Antes de partir para a simulação eu quero que você lembre que o cálculo exato é preciso ser feito de acordo com os seus gastos aí. Como existem variações de região para região, eu só vou te dar uma ideia, mas o valor correto só de acordo com a situação de cada um. O custo de produção de um bolo caseiro é de aproximadamente R$7. Normalmente ele é vendido por de R$10 a R$15. Então digamos que o seu custo é R$7 e você venda por R$12, por exemplo.
- De lucro, em cada bolo você terá R$5;
- Se você fizer uma boa divulgação e trabalhar em uma área de grande movimento, é possível vender mais de 15 bolos, mas vamos colocar essa média;
- Se você trabalhar de segunda a sábado, o dia todo, vai vender 75 bolos por semana, o que significa R$375;
No mês o seu lucro é de R$1. 500 (contando quatro semanas). Agora me diga: Quantas pessoas conseguem ter um valor desse líquido todo mês, sem precisar passar por humilhações no trabalho e sem perder totalmente a liberdade? Mesmo sendo uma simulação abaixo do que eu acredito que pode acontecer, já é uma grande oportunidade! Por isso que eu digo e repito: vender bolo caseiro dá dinheiro mesmo! Leia também: Receita de bolo de cenoura.
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Como calcular o preço de venda de um bolo?
Para saber quanto custa 30%, o cálculo é feito da seguinte maneira: R$8,80 (o valor do nosso bolo fictício) x 0,30 = R$2,64. Ou seja, R$2,64 é 30% de R$8,80. Em seguida, você soma os 30% (R$2,64) aos R$8,80 (valor de custo do bolo ), obtendo o valor final de R$11,44 por bolo.
Qual é o preço de um bolo?
Bolo de Brigadeiro Branco | Preços / Kg |
---|---|
Massa(s): pão de ló branco com calda neutra. Recheio(s): brigadeiro branco. Cobertura(s): raspas de chocolate ou granulado. | Dinheiro / transferência bancária: R$ 57,00 Cartão crédito / Débito +5%: R$ 59,85 |
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Qual o valor de um bolo caseiro?
Agora que você já sabe como calcular o custo do bolo caseiro , será necessário definir o preço de venda do produto. No entanto, isso vai variar bastante e cada pessoa coloca o preço que achar melhor. O mais importante é você saber exatamente qual o custo para produzir o bolo, porque o lucro será você que vai definir.
No nosso exemplo acima, o custo para produzir o bolo foi de R$ 9 Reais, portanto se você vende-lo por cerca de R$ 18 Reais estará obtendo um lucro muito bom na venda do bolo caseiro. Isso é o que a maioria dos vendedores de bolos caseiros fazem, sendo que metade do preço do bolo é o custo de produção e a outra metade é o lucro.
Na média geral, um bolo caseiro sem cobertura é vendido por cerca de R$ 14 Reais. Então mesmo que a gente cobre esse preço no bolo, ainda assim estaremos lucrando R$ 5 Reais em cada bolo. Porém esse é só um exemplo, já que o preço final do produto é você que vai determinar. Desejo muito sucesso e se você precisar de mais informações para começar com sucesso nessa área, basta se inscrever no Curso Faça e Venda Bolos Caseiros , que lá é ensinado tudo em detalhes! .
Como calcular a mão de obra de um bolo?
Para se ter ideia, o Sebrae recomenda acrescentar 60% de encargos sociais para cada funcionário. Portanto, no nosso exemplo de R$2. 500, o gasto real com a mão de obra incluiria R$1. 500 reais extras, um total de R$4. 000 ao mês. Considerando esse investimento, o valor da mão de obra de aproximadamente R$22,75.
Qual o valor de um bolo de 1 kg?
Afinal, qual é o preço de bolo de aniversário? – Em algumas regiões e em confeitarias mais renomadas o preço do quilo do bolo varia de R$45,00 a R$60,00. É muito difícil uma pessoa encomendar um bolo de apenas 1kg, já que para festas é necessário um bolo maior. O mais comum é encomendas de até 3kg, ou seja, é muito lucrativo. Uma coisa que vale a pena frisar aqui é que o preço depende muito do seu tipo de público-alvo.
Por exemplo, se você mora em uma cidade grande, pode até cobrar um valor mais alto. No entanto, precisará de diferenciais competitivos para ter sucesso. Se você mora em uma cidade pequena e manter a alta qualidade dos seus bolos, chegará um momento em que você poderá cobrar alto que ninguém irá reclamar.
Isso se chama valorização do seu produto. Mas para começar, sugiro que faça uma precificação que envolva todos os custos gerados no seu trabalho, desde a produção dos bolos, estoque, embalagem de bolos, entregas, funcionários, gastos invisíveis etc. Quando falo em gastos invisíveis quero dizer água, luz, gás, manutenção, dentre outros custos que podem passar desapercebidos na hora de determinar o preço. 😉 Outro fator que precisa ser analisado antes de colocar o preço final no seu bolo é quantos andares ele será. O valor poderá ser dobrado, ou se quiser, pode dar descontos para clientes fiéis ou para compras em massa. Em geral, um bolo de aniversário de dois andares pode custar até R$150,00 nas melhores confeitarias do Brasil. Vale levar em conta se o pedido do cliente é tendência ou não. .
Como calcular o lucro da venda de um bolo?
O que é margem de lucro? – Para entendermos o que é margem de lucro, primeiro é necessário relembrar um conceito anterior: lucro. De forma resumida, podemos dizer que lucro representa o retorno positivo dos investimentos que são feitos por uma empresa.
A fim de exemplificar, imaginemos que você possua uma empresa que vende bolos. Para cada bolo que é produzido é preciso investir 35 reais (mão de obra, ingredientes, energia, aluguel, etc. Porém, na hora de vender os bolos, você cobra 50 reais por cada unidade.
Sendo assim o seu lucro é de 15 reais (50 – 35 = 15) por unidade de bolo. É importante relembrarmos o que é lucro para entender um passo ideal na hora de calcular a margem de lucro: estabelecer o preço de venda. Para que o seu negócio cresça e se desenvolva é necessário que você saiba exatamente no que você está gastando dinheiro para calcular o preço de revenda e obter lucro.
- Na hora de estabelecer o preço de revenda, lembre-se que é necessário olhar para vários aspectos do negócio;
- Voltando ao exemplo do bolo, o preço de custo de uma unidade não é calculado apenas sobre o valor dos ingredientes que são gastos na produção da receita, é preciso também calcular os custos com aluguel, água, luz, telefone, mão de obra, ingredientes, embalagens e tudo mais;
Ok, lucro entendido, mas e a margem de lucro , o que é? É possível classificar margem de lucro como o percentual que você espera receber após a venda de um produto ou a comercialização de um serviço. Sendo assim, para cada produto que é vendido, há um valor percentual aplicado sobre o valor que o produto é comercializado.
Quanto custa um bolo de 1 5 kg?
à vista R$ 159,00. 2X de R$ 79,50 sem juros.
Qual o valor de um bolo para 100 pessoas?
BOLOS PARA CORTE (SEM DECORAÇÃO)
08 pessoas | 1,000 kg | A partir de R$64,90 |
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40 pessoas | 4,500 kg | A partir de R$159,90 |
60 pessoas | 6,500 kg | A partir de R$219,90 |
80 pessoas | 8,500 kg | A partir de R$269,90 |
100 pessoas | 10,500 kg | A partir de R$309,90 |
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Qual o valor de um bolo Mesversario?
A partir de: R$180,00 / mês em 12 meses.
Qual o valor de um bolo de milho?
R$ 21,90.
Qual o valor de um bolo de fubá?
Casa de Bolos Fernando Moraes/ Publicidade Publicidade Nada de pasta americana, glacê e marshmallow. Os bolos que você vai conhecer abaixo parecem tirados do caderno de receitas de uma avó: têm a massa fofa e deixam de lado recheios e coberturas incrementados. São perfeitos para acompanhar um cafezinho coado. + Sorveteria Le Botteghe Di Leonardo abre loja em Higienópolis Esses doces são vendidos inteiros, para levar para casa. Veja abaixo onde encontrar bolos de massa simples vendidos inteiros: Bolo de limão, da Bolo à Toa – COMIDINHAS 2236 ■ Bolo à Toa : sob o comando dos irmãos Renata Frioli e Marcelo Grosso, a marca segue firme mesmo com a proliferação das franquias do gênero. As receitas da avó da dupla inspiram os bolos, que ficam expostos em uma mesona de madeira e são embalados na hora do pedido. Há sabores como bolo de chuva (R$ 30,00), laranja (R$ 20,00), bolo de iogurte com amora (R$ 25,00) e de paçoca (R$ 25,00. ■ Bolo & Bule : o pequeno salão de decoração delicada acomoda poucas mesinhas e cadeiras coloridas e, à esquerda, uma estante com pães.
E fazem tanto sucesso nas vitrines de algumas lojas especializadas que estão sempre frescos e quentinhos. A especialidade do lugar, porém, são os bolos, muito benfeitos. O de banana não leva glúten nem lactose e, mesmo assim, é macio e molhadinho (R$ 38,00).
Se quiser ainda provar uma versão salgada, experimente o bolo de queijo com ervas aromáticas (R$ 45,00). Bolovers ■ Bolovers : bolos tradicionais, como fubá, laranja e cenoura (R$ 25,00 cada um), são assados em duplas no forno convencional a gás. Não tenha medo de arriscar em pedidas como batata-doce e gengibre (R$ 35,00). Fiel à fruta, a versão de ameixa (R$ 28,00) com calda do mesmo ingrediente surpreende pela maciez Continua após a publicidade ■ Casa de Bolos : a onda de endereços especializados em bolos caseiros parece ter dado uma amainada, mas essa rede de Ribeirão Preto (SP), não para de ganhar lojas pelo país.
Haja fermento! De massa fofa e aroma de fruta fresca, o cliente pode levar o bolo de laranja. Custa R$ 13,00, o mesmo preço da versão de fubá com erva-doce, comedida na quantidade de açúcar. Quem prefere algo mais meloso, pode levar para casa o de churro, que exibe massa com canela e recheio de doce de leite (R$ 20,00).
Há também novidades: bolo de bem casado (R$ 20,00), bolo de leite Ninho (R$ 22,00) e de iogurte com limão (R$ 14,00). ■ Julice Boulangère : é agradável sentar em uma das mesinhas e pedir ovos mexidos e suco de laranja pela manhã, mas também é imperdível sair sem provar ali mesmo o bolo de cenoura com gotas de chocolate (R$ 15,20; 180 gramas).
Por encomenda, o casa faz também por quilo. ■ Le Délice : a pequena loja de Andrea Gatti tem uma variedade de bombons feitos com matéria prima belga. Em seu repertório, há também bolo de brigadeiro disposto em três tamanhos para o cliente levar pra casa: 1,2 quilo (R$ 70,00), 1,5 quilo (R$ 105,00) e 2 quilos (R$ 130,00).
Há opções em bolos de pote repletos de brigadeiro cremoso, que podem ter massa de chocolate ou de cenoura (R$ 16,00). Para acompanhá-los, a doceria oferece caldas de amora ou de chocolate (R$ 22, o pote com 240 gramas). Mercadinho Dalva e Dito ■ Mercadinho Dalva e Dito : instalado na lateral do restaurante brasileiro homônimo, nos Jardins, reúne alguns produtos de mercearia de interior. Leve os bolos inteiros de cenoura cobertos por calda de chocolate meio amargo (R$ 24,00) e de massa de chocolate com pedaços de banana (R$ 14,00). Além dessas, há outras duas opções: maçã com canela (R$ 14,00) e fubá (R$ 9,00). Uma surpresa: bolo de abobrinha com castanha-do-pará ( R$ 14,00).
■ Tradicional Bolos Caseiros : em todas as unidades da marca, que só em São Paulo somam mais de vinte, os bolos são feitos do zero. Isso significa quebrar os ovos, adicionar farinha, bater a massa… Tal cuidado garante o gostinho caseiro das receitas, que são invariavelmente vendidas inteiras.
Agradam as versões de milho (R$ 17,00), cuja massa pode ser incrementada por colheradas de requeijão (R$ 17,50), e a mesclada de cenoura e chocolate (R$ 18,00). O bolo de fubá ganha múltiplas possibilidades, como a adição de pedaços de goiabada (R$ 15,00) ou de um afetivo perfume de erva-doce (R$ 14,00). Vila Chocolat – bolo ■ Vila Chocolat : não só os chocolates reluzem na loja. Com jeitão de bolo caseiros, são sabores como churros, chocolate belga com gotas de chocolate, iogurte com limão-siciliano, cenoura, laranja e banana com canela que também fazem sucesso. Os clientes podem levar para casa em tamanhos de até 400 gramas, por R$ 20,00, ou entre 600 gramas e 800 gramas, por R$ 40,00. Continua após a publicidade
- bolo
- comidinhas
Qual o tamanho da forma de bolo caseiro?
A melhor forma para bolos caseiros Os tamanhos mais utilizados são as formas que vão de 22 cm a 24 cm de diâmetro.
Como calcular o custo da mão de obra?
Tempo de leitura: 1 min. O custo unitário da mão de obra é calculado com base no salário mínimo vigente, no percentual de encargos sociais, na jornada mensal de trabalho e o número de salários-base do cargo, função ou categoria. O número de salários-base é informado no cadastro da mão de obra, enquanto que os demais valores são informados no cadastro da tabela de preços ou nos parâmetros do orçamento. Exemplo: servente O custo unitário também pode ser informado pelo usuário. Neste caso, o valor pode ser informado sem encargos sociais para que o sistema aplique os encargos, ou então pode ser informado já com encargos sociais aplicado. O valor calculado é truncado na segunda casa decimal.
Como calcular mão de obra de doces?
Adicionando 20% ou 30% – Outra forma muito comum de definir o valor da mão de obra no preço dos doces, é adicionar 20% ou 30% no valor do produto. Você pode fazer dessa forma:
- Para 20% : R$ 0,85 (valor gasto com os ingredientes) x 0,20 = R$ 0,17. Então, basta somar R$ 0,17 + R$ 0,85 = R$ 1,02 por unidade.
- Para 30% : R$ 0,85 x 0,30 = R$ 0,25 + R$ 0,85 = R$ 1,10 por unidade.
💡 Saiba mais: Precificação de produtos : como fazer? ” data-action=” ” target=”_blank” rel=”noopener”>
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Como calcular a mão de obra de uma costureira?
Esses dias eu estava com uma dúvida grande sobre o cálculo EXATO de alguns materiais, foi então que comecei uma breve pesquisa e o site da Artemelza, da Maria Elza (no qual sou uma frequentadora assídua!) foi o lugar que achei os melhores cálculos. Então aqui vai o texto que estou compartilhando direto do site dela.
- Espero que vocês goste! Bjs Xu 🙂 “Algumas amigas tem me perguntado como calcular o preço de venda de um artesanato;
- É uma pergunta difícil de responder porque quem determina o preço de venda é o mercado, é a concorrência;
Preço de venda não é determinado por cálculos. Como não entendo muito de cálculos, preços…pedi ao meu marido, Luiz, para nos ajudar. Ele é engenheiro e gentilmente nos ajudou. O texto ficou um pouco grande mas…se ficar difícil de entender não tenha vergonha de informar sua dúvida. Afinal estamos aqui para aprender… Para se obter um preço de venda devemos pesquisar no mercado o preço de produtos iguais ou semelhantes. Se colocarmos um preço muito alto não vendemos. Se colocarmos um preço muito baixo pode haver venda mas não ganhamos muito e podemos até ter prejuízo. Se não podemos calcular o preço de venda podemos, entretanto, calcular o preço de custo. Será uma referência para determinar se o preço de venda que está sendo praticado pelo mercado nos dará um bom lucro ou não.
CÁLCULO DO CUSTOS DOS PRODUTOS Neste estudo estamos considerando um artesão que trabalha na sua própria casa e que faz o seu próprio artesanato para vender. Não tem empregados, não aluga galpão, nem tem outros custos de empresa formal. O SEBRAE tem excelentes trabalhos para calcular custos de produtos para pequenas empresas. Podemos determinar o preço de custo através de 3 parcelas: – custo de materiais – custo de mão-de-obra – custo de embalagem, frete, taxas, impostos, etc.
É o que nos propomos a fazer nesta postagem. De modo a ficar mais fácil o entendimento vamos calcular o preço de custo de um artesanato a medida que formos andando com a a explicação. Para nosso exemplo vamos considerar que um artesanato é feito com tecido, feltro, laço de fita, linha e outros materiais.
Vamos ao primeiro, custo de materiais. Como o próprio nome diz é o custo dos materiais que utilizamos para fazer o nosso artesanato, nosso produto. Vamos aos materiais: – tecido : precisamos determinar quantos peças são possíveis fazer com 1 metro de tecido que tem 1,50m de largura e custa R$15,00 por metro.
- Nosso artesanato necessita de 20x20cm;
- Com esses valores podemos calcular que podemos utilizar 7 peças na largura de 1,50m e 5 peças no comprimento de 1 metro, ou seja, 7×5=35 peças;
- Temos, portanto, R$15,00/35 peças = R$0,43 por peça;
– feltro : calculo semelhante ao do tecido. Considere que nosso produto necessita de um pedaço de feltro de 10x20cm. O feltro no mercado tem 1,40m de largura e custa R$7,00 por metro. Com esses valores podemos calcular que podemos utilizar 7 peças na largura de 1,40m com 20cm cada e 10 peças no comprimento de 1m com 10cm cada, ou seja, 7×10=70 peças.
- Temos, portanto, R$7,00/70 peças = R$0,10 por peça;
- – laço de fita : necessitamos de 20cm para o nosso produto;
- Em 1m de fita podemos ter 5 laços;
- O preço da fita é R$1,50 por metro;
- Temos, portanto, R$1,50/5 peças = R$0,30 por peça;
– linha : estimamos que com 1 carretel de linha podemos costurar 100 peças. O preço do carretel de linha é R$2,00. Temos, portanto, R$2,00/100 peças = R$0,02 por peça. – outros materiais : são os materiais muito baratos e/ou onde se gasta muito pouco, do tipo, contas, cola PVA, cola quente, blush, caneta de tecido, etc, onde não vale a pena ficar calculando para se obter alguns centavos.
- Neste caso consideramos um valor fixo de alguns centavos ou uma pequena porcentagem 5% a 10%;
- No nosso exemplo vou considerar 6%;
- Temos até agora: R$0,43 tecido R$0,10 feltro R$0,30 laço R$0,02 linha ———— R$0,85 soma R$0,05 outros materiais 6% (R$0,85 x 6 /100) R$0,90 custo de material Vamos agora calcular o custo da mão-de-obra;
A primeira coisa que precisamos fazer é calcular o custo de 1 hora do artesão, da pessoa que faz o artesanato. Precisamos estimar quanto tempo temos disponível em um mês para fazer a produção das peças. Não entra neste cálculo o tempo que perdemos para comprar os materiais, para despachar as peças, para fazer propaganda, etc.
Queremos o tempo realmente disponível para a produção. Para o nosso exemplo considere como 120 horas por mês , o que representa em média 4 horas por dia. Agora temos que fazer uma estimativa de um primeiro objetivo de ganhos que queremos por mês.
É um valor inicial que vai mudando com o tempo conforme evolui o nosso trabalho. Para este exemplo considere o valor de R$600,00 por mês como um valor que queremos atingir. Se temos um objetivo de R$600,00 por mês e trabalhamos 120 horas por mês podemos calcular o custo da nossa hora de trabalho: R$600,00/120 = R$5,00 por hora.
Significa que se levarmos 1 hora para fazer um artesanato o custo da mão-de-obra será R$5,00. Meia hora R$2,50 e assim por diante. Repare que não é necessário fazer este cálculo a cada novo produto. Se o nosso objetivo de ganhos não mudou e nem o número de horas de trabalho por mês o valor é o mesmo para qualquer artesanato.
Se mudar algum desses dois valores o cálculo deverá ser refeito. Para colocar um custo de mão-de-obra no nosso artesanato de exemplo temos que calcular o tempo que se leva para fabricar uma peça. Devemos considerar que sabemos perfeitamente como fazer e não precisamos ficar consultando em detalhes moldes ou a internet.
- Para o nosso exemplo considere que o tempo para fabricar uma peça é de 45 minutos;
- Se o nosso custo por hora é R$5,00 e levamos 45 minutos para fabricar uma peça, podemos calcular o custo de mão-de-obra: R$5,00×45/60 = R$3,75 por peça;
Obs. para quem não está familiarizado com a forma de escrever da matemática em computador, o símbolo “/” significa “dividir”. Na fórmula acima queremos multiplicar R$5,00 por 45 e dividir o resultado por 60. R$3,75 custo de mão-de-obra. Com o custo da mão-de-obra em R$3,75 somado ao custo de material de R$0,90 temos até agora um custo de R$4,65 por peça.
- Vamos para a última parcela de custos que se refere ao custo de embalagem, frete, taxas, etc;
- Este é um custo que não pode ser somado diretamente ao produto;
- Este custo depende da encomenda;
- Se vamos entregar via correio haverá o custo correspondente;
Se vamos entregar para colegas de trabalho, escola ou vizinhos, não temos este custo. Se vendemos através de uma loja virtual temos que considerar as taxas cobradas. O custo de embalagem não varia igualmente com a quantidade de peças. As vezes numa mesma caixa podemos enviar 3 peças, 5 peças, ou mais.
- Se cada peça é embalada em um saquinho plástico, independente da quantidade vendida, podemos colocar este custo na lista de materiais;
- Por essas razões e porque as vendas já consideram que o preço de venda é o da peça mais frete, não iremos considerar este custo;
É uma simplificação para facilitar a explicação, mas na prática temos que considerá-lo. Precisamos calcular a cada encomenda recebida. Portanto, o custo final para o nosso artesanato é e R$4,65 por peça. Mas, qual a importância de conhecer os nossos custos? Considere 3 situações: 1- Se vendermos nosso artesanato pelo preço de custo de R$4,65 e tivermos muitas encomendas, teremos que trabalhar o mês inteiro, 120 horas, para conseguir o nosso objetivo de ganho de R$600,00.
2- Se vendermos o nosso artesanato por R$6,00, acima do nosso preço de custo, e tivermos muitas encomendas, no final do mês ganharemos mais do que R$600,00. Com menos peças produzidas alcançaremos nosso objetivo de R$600,00.
3- Se vendermos o nosso artesanato por R$4,00, abaixo do nosso preço de custo, mesmo trabalhando o mês inteiro não alcançaremos o nosso objetivo de R$600,00. Não significa que estamos tendo prejuízo. Prejuízo mesmo só vendendo abaixo do custo de material de R$0,90.
- Mas este produto não contribui como deveria para o nosso objetivo de ganho mensal;
- Considero que o que foi explicado até aqui é o básico que você deve conhecer;
- Com esses conhecimentos você pode ter uma visão muito boa do seu negócio;
A seguir vem um exemplo um pouco mais complicado para as pessoas que desejam ter um conhecimento maior. Vamos fazer mais um exemplo. Vamos imaginar que um artesão não faz controle de custos e vende 3 produtos: – produto A: preço de venda R$6,00 – produto B: preço de venda R$8,00 – produto C: preço de venda R$10,00 Este artesão tem tempo disponível para produzir mais.
Qual produto deveria forçar a venda para tentar vender mais e ganhar mais dinheiro? O que você acha? Para este exemplo considere os mesmos valores de R$600,00 como objetivo para os ganhos e 120 horas disponíveis por mês.
Este artesão resolveu calcular os custos dos produtos, e levantou os seguintes dados: – produto A: custo de material R$0,90 e tempo para fabricar uma peça 45 minutos. – produto B: custo de material R$3,00 e tempo para fabricar uma peça 60 minutos. – produto C: custo de material R$5,00 e tempo para fabricar uma peça 80 minutos.
- Como pode ser visto, o produto A é o nosso exemplo anterior;
- Proponho de calcule o custo de mão-de-obra para os produtos B e C como exercício;
- Fazendo os cálculos obtemos: – produto A: custo de material + custo de mão-de-obra = R$4,65 – produto B: custo de material + custo de mão-de-obra = R$8,00 – produto C: custo de material + custo de mão-de-obra = R$11,67 Análise 1 : Comparar os preços de custo e de venda;
Fazendo a comparação verificamos que vendemos o produto A com um preço maior que o preço de custo (+R$1,35), o produto B no preço de custo (R$0,00) e o produto C abaixo do preço de custo (-R$1,67). Conforme já aprendemos, podemos concluir que o produto mais lucrativo é o produto A. Outra análise que podemos fazer é quanto cada produto contribui para o nosso ganho mensal. Para isto devemos subtrair do preço de venda o custo dos materiais e obtemos: – produto A: preço de venda R$6,00 – materiais R$0,90 = R$5,10 – produto B: preço de venda R$8,00 – materiais R$3,00 = R$5,00 – produto C: preço de venda R$10,00 – materiais R$5,00 = R$5,00 Análise 2 : Verificação do produto com maior contribuição para o nosso ganho mensal.
Com o produto A ganhamos mais e trabalhamos menos, sobrando mais tempo para produzir outros produtos. Mais uma vez o produto A é o que mais contribui para o nosso ganho mensal. Cada peça que produzimos do produto A ganhamos R$5,10 e os demais R$5,00.
Portanto é no produto A que devemos concentrar nossos esforços de venda. Obs: Nem sempre as análises 1 e 2 coincidem no mesmo produto. Neste caso o que fazer? Minha sugestão é a seguinte: Se você tem muito tempo ocioso qualquer encomenda é bem-vinda, portanto, trabalhe mais, ganhe menos, mas ganhe alguma coisa. Pode dar preferência para a análise 2. Se o seu tempo começa a ficar escasso prefira os produtos com melhor diferença entre o preço de venda e o preço de custo (análise 1).
- Como disse anteriormente este é um estudo simplificado de custos para pessoas que fazem o seu próprio trabalho;
- Em vários lugares acima consideramos ser possível aumentar as vendas de um produto o que nem sempre é possível;
O mercado é soberano. Mas, conhecendo nossos custos, conhecendo nossos produtos, podemos dar descontos naqueles que temos mais ganhos, fazer promoções, podemos dar mais descontos para quantidade e ganhar mais dinheiro, etc. Ganhar dinheiro é o que é importante.
Como calcular o valor de um produto feito em casa?
Como calcular o preço de venda de uma receita?
Calculando o custo da receita – Como falamos, você vai precisar anotar todos os gastos com ingrediente, preço de cada produto, quanto gastou na receita (em gramas) e qual foi o consumo em valor de cada ingrediente. Por isso, para facilitar, é melhor montar uma ficha técnica de cada receita contendo todas estas informações. Então faremos todas as anotações conforme segue: Agora que já temos todos os ingredientes separados, o preço e o consumo de cada um, vamos fazer o seguinte para calcular o custo da receita: (Qdt usada / Qtd embalagem) x Preço = Custo Receita Ou seja, você vai pegar a quantidade de produto utilizado na receita e dividir pela quantidade total da embalagem. Por exemplo, o chocolate, se você utilizou 100g de chocolate, e a embalagem tem 2kg, então: 100/2000 = 0,05. Este resultado você vai multiplicar pelo preço total do produto, ou seja, 0,05 X 49,89 = 2,49. Este é o valor que você gastou de chocolate na sua receita.
Você pode montar uma planilha em Excel (fica bem mais fácil) ou mesmo fazer num caderno, anotando todas as informações, conforme o modelo abaixo. Estes cálculos servem para calcular o preço de venda de um bolo de festa, salgadinhos, doces ou qualquer outra coisa, mas vamos pegar como exemplo uma receita de brigadeiro que rende 25 unidades.
E assim você vai fazer com cada produto utilizado. Veja no exemplo abaixo o custo de uma receita de brigadeiro: Agora é só somar todos os valores para ter o custo final: 6,99 + 2,49 + 0,46 + 0,48 + 6,47 + 1,12 + 2 = R$ 20,00 Este é o custo da sua receita. Mas calma, você ainda precisa acrescentar o valor da sua mão de obra e de outros custos como água, luz e gás.
Como é feita a precificação de um produto?
Qual o valor de um bolo de milho?
R$ 21,90.