Porque baixa e murcha? –
- Pré Aquecer o forno, sempre! No mínimo 20 minutos é o ideal. Antes de começar a misturar os ingredientes, garanta que primeiro liga o forno na temperatura certa. A segunda e não menos importante trata-se de untar a forma. , uma vez que o bolo batido tem de entrar imediatamente no forno.
- Forma untada e bem Untada! O fermento em contacto com os líquidos começa logo a reagir assim coo o bicarbonato de sódio em contacto com os ácidos. o ideal é que esta reação aconteça dentro do forno para que o bolo fique perfeito alto e fofo.
- Temperatura do Forno: Este é um ponto fundamental porque os bolos baixam. Isto acontece porque se o forno for ligado a um a temperatura muito alto bolo vai crescer muito rápido mas ficar cru no seu interior. Por falta de tempo ele não ganha estrutura suficiente e colapsa, formando um buraco no meio. O bolo deve ser assado sempre em temperatura baixa, 180°C.
- Não abrir o Forno: Nos primeiros 20 minutos nada de abrir o forno. Ao abrir o forno o ar frio entra e com o choque de temperatura o bolo baixa. Opte por acender a luz e verificar e quando o bolo já tiver ganho estrutura aí sim já pode abrir com cuidado, no entanto abra a porta devagar, permitindo que o ar frio entre aos poucos.
- Como Retirar do Forno: Abra a porta do forno em alguns centímetros (10cm), permitindo que o ar quente saia e o frio entre para ficar a mesma temperatura, assim o bolo não apanhar um choque térmico. Mas atenção somente 3 ou 4 minutos senão ele resseca com o calor.
- Excesso de Fermento: O Fermento faz o bolo crescer o que é bom. No entanto excesso de fermento cria muito ar dentro do bolo, de uma forma muito rápida, e claro que como já sabe o bolo fica sem estrutura e implode. A média é 1 colher de chá de fermento/bicarbonato para cada chávena de farinha sem fermento claro está!
- Bater muito ou não? Bater na primeira fase do bolo, isto é, os ovos com o açúcar e manteiga pode e deve! Já bater na segunda fase não. Na primeira fase vai garantir qi o bolo fica bem fofinho, mas depois quando se adiciona a farinha é preciso ter cuidado e envolver somente para não desenvolver o gluten. Com uma espátula, puxe a massa por baixo e dobre-a sobre a farinha, previamente peneirada, sobre a massa.
- Temperatura dos Ingrediente s: Como já vimos os bolos são sensíveis às mudança rápidas de temperatura. Então o ideal é que os ingredientes, como leite, manteiga e ovos estejam à temperatura ambiente. Mas tem uma exceção que é se for bater as claras em castelo, aí os ovos já devem estar frios, porque com as claras frias o ponto de neve fica mais perfeito.
Que tal começar a praticar com este Bolo fofo de Azeite.
Contents
Porque às vezes o bolo fica solado?
Quando o seu bolo fica solado, normalmente é por ter pouca fermentação, mistura de açúcar e até muito líquido na massa. Outro problema, pode estar na temperatura do seu forno e o seu bolo não ter assado na temperatura ideal para ele. Evite abrir a porta do seu forno nos primeiros minutos, para ele não ficar solado.
O que fazer quando o bolo fica Embatumado?
Molhe com leite quente Um bolo solado não cresce direito, fica denso e seco, mas nem por isso precisa ser jogado no lixo. Há um truque para deixá-lo mais molhadinho e com textura agradável, que consiste em adicionar leite quente com açúcar para molhar a massa.
O que é um bolo Embatumado?
Significado de Abatumado – adjetivo Que foi untado com betume, massa de grés com óleo de linhaça usada para vedação; calafetado, abetumado. [Culinária] Diz-se do bolo ou pão cuja massa ficou dura, não crescida e compacta. Que se mostra pesaroso, triste, taciturno.
Como fazer para saber se o fermento está bom?
Em um recipiente, coloque 1 colher (chá) de fermento e acrescente 1/2 xícara (chá) de água fervendo. Se a mistura começar a borbulhar bastante, seu fermento está ótimo e pronto para ser usado.
O que fazer para engrossar a massa?
Porque o bolo fica com a casca dura em cima?
3) Meu bolo não cresce e forma bolhas de ar na parte superior. – Pode acontecer por que: a) o bolo demorou muito para ir ao forno. O fermento do bolo começa a fermentar assim que entra em contato com o líquido e por isso deve ir ao forno o mais rápido possível para desenvolver a fermentação durante o assamento.
Tem que desenformar o bolo quente ou frio?
Assista à maneira correta de desenformar doces sem quebrar –
- Formas tradicionais Passe uma faca sem ponta, ou espátula em toda a lateral. O bolo deve estar morno, pois se ainda estiver quente, a massa pode quebrar ou esfarelar e se já estiver completamente frio, é mais difícil de soltar.
- Aquecer rapidamente o fundo da forma para o caramelo ficar levemente mais fluido. Passe uma faca sem ponta, ou espátula em toda a lateral. Incline levemente a forma e apoie a faca sobre o pudim, fazendo que entre um pouco de ar. Apoie um prato com bordas altas, vire e retire com cuidado a forma.
- Formas de fundo ou aro removível Geralmente usadas em tortas de massas mais delicadas.
- passe uma faca sem ponta, ou espátula em toda a lateral. Apoie a forma sobre um copo, para facilitar a retirada do aro, e retire devagar e com cuidado.
- Apoie a forma sobre o prato de servir, passe uma faca sem ponta, ou espátula em toda a lateral e abra com cuidado a trava do aro.
- Formas trabalhadas: não é possível passar a faca nas laterais, por isso, sempre devem ser sempre muito bem untadas e polvilhadas.
Pode colocar o bolo na geladeira para esfriar?
Baixe em PDF Baixe em PDF Dependendo do tipo de bolo que você está assando e do tempo necessário para resfriá-lo, vários aspectos precisam ser levados em consideração. Se o resfriamento for feito da maneira errada, o resultado pode ficar esfarelento ou empapado. Resfriar o bolo na geladeira é o método mais rápido, mas você também pode deixá-lo na bancada ou no forno. É possível ainda passar o bolo para uma grade, deixá-lo esfriar na forma ou até de cabeça para baixo.
- 1 Veja quanto tempo você tem. Dependendo do tipo de bolo, este método de resfriamento pode levar apenas umas duas horas. Leve em consideração o seguinte:
- Os bolos do tipo “angel food”, bolos ingleses (“pound cake”), bolos esponja e outros que sejam leves e fofinhos podem esfriar na geladeira em cerca de uma ou duas horas.
- Este método não é o mais adequado para os cheesecakes, pois as mudanças bruscas de temperatura podem perturbar a estrutura desse bolo, causando rachaduras. Os bolos ricos e cremosos que são servidos frios podem precisar de até quatro horas no refrigerador.
- No caso de um bolo tradicional, o método vai levar cerca de duas a três horas.
- 2 Tire o bolo do forno. Depois que ele estiver assado, use luvas de forno para tirá-lo de lá com cuidado e colocá-lo sobre a bancada da cozinha. Deixe-o lá por cinco a dez minutos. Use as seguintes orientações:
- Caso esteja preparando um cheesecake ou outro bolo cremoso, recomenda-se que você desligue o forno e deixe o alimento esfriar lá dentro por cerca de uma hora antes de passá-lo para a geladeira. Se não tiver tempo, você pode colocá-lo no refrigerador, mas saiba que ele pode rachar um pouco.
- No caso do cheesecake, passe uma faca de manteiga entre a borda dele e a forma enquanto o bolo ainda estiver quente, para evitar que ele grude na forma mais tarde.
- Você pode colocar a forma sobre uma superfície de madeira, como uma tábua de corte, para proteger a bancada do calor.
- 3 Ponha o bolo na geladeira. Depois de deixá-lo esfriar um pouco sobre a bancada, coloque a forma no refrigerador por mais cinco a dez minutos. Assim, ele vai esfriar ainda mais sem ressecar. Após esse tempo, o alimento estará bem frio ao toque. Não se esqueça do seguinte:
- Recomenda-se resfriar bolos esponja ou do tipo “angel food” de cabeça para baixo. Para tanto, você pode virar a forma de ponta-cabeça e colocar a parte do tubo sobre o gargalo de uma garrafa estável. Essa posição evita que o bolo se desmanche enquanto estiver esfriando.
- É melhor tirar os bolos ingleses da forma para resfriá-los. Se eles permanecerem nela por tempo demais, podem ficar muito úmidos e grudar. Passe-os para uma grade e deixe-os na geladeira.
- 4 Embrulhe o bolo com filme plástico. Tire-o da geladeira novamente e feche a parte de cima da forma embrulhando-a pelo menos duas vezes com o filme. Assim, você mantém a umidade do bolo enquanto ele esfria.
- Se tiver tirado o bolo da forma ou colocado de cabeça para baixo, você não precisa embrulhá-lo.
- 5 Deixe o bolo esfriar na geladeira por mais uma ou duas horas. Os bolos tipo “angel food” e inglês podem precisar de apenas mais uma hora. Já os cheesecakes necessitam de duas horas inteiras.
- 6 Solte o bolo da forma. Passe uma faca afiada ou de manteiga entre a forma e o bolo.
- Mantenha a faca na vertical para não cortar as laterais do bolo por acidente.
- 7 Tire o bolo da forma. Ponha um prato grande sobre ela, segure o prato e a forma com firmeza e vire-os de cabeça para baixo. Agite um pouco a forma para passar o bolo dela para o prato.
- Se o bolo for muito delicado, bata de leve no fundo da forma algumas vezes, até sentir que ele se soltou.
- Agora que o bolo está frio, você pode decorá-lo da maneira que quiser!
- 1 Escolha a grade certa. Faça a seleção de acordo com o tamanho do bolo que você vai assar. 25 cm costuma ser o tamanho padrão mais largo para bolos redondos e em formato anelar, portanto, uma grade com pelo menos esse comprimento deverá servir para todas as suas necessidades. As grades são uma ferramenta essencial para qualquer confeiteiro, pois ajudam a fazer com que o bolo esfrie de maneira rápida e uniforme. Lembre-se dos seguintes pontos:
- Escolha uma grade que caiba facilmente na sua lava-louças e no local onde você pretende guardá-la.
- Essas grades permitem que o ar circule embaixo do bolo, o que ajuda a evitar a condensação que poderia deixar o fundo empapado.
- 2 Tire o bolo do forno. Quando ele estiver pronto, use luvas de forno para retirá-lo com cuidado de lá e colocar a forma diretamente sobre a grade.
- Caso esteja esfriando um cheesecake, você pode apenas desligar o forno e deixar o bolo lá dentro por cerca de uma hora. Assim, o alimento delicado vai resfriar devagar, o que evitará que ele rache.
- 3 Deixe o bolo descansar. Nesse momento, é uma boa ideia verificar a receita para saber qual o tempo recomendado. Ele pode variar bastante dependendo do tipo de bolo que está sendo assado. Como regra geral, procure deixá-lo na grade por dez a 15 minutos.
- A forma deverá ficar descansando na grade para que a parte de baixo dela receba ar.
- 4 Solte o bolo da forma. Tire-o de lá e coloque-o sobre a bancada. Passe uma faca afiada ou de manteiga entre a forma e o bolo.
- Mantenha a faca na vertical para não cortar as laterais do bolo por acidente. Passe a faca ao redor dele algumas vezes para soltá-lo.
- 5 Unte a grade. Antes de transferir o bolo para ela, você precisará untá-la um pouco.
- Como o alimento estará um pouco quente, colocá-lo sobre a grade untada vai evitar que ele grude.
- 6 Passe o bolo diretamente para a grade (opcional). Segure a grade sobre a forma e, lentamente, vire-as de cabeça para baixo. Com cuidado, bata no fundo da forma até soltar o bolo. Levante a forma devagar para transferir o alimento para a grade. Antes de tirá-lo da forma, pense nos seguintes pontos:
- Caso esteja esfriando um cheesecake, é melhor não tentar transferi-lo para a grade. Esse tipo de bolo é muito delicado e pode estragar.
- Tirar um bolo redondo da forma mais cedo vai ajudar a evitar que ele fique muito empapado.
- Se estiver esfriando um bolo “angel food”, é melhor pular a grade e colocá-lo de cabeça para baixo sobre a bancada. Para tanto, vire a forma e ponha a parte do tubo em cima do gargalo de uma garrafa estável. Essa posição evita que o bolo se desmanche quando estiver esfriando.
- Lembre-se de usar luvas de forno para pegar a forma. Como ela terá saído do forno há pouco tempo, pode ainda estar quente o suficiente para causar queimaduras.
- 7 Tire o bolo da grade. Depois de deixá-lo esfriar por uma ou duas horas, você pode passá-lo para um prato e decorá-lo da maneira que quiser.
O que é Abatumar?
Significado de Abatumar – verbo transitivo direto Untar com betume, massa utilizada para vedação; calafetar, vedar: o pedreiro abetumou o forro da casa. [Figurado] Impedir a propagação ou divulgação de algo; abafar, encobrir: abetumar as notícias contra o governo.
verbo transitivo direto e intransitivo [Culinária] Tornar o bolo ou o pão pesado e sem crescimento: o padeiro abatumou o pão; foi a primeira vez que meu bolo de cenoura não abatumou. Etimologia (origem da palavra abatumar ).
A + batume + ar.
O que é bolo solado Yahoo?
Bolo solado nunca mais !
Você sabe o que é bolo solado? Após ser assado, o bolo solado apresenta um lado maior que o outro e a massa com aspecto mais pesado, rachando facilmente. Conhecido também como bolo cru ou o “bolo que desanda”, o bolo solado é o resultado de alguns erros que a gente pode cometer em uma receita sem perceber, como abrir o forno durante o processo ou colocar mais farinha do que a receita recomenda.
Como se escreve solado?
Significado de Solado – adjetivo Em que se pôs sola (calçado). [Brasil] Diz-se de bolo ou de outra massa que, sob a ação do calor do forno, não cozinhou ou assou por igual, ficando endurecida ou pegajosa. substantivo masculino [Brasil] Sola de calçado.