfície rapidamente, deixando o interior da massa cru. À medida que o interior vai assando, ele acaba crescendo e rompendo a superfície já assada, provocando as rachaduras. Formas pequenas para uma grande quantidade de massa também podem provocar isso.
Porque o bolo fica com a casca dura em cima?
Meu bolo é muito denso. – Isto pode acontecer porque: a) durante a mistura dos ingredientes a massa foi trabalhada demais e perdeu muito ar. b) os ovos foram adicionados muito rapidamente. Tente incorporar bem os ovos entre uma adição e outra. c) não foi adicionado fermento suficiente.
Quanto tempo devo esperar o bolo esfriar para desenformar?
Nada de desenformar o bolo assim que ele sai do forno ou de esperar o bolo esfriar : ele deve estar morno na hora de sair da forma. Com a ajuda de uma faca ou espátula, desgrude as beiradas do bolo da forma.
Quanto tempo pode tirar o bolo da forma?
A sua cozinha, e provavelmente a sua casa, já estão com aquele cheirinho de bolo assando…ao retirar o bolo do forno alguns cuidados vão garantir um bom resultado. Veja as dicas.
- Certifique-se que o bolo esta pronto, insira um palito de churrasco ou um testador de bolos no meio da forma e até o fundo, deve sair completamente limpo.
- Retire do forno e coloque sobre uma grade – caso não tenha uma própria, coloque sobre o fogão, assim o bolo irá esfriar por igual e mais rapidamente.
- Para massas de pão de ló e massas sem manteiga, você pode desenformar após 10 ou 15 minutos. Para isto passe uma faquinha para soltar toda a lateral e vire sobre uma grelha ou uma base reta. Retire o papel manteiga e aguarde esfriar completamente antes de usar.
- Para massas com manteiga, aguarde esfriar completamente antes de desenformar, pois estas massas quebram com facilidade quando não estão completamente frias.
- Assim que o bolo esfriar caso não vá servir imediatamente, embale bem em plástico filme para evitar que resseque.
Pode colocar o bolo na geladeira para esfriar?
Baixe em PDF Baixe em PDF Dependendo do tipo de bolo que você está assando e do tempo necessário para resfriá-lo, vários aspectos precisam ser levados em consideração. Se o resfriamento for feito da maneira errada, o resultado pode ficar esfarelento ou empapado. Resfriar o bolo na geladeira é o método mais rápido, mas você também pode deixá-lo na bancada ou no forno. É possível ainda passar o bolo para uma grade, deixá-lo esfriar na forma ou até de cabeça para baixo.
- 1 Veja quanto tempo você tem. Dependendo do tipo de bolo, este método de resfriamento pode levar apenas umas duas horas. Leve em consideração o seguinte:
- Os bolos do tipo “angel food”, bolos ingleses (“pound cake”), bolos esponja e outros que sejam leves e fofinhos podem esfriar na geladeira em cerca de uma ou duas horas.
- Este método não é o mais adequado para os cheesecakes, pois as mudanças bruscas de temperatura podem perturbar a estrutura desse bolo, causando rachaduras. Os bolos ricos e cremosos que são servidos frios podem precisar de até quatro horas no refrigerador.
- No caso de um bolo tradicional, o método vai levar cerca de duas a três horas.
- 2 Tire o bolo do forno. Depois que ele estiver assado, use luvas de forno para tirá-lo de lá com cuidado e colocá-lo sobre a bancada da cozinha. Deixe-o lá por cinco a dez minutos. Use as seguintes orientações:
- Caso esteja preparando um cheesecake ou outro bolo cremoso, recomenda-se que você desligue o forno e deixe o alimento esfriar lá dentro por cerca de uma hora antes de passá-lo para a geladeira. Se não tiver tempo, você pode colocá-lo no refrigerador, mas saiba que ele pode rachar um pouco.
- No caso do cheesecake, passe uma faca de manteiga entre a borda dele e a forma enquanto o bolo ainda estiver quente, para evitar que ele grude na forma mais tarde.
- Você pode colocar a forma sobre uma superfície de madeira, como uma tábua de corte, para proteger a bancada do calor.
- 3 Ponha o bolo na geladeira. Depois de deixá-lo esfriar um pouco sobre a bancada, coloque a forma no refrigerador por mais cinco a dez minutos. Assim, ele vai esfriar ainda mais sem ressecar. Após esse tempo, o alimento estará bem frio ao toque. Não se esqueça do seguinte:
- Recomenda-se resfriar bolos esponja ou do tipo “angel food” de cabeça para baixo. Para tanto, você pode virar a forma de ponta-cabeça e colocar a parte do tubo sobre o gargalo de uma garrafa estável. Essa posição evita que o bolo se desmanche enquanto estiver esfriando.
- É melhor tirar os bolos ingleses da forma para resfriá-los. Se eles permanecerem nela por tempo demais, podem ficar muito úmidos e grudar. Passe-os para uma grade e deixe-os na geladeira.
- 4 Embrulhe o bolo com filme plástico. Tire-o da geladeira novamente e feche a parte de cima da forma embrulhando-a pelo menos duas vezes com o filme. Assim, você mantém a umidade do bolo enquanto ele esfria.
- Se tiver tirado o bolo da forma ou colocado de cabeça para baixo, você não precisa embrulhá-lo.
- 5 Deixe o bolo esfriar na geladeira por mais uma ou duas horas. Os bolos tipo “angel food” e inglês podem precisar de apenas mais uma hora. Já os cheesecakes necessitam de duas horas inteiras.
- 6 Solte o bolo da forma. Passe uma faca afiada ou de manteiga entre a forma e o bolo.
- Mantenha a faca na vertical para não cortar as laterais do bolo por acidente.
- 7 Tire o bolo da forma. Ponha um prato grande sobre ela, segure o prato e a forma com firmeza e vire-os de cabeça para baixo. Agite um pouco a forma para passar o bolo dela para o prato.
- Se o bolo for muito delicado, bata de leve no fundo da forma algumas vezes, até sentir que ele se soltou.
- Agora que o bolo está frio, você pode decorá-lo da maneira que quiser!
- 1 Escolha a grade certa. Faça a seleção de acordo com o tamanho do bolo que você vai assar. 25 cm costuma ser o tamanho padrão mais largo para bolos redondos e em formato anelar, portanto, uma grade com pelo menos esse comprimento deverá servir para todas as suas necessidades. As grades são uma ferramenta essencial para qualquer confeiteiro, pois ajudam a fazer com que o bolo esfrie de maneira rápida e uniforme. Lembre-se dos seguintes pontos:
- Escolha uma grade que caiba facilmente na sua lava-louças e no local onde você pretende guardá-la.
- Essas grades permitem que o ar circule embaixo do bolo, o que ajuda a evitar a condensação que poderia deixar o fundo empapado.
- 2 Tire o bolo do forno. Quando ele estiver pronto, use luvas de forno para retirá-lo com cuidado de lá e colocar a forma diretamente sobre a grade.
- Caso esteja esfriando um cheesecake, você pode apenas desligar o forno e deixar o bolo lá dentro por cerca de uma hora. Assim, o alimento delicado vai resfriar devagar, o que evitará que ele rache.
- 3 Deixe o bolo descansar. Nesse momento, é uma boa ideia verificar a receita para saber qual o tempo recomendado. Ele pode variar bastante dependendo do tipo de bolo que está sendo assado. Como regra geral, procure deixá-lo na grade por dez a 15 minutos.
- A forma deverá ficar descansando na grade para que a parte de baixo dela receba ar.
- 4 Solte o bolo da forma. Tire-o de lá e coloque-o sobre a bancada. Passe uma faca afiada ou de manteiga entre a forma e o bolo.
- Mantenha a faca na vertical para não cortar as laterais do bolo por acidente. Passe a faca ao redor dele algumas vezes para soltá-lo.
- 5 Unte a grade. Antes de transferir o bolo para ela, você precisará untá-la um pouco.
- Como o alimento estará um pouco quente, colocá-lo sobre a grade untada vai evitar que ele grude.
- 6 Passe o bolo diretamente para a grade (opcional). Segure a grade sobre a forma e, lentamente, vire-as de cabeça para baixo. Com cuidado, bata no fundo da forma até soltar o bolo. Levante a forma devagar para transferir o alimento para a grade. Antes de tirá-lo da forma, pense nos seguintes pontos:
- Caso esteja esfriando um cheesecake, é melhor não tentar transferi-lo para a grade. Esse tipo de bolo é muito delicado e pode estragar.
- Tirar um bolo redondo da forma mais cedo vai ajudar a evitar que ele fique muito empapado.
- Se estiver esfriando um bolo “angel food”, é melhor pular a grade e colocá-lo de cabeça para baixo sobre a bancada. Para tanto, vire a forma e ponha a parte do tubo em cima do gargalo de uma garrafa estável. Essa posição evita que o bolo se desmanche quando estiver esfriando.
- Lembre-se de usar luvas de forno para pegar a forma. Como ela terá saído do forno há pouco tempo, pode ainda estar quente o suficiente para causar queimaduras.
- 7 Tire o bolo da grade. Depois de deixá-lo esfriar por uma ou duas horas, você pode passá-lo para um prato e decorá-lo da maneira que quiser.
Porque a massa amanteigada afunda no meio?
Se existe algo certo nessa vida é que seu bolo um dia vai murchar! É inevitável, de verdade! por Joyce Galvão Se existe algo certo nessa vida é que seu bolo um dia vai murchar! É inevitável, de verdade! Acontece com os melhores profissionais (só que ninguém te conta!) Existem inúmeros fatores que fazem o seu bolo murchar, I-NÚ-ME-ROS! Por exemplo, quando você assa um bolo ele afunda ao assar ou, quando você o tira do forno? Saber isso importa, e muito, para descobrir a causa do desmoronamento, sabia? Por isso é importantíssimo conhecer as possíveis causas para evitar o futuro colapso do seu bolo. O primeiro ponto a entender é: por que o bolo afunda? Uma resposta básica é: o bolo afunda pois não teve estrutura suficiente para suportar o ar formado, que faz o bolo crescer. O bolo também afunda por questões de temperatura durante o processo de assamento.
- Temperaturas muito baixas, temperaturas muito altas… Como controlar isso? Com um termômetro de forno! E se você ainda não tem um termômetro e assa bolos profissionalmente… Precisa de um puxão de orelha! Ai, ai, ai!!! A temperatura do seu forno é importante para que o fermento possa agir dentro da sua massa e fazer seu bolo crescer;
Junto a isso, é importante que a estrutura do bolo se forme no momento certo senão, o ar em excesso sem alguém para segurar esses carinhas vai fazer seu bolo afundar. Imagina você segurando 1000 balões! Você provavelmente vai sair voando se ninguém segurar você, certo? É isso que acontece com o fermento dentro do seu bolo! Ele faz o bolo subir.
- Se não tiver ninguém para segurar esse ar escapa e puff, seu bolo murcha que tem um balão furado! Além disso, claro, se você não deixou seu bolo assar por tempo suficiente ele também vai afundar;
- Está cru, oras! Se o caso for esse, o seu bolo afunda após sair do forno;
Agora, se ele afunda dentro do forno, alguns erros podem ser identificados: Não abra a porta do forno antes da hora! As bolhas de ar estão se expandindo com o forno quente, criando máximo volume enquanto o bolo cresce e suas proteínas e amidos estabilizam a massa.
Ao abrir a porta do forno o ar frio, que é mais denso, “amassa” o bolo que faz com que ele murche no centro – que geralmente é a área que ainda não assou. Impaciente? Não quer esperar o cheirinho de bolo? Se a sua massa demora cerca de 30 minutos para assar, aguarde ao menos 3/4 desse tempo para abrir a porta do seu forno.
Mesmo assim tenha certeza que está assado antes de furar o bolo com palito ou retira-lo do forno! Senão… vai murchar! Além disso alguns fornos tem uma variação muito grande de temperatura entre o topo e a base. Por isso sempre coloque o bolo no meio do forno onde, geralmente, a temperatura tende a ter menos variações.
O ar frio é mais denso que o ar quente, porque as moléculas dos diferentes gases que o compõem estão mais próximas umas das outras. Dessa forma, a massa em um determinado volume de ar será maior que a massa do ar quente, que por sua vez terá as moléculas mais distantes umas das outras.
A acidez presente na receita faz a massa ser mais estável. Se, por exemplo, o seu bolo tem bicarbonato demais, ele vai tornar o meio básico e talvez sua massa cresça e murche, já que o pH básico afeta as proteínas estruturais, impedindo-as de se agruparem.
Por isso é importante sempre trazer um elemento ácido à sua receita! Como saber se tem bicarbonato demais na receita? Se depois de assar o bolo ele afundou e ficou com um sabor metálico, acrescente cerca de 1 a 2 colheres de sopa (15-30mL) de vinagre à massa! Se você não incluir ingredientes de construção de estrutura suficientes em sua receita, o bolo pode desabar.
Enquanto o bolo assa, a massa é empurrada para cima por causa do dióxido de carbono e vapor formados. O bolo precisa de estrutura para manter esse volume e fixar esse crescimento, do contrário, vai afundar… Geralmente bolos sem glúten sofrem desse mal. Sem glúten suficiente o bolo não tem estrutura e ele colapsa, por isso, especialmente em bolos sem glúten, é importante adicionar um ingrediente estruturante a mais, como um ovo extra, um pouco de goma xantana, chia ou linhaça moída… Além da falta de glúten, falta de ovos, em especial claras, que fornecem a estrutura para o bolo suportar todo ar formado através da coagulação das proteínas.
- Ovos insuficientes, coagulação insuficiente e, portanto… Já sabe, né? Excesso de ingredientes – excesso de fermento, ovos, farinha, açúcar, líquidos… Qualquer excesso vai fazer seu bolo ficar ruim;
- Falta de estrutura significa falta de algum ingrediente estruturante, em contrapartida pode também ser a causa de excesso de algum outro ingrediente, como líquidos! Muito daquilo, pouco disso é desastroso, por isso é importante respeitar a proporção dos ingredientes e equilibrar o balanceamento da receita;
Excesso de gordura pode fazer seu bolo parecer um vulcão pois é um ingrediente que aporta maciez extra ao bolo. Maciez demais acompanha falta de estrutura, assim como o açúcar que é um anticoagulante e pode atrapalhar a estrutura do seu bolo, por isso bolos com açúcar são mais macios! Agora se o problema é excesso de fermento (seja bicarbonato, fermento ou até excesso de ar no seu bolo por fermentação física ou mecânica), v ocê está formando gás demais sem uma estrutura que acompanhe o crescimento da sua massa.
- Esse gás vai escapar que nem um balão furado! O que pode acontecer também com o excesso de líquidos, pois haverá maior formação de vapor e poucos ingredientes estruturantes para equilibrarem com esse excesso;
Aprenda a medir adequadamente seus ingredientes (saiba mais aqui ) e por favor, aceite que balança é o melhor caminho (eu te convenço sobre isso aqui ! ) Então a pergunta que fica é: COMO EVITAR QUE O BOLO AFUNDE? Primeiro é importante saber testar um bolo quando está assado.
- É fundamental que o processo de assar esse bolo seja bem-sucedido! Parece óbvio mas, se você faz uma receita que está familiarizado e mesmo assim seu bolo afundou, pode ser que ele não tenha assado completamente, ou você pode estar em um mal dia e pesou algum ingrediente errado;
A sua balança pode estar desregulada e até mesmo seu forno, por que não? Acontece! Sentiu cheiro de bolo? É hora de pegar o palito, furar o CENTRO do bolo (e não as laterais). Saiu limpinho com poucas migalhas grudadas? Está pronto! Outro teste é tocar o bolo com a ponta dos dedos. Se ele ceder e não voltar, significa que não está pronto! E não fique frustrada com as falhas, observe seus erros, pare para pensar e saiba que sempre existe espaço para mais e mais bolos! Quanto mais errar, mais bolos você deve fazer, até acertar! É uma deliciosa maneira de aprender, não acha? .
Porque o bolo transborda no forno?
Reduza um pouco o fermento – Um dos principais motivos para seu bolo ter transbordado é o fermento em excesso. Geralmente, as receitas pedem 1 colher (sopa) de fermento em pó, mas rasas. Se você colocar a colher muito cheia poderá ocorrer esse problema. Então, a dica é reduzir um pouco a quantidade de fermento na próxima receita.
Porque o bolo racha na hora de assar?
O calor em excesso acaba assando a superfície rapidamente, deixando o interior da massa cru. À medida que o interior vai assando, ele acaba crescendo e rompendo a superfície já assada, provocando as rachaduras. Formas pequenas para uma grande quantidade de massa também podem provocar isso.
Porque o pão caseiro murcha quando sai do forno?
Porque o bolo fica com a casca dura em cima?
Meu bolo é muito denso. – Isto pode acontecer porque: a) durante a mistura dos ingredientes a massa foi trabalhada demais e perdeu muito ar. b) os ovos foram adicionados muito rapidamente. Tente incorporar bem os ovos entre uma adição e outra. c) não foi adicionado fermento suficiente.