O Que Acontece Se Tomar Muito Sorvete?

O Que Acontece Se Tomar Muito Sorvete
O que acontece se tomar sorvete todo dia? – Sorvete possui gordura, principalmente gordura trans, além de açúcar, que aumenta o colesterol ruim e triglicerídeos. Além disso eles são muito calóricos e ajudam aumentar o peso, afirma Ana Paula.

Contents

Qual o mal que o sorvete faz?

5) Sorvete Sorvete possui gordura, principalmente gordura trans, além de açúcar, que aumenta o colesterol ruim e triglicerídeos. Além disso eles são muito calóricos e ajudam aumentar o peso, afirma Ana Paula.

Quanto de sorvete posso comer por dia?

Três bolas de sorvete de chocolate já tem toda a gordura recomendada para um dia. Por isso, para diminuir o risco de colesterol alto e problemas relacionados com açúcares, consuma o sorvete com moderação e escolha as opções sem açúcar e com baixo teor de gordura.

Pode tomar sorvete todos os dias?

Dentro de uma dieta equilibrada, o sorvete pode ser consumido diariamente. Os bons sorvetes têm cerca de 70% de leite em sua formulação e são ótimas fontes de cálcio.

Pode comer um pote de sorvete faz mal?

Composição e benefícios do sorvete – O sorvete é feito a partir da mistura de água ou leite, açúcar, gordura, suco ou aroma de frutas, emulsificante, espessante e aditivos e possui diferentes técnicas de fabricação. Sua fórmula permite que sejam acrescentados ingredientes para obter sabores e texturas variadas.

Do ponto de vista nutricional, o sorvete pode ser considerado um alimento nutritivo, pois sua fórmula possui proteína, açúcar, gordura vegetal ou animal, cálcio, fósforo, vitaminas A, B1, B2, B6, C, D, K e outros minerais que fazem bem à saúde.

Os cremosos, que são preparados à base de leite, possuem altas quantidades de sais minerais, sobretudo de cálcio, essencial para o desenvolvimento e bom funcionamento dos ossos. O cálcio existente em duas bolas de sorvete equivale ao que encontramos em um copo de leite.

A grande quantidade de proteína encontrada no sorvete também ajuda o organismo a manter suas funções vitais. E para quem se assusta com os índices calóricos dessa delícia, a boa notícia é que as taxas não são assim tão alarmantes.

Uma bola de sorvete de chocolate de 60 gramas, por exemplo, possui 112 calorias, quase o mesmo que 1 pão francês de 50 gramas com miolo, que tem 135 calorias. Mas isso não significa em hipótese alguma que você possa tomar potes e mais potes de sorvete, pois gordura e proteína em excesso também fazem mal para o organismo.

É fundamental observar a quantidade de gorduras trans presente na composição dos sorvetes. Tanto ela quanto a gordura normal, quando consumidas em quantidades acima do ideal, são nocivas ao organismo e podem contribuir para desencadear problemas de saúde como aumento de colesterol ruim (LDL), doenças cardiovasculares e obesidade.

Fique atenta aos acompanhamentos oferecidos nas sorveterias. Por trás de tantas cores e sabores das coberturas, balas, farofas e outros confeitos, se enscondem centenas e centenas de calorias. Os sorvetes de frutas costumam ser mais leves, pois são feitos com àgua, mas se compararmos com um sorvete de massa, as calorias são equivalentes, assim como os sorvetes à base de soja.

A vantagem desse último é que por ser totalmente vegetal, pode ser consumido por pessoas que têm intolerância à lactose e ao glúten. Além disso, a proteína de soja ajuda a reduzir o colesterol ruim. Para quem quer se refrescar sem precisar colocar a culpa na balança, a melhor opção são os sorvetes de baixa caloria e o frozen natural, que é um sorvete à base de iogurte.

O frozen é menos calórico, rico em cálcio e em fibras que prolongam a sensação de saciedade alimentar, além disso não possui conservantes e colabora com o bom funcionamento do intestino Além desses aspectos nutricionais, segundo pesquisa realizada na Universidade de Harvard, o sorvete também pode contribuir com o aumento da fertilidade feminina.

  • Nessa pesquisa, 18 mil mulheres foram acompanhadas e aquelas que trocaram um copo de leite integral por sorvete, consumindo pelo menos duas porções diárias de sorvete, tiveram 85% mais chances de ovular do que aquelas que não consumiam o sorvete;

Em outro estudo realizado no Centre for Neuroimaging Sciences em Londres, pesquisadores britânicos descobriram algo que muita gente já sabia: que o sorvete proporciona prazer. Para comprovar o fato, voluntários consumiram sorvete de creme e, em seguida passam por exames de ressonância magnética, que demonstraram que o sorvete afeta as zonas de prazer do cérebro, as mesmas que são ativadas quando as pessoas estão se divertindo.

E para quem acredita que o sorvete causa gripe, resfriado ou dor na garganta e por isso, só possa ser consumido no calor, médicos afirmam que esse é apenas um mito, já que o que causa gripe é um vírus e não alimentos gelados.

Os países onde o consumo de sorvete é maior são os europeus, onde o inverno costuma ser bem mais rigoroso, além disso nenhuma pesquisa científica confirma a relação dessas doenças com o consumo de sorvete no frio. No caso de inflamações de garganta como amidalite, ao contrário do que muitos acreditam, os alimentos gelados são mais indicados do que os quentes.

  • Mesmo com tantos pontos a favor do seu consumo, em um estudo que circula na internet e que selecionou os dez piores alimentos de todos os tempos para a saúde, o sorvete conseguiu a façanha de ficar em décimo lugar;

Segundo a nutricionista canadense Michelle Schoffro Cook, os altos índices de açúcar e gorduras trans presentes nos sorvetes industrializados, além dos corantes e aromatizantes artificiais, podem causar sérios danos ao cérebro e ao sistema nervoso. Sendo assim, sempre que pudermos optar por uma opção natural no lugar de uma industrializada, estaremos fazendo a melhor escolha para o nosso organismo, isso é fato, mas não é necessário nenhuma pesquisa para comprovar que doses comedidas de prazer, como um sorvete no fim da tarde, fazem bem para a alma.

Qual sorvete faz mais mal?

O teor de gordura   – Um sorvete faz mal também se tiver um teor muito alto de gorduras. Segundo a Universidade de Guelph, do Canadá, um sorvete apresenta mais de 10% de gordura do leite, porém é possível encontrar versões com uma dose de 16% da substância.

A gordura do leite corresponde, em sua maioria, à presença de colesterol. Quando há muito colesterol no organismo, pode ocorrer o acúmulo de depósitos de gorduras nas artérias. O resultado disso é que acontecem interferências no fluxo sanguíneo, o que aumenta as chances de desenvolvimento de problemas no coração e de acidente vascular cerebral (AVC).

O que fazer na hora de comprar: Já existem versões com quantidade de gordura reduzida. Mais importante até do que a quantidade de gordura total é comparar a quantidade de gordura saturada. Esta é a mais maléfica.

You might be interested:  Quanto Tempo Um Bolo Pode Ficar Congelado?

Pode tomar sorvete à noite?

Café, sorvete, chocolate e refrigerante devem ser evitados à noite.

Quantas calorias têm 3 bolas de sorvete?

O sorvete está entre as sobremesas mais desejadas, ainda mais quando chega o verão. Ele pode ser considerado um alimento completo por conter carboidrato, proteína e gordura, sendo indicado em caso de restrição alimentar ou dificuldade de mastigação. Além de ser feito a base de leite e apresentar até 135mg cálcio em duas bolas de sorvete, ou seja, você alcança sua necessidade diária.

  • + Confira dicas de bem estar no Guia da Semana + Veja onde degustar sorvetes exóticos em São Paulo + Magnum abre espaço para cliente montar o próprio sorvete O grande problema do sorvete é que ele é bem calórico, afinal, uma bola de sorvete de fruta chega a oferecer 110 kcal;

Já os sabores como creme, chocolate, pistache, avelã a bola podem chegar a 250 kcal. Mas agora vão as dicas para vocês não terem que abrir mão de se refrescar tomando sorvete, mas sem engordar, claro! Dê preferência aos sorvetes sem gorduras trans que você já encontra com facilidade nos mercados. Além disso, evite comprar potes de sorvete diet achando que, por isso, poderá devorá-los sem culpa. Os diet são recomendados para diabéticos, pois não possuem açúcar. No entanto, em compensação, possuem mais gordura do que os sorvetes convencionais. Para manter a forma sem se privar dessa delícia, o ideal é optar, pelo picolé fruta, além de refrescarem, possuem menos calorias em média 90kcal.

Outra opção é deliciar-se com sorvete de frozen de iogurte natural. É desnatado, adoçado com açúcar das frutas e contém baixo teor calórico. Mas cuidado com os complementos, pois pode colocar tudo a perder, opte por frutas picadas e cereais frescos vão incrementar sem abusar nas calorias.

A sensação desse verão são os cremes de fruta, feita de polpa de fruta e iogurte natural, muito gostoso e refrescante, você já encontra em várias lanchonetes. Veja mais dicas sobre como perder peso e se manter em forma no nosso parceiro Emagrecendo. O Que Acontece Se Tomar Muito Sorvete.

Por que o sorvete engorda?

Pobre em nutrientes e rico em açúcar, o sorvete industrializado possui carboidratos de baixo valor nutricional que são absorvidos rapidamente pelo organismo e transformados em gordura. Por esse motivo, o consumo em excesso do doce pode facilitar o aumento de peso.

Quantas calorias tem 2 litros de sorvete?

Pote Napolitano 2 Litros

Quantidade por porção % VD(*)
Valor energético 65 kcal = 271 KJ 3%
Carboidrato 8,8 g 3%
Proteínas 1, 2 g 2 %
Gorduras Totais 2,7 g 5%

.

É saudável tomar sorvete?

Quando consumido moderadamente, os benefícios do sorvete para a saúde tornam-se incontáveis. Do ponto de vista nutricional, ele é considerado um alimento completo e de alto valor nutritivo, pois fornece proteínas, carboidratos, lipídios, vitaminas A, B1, B2, B6, C, D, E e K, além de cálcio, fósforo e outros minerais.

Independente da classificação, o  sorvete  é uma excelente fonte de energia e, por isso, um alimento especialmente desejável para crianças em fase de crescimento e para pessoas que precisam recuperar peso.

O consumo do  sorvete  também é indicado em alguns pós-operatórios, já que seu aspecto gelado possui propriedades analgésicas e evita hemorragias. Isso acontece em tratamentos como a quimioterapia, ou em cirurgias para retirada de amídalas, refluxo gastroesofágico, cirurgias ortodônticas, etc.

Qual a marca de sorvete mais saudável?

Você sabia que a busca por sorvetes saudáveis como alternativa para os produtos com alto teor de açúcar já é uma realidade? É o que diz uma pesquisa realizada pela Mintel em 2020, que mostra que 30% dos brasileiros apontaram o alto teor de açúcar como um dos motivos que os impedem de tomar sorvete mais frequentemente, razão que fica atrás apenas do preço.

Para entender como o mercado tem trabalhado para oferecer sorvetes mais saudáveis e que facilitem o consumo de forma mais consciente, acompanhe o conteúdo que o blog da MasterSense preparou a seguir! A busca por sorvetes mais saudáveis   Preocupações com a saúde acabam diminuindo o consumo de produtos indulgentes como o sorvete, mas é fato que não precisa ser assim.

Consumidores ainda acreditam que o sorvete pode fazer parte de uma dieta saudável e as marcas estão constantemente em busca de reforçar essa ideia através de reduções ou inclusões que contribuam para o bem-estar físico e mental das pessoas. De 2018 a 2020 houve um aumento nos lançamentos de sorvetes sem açúcar adicionado, e também sem açúcar, mostrando o esforço do mercado em adaptar estas guloseimas para atender aos impulsos saudáveis.

O que as marcas estão fazendo? Outro ponto interessante é que as marcas também estão se adaptando às diversas dietas de cada um dos consumidores. Nos Estados Unidos, por exemplo, a dieta cetogênica está impulsionando inovações na categoria de sorvetes, uma vez que se baseia na redução de carboidratos e aumento do consumo de gordura.

O açúcar é uma das principais fontes de carboidratos em sorvetes e um número crescente de lançamentos que substituem o açúcar por adoçantes de baixa caloria estão se conectando à tendência. Independentemente do público-alvo, entre os adoçantes mais utilizados nos lançamentos, temos a stevia como a principal opção natural.

A stévia é um ingrediente não-calórico que permite a redução das calorias, característica de interesse para 74% dos brasileiros que consomem sorvetes, segundo a Mintel. O uso da stevia vem sendo cada vez mais explorado entre os alimentos e bebidas devido à sua naturalidade e capacidade de promover reduções de açúcar nos produtos.

Inclusive, segundo a FMCG Gurus, cerca de 62% dos consumidores acreditam que os adoçantes naturais são mais saudáveis do que os açúcares, indo de encontro às tendências globais. Confira abaixo alguns sorvetes lançados em 2021 que fazem uso da stevia: A MasterSense oferece diversas soluções para o seu sorvete e um portfólio rico de stévias para tornar seu produto mais saudável. Entre em contato com a gente! Escrito por: Carla de Oliveira.

Qual sorvete faz menos mal para saúde?

Sorvete pode ser uma opção menos saudável. – Há diversos tipos de sorvete, e não estamos falando só de sabores, mas de formatos que possuem composições diferentes. O sorvete de massa, por exemplo, é aquele industrializado e que encontramos facilmente no mercado.

  • Na sua preparação geralmente é usado leite, frutas, gorduras, conservantes e aditivos químicos;
  • A maioria deles contém alto teor de açúcar, muitas calorias e oferece poucos nutrientes —além de cálcio e fósforo;
You might be interested:  Qual O Nome Do Bolo Que Esta Na Moda?

Por isso, ao escolher um sorvete, a indicação dos especialistas é se atentar para os rótulos, verificar os ingredientes e optar por aqueles que não possuam açúcar e xaropes em sua composição. Além disso, evite complementá-lo com outros ingredientes calóricos como caldas de chocolate, leite condensado, farofas ou confeitos.

Sempre que possível opte pelos sorvetes de frutas sem adição de açúcar, que contêm menos gordura e calorias. Os que são preparados com água ainda são mais leves e podem ser consumidos por quem tem intolerância à lactose.

“O melhor tipo de sorvete ainda é o picolé de fruta, pois a base é água, enquanto o de massa a base é gordura. Os sorvetes de frutas costumam refrescar e diminuem a vontade de comer doce sem pesar na balança”, afirma Gisele Pontaroli Raymundo, nutricionista e professora do curso de Nutrição da PUCPR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná).

Um picolé de limão, por exemplo, contém apenas 51 calorias. Já o de chocolate possui 110 kcal. Há também a opção de sorvetes lights, que podem ter menos gorduras, mas em alguns casos possuem mais açúcar para dar mais sabor.

Uma bola de sorvete de massa tem cerca de 150 kcal. “O sorvete é constituído de 10 a 17% de gordura, 12 a 17% de açúcares ou adoçantes, 0,2 a 0,5% de estabilizantes e emulsificantes e 65% de água”, explica Janaina Alvarenga Feitosa Vilar, nutricionista do Hospital Sírio-Libanês.

Quais são os piores alimentos do mundo?

Quais são os benefícios do sorvete?

Blog – 15/09/2020 Você sabia que o sorvete pode trazer diversos benefícios para a sua saúde? Além de ser delicioso, essa delícia conta com excelentes vantagens nutricionais e ainda proporciona bem estar. Claro que para ser um consumo benéfico, precisa ser apreciado moderadamente! O sorvete é indicado para diversas situações além das tardes ensolaradas, como para crianças em fase de crescimento – já que proporciona diversos nutrientes e é uma fonte de energia.

O que tem dentro do sorvete?

Os sorvetes são produzidos a partir de uma emulsão estabilizada, chamada de calda, que depois de passar por um processo de batimento e congelamento produz um produto cremoso. Os ingredientes básicos usados são: água, açúcares, gorduras, sólidos não gordurosos do leite, estabilizantes e emulsificantes, aromatizantes e corantes.

A água é o componente líquido da mistura. Pode ser adicionada como pura, em sorvetes à base de água, ou como componente do leite ou de frutas. Os açúcares conferem doçura, realçam sabor, ajudam na formação de uma textura suave e reduzem o ponto de congelamento.

A quantidade a ser adicionada deve corresponder de 12 a 20% do total dos ingredientes. Sorvete com menos de 10% de açúcar fica excessivamente duro e com 30% de açúcar torna-se excessivamente mole. O professor Ronaldo Oliveira, comenta no curso Como Montar e Operar uma Sorveteria , elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas , que “o açúcar compõe a parte sólida do sorvete, portanto para regular a textura sem usá-lo excessivamente, recomenda-se a glucose.

Dessa maneira, de 75% a 80% pode ser de açúcar e 20% a 25% de glucose, cujo teor de doçura é a metade da sacarose”. A função das gorduras é proporcionar cremosidade ao alimento. Sua utilização deve estar entre 6% do total dos ingredientes, podendo variar entre 3 a 8%.

“Os sólidos não-gordurosos do leite  aumentam a palatabilidade, uma vez que eliminam parte do sabor gorduroso e conferem textura e resistência à mastigação”, diz o professor Oliveira no curso. Para inibir a formação de cristais de gelo e dar resistência ao derretimento é que usa-se os estabilizantes.

Já os emulsificantes são para conseguir uma perfeita homogeneização da massa, gerando uma textura mais macia e reduzindo o tempo de agitação da massa. Os aromatizantes e corantes oferecem as características necessárias do sabor e da cor.

Eles são elaborados com componentes que auxiliam a textura e cremosidade do sorvete. Os sabores devem ser delicados para não se tornarem enjoativos. Outros ingredientes que podem ser adicionados são polpas de frutas, gema de ovo e produtos comerciais especiais, como caseinato de sódio, produtos de leite delactosado, sólidos de leite desnatado modificado e alguns sais minerais do leite.

Quais os benefícios do sorvete para a saúde?

Valor nutricional – O valor nutricional é o principal benefício dos sorvetes. Quando comparado à outras sobremesas, o sorvete é uma fonte dos principais nutrientes que precisamos no nosso corpo, por isso, é um alimento ideal para ser consumido não só no verão mas também nas estações do ano.

  • Fonte de cálcio: Os sorvetes que levam leite na receita são fontes consideráveis desse mineral, responsável por desenvolver e manter a saúde dos ossos e dos dentes, ajudar na regularização dos batimentos cardíacos, auxiliar na coagulação sanguínea, limpar as células de gordura do organismo, entre outras vantagens;
  • Fonte de fósforo: este é um componente essencial para o corpo humano.

Atua em diversas regiões, como cérebro, coração, sangue, rim, etc. Ainda tem mais benefícios, porque auxilia no bom funcionamento do cérebro, na formação de proteína, no equilíbrio hormonal e na digestão;

  • Fonte de diversas vitaminas: um grande diferencial desta sobremesa é a questão das vitaminas. O sorvete contém vitaminas A, B1, B2, B6, C, D e K.

Cada uma tem sua importância e seu benefício para o corpo. Por exemplo, a B1 atua na manutenção do um sistema nervoso e na melhora do funcionamento cardiovascular.

Que tipo de sorvete e mais saudável?

Para se refrescar ou como sobremesa, nada melhor do que um picolé em um dia muito quente. Mas qual versão escolher é um dilema, principalmente se você está fazendo alguma dieta para emagrecimento e precisa tomar cuidado redobrado com recheios e coberturas.

  1. “Algumas versões são mais magras que outras, mas nada impede você de aproveitar os diferentes tipos de picolés, sorvetes e smoothies”, diz o nutricionista Ricardo Zanuto, de São Paulo;
  2. De acordo com o especialista, é importante lembrar que nenhum alimento pode ser consumido sem restrições e que um profissional pode ajudar você a incluir a sua sobremesa gelada na dieta sem culpa;

Precisando de ideias, veja as dicas recomendas pelos especialistas. Os sorvetes de fruta são ótimas opções para quem quer manter uma alimentação saudável. Isso porque eles são feitos à base de água e, portanto, possuem poucas calorias, ajudam a hidratar o corpo e ainda são muito refrescantes.

  1. “Um picolé de frutas contém em média 55 calorias, valor que em alguns casos é menor que o de uma barrinha de cereal”, diz o nutricionista Ricardo Zanuto;
  2. Apesar de serem fontes de cálcio e proteínas, os sorvetes à base de leite são mais calóricos e ricos em gorduras hidrogenadas, devendo ser consumidos com moderação;
You might be interested:  Quanto Da Pra Ganhar Vendendo Bolo De Pote?

“A ressalva é ainda maior para pessoas intolerantes à lactose ou alérgicas à proteína do leite”, afirma a nutricionista Sandra da Silva Maria, da Clínica Gastro Obeso Center, em São Paulo. Pensando nas calorias, basta comparar: um sorvete de morango com leite tem em média 123 calorias, enquanto sua versão com água tem apenas 70.

  1. Ideal para quem tem intolerância à lactose ou alergia ao leite, mas procura opções mais cremosas de sorvete, a versão de soja é muito saudável e deveria ser incluída em qualquer cardápio;
  2. “A soja é um vegetal que possui alto teor de proteínas e baixa quantidade de gordura, além de ter isoflavonas, substâncias que aliviam os sintomas da menopausa”, afirma o nutricionista Ricardo;

Uma porção de sorvete à base soja contém a mesma quantidade calórica do que os sorvetes de leite, porém com a vantagem das proteínas vegetais – que ajudam a diminuir os níveis de colesterol. Os sorvetes à base de iogurte possuem vitaminas e minerais que os outros não têm.

  1. Opte pelos do tipo frozen, que são menos calóricos do que as versões tradicionais, pois contêm menos açúcar e gordura;
  2. “Se for diet melhor ainda, pois além de ajudar no emagrecimento, também é indicado para pessoas com diabetes”, diz a nutricionista Sandra;

Se for tomar frozen, fique atento aos acompanhamentos, preferindo sempre as frutas ou oleaginosas. Uma porção de frozen yogurt puro tem 80 calorias. Feitos normalmente à base de frutas, os smoothies podem ter ou não adição de iogurte e possuem de 150 a 200 calorias por copo de 200ml.

“Fique atento para as versões com adição de açúcar ou chocolate, que são mais calóricas”, afirma o nutricionista Ricardo. Quando preparados apenas com frutas e/ou vegetais (ex. pepino, hortelã e cenoura), eles são ótimas fontes de vitaminas e minerais ainda ajuda na hidratação.

Ao contrário dos smoothies, as raspadinhas são preparadas com menos frutas e costumam ser acompanhadas de açúcar ou xaropes ricos em conservantes – o que pode ser prejudicial à saúde. “Cada copo de raspadinha pode chegar a 150 calorias, sendo acrescentadas 50 calorias por cada colher de leite condensado adicionada”, diz a nutricionista Sandra.

“As raspadinhas passam uma falsa ideia de sobremesa leve, devendo ser evitadas e substituídas por outras opções. ” As receitas caseiras são ótimas opções e livre de conservantes. “Utilize preferencialmente frutas frescas ou a polpa e evite acrescentar ingredientes como leite condensado”, afirma o nutricionista Ricardo.

Confira a receita de sorvete de frutas que o nutricionista separou: Ingredientes 1 litro de leite desnatado 2 colheres de sopa de leite desnatado em pó 1 xícara de adoçante para forno e fogão meia colher de chá de liga neutra 1 colher de sobremesa não cheia de emulsificante Frutas de sua preferência Modo de preparo Bata no liquidificador os quatro primeiros ingredientes até misturar muito bem.

Ponha a mistura na batedeira e acrescente o emulsificante e bata até aumentar de volume e ficar cremoso. Separe em duas partes essa mistura e acrescente a cada uma o sabor de sua preferência, misturando bem e levando a gelar no freezer.

Deixe por no mínimo duas horas, bata novamente e volte ao freezer ou congelador. Rendimento: 1 litro Calorias: 77kcal em uma porção de 100g, sem a adição da fruta.

Qual a marca de sorvete mais saudável?

Você sabia que a busca por sorvetes saudáveis como alternativa para os produtos com alto teor de açúcar já é uma realidade? É o que diz uma pesquisa realizada pela Mintel em 2020, que mostra que 30% dos brasileiros apontaram o alto teor de açúcar como um dos motivos que os impedem de tomar sorvete mais frequentemente, razão que fica atrás apenas do preço.

  1. Para entender como o mercado tem trabalhado para oferecer sorvetes mais saudáveis e que facilitem o consumo de forma mais consciente, acompanhe o conteúdo que o blog da MasterSense preparou a seguir! A busca por sorvetes mais saudáveis   Preocupações com a saúde acabam diminuindo o consumo de produtos indulgentes como o sorvete, mas é fato que não precisa ser assim;

Consumidores ainda acreditam que o sorvete pode fazer parte de uma dieta saudável e as marcas estão constantemente em busca de reforçar essa ideia através de reduções ou inclusões que contribuam para o bem-estar físico e mental das pessoas. De 2018 a 2020 houve um aumento nos lançamentos de sorvetes sem açúcar adicionado, e também sem açúcar, mostrando o esforço do mercado em adaptar estas guloseimas para atender aos impulsos saudáveis.

O que as marcas estão fazendo? Outro ponto interessante é que as marcas também estão se adaptando às diversas dietas de cada um dos consumidores. Nos Estados Unidos, por exemplo, a dieta cetogênica está impulsionando inovações na categoria de sorvetes, uma vez que se baseia na redução de carboidratos e aumento do consumo de gordura.

O açúcar é uma das principais fontes de carboidratos em sorvetes e um número crescente de lançamentos que substituem o açúcar por adoçantes de baixa caloria estão se conectando à tendência. Independentemente do público-alvo, entre os adoçantes mais utilizados nos lançamentos, temos a stevia como a principal opção natural.

A stévia é um ingrediente não-calórico que permite a redução das calorias, característica de interesse para 74% dos brasileiros que consomem sorvetes, segundo a Mintel. O uso da stevia vem sendo cada vez mais explorado entre os alimentos e bebidas devido à sua naturalidade e capacidade de promover reduções de açúcar nos produtos.

Inclusive, segundo a FMCG Gurus, cerca de 62% dos consumidores acreditam que os adoçantes naturais são mais saudáveis do que os açúcares, indo de encontro às tendências globais. Confira abaixo alguns sorvetes lançados em 2021 que fazem uso da stevia: A MasterSense oferece diversas soluções para o seu sorvete e um portfólio rico de stévias para tornar seu produto mais saudável. Entre em contato com a gente! Escrito por: Carla de Oliveira.

Quais são os piores alimentos do mundo?