Deixe como está e conte com a sorte – Se o bolo estiver derramando logo no início, uns 10 a 15 minutos após colocar no forno, não terá muito o que fazer. O ideal é deixar transbordar, aguentar o cheiro de queimadinho e depois limpar o forno. Se você mexer na massa nesse momento, poderá correr o risco de perder todo seu trabalho.
- Quando finalizar o tempo de forno, tente reaproveitar o que sobrou;
- Corte o topo do bolo com uma faca grande de serra (eu costumo utilizar faca de pão) e coloque uma cobertura de chocolate bem cremosa por cima;
Tenho certeza de que ninguém irá perceber o desastre. 😉.
Contents
Quando retirar o bolo do forno?
E após estar pronto, o que fazer? – Aqui temos um impasse, pois algumas pessoas dizem que o ideal é retirar imediatamente do forno após o tempo total de preparo. Outras pessoas dizem que o choque térmico pode fazer com que o bolo murche, sendo necessário deixar o bolo esfriar naturalmente no forno após desligar. Eu já fiz alguns testes com minhas receitas e percebi que para bolos caseiros comuns é necessário retirar imediatamente do forno para que ele se mantenha alto.
Já deixei uma receita esfriar naturalmente no forno e o que aconteceu? Ficou murcho e solado. Então sugiro que você também faça esses testes, mas nunca coloque o bolo ainda quente em uma superfície totalmente gelada.
Coloque sobre um pano ou toalha para que ele vá esfriando aos poucos. Agora você já sabe por que o bolo cresce e depois murcha ainda no forno , não é mesmo? Viu só como não existe um só motivo para isso? As receitas de bolo caseiro são mesmo uma arte e devem ser seguidas com todo cuidado. .
Por que o bolo não está assado no forno?
Outro problema, pode estar na temperatura do seu forno e o seu bolo não ter assado na temperatura ideal para ele. Evite abrir a porta do seu forno nos primeiros minutos, para ele não ficar solado. Se quando você retirou o bolo do forno o encontrou ‘torto’ na forma, é capaz de você ter levado para assar sem misturar corretamente os ingredientes.
Por que o bolo cresce quando vai para o forno?
Isabela Coelho Dourado/Mundo Estranho Publicidade Publicidade PERGUNTA Lucas T. Souza, Governador Valadares, MG QUÍMICA DO BOLO O principal ingrediente para o crescimento de um bolo é o fermento, mas não é qualquer um: tem que ser o fermento químico em pó – e seu nome não é à toa. Três componentes químicos inseridos no fermento são fundamentais para que o bolo cresça e tome forma: bicarbonato de sódio (NaHCO 3 ), fosfato monocálcico (Ca(H 2 PO 4 ) 2 ) e pirofosfato ácido de sódio (Na 2 H 2 P 2 O 7 ).
REAÇÃO RÁPIDA Ao misturar o fermento à massa, o fosfato monocálcico e o bicarbonato de sódio reagem com o ingrediente líquido utilizado para fazer o bolo (como leite ou água). A reação ocasiona a formação de gás carbônico (CO 2 ), que libera pequenas bolhas, responsáveis pelo crescimento da massa – e ela já começa a crescer quando está sendo misturada, geralmente na batedeira.
AJUDINHA QUENTE O calor do forno faz com que o pirofosfato ácido de sódio e o bicarbonato de sódio reajam mais rapidamente e gerem mais gás carbônico. Assim, mais e mais bolhas são liberadas, e a massa se expande. Por isso, se a temperatura não estiver bem regulada ou se a porta do forno for aberta antes de a massa ganhar corpo, o bolo embatuma ou fica solado – e aí já era! ESTÁ VIVO! A receita do bolo pede o fermento químico, que garante o crescimento rápido da massa. PARA QUE SERVE CADA INGREDIENTE Açúcar: garante a fofura, pois retém CO2 Farinha: seu amido gera a firmeza da estrutura Ovos: a clara ativa a reação dos ingredientes Leite ou água: reage com o bicarbonato, assegurando a maciez e o crescimento CONSULTORIA Sandra Regina Cecatto Antonini, professora titular do Departamento de Tecnologia Agroindustrial e Socioeconomia Rural do Centro de Ciências Agrárias da UFSCar – Campus Araras e autora do livro Microbiologia da Fermentação Alcoólica Continua após a publicidade
- bolo
- Cotidiano
- cozinha
- culinária
- farinha
- forno
- Mundo Estranho
- Química
Por que o bolo cresce quando vai para o forno? O que rola na sua cozinha é pura química! A gente explica as reações e a principal função dos ingredientes.
Quanto Tempo Demora para dourar o bolo?
Faça um bolo de pote – Outra sugestão caso os outros truques não deem certo é fazer um delicioso bolo no pote , já pensou nisso? Se o bolo ficou irremediável, muito grudento ou totalmente desproporcional as bordas do centro, use essa dica! Corte o bolo ao meio, deixando a parte crua exposta e remova as bordas, caso estejam queimadas. Leve novamente ao forno somente para dourar por cerca de 15 minutos. Em seguida, esfarele todo o bolo. Depois é só fazer uma cobertura de maracujá , morango , cenoura , abacaxi , limão ou leite ninho e montar seu bolo no pote. Todo mundo irá amar, pode ter certeza! E aí, gostou de conhecer essas dicas sobre como recuperar bolo cru? Então agora não tem mais desculpas para não testar uma nova receita, não é mesmo? Compartilhe as dicas! .