De Onde Vem O Sorvete?

De Onde Vem O Sorvete
A segunda teoria mais conhecida é de que o sorvete foi criado pelo Imperador Chinês King Tang entre 618 e 697 e que ele misturava leite ao gelo, um hábito interessante já que é bem parecido ao nosso costume e hoje o sorvete feito a base de água, é chamado de ‘Sorbet’ (se lê sem o som do ‘T’), e os sorvetes tradicionais são consistentes em leite e seus complementos.

Contents

Qual a origem da palavra sorvete?

Foi preciso viajar muito para se chegar a essa denominação. Segundo o mestre sorveteiro Leandro Sambini, a raiz está no árabe shurba , usada para designar o suco de frutas. Das arábias migrou para a Turquia, onde se tornou sherbet. Essa palavra era utilizada especificamente para as bebidas frias.

Foi na Europa que os malabarismos linguísticos passaram a se encontrar com o que hoje conhecemos como sorvete. Na França, a receita passou a se chamar sorbet , enquanto na Itália virou o sorbetto. De lá, veio ao Brasil e se transformou em sorvete.

“A troca do “b” pelo “v” deve ter relação com a palavra “sorver”, que significa aspirar com a língua, como se faz com esse alimento”, aposta Sambini. Já a palavra “picolé” tem uma trajetória mais curta. Surgiu como uma adaptação do italiano piccolo sorbetto.

“No começo, o picolé tinha uma forma arredondada, como se fosse um tijolinho. As caixas de correio instaladas na época tinham esse formato e passaram a ser conhecidas também como picolés”, conta o Mestre.

Leia também: 10 curiosidades sobre o sorvete Por que tomar sorvete gelado dói o cérebro?.

Quem inventou o sorvete?

Esse hábito foi trazido para a Europa pelo explorador Marco Polo, que revolucionou a história do sorvete, quando ao voltar do Oriente Médio trouxe consigo a receita do sorvete feito com água, ou, chamado pelos árabes de ‘Sharbet’.

You might be interested:  Qual A Melhor Forma De Transportar Um Bolo?

Qual a diferença entre sorvete e sorbet?

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.   Nota: Este artigo é sobre a sobremesa gelada que faz uso de gorduras lácteas. Para a sobremesa que não faz uso de tais substâncias, veja gelado de fruta. Sorvete de cereja em uma taça Sorvete ( português brasileiro ) ou gelado ( português europeu ) é uma sobremesa gelada à base de lacticínios como leite ou nata , à qual é adicionada fruta ou outros ingredientes e sabores. A maior parte contém açúcar , embora alguns sejam feitos com adoçantes. Em alguns casos, são acrescentados corantes ou aromatizantes como complemento ou substituição dos ingredientes naturais. A emulsão é batida lentamente durante o arrefecimento, de forma a incorporar ar e prevenir a formação de cristais de gelo de grandes dimensões.

O produto final é uma espuma semissólida suave e consistente, facilmente maleável e que pode ser retirada com uma colher. O significado da expressão “sorvete” ou “gelado” varia conforme o país. A legislação local regulamenta tanto as designações comerciais como a quantidade relativa de ingredientes para cada uma delas.

Os produtos alimentares gelados que tenham por base uma emulsão de gorduras lácteas são normalmente designados por “sorvetes” no Brasil, enquanto que em Portugal se usa o termo “gelado”. Em ambos os países, os mesmos termos são usados para designar também uma variedade imensa de produtos gelados, mesmo que sejam feitos à base de água e não de leite.

Em Portugal, sorvete designa um tipo específico de gelado alimentar confeccionado a partir de puré de frutas e xarope de açúcar, ao qual não são acrescentadas quaisquer gorduras lácteas. [ 1 ] No Brasil, o mesmo tipo de produto é designado por sorbet.

You might be interested:  O Que É Sonhar Com Bolo De Aniversario?

[ 2 ] O termo é igualmente usado em vários países para distinguir produtos gelados de fruta sem leite ou ovos, como o francês sorbet ou o italiano sorbetto.

Qual foi a primeira sorveteria da história?

 / Publicidade Publicidade Foi na China de 4 000 anos atrás, quando uma sobremesa à base de leite e arroz foi congelada na neve. Rapidamente a delícia ganhou prestígio, mas apenas entre a nobreza, que podia dispor de leite (então uma mercadoria cara) e tinha como conservar a neve até o verão, valendo-se de câmaras frigoríficas subterrâneas. Em sua viagem à China, em 1271, o veneziano Marco Polo teria encontrado grande variedade de cremes congelados de frutas.

As receitas vieram em sua bagagem, mas não saíram da Itália até meados do século XVI, quando um certo Buontalenti, cozinheiro de Catarina de Médici (1519-1589), introduziu a requintada sobremesa na corte francesa.

Em 1670, o siciliano Francisco Procópio abriu em Paris um café que vendia sorvetes – a primeira sorveteria da história. O sucesso foi tão grande que, seis anos depois, havia mais de 250 fabricantes de sorvete na capital francesa. “Além de ser gostoso, é um alimento quase completo: contém proteínas, lipídios, cálcio, minerais, fósforo e outros componentes fundamentais.

  • Alimentação
  • alimento
  • doce
  • História
  • receita
  • SOBREMESA
  • sorvete

Essa história começa 4 mil anos atrás, na China.