Onde É Fabricado O Bolo Fecal?

Onde É Fabricado O Bolo Fecal
Assim, os resíduos formarão o bolo fecal durante a passagem do quilo pelo intestino grosso. Esses restos são formados por compostos não absorvíveis, como vegetais revestidos de celulose. Nessa região, há, ainda, absorção de água.
View complete answer

Contents

Qual e o local onde se formam as fezes?

O cólon (intestino grosso) absorve a água e o líquido dos alimentos digeridos e os resíduos que restam, formam as fezes, que são armazenadas no reto, a parte final do sistema digestivo. A partir daí, as fezes são eliminadas para fora do corpo passando pelo ânus por meio dos movimentos peristálticos do intestino.
View complete answer

Como e que e feito o cocô?

Como se forma o cocô? – Diário do Grande ABC Nayara FernandesEspecial para o Diário O cocô é formado por restos de comida, que seguem longo caminho pelo organismo até chegar ao intestino grosso (último local por onde passam), de onde é eliminado pelo ânus.

  1. Entretanto, antes disso, o que comemos passa por duas transformações.
  2. A primeira ocorre assim que engolimos o alimento.
  3. Ainda na boca, é triturado pelos dentes e substâncias contidas na saliva, que o preparam para que chegue ao estômago.
  4. Nessa fase, arroz, feijão e tudo mais que engolimos é transformado em pedacinhos bem pequenos, da largura de um fio de cabelo.

A segunda etapa começa no estômago, onde a comida recebe outras substâncias que atuam na digestão das gorduras e proteínas. Em seguida, o intestino absorve os nutrientes necessários para o desenvolvimento e para nos manter vivos. Por fim, o que não é aproveitado se transforma no cocô.

Ao analisá-lo pelo microscópio, é possível identificar substâncias que o organismo não absorveu, como fibras. Essas fibras, como a pele do tomate, têm grande importância na formação das fezes. Ajudam a fazer a liga com os demais restos e a passar rapidamente pelo sistema digestivo; por isso, é preciso comer alimentos ricos em fibras, como frutas e vegetais.

NÃO É TÃO RÁPIDO – A comida pode demorar até três dias para ser eliminada. Assim é considerado normal ficar esse tempo sem defecar. No entanto, se demorar mais do que isso é preciso procurar um médico. Também é importante que as fezes tenham consistência e não causem desconforto na hora de evacuar.

Seu cheiro forte é resultado da ação das bactérias que vivem no intestino. Dependendo do que a gente come, o cheiro fica pior. Saiba mais: O pum é o resultado do ar ingerido com a comida enquanto falamos, além da decomposição dos alimentos pelas bactérias que moram no intestino. Um desses gases é o metano que, por ser mais leve do que o ar, sobe rapidamente para a atmosfera; por isso, é fácil sentir seu cheiro.

Alguns grãos (feijão, ervilha), verduras (repolho) e legumes (couve-flor) provocam mais gases. A quantidade varia, já que cada pessoa tem um tipo de bactéria diferente no intestino. Dormindo ou acordado, todo mundo solta pum; em média, de 15 a 20 por dia, o que equivale a 1 litro e meio de gases.

O resto de comida, que chega ao intestino grosso para virar cocô, vem acompanhado de muito líquido, que se perde pelo caminho; por isso é importante beber bastante água. Lá vai endurecendo aos pouquinhos enquanto fica armazenado (não é eliminado logo depois de formado) no reto, órgão que fica antes do ânus.

Quando atinge determinado volume, o cérebro faz com que uma válvula se abra e deixe o cocô sair. Entretanto, é possível segurá-lo até encontrar o vaso sanitário. Mas faz mal segurar a vontade; só quando necessário. O ideal é criar o hábito de eliminá-lo todos os dias na mesma hora.

Por que é sempre marrom? O cocô é marrom por causa de várias substâncias presentes no intestino, entre elas a bilirrubina, que é avermelhada. Elas se misturam com os restos de alimentos que não foram absorvidos pelo organismo e formam o chamado bolo fecal, o cocô. É por isso que toda essa mistura fica marrom.

A cor fica mais forte ou fraca, dependendo do que é ingerido. É comum ver no cocô pedacinhos de milho e feijão, entre outros alimentos ricos em fibras, que são mais difíceis de serem digeridos. Mas o que a gente vê é só a casquinha, não o feijão inteiro.

  • Já macarrão e arroz, por exemplo, são de fácil absorção e por isso não é comum vê-los.
  • Se isso ocor- rer é preciso procurar um médico, porque pode indicar problema de saúde.
  • Por que o xixi é amarelo? A bilirrubina (que dá cor marrom ao cocô) aparece de novo para influenciar a cor do xixi.
  • Mas desta vez, também tem outras duas substâncias, o urocromo e a creatinina.

As três fazem parte da composição do sangue e são filtradas pelo rim enquanto a urina é produzida. Assim quanto mais água bebemos, mais diluímos essas substâncias e mais claro fica. Afinal é a água que ajuda a eliminar as impurezas do organismo por meio do xixi.
View complete answer

Quantos quilos de fezes o ser humano carrega no intestino?

Todos os dias, produzimos cerca de 150 gramas de fezes. Elas ficam no reto, que tem 15 centímetros de comprimento, em média. Quando 30 gramas de cocô se acumulam no local, o esfíncter interno se abre para liberar as fezes, enviando um alerta para o cérebro de que é hora de visitar o banheiro.
View complete answer

Quanto tempo a comida se transforma em fezes?

Conheça seu “tempo de trânsito” para a saúde digestiva É como um tempo de viagem mas para sua comida. Aqui está algo que você provavelmente não considera com frequência. Depois de comer alguma coisa, quanto tempo seu corpo leva para processá-la e movê-la para fora? E o que isso pode dizer sobre sua saúde? Acontece que, na verdade, bastante.

  • Conheça seu tempo de trânsito.
  • Qual é o tempo de trânsito? Se soa um pouco como um prazo de entrega, é porque não está longe A definição do tempo de trânsito na nutrição é a quantidade de tempo que o alimento ingerido leva para viajar pelo corpo e ser eliminado.
  • Em termos leigos: quanto tempo leva para sua comida virar cocô! Nosso trato digestivo tem cerca de trinta pés de comprimento e inclui boca, esôfago, estômago e intestinos delgado e grosso.

A comida pode levar cerca de 24 a 72 horas para se mover totalmente pelo nosso corpo. Isso significa que algo que você comeu há três dias pode estar saindo do seu sistema hoje. Então, o que é um tempo de trânsito curto versus um longo? O tempo de trânsito pode variar de pessoa para pessoa.

  1. Na verdade, até homens e mulheres têm diferentes tempos de trânsito intestinal.
  2. Por quê? Bem, as mulheres na verdade têm um cólon distal mais longo do que os homens.
  3. Quem sabia?! Por esse motivo, o tempo médio de trânsito de uma mulher é de 47 horas, enquanto os homens, em média, de 33 horas.
  4. Essa discrepância pode explicar por que as mulheres tendem a ter uma taxa maior de IBS do que os homens.

O que pode afetar o tempo de trânsito? Há muitas coisas que afetam a taxa com que os alimentos se movem pelo corpo. Algumas das coisas mais comuns que podem afetar o tempo de trânsito são o estresse, os alimentos que você ingere e um microbioma desequilibrado.

O estresse pode diminuir o tempo de trânsito, pois faz com que o corpo produza menos enzimas digestivas. Com menos enzimas, os alimentos não são decompostos com tanta eficiência e podem permanecer por mais tempo no trato digestivo. Comer alimentos aos quais seu corpo é sensível ou alérgico também pode diminuir ou aumentar o tempo de trânsito.

Normalmente, uma sensibilidade ou alergia alimentar irrita o revestimento intestinal, o que pode causar problemas digestivos, como constipação e diarreia. Se você tiver esses problemas digestivos por mais de três dias, consulte um médico para fazer um exame.

Finalmente, um microbioma desequilibrado também pode afetar o tempo de trânsito. Em um intestino saudável, as bactérias decompõem principalmente os carboidratos, mas quando essas cepas de bactérias são mais baixas, elas começam a decompor as proteínas. Esse processo pode diminuir a taxa na qual os alimentos se movem pelo trato digestivo por um tempo de trânsito muito mais longo.

Como cronometrar Aqui está um pequeno truque para verificar seu tempo de trânsito: coma milho! E então er fique de olho. É um pouco nojento, mas você deve conseguir identificar milho nas fezes. A partir daí, você pode calcular quanto tempo demorou para percorrer seu sistema.

Para garantir que seu intestino esteja saudável e que você tenha um tempo de trânsito ideal, você também pode buscar estes sinais importantes de uma digestão saudável: Cagando diariamente. Seu cocô está bem formado e não se quebra ao ser lavado. Seu cocô afunda no fundo do vaso sanitário e não flutua. Você não sente nenhum inchaço doloroso. Não ter pedaços visíveis de comida no cocô (além do milho para testes de tempo de trânsito). Se você puder marcar todas as opções acima, estará no caminho certo para uma saúde digestiva ideal!

: Conheça seu “tempo de trânsito” para a saúde digestiva
View complete answer

Por que as fezes fedem tanto?

Para muitas pessoas falar sobre coco ainda é um tabu, ainda mais quando envolve o fator cheiros. Mesmo que esse assunto não seja muito falado em rodas de conversas é normal ter dúvidas. Se naturalmente o número 2 fede, será que é normal fazer fezes sem cheiro? A resposta é sim.

  1. Pode até não ser tão comum, mas as fezes sem aquele odor característico não são um problema, muito pelo contrário, isso é uma maneira de indicar que a saúde está em dia.
  2. Então, não tem com o que se preocupar.
  3. No entanto, quando as fezes apresentam cheiros fortes e característicos, aí sim pode haver um problema.

Continue a leitura para entender o porquê de o coco ter aquele cheiro forte e o que pode indicar quando o odor fica mais forte ainda! Talvez você já tenha feito essa pergunta, porque será que o coco fede? O cheiro das fezes é normal e comum e tem relação com as bactérias do intestino.

Tudo o que comemos vai para o intestino e as suas bactérias acabam gerando compostos sulfurosos no momento da digestão. Dependendo do que é ingerido, o coco pode ter um cheiro mais forte ou não. Geralmente derivados do leite, repolho, ervilha, nozes e granola, se consumidos em grandes quantidades podem aumentar a incidência de gases e também o mau cheiro do coco.

Quem não costuma ingerir esses tipos de alimentos tende a ter as fezes com um cheiro mais fraco e até mesmo quase imperceptível, isso pode até não ser tão comum, mas é normal. Esse odor característico das fezes é comum, e ele também pode ser um ponto de atenção para identificar doenças ou que algo não está muito normal.

  1. Então, caso você note um cheiro mais forte que o comum, semelhante a algo pútrido, é bom procurar um médico, pois isso pode ser indício de um grave problema de saúde, como diarréia, colite, intolerância a lactose, fibrose cística e pancreatite crônica.
  2. Alimentos que acentuam o cheiro do coco Aquela antiga frase “você é o que você come” faz total sentido quando falamos do cheiro das fezes.
You might be interested:  Qual O Bolo Do Mes Da Sodie?

Então, quanto maior a ingestão de alguns alimentos, mais forte será o odor, justamente por causa das propriedades da comida e também das bactérias do intestino. Para te ajudar a identificar o que pode estar deixando aquele presente no vaso sanitário mais fedorento, confira os alimentos que são os maiores responsáveis:

Alimentos condimentados; Carne vermelha; Derivados do leite; Feijão; Brócolis, Repolho; Couve flor, couve manteiga e couve de Bruxelas; Nozes; Cebola; Ervilha; Acelga; Batata doce; Beterraba; Rabanete; Pepino; Pimentão; Alho; Aveia; Aspargos; Maçã; Pêssego; Pera; Ameixa; Banana; Caju; Caqui; Goiaba; Jabuticaba; Jaca; Uva; Melão; Melancia; Morango; Grão de bico; Milho; Soja; Pão; Frituras; Frios e embutidos; Refrigerantes.

Esses alimentos, além de deixar o coco com um cheiro mais forte também podem contribuir para aquele pum que tira todo mundo de perto. Mas atenção, o que contribui para a formação do pum são os gases que engolimos junto com o ar pela boca e não os alimentos.

  • Os alimentos não causam o peido, mas deixam ele com odor forte.
  • A maioria dos alimentos citados na lista tem rafinose, um tipo de açúca r que não consegue ser digerido e acaba gerando gases em grande quantidade, que acabam ficando com um cheiro bem forte.
  • Doenças que podem ser descobertas pelo cheiro do coco Logo no início do texto falamos que coco sem cheiro não indica problema algum.

O problema na verdade está quando as fezes cheiram muito mal, com aquele odor mais puxado para o podre e fétido. São várias as doenças que podem ser identificadas pelo cheiro, algumas mais simples de serem tratadas e outras um pouco mais graves. Conheça um pouco mais de algumas dessas doenças: Além das fezes moles e mais aquosas, o cheiro forte também é outra característica da diarreia.

  1. A doença é bem comum e praticamente todo mundo já teve ou vai ter.
  2. Geralmente ela dura alguns dias e depois passa.
  3. As causas podem ser variadas, como infecção por vírus, bactérias e até mesmo parasitas e protozoários que entram no organismo.
  4. O uso contínuo de medicamentos como laxantes e antibióticos e também a intoxicação alimentar podem resultar na diarreia e desregulação da flora intestinal.

Geralmente o aumento da ingestão de líquidos para evitar uma desidratação e uma alimentação balanceada ajudam a acabar com a diarreia. Mas é sempre bom procurar um médico para fazer o tratamento adequado. A doença celíaca é causada pela intolerância ao glúten, uma proteína presente nos derivados de centeio, cevada, aveia e trigo.

  • Esse processo causa uma inflamação por conta das células do organismo que são agredidas pelas células de defesa imunológica, o que faz com que ela seja uma doença autoimune.
  • Ao ingerir alimentos com glúten, a parede interna do intestino delgado fica inflamada e pode diminuir a absorção dos nutrientes, a condição pode também atrofiar as vilosidades intestinais.

Geralmente a doença é descoberta ainda na infância, no entanto, ela pode se manifestar apenas na vida adulta. Cheiro forte das fezes, anemia, prisão de ventre e diarreia são alguns dos sintomas. Por ser autoimune, a doença não tem cura, mas o tratamento é feito com uma dieta restritiva e que elimina todo e qualquer alimento derivado do glúten para evitar a inflamação.

  1. A doença de Crohn faz parte das síndromes inflamatórias intestinais.
  2. Ela é uma inflamação crônica que acomete todas as camadas da parede intestinal, como a serosa, muscular, mucosa e submucosa.
  3. As partes que mais são afetadas são o cólon e o íleo terminal.
  4. Ainda não se sabe exatamente o que pode causar a doença de Crohn, porém, uma desregulação do sistema imunológico e fatores infecciosos, genéticos, dietéticos e até mesmo ambientais podem estar relacionados.

Geralmente a doença se manifesta por volta dos 20 aos 40 anos e pode acometer tanto mulheres, quanto homens. Fumantes têm propensão maior a desenvolver o crohn. Os principais sintomas são o odor, dores abdominais, febre, perda de peso e a diarreia. Por ser uma doença inflamatória, ao notar qualquer sintoma deve-se procurar um médico imediatamente para investigar e iniciar o tratamento.
View complete answer

Quanto tempo leva para se formar as fezes?

Absorção e formação das fezes Desde o início da digestão na boca até a excreção das partes indesejáveis pelo organismo, o alimento fica dentro do corpo humano cerca de 72 horas.
View complete answer

Quando as fezes fedem muito?

Fezes com odor fétido Especialista consultado Coloproctologia CRM 22961/PR Médico Especialista em Endoscopia Digestiva, Coloproctologia e Gastroenterologia. Titular das Sociedades Brasileiras de. i Escrito por Redação Minha vida Redação formada por jornalistas especializados em alimentação, beleza, bem-estar, família, fitness e saúde. Atualizado em 26 de abril de 2022 As fezes normalmente têm um cheiro desagradável, mas é um cheiro que é comum e normal.

O odor das fezes não é dos melhores porque as bactérias do intestino geram compostos sulfurosos após digerir os alimentos. Entretanto, a intensidade do odor pode variar muito conforme aquilo que comemos. Fezes com odor fétido tem um cheiro forte e incomum, pútrido. Apesar de ter relação com o que você come, fezes de odor fétido também podem indicar um problema de saúde grave.

, inchaço ou flatulência podem acompanhar fezes de odor fétido. No geral, o consumo de carne vermelha ou alimentos condimentados pode gerar fezes com um odor mais acentuado. A má absorção de nutrientes também gera fezes com odor fétido frequentemente. Ela ocorre quando o corpo é incapaz de absorver a quantidade adequada de nutrientes do alimento que você come.

Doença inflamatória intestinal, como ou Intolerância ao carboidrato ou incapacidade de processar completamente carboidratos Alergia à lactose e outros grupos alimentares, alergia a proteína do leite, entre outros.

Infecções que afetam o intestino também podem causar fezes com odor fétido. Uma infecção chamada gastroenterite ocorre após a ingestão de alimentos que tenham sido contaminados com E. coli e Salmonella, bem como alguns outros vírus, bactérias ou parasitas.

crônica Síndrome do intestino curto (remoção cirúrgica de parte do intestino delgado inibe a absorção de nutrientes)

Especialistas que podem diagnosticar as causas de fezes com odor fétido são:

Clínico geral Pediatra Coloproctologista Gastroenterologista

Estar preparado para a consulta pode facilitar o diagnóstico e otimizar o tempo. Dessa forma, você já pode chegar à consulta com algumas informações:

Uma lista com todos os sintomas e há quanto tempo eles apareceram Histórico médico, incluindo outras condições que o paciente tenha e medicamentos ou suplementos que ele tome com regularidade Se possível, peça para uma pessoa te acompanhar

O médico provavelmente fará uma série de perguntas, tais como:

Quando os sintomas começaram? Além das fezes com odor fétido, que outros sintomas você tem? Existe algum alimento que faz os sintomas melhorarem ou pioraram? Você tem alguma doença gastrointestinal já conhecida? Você toma algum medicamento ou suplementos alimentares regularmente? Você fez tratamento com antibióticos recentemente?

Os sintomas que podem estar associados com fezes de odor fétido incluem: Fezes com odor fétido podem ser sintoma de uma condição médica séria. Consulte o seu médico imediatamente se desenvolver qualquer um dos seguintes sintomas: Fezes com odor fétido podem ter diversas causas, de modo que o tratamento varia de acordo com o diagnóstico estabelecido pelo médico.

Cefalotina Ciprofloxacino

Siga sempre à risca as orientações do seu médico e NUNCA se automedique. Não interrompa o uso do medicamento sem consultar um médico antes e, se tomá-lo mais de uma vez ou em quantidades muito maiores do que a prescrita, siga as instruções na bula.

Sidney Klajner, cirurgião gástrico e proctologista do Hospital Albert EinsteinGuilherme Andrade, gastroenterologista do Centro de Gastroenterologia e Cirurgia Bariátrica e Metabólica do Hospital 9 de JulhoRevisado por: João Duda, coloproctologista da Sociedade Brasileira de Coloproctologia e especialista do Portal Minha Vida – CRM 22961/PR

: Fezes com odor fétido
View complete answer

Quantos litros de fezes cabe no intestino?

Urina: 503 litros; Fezes: 163 kg.
View complete answer

O que acontece quando uma pessoa come fezes?

Riscos – Apesar da facilidade, engolir cápsulas cheias de fezes humanas pode ser arriscado. Se os micróbios intestinais, potenciais salva-vidas, chegarem aos pulmões, por exemplo, o tratamento pode ser fatal. Alguns suspeitam que fezes humanas saudáveis possam nem ser necessárias.
View complete answer

Quanto tempo as fezes podem ficar no intestino?

Falamos tanto de digestão, má digestão, ‘fazer a digestão’, mas você sabe de fato como ela funciona? Entender esse processo é importante para cuidar do corpo da maneira correta. – Quando o assunto é digerir o alimento, é comum pensarmos logo no estômago, mas é bom lembrar que, na verdade, a digestão se inicia na boca.

É durante a mastigação que o alimento começa a ser triturado pelos dentes e vira uma espécie de massinha, com a ajuda da saliva. Da boca, a comida vai para o esôfago, um tubo que liga a garganta ao estômago. Por meio de movimentos chamados de peristálticos, que são involuntários e fazem que o bolo alimentar caminhe até chegar ao estômago.

Lembra que a comida começa a ser “quebrada” lá na boca? Bem, quando ela chega no estômago esse processo é levado ainda mais a sério. Esse órgão solta fortes ácidos e enzimas para quebrar ainda mais os alimentos, até virar uma pasta. No intestino delgado, essa pasta continua no processo de decomposição por meio de enzimas liberadas pelo pâncreas e pela bile do fígado.

A bile é um composto que auxilia na digestão de gordura e elimina os resíduos do sangue. Aqui, o peristaltismo (aquelas contrações já vistas no esôfago) também está em ação, movimentando a comida e misturando-a com as secreções digestivas. É no intestino delgado que os nutrientes dos alimentos começam a ser levados para a corrente sanguínea, fazendo valer tudo aquilo que você comeu.

Depois que parte da comida já foi absorvida, restam alguns resíduos que não serão utilizadospelo corpo. Esses resíduos que sobraram do processo digestivo seguem para o intestino grosso, também por meio dos movimentos peristálticos. A água presente nessa espécie de pasta começa a ser removida, fazendo-a virar um bolo fecal.

As fezes então são armazenadas em um local específico do intestino até serem evacuadas. Por incrível que pareça, esse processo de movimentação no intestino grosso dura cerca de 36 horas. Você deve estar pensando por que simples fezes levam tudo isso de tempo para irem embora do corpo. A questão é que o organismo gosta de aproveitar tudo -exatamente tudo- o que vem da sua boca, portanto demora um tempinho para coletar tudo o que for necessário.

As fezes em si, por mais que sejam restos de comida, também são formadas por bactérias que desempenham várias funções úteis. Elas sintetizam vitaminas, processam produtos residuais e partículas de alimentos e protegem contra bactérias nocivas. Depois de todo esse processo, quando o “estoque” fica cheio, o bolo fecal é eliminado pelo reto.
View complete answer

You might be interested:  Qual A Temperatura Para Assar Um Bolo De Cenoura?

O que tem dentro das fezes?

Você observa suas fezes? Apesar da maioria das pessoas ignorarem ou não olharem suas fezes, uma necessidade fisiológica de todo ser humano, elas são sinalizadoras de como seu organismo está. As fezes são sobras não absorvidas dos alimentos que consumimos ao longo do dia e segundo a medicina, a cor, consistência e cheiro servem de sinalizador de como anda sua alimentação.

  1. Nossa redação aplicou um questionário e, de acordo, com as respostas obtidas a maioria dos entrevistados não prestam atenção nas fezes.
  2. Um deles declarou “não fico olhando para o meu cocô”.
  3. Surpreendentemente o grupo de entrevistados que afirmou olhar as fezes com frequência foi o das crianças, além dos idosos também estarem atentos.

A composição das fezes humanas é dividida em 75% de água e 25% de material sólido. O material sólido é constituído por bactérias mortas, alimentos indigeríveis, fibras e gordura. As cores indicam problemas no sistema digestório bem como de doenças. Por exemplo, quando as fezes saem com a cor chamada “borra de café” é sinal de que há sangramento no aparelho digestivo, em geral do estômago.

As fezes avermelhadas, geralmente acusam um sangramento do intestino grosso. Quando elas estão amareladas indicam que pode haver problema de pâncreas, alertando a dificuldade de absorção de gorduras. As fezes esbranquiçadas sinalizam problemas de fígado como a hepatite. Fezes esverdeadas podem indicar excesso da ingestão de vegetais verdes escuros.

A consistência também é um importante sinal, fezes que demoram dias para serem evacuadas, acabam tendo a água reabsorvida pelo organismo, ficando ressecada e assim causando incômodo e dor. Este é gerado devido às bactérias do intestino e seus compostos sulfurosos.

Alimentos que levam tempo maior para a digestão, como carne vermelha e produtos industrializados podem alterar e aumentar o odor. Segundo Manual de Saúde Pública o principal agente de infecção para o homem e os animais, são as próprias fezes que acabam contaminando o solo. As fezes consideradas saudáveis devem afundar, pois sua massa fecal é formada de bactérias da flora intestinal, fibras e água, todos componentes que afundam.

Se as fezes boiam é sinal de que há um alto teor de gordura, por isso deve-se ficar em alerta com a ingestão em grande quantidade de gordura. Fonte: Sites: Manual de Saúde Pública, Minha vida e Biologia Total : Você observa suas fezes?
View complete answer

Como são as fezes de uma pessoa saudável?

O que a cor das fezes diz sobre a sua saúde As fezes são restos sólidos dos alimentos que não foram digeridos e absorvidos pelo intestino delgado. A Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (SOBED) afirma que analisar a cor, formato, odor e textura das fezes traz informações sobre as condições do intestino e pode indicar doenças, desde infecções até tumores, além de dar pistas sobre a qualidade da nossa alimentação.

Por isso, especialistas defendem a importância de olhar para o que expelimos regularmente e procurar ajuda profissional assim que alterações forem notadas. O cocô ideal Um cocô saudável é marrom graças à estercobilina, um pigmento escuro formado na digestão da bile – fluido produzido pelo fígado que facilita a ação das enzimas que digerem as gorduras.

Sua textura deve ser sólida, mas não de forma exagerada, com uma forma ligeiramente alongada, O ideal é que a consistência e a forma não causem dor ou dificuldade para evacuar. Por que as fezes ficam alteradas? A maioria das mudanças nas fezes se dá por distúrbios funcionais intestinais, relacionados à microbiota, à dieta, ao sistema nervoso e a comportamentos e hábitos de vida.

  1. A cor das fezes, assim como sua forma e a consistência, também reflete a qualidade da alimentação e, por isso, estão muito relacionadas com o tipo de alimentos ingeridos.
  2. Por isso, variação na cor é algo comum e pode acontecer sem indicar um problema mais grave, desde que não dure por mais de 3 dias.

Se a alteração permanecer por mais tempo, é importante consultar um gastroenterologista para identificar se existe um problema e iniciar o tratamento adequado, caso seja necessário. VEJA O QUE AS ALTERAÇÕES NA COR, FORMA E CONSISTÊNCIA DAS FEZES PODE DIZER SOBRE A SAÚDE Fezes Verdes As fezes verdes aparecem quando o intestino está funcionando muito rápido e não tem tempo suficiente para digerir corretamente a bile, como acontece durante situações de estresse ou em crises do intestino irritável.

  • Fezes Escuras
  • As fezes escuras ou negras são, geralmente, acompanhadas por um odor muito mais fétido do que o normal e podem ser sinal de sangramento em algum lugar ao longo do sistema digestivo.
  • Fezes Amarelas
  • Este tipo de cocô normalmente é um sinal de dificuldade para digerir a gordura e, por isso, pode estar relacionado com problemas que diminuem a capacidade de absorção intestinal, como doença Celíaca, ou ser causado pela falta de produção de enzimas no pâncreas, podendo indicar problemas neste órgão.
  • Fezes Avermelhadas

Esta cor de cocô geralmente indica a presença de sangue e, por isso, é mais frequentes em situações de hemorroidas, por exemplo. Porém, o sangramento também pode ocorrer devido a infecções, problemas inflamatórios, como doença de Crohn e colite ulcerativa ou doenças mais graves, como câncer.

  1. Fezes Claras
  2. As fezes claras, ou esbranquiçadas, surgem quando existe muita dificuldade do sistema digestivo para digerir a gordura e, por isso, são um sinal importante de problemas no fígado ou nas vias biliares.
  3. Consistência

A consistência das fezes sugere o quanto elas demoraram a serem evacuadas. Fezes que demoraram dias passam a ter seu componente de água reabsorvido pelo organismo e, portanto, ressecam mais, ficando bastante endurecidas. No caso das infecções intestinais, a passagem das fezes é bem mais rápida e não há a correta absorção de água, gerando as diarreias.

  • A consistência ideal é de pastosa a moldável, devendo se adaptar ao canal do ânus sem machucar.
  • Odor É certo que o cheiro das fezes não é dos mais agradáveis.
  • Entretanto, a intensidade do odor pode variar muito conforme aquilo que comemos.
  • No geral, o consumo de carne vermelha ou alimentos condimentados pode gerar fezes com um odor mais acentuado.

As fezes de uma alimentação saudável e equilibrada devem apresentar um cheiro característico. O odor fétido pode indicar infecções ou inflamações, já que não há a completa digestão dos alimentos. Formato As fezes consideradas normais são caracterizadas como fezes cilíndricas, compridas e com aspecto macio.

  • Isso indica que ao passar pelo intestino tiveram um bom trânsito e nenhum tipo de obstrução que atrapalhasse a passagem.
  • Boia ou afunda? Fezes saudáveis no geral devem afundar.
  • O que determina se boia ou não é o teor de gordura: quando em excesso, as fezes tendem a boiar.
  • Porém, a concentração de gases nas fezes também pode fazê-las boiar e isso é resultado da ingestão de alguns alimentos, como brócolis, feijão e repolho.

Fezes com Sangue Não é normal apresentar sangue nas fezes: é um cenário que deve sempre ser investigado por um médico. Pode ser um problema simples, como um sangramento de hemorroidas internas, mas também pode indicar a presença de algo mais sério, como algum tumor.
View complete answer

É normal sair pedaços de comida nas fezes?

Por incrível que pareça você pode aprender muitas coisas observando suas fezes “Pelas leis da natureza todo homem é um produtor e um consumidor, ou seja, se ele consome ele também produz” – Paul Theroux. “You are what you eat”, can be inverted and thus interpreted, “You are what you shit”.

  1. Prestar atenção nas suas fezes pode ser tão útil quanto checar se está com febre ou com a pressão alta.
  2. Pelo cocô é possível descobrir alguns problemas da sua alimentação, da sua saúde, dos seus intestinos e até mesmo de seus níveis de stress e ansiedade.
  3. No momento que o alimento entra na boca, o organismo inicia um processo ultra complexo para transformá-lo em uma massa pastosa chamada “quimo”.

A mastigação, a saliva, a peristalse (contrações involuntárias dos músculos gastrointestinais), as bactérias, o ácido clorídrico, as enzimas digestivas, a bile e outras secreções são responsáveis em transformar os diversos alimentos nessa massa com aparência de sopa de ervilha. Onde É Fabricado O Bolo Fecal Rolo de papel higiênico com emoji do cocô feliz e sorridente Enquanto acontece a absorção dos nutrientes ao longo do tubo digestivo, os “restos” continuam seu caminho em direção à saída. No intestino grosso as sobras se misturam com água e se forma o bolo fecal – o cocô.

  • Que é constituído de água, fibra insolúvel, alimentos não digeridos (casca de milho e sementes), células mortas, bactérias vivas e mortas, secreções e bile.
  • As células vermelhas mortas também são eliminadas pelas fezes e são as responsáveis pela coloração marrom.
  • Se o processo acontece como esperado o final é uma visita saudável ao banheiro.

Cada pessoa possui suas particularidades quanto ao seu “hábito intestinal” com suas devidas variações de freqüência, horário, consistência, odor e cor. Mas há uma expectativa e um consenso de como os dito cujos devem se apresentar. As fezes devem ter uma consistência cilíndrica e firme, porém macias, serem “encorpadas”, variar de marrom a marrom claro e ter um cheiro característico, mas não fétido.

E, devem “sair” sem muito sacrifício. Nem sempre isso acontece. E vários tipos, formas, cores e odores de cocô podem aparecer: O cocô pode ser bem escuro, quase preto, quando sangue já seco de um possível sangramento interno está presente. Fezes com muco e com um sangramento mais intenso podem indicar uma alteração mais séria como hemorróidas, colite ou até mesmo câncer e é melhor procurar um médico.

Dor ao fazer cocô também pode ser sinal de hemorróidas ou falta de fibras. Quando você toma muito vinho tinto as fezes também podem ficar bem escuras. Alimentos industrializados com corantes muito fortes e intensos podem deixar o cocô mais “colorido”. Assim como a beterraba deixa o cocô vermelho.

Se o cocô está verde claro pode ser um sinal de excesso de açúcar, frutas e vegetais e uma falta de grãos ou sal. Fezes amareladas podem indicar uma infecção por um parasita chamado giárdia, que causa uma diarréia intensa e amarela. Quem come muitas folhas e verduras escuras faz cocô verde escuro. Cocô verde também pode ser causado por excesso de ferro na dieta, vindo de complementos alimentares, por exemplo.

Fezes muito gordurosas são típicas de má absorção e se forem seguidas de muitos gases podem indicar uma má absorção de carboidratos. Com relação ao seu formato, cocôs tipo “lápis”: finos e compridos, podem indicar que alguma coisa interna está atrapalhando sua passagem ou que há um baixo consumo de fibras.

Fezes amolecidas e pastosas e com pedaços de alimentos podem indicar uma intoxicação alimentar, intolerância a lactose, uso de antibióticos e antiácidos e até situações de muita ansiedade. Se o cocô se parece com cocô de cabrito, em bolinhas pequenas e ressecadas, pode ser um sinal de intestino preso.

As causas são geralmente falta de fibras, água e consumo em excesso de gordura, fast food s e alimentos industrializados. Se o cocô for muito fedido pode ser um sinal de desequilíbrio da flora intestinal (as bactérias saudáveis que moram no intestino e ajudam na digestão) ou um excesso de proteína animal que pode “putrefar”: apodrecer, dentro do intestino.

You might be interested:  Quanto Custa Uma Franquia Do Bob'S Sorvete?

Alguns alimentos contêm compostos de enxofre, como o repolho e os puns podem ter um cheiro bem forte. Uma pessoa normal solta pum de 10 a 15 vezes durante o dia, mesmo que não os sinta. Quando alguma coisa não vai bem certamente você vai sentir logo: dores, gases, cólicas, barriga inchada e uma sensação geral de desconforto são sintomas tanto de diarréia como de intestino preso.

Nosso organismo é a máquina mais perfeita que existe e, quando pede uma coisa deve ser atendido. O organismo vai se acostumando com as “negações” e “esperas” e depois de um tempo começa a falhar, causando problemas mais sérios. Portanto, se vier aquela vontade sobrenatural de fazer cocô, pare o que estiver fazendo e atenda seu intestino. Onde É Fabricado O Bolo Fecal Emojis do Cocô Feliz
View complete answer

Qual é a cor das fezes normal?

Assim como a frequência da evacuação, o formato, a consistência e a cor das fezes são importantes indicativos da saúde. Alterações na cor do cocô – quando não relacionadas à ingestão de determinados alimentos ou bebidas, como beterraba e vinho – podem significar doenças hepáticas, gástricas ou intestinais.
View complete answer

Quantas vezes é normal caga por dia?

Proctomais Clínica de Coloproctologia Constipação, também chamada de “prisão de ventre”, é um sintoma com significado diferente para cada pessoa. Mais frequentemente se refere a movimentos intestinais infrequentes, mas pode também se referir a diminuição do volume das fezes, esforço evacuatório exagerado durante a defecação e sensação de evacuação incompleta.

Ainda pode ser definida como a necessidade de enemas, supositórios ou laxativos para manter a regularidade do intestino. Para a maioria da pessoas é considerado normal defecar de 3 vezes por dia até 3 vezes por semana. Outras pessoas podem ficar até uma semana ou mais sem defecar, não experimentando desconforto ou prejuízo.

Os hábitos intestinais normais são afetados pela dieta. A maioria das pessoas tem um dieta pobre em fibras. O recomendado é ingerir 25-30g por dia de fibras e 2 litros de líquidos por dia para atingir uma função intestinal adequada. Exercícios também são benéficos para manter uma função intestinal normal.

  • Cerca de 80% das pessoas sofrerão de constipação intestinal em algum ponto de suas vidas, sendo curtos períodos de constipação considerados normais.
  • Constipação pode ser diagnosticada se as evacuações ocorrerem menos de 3 vezes por semana repetidamente.
  • A falsa idéia de que todas as pessoas devem evacuar ao menos uma vez ao dia tem levado ao uso abusivo de laxativos pelos pacientes.

O que causa constipação? Existem muitas causas, possivelmente simultâneas, incluindo uma ingestão inadequada de fibras e líquidos, estilo de vida sedentário e componentes ambientais. A constipação pode ser agravada por viagens, gestação ou alteração de dieta.

  1. Em algumas pessoas pode ser resultado da evitação evacuatória repetida, isto é, suprimir repetitivamente a vontade evacuatória.
  2. Causas mais sérias de constipação incluem estreitamentos colônicos ou tumores, portanto é recomendado buscar avaliação de um coloproctologista caso os sintomas não melhorem.

Pacientes paraplégicos frequentemente apresentam constipação. Constipação também pode ser um sintoma do diabetes melitos. Pode associar-se com doenças como esclerodermia, doenças da tireóide, esclerose múltipla, doença de Parkinson entre outras. As medicações podem causar constipação? Sim.

  • Muitas medicações incluindo analgésicos, antidepressivos, tranquilizantes, anti-hipertensivos, diuréticos, suplementos de ferro e de cálcio e antiácidos contendo alumínio podem diminuir os movimentos do cólon e piorar a constipação.
  • Quando devo procurar um coloproctologista? Qualquer alteração persistente no hábito intestinal, seja aumento ou diminuição da frequência evacuatória, do tamanho das fezes ou da dificuldade de evacuar necessita ser avaliado.

Se os sintomas persistirem por mais de 3 semanas é altamente recomendado que você procure o coloproctologista. Caso ocorra sangramento consulte seu coloproctologista imediatamente. Como podemos determinar a causa da constipação? A constipação pode ter muitas causa sendo importante identifica-las para que o tratamento possa ser o mais simples e específico possível.

  1. Seu proctologista vai querer excluir causas anatômicas como estreitamentos ou tumores de intestino.
  2. O toque retal é em geral o primeiro passo já que é relativamente simples e pode gerar pistas importantes para a causa do problema.
  3. Realizar exame do intestino com a colonoscopia pode esclarece o problema e excluir condições sérias como pólipos, tumores ou doença diverticular.

Caso um problema anatômico seja identificado o tratamento pode ser direcionado para a correção da anormalidade. Outros testes podem identificar causas funcionais específicas para direcionar o tratamento. Por exemplo, tempo de trânsito colônico no qual o paciente engole uma cápsula contendo marcadores que podem evidenciar alteração na motilidade intestinal.

  • Outros estudos fisiológicos avaliam as funções do ânus e do reto.
  • Esses testes podem envolver a avaliação da musculatura anal como a manometria anoretal.
  • Em muitos casos nenhuma causa anatômica ou funcional específica é identificada e a constipação é dita inespecífica.
  • Como é feito o tratamento? A grande maioria dos pacientes são tratados com sucesso com a adição de fibras na dieta junto com o aumento da ingesta hídrica.

Seu coloproctologista também pode recomendar alterações do estilo de vida. Suplementos alimentares com fibras podem promover benefício. Os suplementos, além do alívio da constipação, podem ajudar a reduzir o colesterol, reduzir o risco de desenvolver pólipos e câncer colorretal e ajudar a prevenir hemorróidas.

  • Outros tipos de laxativos, enemas ou supositórios devem ser usados apenas sob orientação e acompanhamento do coloproctologista.
  • Determinar uma hora específica do dia para evacuar pode ser de grande valia para alguns pacientes.
  • Em alguns casos o biofeedback pode ajudar em re-treinar os músculos anais.
  • Apenas em raras circunstâncias os procedimentos cirúrgico são necessários para o tratamento.

O seu coloproctologista pode discutir essas opções com você para determinar o melhor tratamento no seu caso. : Proctomais Clínica de Coloproctologia
View complete answer

Quando as fezes saem em pedacinhos?

FEZES EM PEDAÇOS ESFARRAPADOS OU ESFARELANDO Quando a quantidade de água está aumentada ou o ritmo do intestino está acelerado, as fezes podem não ter um formato definido e saírem pastosas ou em pedaços. Nestes casos, as pessoas percebem as fezes esfareladas, cocô mole ou fezes com pedaços de alimentos.
View complete answer

Onde acontece a formação das fezes e por onde ela é eliminada?

Resumo do sistema digestório –

O sistema digestório é responsável por garantir a quebra do alimento em partículas menores e pela absorção de nutrientes que são necessários ao corpo. No sistema digestório temos o trato gastrointestinal, que é formado por boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado e intestino grosso; e as glândulas associadas: glândulas salivares, fígado e pâncreas. Na boca o alimento é rasgado e triturado pelos dentes e, com a ajuda da língua, é misturado com a saliva. O bolo alimentar segue da boca para a faringe e da faringe para o esôfago, sendo levado por meio de movimentos peristálticos até o estômago. No estômago o bolo alimentar sofre a ação do suco gástrico e passa a ser chamado de quimo. Do estômago o quimo segue para o intestino delgado, onde sofrerá a ação do suco pancreático, da bile e das secreções produzidas pelo próprio intestino delgado. No intestino delgado, além de grande parte do processo de digestão, ocorre também a absorção de nutrientes. No intestino grosso formam-se as fezes, as quais são eliminadas pelo ânus.

View complete answer

Quanto tempo as fezes ficam no intestino grosso?

Falamos tanto de digestão, má digestão, ‘fazer a digestão’, mas você sabe de fato como ela funciona? Entender esse processo é importante para cuidar do corpo da maneira correta. – Quando o assunto é digerir o alimento, é comum pensarmos logo no estômago, mas é bom lembrar que, na verdade, a digestão se inicia na boca.

É durante a mastigação que o alimento começa a ser triturado pelos dentes e vira uma espécie de massinha, com a ajuda da saliva. Da boca, a comida vai para o esôfago, um tubo que liga a garganta ao estômago. Por meio de movimentos chamados de peristálticos, que são involuntários e fazem que o bolo alimentar caminhe até chegar ao estômago.

Lembra que a comida começa a ser “quebrada” lá na boca? Bem, quando ela chega no estômago esse processo é levado ainda mais a sério. Esse órgão solta fortes ácidos e enzimas para quebrar ainda mais os alimentos, até virar uma pasta. No intestino delgado, essa pasta continua no processo de decomposição por meio de enzimas liberadas pelo pâncreas e pela bile do fígado.

A bile é um composto que auxilia na digestão de gordura e elimina os resíduos do sangue. Aqui, o peristaltismo (aquelas contrações já vistas no esôfago) também está em ação, movimentando a comida e misturando-a com as secreções digestivas. É no intestino delgado que os nutrientes dos alimentos começam a ser levados para a corrente sanguínea, fazendo valer tudo aquilo que você comeu.

Depois que parte da comida já foi absorvida, restam alguns resíduos que não serão utilizadospelo corpo. Esses resíduos que sobraram do processo digestivo seguem para o intestino grosso, também por meio dos movimentos peristálticos. A água presente nessa espécie de pasta começa a ser removida, fazendo-a virar um bolo fecal.

  • As fezes então são armazenadas em um local específico do intestino até serem evacuadas.
  • Por incrível que pareça, esse processo de movimentação no intestino grosso dura cerca de 36 horas.
  • Você deve estar pensando por que simples fezes levam tudo isso de tempo para irem embora do corpo.
  • A questão é que o organismo gosta de aproveitar tudo -exatamente tudo- o que vem da sua boca, portanto demora um tempinho para coletar tudo o que for necessário.

As fezes em si, por mais que sejam restos de comida, também são formadas por bactérias que desempenham várias funções úteis. Elas sintetizam vitaminas, processam produtos residuais e partículas de alimentos e protegem contra bactérias nocivas. Depois de todo esse processo, quando o “estoque” fica cheio, o bolo fecal é eliminado pelo reto.
View complete answer