Um bolo bonito, bem feito e bem decorado começa com um bolo bem assado. Nada mais frustrante do que tirar o bolo do forno e descobrir que cresceu muito e afundou em seguida, ou nem subiu, queimou nas laterais e ficou cru no meio etc…Embora vários problemas possam ocorrer, alguns são mais comuns e geralmente de fácil solução.
- Confira a lista de problemas e porque acontecem;
- O bolo cresceu demais no meio e rachou;
- Isto pode acontecer geralmente por 2 motivos – muito fermento ou temperatura do forno muito alta;
- O bolo ficou cru no meio embora tivesse aspecto de assado;
Não ficou tempo suficiente no forno. Se possível utilize um cake tester ao invés de um palito, e insira no meio do bolo, até tocar no fundo da forma e sair totalmente limpo. O bolo ficou baixo e assou demais. A forma utilizada foi muito grande para a quantidade de massa.
O bolo não cresceu e formou bolhas de ar no topo. Ou o bolo não foi diretamente para o forno assim que foi preparado ou o forno não estava quente o suficiente. O bolo afundou no meio. Várias possíveis razões – a porta do forno foi aberta antes do tempo (nenhum bolo assa em menos de 20 minutos), demorou para ir ao forno, a receita não tinha farinha ou secos suficiente, a forma utilizada era muito alta.
Forma com mais de 8 cm de altura são inadequadas. Prefira as com 6 cm. As laterais estão queimadas. Forma muito fina e/ou tempo demais no forno. Para bolos que demoram muito para assar, massas muito densas como bolo de frutas por exemplo, forre a lateral da forma com papel manteiga e utilize a temperatura do forno em 170 graus.
Outra possível razão é muita manteiga para untar. Com raras exceções, eu não unto a forma, apenas coloco papel manteiga no fundo. O bolo ficou grudado na forma e não desenforma com facilidade. Forre o fundo da forma com papel manteiga.
Para o caso de untar a forma, unte muito bem com manteiga e farinha, retirando o excesso da farinha e desenformando o bolo aprox. 15 minutos depois de retirar do forno para que a umidade não faça o bolo grudar na forma. Se forrar com papel manteiga pode aguardar o bolo esfriar pois o papel absorve a umidade que vai se formar quando o bolo estiver esfriando.
- O bolo ficou com uma textura pesada e desagradável;
- Provavelmente não foi incorporado ar suficiente na massa na hora de bater;
- Bater em excesso depois de colocar a farinha também pode causar este efeito por desenvolver o glúten o que fará o bolo ficar pesado;
Adicionar os ovos ou outros líquidos muito rapidamente também faz com que a massa separe e causa uma textura bastante desagradável. A massa derramou da forma. A forma utilizada foi pequena demais para a receita. Não encha mais do que 3/4 da forma pois é certeza que irá derramar… 10.
Contents
Porque às vezes o bolo fica solado?
Quando o seu bolo fica solado, normalmente é por ter pouca fermentação, mistura de açúcar e até muito líquido na massa. Outro problema, pode estar na temperatura do seu forno e o seu bolo não ter assado na temperatura ideal para ele. Evite abrir a porta do seu forno nos primeiros minutos, para ele não ficar solado.
O que fazer quando o bolo fica muito seco?
Bolo solado nunca mais !
Baixe em PDF Baixe em PDF Cozinhar tem seus altos e baixos. Por isso, não se preocupe se um bolo se transformar em um desastre. Provavelmente, algo pode ser feito para salvar a situação. Seja porque o bolo não cresceu, ficou quebrado ou cozinhou demais, você vai conseguir encontrar uma solução para consertá-lo ou transformá-lo em outra coisa apresentável.
- 1 Se o bolo ainda estiver mole, deixe cozinhar por mais tempo. Se você verificar que a massa ainda está mole no meio, talvez o bolo só não tenha tido tempo para crescer. Coloque-o de volta no forno para assar por mais cinco ou dez minutos, mas fique de olho para que ele não cozinhe demais. Talvez ele cresça nesse tempo.
- 2 Desmanche o bolo e misture com a cobertura para fazer bolinhas. Compre uma cobertura pronta ou prepare a sua em casa e acrescente só o bastante para que a mistura fique grudada quando apertada. Enrole em bolinhas e polvilhe coco ralado, chocolate granulado ou cacau em pó.
- Ou você pode cobrir as bolinhas com chocolate derretido e deixar esfriar.
- Esse truque também funciona para bolos que ficaram secos demais.
- 3 Se o bolo não crescer, corte-o em duas camadas e faça um domo com ele. Fatie um bolo de uma camada ao meio usando uma faca de pão para formar duas “folhas” de bolo. Forre uma tigela grande com filme plástico para usar como molde e coloque uma camada de bolo no fundo dela. Corte fora o bolo que sobrar na parte superior até ficar com um círculo quase perfeito.
- Corte fora o excesso de bolo que sair pelas bordas para que tudo caiba na tigela.
- Coloque o bolo na geladeira para firmar antes de virá-lo em cima do prato de servir. Despeje chocolate derretido por cima do bolo ou passe cobertura na parte redonda do domo para decorar.
- 4 Preencha um bolo afundado com doces para dar uma cara festiva. Se apenas o centro do bolo ficar fundo, aplique a cobertura como sempre e use-o como tigela para colocar doces. Preencha o buraco com doces não embrulhados, como chocolates, jujubas, balas de coma e outros doces que quiser.
- Também é possível encher o espaço com mousse ou creme de limão e passar a cobertura por cima. Assim, você faz uma sobremesa fácil.
- 5 Transforme o bolo afundado em um bolo de sorvete para agradar sua criança interior. Coloque um pouco de sorvete amolecido no centro afundado do bolo e alise. Deixe congelar por cerca de 30 minutos e tire. Acrescente a cobertura por cima do sorvete e nas bordas, como faria com um bolo normal, para dar acabamento ao prato.
- Se quiser uma cobertura mais simples, cubra o bolo com chantili e decore com cerejas.
- 1 Faça um trifle inglês com pedaços de bolo em camadas. Coloque os pedaços de bolo em uma tigela ou prato fundo grandes. Jogue um pouco de bebida alcoólica para dar sabor e adicione camadas de ingredientes como creme, cobertura, frutas, mousse ou chantili, na ordem que quiser. Conforme for montando as camadas, use o bastante de cada ingrediente para cobrir o prato.
- Faça a parte de cima ficar ainda mais especial. Use a cobertura ou o chantili para fazer uma camada lisa na parte de cima do doce e cubra com raspas de chocolate ou granulado para decorar.
- 2 Cubra o bolo rachado com cobertura para esconder as imperfeições. A cobertura vai esconder perfeitamente as rachaduras pequenas. Se o bolo estiver muito rachado, use um pouco de cobertura para tentar “colar” os pedaços dele. Espalhe na rachadura e aperte um lado contra o outro para juntar. Depois, cubra toda a parte de cima do bolo com uma camada fina de cobertura bem mole, formando uma crosta.
- Deixe firmar e passe mais uma camada de cobertura, desta vez mais grossa, para decorar. Se você cobrir tudo direito, dificilmente alguém vai perceber que o bolo estava rachado.
- Só não exagere se usar a cobertura para preencher a rachadura. O excesso vai deixar o bolo doce demais e desagradável de comer.
- 3 Vire o bolo rachado para que a parte de cima fique lisa. Se o bolo só estiver rachado em cima, use o fundo dele como topo. Assim, você terá uma superfície lisa e uniforme para decorar. Mas a base será menos firme, por isso, não se assuste se ela desmanchar no prato. Essa solução é melhor para bolos caseiros.
- Outra opção é remover uma camada fina da parte de cima do bolo para nivelar e deixar a aparência uniforme. Use uma faca de pão para cortar essa camada fina da parte de cima.
- 4 Use as partes quebradas do bolo para fazer um doce chamativo. Derreta chocolate ao leite, amargo ou branco e despeje em uma assadeira forrada com papel-manteiga. Use uma espátula para espalhar uma camada fina do chocolate derretido. Deixe esfriar por 30 minutos e jogue o bolo despedaçado por cima, formando uma camada fina e uniforme.
- Acrescente mousse ou cobertura na metade da tigela de bolo que você acabou de modelar e coloque a outra camada de bolo por cima;
- Repita até usar todo o bolo;
- Aperte o bolo contra a camada de doce derretido, passe outra camada de chocolate por cima e deixe esfriar;
Os dois ingredientes vão endurecer juntos. Para servir, quebre em pedaços.
- 1 Corte fora as partes queimadas do bolo. Use uma faca de pão para cortar a parte de cima ou a de baixo, se ela estiver queimada. Passe a faca por baixo das partes queimadas nas laterais para removê-las. Tome o cuidado de cortar somente a parte queimada do bolo, pois geralmente o resto está bom.
- Neste passo, imagine que você está raspando a parte queimada de uma torrada, mas lembre-se de que o bolo não é tão seco. Por isso, você precisa usar a faca para cortar os pontos queimados.
- 2 Aplique uma calda sobre um bolo seco que cozinhou demais para deixá-lo úmido. Coloque uma parte de açúcar e uma parte de água em uma panela pequena e deixe cozinhar. Aqueça a mistura até que o açúcar todo derreta, mexendo sempre. Tire a calda do fogo e acrescente um aromatizante, como extrato de baunilha ou rum. Deixe esfriar e passe uma camada fina por cima do bolo antes de aplicar a cobertura.
- Faça furos no bolo com um garfo para ajudar a fazer com que ele absorva a calda.
- 3 Cubra o bolo seco com ingredientes úmidos para deixá-lo mais molhado. Se não tiver tempo para fazer uma calda, aplique uma camada grossa de creme de manteiga no meio do bolo. Em seguida, use ingredientes úmidos por cima para decorar, como frutas ou chocolate.
- Se o bolo só tiver uma camada, você terá que cortá-la ao meio com uma faca de pão para colocar a cobertura no meio do bolo.
- 1 Use uma faca para soltar o bolo da forma. Se o bolo estiver preso na forma, passe uma faca afiada entre ela e o bolo, em toda a volta. Bata nas laterais e no fundo da forma com as mãos para ajudar a soltar o bolo e deixe esfriar por 15 minutos.
- Depois de 15 minutos, tente virar o bolo outra vez. Se ele ainda sair desmanchado, consulte as sugestões acima para transformá-lo em outra sobremesa feita com bolo quebrado.
- 2 Use uma faca afiada para nivelar um bolo desigual. Às vezes acontece de o bolo não crescer por igual. Se esse for o seu caso e você quiser uma parte de cima nivelada, é só usar uma faca afiada para cortar fora a parte desnivelada. Você ficará com um topo liso e nivelado para aplicar a cobertura.
- 3 Se as camadas do bolo se desmancharem quando você tentar cortá-las, coloque-as na geladeira. Camadas de bolo quentes correm mais risco de desmanchar. Se estiver tentando cortá-las ao meio, deixe-as na geladeira por pelo menos 30 minutos para esfriar e tente outra vez.
- 4 Terminado.
Porque o bolo fica com a casca dura em cima?
Meu bolo é muito denso. – Isto pode acontecer porque: a) durante a mistura dos ingredientes a massa foi trabalhada demais e perdeu muito ar. b) os ovos foram adicionados muito rapidamente. Tente incorporar bem os ovos entre uma adição e outra. c) não foi adicionado fermento suficiente.
O que é um bolo Embatumado?
Significado de Abatumado – adjetivo Que foi untado com betume, massa de grés com óleo de linhaça usada para vedação; calafetado, abetumado. [Culinária] Diz-se do bolo ou pão cuja massa ficou dura, não crescida e compacta. Que se mostra pesaroso, triste, taciturno.
Como fazer para saber se o fermento está bom?
Em um recipiente, coloque 1 colher (chá) de fermento e acrescente 1/2 xícara (chá) de água fervendo. Se a mistura começar a borbulhar bastante, seu fermento está ótimo e pronto para ser usado.
Como amolecer bolo duro no microondas?
Não deite fora o pão duro, experimente estas dicas:
- Amolecer pão duro : pincele pão com água e embrulhe-o numa folha de alumínio. Leve ao forno médio durante 10min.
- Pão ralado : Aproveite o pão duro e triture-o numa picadora. De seguida ponha o pão já triturado num saco de plástico e amasse-o com o rolo da massa. Se quiser fazer pão ralado e só tiver pão fresco, congele-o e só depois o deve triturar.
- Manter o pão fresco : Ponha metade de uma maçã ou uma batata dentro da caixa do pão para que este não seque. Deve limpar a caixa todas as semanas para evitar o aparecimento de bolor.
Bolinhos Ao final de uns dias os bolinhos começam a ficar duros. Mergulhe-os em leite e leve-os a forno, quente, durante 3 a 5min. Bolachas / Cereais Disponha as bolachas moles num tabuleiro de forno de forma a que não fiquem sobrepostas. Leve ao forno ou a micro-ondas (no máx. ) durante 30 segundos. No caso dos cereais, proceda da mesma maneira.
O que fazer quando o bolo cresce mais de um lado?
Quais são os outros problemas comuns ao se preparar um bolo – Nos tópicos abaixo, listamos três problemas que sempre aparecem nas receitas de bolo. Fique atenta a cada um deles para evitar que apareçam nas suas preparações.
- Massa não cresce
A principal razão que faz uma massa não crescer é a falta de fermentação adequada. Sendo assim, sempre coloque o fermento no final da receita, misturando com uma colher até que incorpore totalmente. Também observe a validade do mesmo. Para isso, ferva um pouco de água e jogue uma colher de chá de fermento dentro. Se não borbulhar, é que já não serve para uso.
- Massa fica muito pesada
Alguns bolos ficam pesados em vez de terem aquela textura fofinha que tanto gostamos. Para evitar esse problema, nunca mexa demais a farinha de trigo na massa. Quando batida em excesso, ela forma uma espécie de liga que dá a sensação de peso à preparação. Sendo assim, apenas bata o suficiente para homogeneizar a mistura.
- Massa fica com manchas brancas
Esse é um problema decorrente de uma situação oposta a do tópico anterior e é a falta de mistura adequada da farinha. Quando ela não fica bem incorporada aos demais ingredientes, as manchas aparecem. Dessa maneira, é sempre bom peneirá-la na hora do uso. Bem, agora você já sabe por que o bolo cresce mais no meio, por que ele fica pesado, com manchas ou até mesmo não cresce.
Todos esse problemas comuns podem ser evitados com ações simples. Como vimos, elas envolvem apenas cuidado com a temperatura do forno , medição de ingredientes e homogeneização adequada. Então, siga as dicas que apresentamos e tenha uma massa perfeita.
E você, já enfrentou algum dos problemas listados aqui no texto? Conte para a gente nos comentários abaixo.
Como arrumar um bolo solado?
Coloque leite quente com açúcar para molhar a massa – Caso você não queira ter muito trabalho para fazer outra receita, aqui vai uma sugestão de ouro: Depois de tirar o bolo (e perceber que ele está solado), aqueça um pouco de leite, misture com açúcar e depois, jogue em cima do bolo para que ele absorva e fique com a massa úmida e mais macia.
Como molhar bolo solado?
Molhe com leite quente Há um truque para deixá-lo mais molhadinho e com textura agradável, que consiste em adicionar leite quente com açúcar para molhar a massa. Não tem muito segredo: aqueça o leite, acrescente açúcar e regue a massa de forma lenta e uniforme, até que o bolo absorva todo o líquido.
O que é bolo solado Yahoo?
Você sabe o que é bolo solado? Após ser assado, o bolo solado apresenta um lado maior que o outro e a massa com aspecto mais pesado, rachando facilmente. Conhecido também como bolo cru ou o “bolo que desanda”, o bolo solado é o resultado de alguns erros que a gente pode cometer em uma receita sem perceber, como abrir o forno durante o processo ou colocar mais farinha do que a receita recomenda.
Como se escreve solado?
Significado de Solado – adjetivo Em que se pôs sola (calçado). [Brasil] Diz-se de bolo ou de outra massa que, sob a ação do calor do forno, não cozinhou ou assou por igual, ficando endurecida ou pegajosa. substantivo masculino [Brasil] Sola de calçado.