Afinal, o que passar no bolo antes da pasta americana? – Essa técnica é muito conhecida como blindagem de bolo para pasta americana. A mistura principal e mais utilizada para blindar o bolo, de modo a receber a pasta americana, é a ganache de chocolate. Esse é o primeiro passo para ter certeza de que a massa não irá ceder, além de ser uma ótima estratégia para deixar o bolo lisinho, visto que a pasta americana costuma tornar visível os buraquinhos, bolhas e irregularidades da massa.
Além disso, é possível também fazer um creme de manteiga para blindar o bolo, conhecido no mundo da confeitaria como Buttercream, agrega sabor e consistência para acomodar a pasta americana, evitando que a massa se quebre todinha.
O método de aplicação é igual para ambas as blindagens, ou seja, espalhe com uma espátula até ter certeza de que está tudo liso e sem imperfeições. Como a ganache é o método mais tradicional, separei abaixo uma receita infalível para você. Anote tudo!.
Contents
Porque a pasta americana derrete no bolo?
Bom dia Sra. Samira, A Pasta Americana Arcólor possui em sua composição cerca de 78% de açúcar. Em dias chuvosos, ou muito úmidos a pasta capta está umidade, e pode sim vir a suar ou melar um pouco mesmo tratando-se de um produto industrializado. A Pasta Americana Arcólor é um produto quase que natural, visto que conforme mencionado sua maior parte constitui-se de açúcar.
Algumas culinaristas que residem em regiões muito úmidas empregam algumas técnicas que auxiliam no processo de secagem, a mistura de massa para flores Arcólor com a Pasta tradicional, o uso de manta acrílica, acondicionar os moldes ou se possível o bolo no forno do fogão apenas com a luz da lâmpada acesa, entre outros.
Nos colocamos a disposição para o que for possível. Atenciosamente, Damaris Gonçalves.
Como blindar um bolo antes de colocar a pasta americana?
Afinal, o que passar no bolo antes da pasta americana? – Essa técnica é muito conhecida como blindagem de bolo para pasta americana. A mistura principal e mais utilizada para blindar o bolo, de modo a receber a pasta americana, é a ganache de chocolate. Esse é o primeiro passo para ter certeza de que a massa não irá ceder, além de ser uma ótima estratégia para deixar o bolo lisinho, visto que a pasta americana costuma tornar visível os buraquinhos, bolhas e irregularidades da massa.
- Além disso, é possível também fazer um creme de manteiga para blindar o bolo, conhecido no mundo da confeitaria como Buttercream, agrega sabor e consistência para acomodar a pasta americana, evitando que a massa se quebre todinha;
O método de aplicação é igual para ambas as blindagens, ou seja, espalhe com uma espátula até ter certeza de que está tudo liso e sem imperfeições. Como a ganache é o método mais tradicional, separei abaixo uma receita infalível para você. Anote tudo!.
O que fazer para a pasta americana não suar?
Como secar a pasta americana imediatamente – Muitas vezes, também surge a necessidade de finalizar uma modelagem, por exemplo, com uma peça de pasta americana que esquecemos de fazer, ou que não pudemos fazer com antecedência por falta de ingredientes ou outros motivos.
- Forno. Ter um ambiente aquecido e seco vai evaporar a umidade da sua massa quase instantaneamente. Para isso, você pode usar seu forno. Só tenha cuidado para não aquecê-lo demais. Esquente só um pouco, desligue e ponha a peça dentro do forno em uma assadeira antiaderente.
- Micro-ondas. Outra ideia que funciona muito bem é aquecer a peça no micro-ondas por 5 a 7 segundos. Cuidado com essa maneira de secar a pasta americana, pois ocorre, com frequência, da peça rachar. É uma excelente ideia para quando você está trabalhando com várias peças iguais, tem reserva ou material sobrando para refazer.
Esse artigo é bem completo sobre secagem de pasta americana e uso do CMC, um recurso valioso, porém, delicado. Acredito que não tenha ficado nenhuma dúvida. Mas, se ficou, deixe um comentário que eu vamos te responder rapidinho, ok? Até a próxima Divertidamente Doces ® – Todos os Direitos reservados. CNPJ: 282. 810. 56/0001-80 Rua Luiz Mendonça, Quadra A Lote 3 – Lauro de Freitas – BA 42700-000.
O que é blindar o bolo?
O que é a blindagem de bolo? – A blindagem de bolo nada mais é do que uma pré cobertura para deixar o acabamento mais lisinho e perfeito. Em seguida, é possível aplicar uma camada de pasta americana sem maiores complicações. Como você já deve saber, a pasta americana realça qualquer defeitinho que o exterior do bolo apresente. Então, o acabamento precisa estar perfeito antes de aplicar a pasta americana.
Mas já vi muitas pessoas utilizarem a blindagem como base para a adição de outros itens de decoração, como é o caso da imagem. Eu, particularmente, acho lindo essa forma de apresentação. A blindagem pode servir até como base para uma decoração de bolo drip cake.
Por cima dessa pré cobertura, você pode adicionar um merengue , pitangas e rosetas de chantilly , detalhes em mousse de chocolate e até mesmo detalhes em pasta americana. Então, é uma forma de deixar a aparência do seu bolo mais profissional. Ao contrário do que possa parecer, essa técnica é super simples.
Como hidratar pasta americana?
Quanto tempo antes posso fazer um bolo de aniversário?
Para o seu bolo ser bem sucedido (e você também), não basta apenas conhecer as técnicas, ter ótimas receitas e utilizar os melhores ingredientes. É fundamental que você planeje tudo muito bem e evite ao máximo problemas que poderão comprometer o resultado final. O bolo deve ser entregue no horário certo, e estar de acordo com o que foi combinado com o cliente. Lembre-se que o bolo vai ser visto por todos os convidados e é o seu cartão de visitas.
- A descrição do bolo deve estar bem detalhada e conter o máximo possível dos detalhes que foram acertados com o cliente – sabor da massa, recheio, tamanho, cores etc. Se possível faça um desenho e mantenha-o à vista.
- Pelo menos uma semana antes da entrega faça uma lista completa de todos os ingredientes que irá necessitar.
- Reserve um dia para fazer todas as compras, pelo menos 6 dias de antecedência. Compre sempre a mais para o caso de ter algum problema e ter que refazer a receita, evitando assim ter que sair correndo para comprar coisas.
- Certifique-se que a entrega esteja planejada de acordo , e que a caixa na qual irá levar o bolo esteja em ordem e cabe no carro.
- 5 dias antes da entrega, prepare a base na qual o bolo irá e deixe pronta para ser utilizada. Guarde em local seguro em cubra para evitar pó.
- Caso vá utilizar decorações que possam ser feitas com antecedência, como flores, laços, modelagem de figuras ou detalhes em glacê real , faça no mínimo uma semana antes e deixe secando. Faça sempre a mais para o caso de quebrarem na hora de colocar no bolo.
- 5 dias antes prepare a ganache que irá usar para cobrir o bolo antes de colocar a pasta americana. A ganache, guardada na geladeira em recipiente fechado dura muito tempo.
- 5 dias antes prepare também a pasta americana , embrulhe bem em plástico filme e saco plástico e deixe na geladeira.
- 4 dias antes asse todas as massas, embrulhe em plástico filme e em saco plástico e deixe na geladeira.
- 3 dias antes faça os recheios, a calda, corte e monte o bolo em uma forma e deixa na geladeira bem coberto.
- 2 dias antes, pela manhã, retire o bolo e a ganache da geladeira e deixe voltar em temperatura ambiente. Desenforme, cubra com a ganache e com a pasta americana. Deixe secando por algumas horas.
- Na parte da tarde monte o bolo, caso tenha vários andares e coloque sobre a base.
- 1 dia antes da entrega, na parte da manhã, coloque todas as decorações e deixe secando.
- Na parte da tarde finalize o bolo, faça detalhes de acabamentos se for o caso e deixe secando sobre a bancada até o dia seguinte.
- Prepare a entrega e saia com muita antecedência para faze-la.
Pode colocar bolo de pasta americana na geladeira?
A pasta americana pode ser sua maior amiga ou sua mais atroz inimiga…usada para decorar bolos em ocasiões especiais, quando bem trabalhada, vai valorizar o bolo e transforma-lo em uma obra de arte. Para que isto aconteça, são necessários alguns cuidados. Confira as dicas e crie uma longa e duradoura amizade com a pasta americana…
- Como a pasta americana é sensível à temperatura ambiente, especialmente umidade, sempre que possível, faça a sua. Assim você controla a quantidade de glicerina que vai utilizar de acordo com a umidade do ambiente. A pasta comprada pronta nem sempre se adapta ao local que será utilizada. Para quem mora nos Estados Unidos ou Inglaterra, existe uma grande variedade de pastas prontas, então fica mais fácil encontrar a que melhor se adapta à determinados locais.
- Já para algumas cores, o melhor é comprar a pasta já tingida. Para pastas nas cores preta, vermelha ou marinho, é muito difícil (impossível) chegar na cor desejada. Assim a solução são as pastas já prontas.
- A pasta americana tingida, especialmente a que foi tingida por você, desbota em contato com a luz. Qualquer luz, não apenas do sol, mas elétrica também. As cores mais propensas a desbotar são rosa e lilás. A pasta roxa tende a ficar azul em contato com a luz. Também é uma boa idéia utilizar a que já vem pronta. Uma boa solução é cobrir o bolo com papel celofane de cor escura ou colocar em uma caixa fechada, depois de decorado com estas cores, para evitar surpresas (desagradáveis) de ultima hora.
Muita gente tem dúvidas, e receios, sobre colocar o bolo coberto com pasta americana na geladeira. Isto é sim possível, e as vezes necessário. Por exemplo se vai ter vários bolos para entregar no mesmo dia, pode fazer antecedência e guardar na geladeira.
O problema com a geladeira é a condensação que irá ocorrer quando o bolo for retirado da geladeira e voltar em temperatura ambiente. O bolo vai suar um pouco. Para diminuir este efeito deixe a geladeira na temperatura mais alta possível. Coloque o bolo dentro de uma caixa fechada enquanto estiver na geladeira.
- A pasta americana NÃO vai fazer um bolo mal feito, torto e com imperfeições ficar lindo. Pelo contrário, pode realçar ainda mais os problemas. Para conseguir um bolo bem acabado, comece com um bolo bem montado, bem recheado, reto e coberto corretamente com ganache. Certifique-se que o bolo está perfeito antes de colocar a pasta.
- Um local adequado para abrir a pasta, como uma pedra de mármore ou um plástico grosso e um rolo grande e liso utilizados apenas para este fim, são fundamentais para conseguir um bom efeito com a pasta. Tenha sempre em mãos um saquinho com amido para polvilhar levemente a bancada e certifique-se que a pasta não está grudando conforme vai abrindo.
- Caso você ainda não tem muita experiência com a pasta, pratique antes com um bolo falso,do tamanho do bolo que irá fazer de verdade. Passe uma fina camada de gordura vegetal no isopor antes. Abra a pasta e cubra o bolo falso, retire a pasta e repita várias vezes o processo, até sentir-se segura para cobrir o bolo verdadeiro. Dispense esta pasta e use uma nova para o bolo. Tente abrir a pasta na mesma espessura em sua totalidade, para garantir uniformidade ao bolo.
- Alise bem a pasta antes de transferi-la para o bolo. Use alisadores próprios para isto. É mais fácil retirar as imperfeições enquanto a pasta ainda esta na bancada, do que tentar depois de coloca-la no bolo.
- A pasta americana não é ideal para todos os tipos de decoração. Para algumas modelagens você pode adicionar um pouco de cmc à pasta para ficar mais firme. Para flores utilize a massa para flores.
- Muitas vezes é mais fácil cobrir um bolo grande do que um pequeno. Especialmente um bolo pequeno e alto pode ser bem mais dificil para cobrir, pois se formam mais pregas na lateral do que um bolo grande. Portanto tenha isto em mente quando orçar mini bolos…Não é só o tamanho que conta, mas a dificuldade e o tempo que se leva para executa-los (bem).
- Por fim, a pasta americana (especialmente a que você fizer) não tem este sabor terrível que se fala por ai. Já vi muita gente que nunca provou, falando que detesta. Acho que o maior problema com a pasta é a sua textura, meio elástica, que em nada combina com a maciez do bolo. Mas a sua beleza, quando bem executada, supera em muito este problema. Viva a pasta americana…
Qual o valor de um bolo de pasta americana?
- A Boutique do Chocolate produz diversas opções de bolos e tortas decoradas, chocolates, cupcakes, brownies e muito mais.
- Dispõe de profissionais qualificados, excelente atendimento e localizações de fácil acesso, no Passaré e Cocó.
- A empresa possui 1 Cake Designer e 1 Nutricionista para dar orientação sobre os doces, receitas para quem tem ou não intolerância ao açúcar (diabéticos), entre outros.
- Todos os produtos são fabricados com ingredientes de alta qualidade e preparados com todo capricho para garantir a satisfação dos clientes.
- Na produção de suas receitas, é usado o chocolate BR Callebaut, da empresa Belga (utilizado pelas maiores grifes de chocolate no mundo).
- Clique AQUI , curta a Fanpage da Boutique do Chocolate e fique por dentro de todas as novidades.
- Regulamento
- Destaques
- A oferta inclui: Bolo (até 4 andares) decorado com pasta americana para até 50 pessoas ou com opção de 300 Chocolates (30 personalizados) a partir de R$79,90 na Boutique do Chocolate. Escolha a opção e a unidade de sua preferência no ato da compra.
- Opção 1: Bolo de 1 andar decorado com pasta americana para 20 pessoas de R$170 por R$79,90.
- Opção 2: Bolo de 2 andares decorado com pasta americana para 30 pessoas de R$250 por R$129,90.
- Opção 3: Bolo de 2 andares decorado com pasta americana para 50 pessoas de R$350 por R$159,90.
- Opção 4: Bolo de 3 andares decorado com pasta americana para 30 pessoas de R$450 por R$199,90.
- Opção 5: Bolo de 3 andares decorado com pasta americana para 50 pessoas de R$650 por R$250.
- Opção 6: Bolo para 30 pessoas de 2 andares + 300 chocolates (30 personalizados) por R$299,90.
- Opção 7: Bolo para 50 pessoas de 2 andares + 300 chocolates (30 personalizados) por R$329,90.
- Opção 8: Bolo para 50 pessoas de 3 andares + 300 chocolates (30 personalizados) por R$419,90.
- Opção 9: Bolo de 4 andares decorado com pasta americana para 30 pessoas por R$399.
- O cupom é válido até 30/11/2016 (exceto dos dias 14/11/2016 a 19/11/2016, feriados e datas comemorativas).
- Unidade Aldeota : de Quarta a Sexta das 14h às 18h e Sábado das 09h às 13h – Av. Antônio Sales, 746 – Loja 04 | (85) 3025-5363; Unidade Passaré : de Terça a Sexta das 8:30h às 17h e Sábado das 9h às 13h – Rua Dr. Eduardo Dias, 87 | (85) 3025-5363 – 98774-8600.
- Limite de 3 cupons por pessoa. Pode ser comprado como presente.
- Agendamento obrigatório de segunda a sexta das 8h30 às 12h e das 14h às 17h, com no mínimo 7 dias de antecedência, através do telefone da unidade escolhida, sujeito a disponibilidade. Prazo para agendamento: até 20/11/2016 (após essa data, o cupom será dado como utilizado).
- Personalização é em pasta americana com no máximo 10 unidades em 3D, e as 30 personalizações em arabesco.
- Serão aceitas remarcações com no mínimo 3 dias de antecedência.
- Válido para retirada no local ou delivery (consultar taxa de entrega diretamente com a empresa).
- Bolo Redondo de 1, 2 ou 3 andares coberto com pasta americana.
- Bolo de 2 andares sendo 1 Verdadeiro e 1 falso (base – 30 ou 50 pessoas) e Bolo de 3 andares sendo 1 verdadeiro (30 ou 50 pessoas) e 2 falsos.
- Não vale para bolos quadrados.
- Massa branca tradicional com 3 camadas de recheio; opções de recheio: brigadeiro preto, brigadeiro branco e doce de leite.
- Será cobrado um CAUÇÃO no valor de R$50 referente à bandeja de vidro. Esse valor será devolvido se a bandeja for devolvida em até 48h em perfeito estado.
- Caso o cliente NÃO queira o prato de vidro nas OPÇÕES 1 ou 2 o bolo será colocado no prato branco de borda rendada e será cobrado o valor de R$10 (opção 1) e R$12 (opção 2) pelo mesmo.
- A oferta não inclui peças, bonecos e adereços em biscuit, nem topos de flores naturais/artificiais e nem velas. Verificar diretamente com o estabelecimento as condições para a inclusão dos itens acima.
- A 1/2 circunferência será considerada como andar.
- Poderão ser acrescentados andares ao bolo. Consultar valores com o estabelecimento.
- Altura padrão do bolo de 10cm (por andar).
- O cliente poderá mandar fotos e ideias de bolos se desejar para o e-mail:boutiquedochocolate13@hotmail. com.
- Oferta não cumulativa com outras em vigor.
- Obrigatória apresentação do cupom e documento de identidade.
- Observe a data de validade do seu cupom. A não utilização do cupom no prazo estabelecido implicará na perda do mesmo.
- O cupom estará disponível na sua conta do Barato Coletivo imediatamente após a aprovação do pagamento.
- A Boutique do Chocolate produz diversas opções de bolos e tortas decoradas, chocolates, cupcakes, brownies e muito mais.
- Dispõe de profissionais qualificados, excelente atendimento e localizações de fácil acesso, no Passaré e Cocó.
- A empresa possui 1 Cake Designer e 1 Nutricionista para dar orientação sobre os doces, receitas para quem tem ou não intolerância ao açúcar (diabéticos), entre outros.
- Todos os produtos são fabricados com ingredientes de alta qualidade e preparados com todo capricho para garantir a satisfação dos clientes.
- Na produção de suas receitas, é usado o chocolate BR Callebaut, da empresa Belga (utilizado pelas maiores grifes de chocolate no mundo).
- Clique AQUI , curta a Fanpage da Boutique do Chocolate e fique por dentro de todas as novidades.
Quanto de pasta americana para cobrir um bolo de 35 cm?
Saber qual a quantidade de pasta americana que é necessária para cobrir um bolo é uma dúvida muito comum de quem está começando na prática de bolos decorados. – Para começar vamos descobrir o tamanho da pasta americana que iremos precisar. Há uma regrinha simples que nos ajuda bastante nesta hora: some a altura das laterais do bolo com o diâmetro e adicione 5,0 cm.
Achou complicado? Calma, veja por exemplo um bolo de 20,0 cm com 10,0 cm de altura. Somamos as alturas das laterais (10,0 + 10,0) com o diâmetro (20,0) e adicionamos 5,0: total 45,0 cm Sabendo o tamanho que a pasta americana deverá ter já aberta, você pode conferir na tabela abaixo a quantidade que irá precisar.
Separe esta quantidade (com o auxílio de uma balança) e abra a pasta na medida em que calculou: pronto, você já tem a pasta americana pronta para cobrir o seu bolo!.
Pode molhar bolo de pasta americana?
A pasta americana esta cada vez mais sendo utilizada para cobrir bolos e deixa-los prontos para serem decorados…Porém são necessários alguns cuidados para obter bons resultados e ter uma base perfeita para ser trabalhada. Assim como uma tela em branco que precisa estar bem esticada na moldura, lisa e sem nenhum defeito para não interferir no resultado final, o bolo coberto com pasta deve também estar liso, reto e pronto para ser decorado. Confira as dicas para não errar na hora de preparar o seu.
- Não é qualquer receita de bolo que pode ser coberta com pasta. Diferente de outras coberturas, o bolo para ser coberto com pasta tem que ser feito especificamente para este fim. Massas como pão de ló ou genoise não suportam o peso da pasta e irão deformar quando cobertos.
- Bolos cobertos com pasta devem ter 10 cm. de altura (altura final do bolo incluindo a base antes de colocar a pasta). Pois assim poderão ser compostos com bolos falsos (se for o caso) que tem esta altura. Mesmo que não serão utilizados bolos falsos, esta é uma altura ideal.
- É fundamental para ter um bom acabamento, que o bolo esteja em cima de uma base de isopor, com 2 cm. de altura e coberta com um isopor ou laminado próprio para alimentos. Assim a altura do bolo será de 8cm mais 2cm da base. É uma altura boa que irá garantir uma fatia bonita, alta e elegante, e que irá caber no prato de sobremesa.
- Faça 4 ou 5 camadas de recheio. Assim poderá fazer finas camadas de bolo e de recheio, que além de ficar super delicado visualmente, você não corre o risco do recheio começar a sair pelas laterais.
- Escolha recheios mais firmes. Se for utilizar geléias também, passe uma camada fina em cada disco de bolo e espalhe o recheio por cima.
- Não utilize frutas cruas. Além de correr o risco de azedarem, elas soltam líquido que irá alterar a textura do bolo.
- Não utilize chantilly, mousse ou qualquer outro tipo de recheio que precise estar gelado para manter a textura.
- Monte o bolo dentro de uma forma, forrada com plástico. Lembre-se que a parte de baixo será a parte de cima, portanto comece usando uma parte do bolo que ficou em contato com o papel manteiga, que sempre será mais lisa, e deixe para baixo na hora de montar o bolo.
- Se você não tiver forma com 8 cm de altura, coloque uma tira de acetato com esta altura dentro de uma forma mais baixa. Planeje bem antes de começar a altura dos discos, para o bolo terminado ter 8 cm.
- Cubra bem com plástico e deixe na geladeira de um dia para o outro, ou pelo menos por várias horas.
- Quando for retirar da forma, coloque o isopor por cima e vire o bolo, retirando o plástico.
- Sempre cubra com ganache , deixando o mais liso possível, antes de cobrir com a pasta. De atenção especial às bordas, para que fiquem bem definidas. Qualquer problema que tenha no bolo antes de colocar a pasta, será acentuado depois de colocada a pasta. Portanto certifique-se que o bolo está reto, liso e sem nenhuma imperfeição.
- A pasta em si também é bem importante para o processo. Escolha uma que seja adequada ao clima local. Veja as dicas aqui.
- Trabalhe pequenas porções de pasta e vá juntando. Fica mais fácil do que trabalhar toda a pasta de uma vez.
- Polvilhe sempre a bancada com amido, usando um guardanapo de tecido com amido dentro, para polvilhar sem adicionar uma grande quantidade.
- Tenha um bom rolo, grande e liso para abrir a pasta. Veja a lista de materiais aqui.
- Abra a pasta com a mesma espessura. Não abra muito grossa nem muito fina. Com um pouco de prática você irá saber a espessura correta.
- Enrole a pasta no rolo e coloque sobre o bolo.
- Alise primeiro a parte de cima, utilizando alisadores próprios para isto.
- Depois vá fazendo as laterais, levantando a pasta e empurrando delicadamente sobre o bolo, para tirar as pregas.
- Retire o excesso com um cortador de pizza ou uma faquinha.
- Aguarde pelo menos 1 hora antes de mudar o bolo para o tabuleiro definitivo. Assim a pasta irá secar um pouco e não corre o risco de deformar ou ficar marcada.
Qual a durabilidade de um bolo com pasta americana?
Todos os dias eu respondo perguntas sobre quanto tempo dura o bolo coberto com pasta americana. A preocupação das pessoas é em grande parte em relação ao fato de que o bolo, uma vez coberto com pasta americana, não deve ir para a geladeira. Isto é em parte verdade, embora seja possível coloca-lo na geladeira, se houver necessidade, desde que certos cuidados sejam tomados.
Mas, mesmo fora da geladeira, o bolo coberto com pasta americana dura muito mais tempo do que um bolo sem. O açúcar é um conservante poderoso e a pasta ainda evita que o bolo resseque e tenha sua textura e sabor alterados, algo que certamente acontece em bolos sem pasta.
Para garantir uma durabilidade, que pode chegar a 4 ou 5 dias ou até mais, não utilize recheios que contém ingredientes crus, como frutas ou ovos, que sejam crus, ou que necessitem de geladeira para se manter, como mousses ou chantilly. Recheios como brigadeiros e ganaches são excelentes para bolos que vão ficar na bancada por alguns dias enquanto são decorados.
- A calda utilizada para umedecer o bolo também tem papel importante na sua conservação;
- Ela deve ser feita com água filtrada, e deve ferver por 10 minutos;
- Assim estará livre de bactérias e irá conferir umidade ideal ao bolo;
Outro fator super importante é o frescor e a qualidade de todos os ingredientes utilizados. Mantenha o bolo em local fresco, longe de umidade e calor excessivos, garantindo assim que a qualidade do bolo estará intacta no dia da entrega. Happy Baking!!.
Quanto tempo dura um enfeite de pasta americana?
Tem início a nossa maratona shakespereana sobre a pasta americana! Se você quer me matar é só tirar a cobertura de pasta americana de cima de um cupcake meu, jogar no lixo e comer o resto. Argh!!! Isso me mata!!! Aquela cobertura linda que eu passei horas desenvolvendo, desenhando e tal no lixo!!! Apesar de linda a decoração com pasta americana em sua maioria não é gostosa. Eu sei, eu sei. vou dar um desconto!!! Mas na busca da pasta perfeita me deparei com essa que é atribuída a Marta Balina e executada por grandes nomes do “universo bolístico” no Brasil como Flávia Millás, Sandra Dias.
De longe é a melhor que eu já e experimentei pois se assemelha ao marzipã (olha a blasfêmia!!!). Se você for optar por comprar pronta use da Arcolor, não estou ganhando nada nem fazendo propaganda mas sem dúvida é a de melhor qualidade e a mais fácil de se trabalhar.
Vamos ao meu top-top. A essa altura você já percebeu que eu me amarro nisso!!! 16 coisas que você precisa saber sobre pasta americana para não se desesperar e desapontar logo de cara!!! 1) Umidade : a pasta americana é extremamente sensível a umidade e NÃO pode ir a geladeira e muito menos pode ser aplicada em superfícies geladas ou que dessoram (creme de leite, chatilly e doces muito moles tipo brigadeiro molinho, creme de confeiteiro.
- Tenha em mente que a pasta americana é “inimiga” da umidade;
- 2) Glucose: A glucose utilizada na receita é a glucose branca;
- Karo é glucose? É;
- Mas é mais liquida e amarela o que a torna inapropriada para nossa receita;
3) Aplicação: Presta atenção!!! Toda a operação tem que ser muito rápida a pasta americana após aplicado seca em menos de 30 minutos portanto tenha sempre a mão plásticos para cobrir a pasta ainda não utilizada e sobrinhas. A pasta feita para cobrir o cupcake, deve ser utilizada prontamente: fez a pasta, cubra o cupcake imediatamente, caso contrário ela perde a textura ideal e pode “rachar” com mais facilidade.
- Organização aqui é fundamental! Deixar todos os cortadores, marcadores e o que mais for utilizar a mão e prontinhos para usar;
- 4) Validade e armazenamento: As sobrinhas devem ser guardadas em saco plástico bem fechado (enrole bem em plástico filme e depois coloque em um saco tipo ziploc e tente tirar o máximo de ar do saquinho) e em local seco e fresco;
A durabilidade é de aproximadamente 1 a 2 meses. Não a coloque na geladeira, pois a pasta é extremamente sensível à umidade. Estou sendo repetitiva com esse lance da geladeira, eu sei! Mas a gente tem mania de conservar tudo na geladeira o que torna o processo quase mecânico! Só por curiosidade um cupcake coberto com a pasta americana dura 3 dias fora da geladeira.
5) Re-utilização: A pasta que sobrar, pode e deve ser re-utilizada desde que armazenadas como no tópico anterior. Para reutilizá-la é simples, possivelmente estará mais sequinha e mais durinha, coloque-a de 5 segundos no micro-ondas, e junte um “trisquinho” da margarina que usou para fazer a pasta e amasse bastante até voltar a ter a mesma textura.
Se ainda estiver muito dura repita o processo. Adicione a margarina só se estiver muito dura do contrario só a sova após os 5 segundos já será o suficiente. Não precisa adicionar mais açúcar, hein?! 6) Tingimento: basicamente existem três maneiras de colorir a pasta.
– Corante em gel: o método mais tradicional e o mais utilizado. O corante em gel é bom pois é muito concentrado e não “desanda” a pasta. Como fazer: Pegue um palito de dentes molhe a ponta no corante e junte-o à pasta, em várias partes não concentre em um só lugar para facilitar o trabalho.
Sove bem até incorporar todo o gel, tingindo a pasta. Repita o processo até obter a cor desejada. Para as cores claras: deve-se tomar o cuidado de não colocar gel demais, porque a cor poderá ficar mais escura que o desejado. É mais fácil arrumar uma cor super clara do que uma já escura.
- Para cores escuras: cores escuras como o preto, o vermelho, azul marinho e o marrom precisamos de uma quantidade maior de corante;
- ***Atenção: As cores se acentuam após 5 minutos em repouso portanto se você achar que já chegou perto da cor dê uma pausa antes de adicionar mais corante;
Faça anotações de como você chegou e tal cor tipo rosa framboesa ou tons de pele para que da próxima vez possa chgar bem próximo da cor baseado na sua experiência. Tinja de uma vez só tudo o que você vai precisar para garantir a fidelidade da cor. – Corante líquido: utilizado apenas com aerógrafos.
– Corante em pó: o dourado, prateado e perolado, amarelo para fazer o interior das flores. existem apenas na versão em pó. O pó é insolúvel em água e não se incorpora a pasta. Para utilizá-lo devemos diluí-lo no álcool de cereais, vodka, gim ou qualquer outra bebida alcoólica branca e aplicar com um pincel.
O bom dessa técnica é que, devido ao uso do álcool, a tintura seca muito rápido. 7) Cola: Presta atenção que tem pulinho do gato na hora de colar!!! – Para colar a pasta no cupcake podemos usar doce de leite, geléia, buttercream ou ganache. – Para colar a decoração feita em pasta americana sobre o cupcake, coberto também com pasta, aplicamos água com um pincel em pequena quantidade, isso desde que a decoração que esteja sendo colada ao cupcake não esteja seca!!! – Para colar decoração seca apenas o glacê real poderá servir de cola.
- Devemos colar com glacê real, as figuras, flores ou qualquer outra decoração feita em pasta americana que já estejam secas na hora da aplicação;
- – Para colar a decoração em ganaches, buttercream e brigadeiros;
A decoração deve estar seca e depois é só colocá-la. Não é necessário o uso de cola a decoração adere imediatamente a cobertura. ***Atenção: Não use cola de cmc pois ela facilita a cultura de bactérias. 8) Gordura: Nunca substitua a margarina forno e fogão por gordura hidrogenada.
9) Espessura: Não abra a massa muito fina. A massa tem que ter uma espessura de no mínimo 5mm para sustentar a decoração. 10) Temperatura: O cupcake, já recheado, deve estar totalmente resfriado quando for coberto com a pasta americana.
Depois de decorados mantenha os cupcakes em locais secos e frescos. O excesso de umidade pode fazer a massa suar. Em locais muito seco adicione 1 colher de café de glicerina a massa e em locais muito úmidos adicione 1 colher de café de cmc a massa. 11) Transparência: a pasta americana é translúcida.
Ou seja qualquer imperfeição vai aparecer no cupcake. 12) Rachaduras: Se pequenas rachaduras aparecerem esfregue um pouquinho, delicadamente, com a ponta dos dedos ou rolinho a pressão e o calorzinho desfaz as pequenas rachaduras.
Não use água!!! A água em excesso dissolve o fondant! Se a rachadura persistir você pode untar levemente os dedos com a margarina e alisar a rachadura até desaparecer. Tenha em mente que as rachaduras acontecem por 3 motivos: Demora em aplicar a pasta, a pasta foi aberta muito fina ou a pasta foi aberta muito grossa.
- 13) Limpeza: O local de trabalho tem que estar limpérrimo!!! Qualquer sujeirinha vai colocar todo o seu trabalho a perder!!! 14) Petequinha: Faça uma “petequinha” de amido de milho para ajudar a povilhar finamente a área de trabalho na hora de sovar ou abrir a pasta e povilhar cortadores e gummies;
Aprenda a fazer no final do post. 15) Sudorese: A pasta americana as vezes fica suada! Hahahahaha. ao menor sinal de umidade ela fica suada! E não tem dove que resolva o suadouro da pasta! Então o lance é trabalhar no clima mais fresquinho possível e rezar para dias mega úmidos e chuvosos não estragarem o nosso trabalho.
Tem um truquinho ou outro mas no pau da goiaba só a Nossa Senhora do Confeito Perfeito ajuda nessas horas. 16) Astral: Não faça do uso da pasta americana um calvário. Fique tranquila e se divirta pois é uma boa terapia.
Se não der certo logo da primeira vez. Calma! Não desista! A pasta americana é trabalhosa e cheia de frescurinhas. Tem coisa que a gente só aprende na marra mesmo, na máxima da tentativa e erro. A pasta americana dá um up nas decorações de bolos, cupcakes, bicoitos. Portanto, relax! E mãos a obra!!! Receita de Pasta Americana para flores e enfeites Ingredientes – 3 colheres de sopa de água – 1 colher de sopa de gelatina – 1 colher de sopa de glucose (volume de uma noz com casca) – 1 colher de sopa de margarina “forno e fogão” ou 70% de lipídeos – 1colher de chá de essência de amêndoas ou outra de sua preferência que seja transparente – açúcar impalpável (aproximadamente 700g) Modo de preparo 1) Em uma panela para banho Maria colocar as colheres de água e a gelatina. Levar ao banho Maria. 2) Depois de derretida a gelatina junte a glucose. Depois de dissolvida a glucose junte a margarina e a essência. (Foto 2) 3) Com o açúcar impalpável, faça uma cova sobre a superfície onde irá trabalhar, jogue a mistura no meio e vá adicionando o açúcar até que obtenha a marca de seus dedos na pasta sem que esteja grudando. (Foto 4)
5) Guarde em saco plástico bem fechado. Deixe descansar por 2 horas antes de utilizar. 6) Tinja a massa, se necessário, e utilize-a. No meu caso tingi tudo de rosa já na etapa 5 porque só usei rosa nos adornos. Dica: A receita para cobrir o cupcake é a mesma a única diferença é que ao invés de 3 usamos 4 colheres de água. Só isso! Petequinha de amido de milho
Fazendo a petequinha Você vai precisar de: – 1 Perfex – 3 colheres de amido de milho Como fazer: 1) Corte o perfex ao meio. Corte, também, uma tira de perfex para fazer o lacinho. 2) Coloque o amido de milho no centro do perfex. 3) Junte as pontas fazendo uma petequinha. Feche fazendo um laço. 4) Ponto! Está prontinha para usar. Caso tenha alguma dúvida aqui vai um vídeo ótimo da Sandra Dias fazendo a mesma receita. .
Porque a pasta americana não pode ir à geladeira?
Que tal fazer uma linda flor de Pasta Americana em várias camadas com um efeito real? Uma dica importante para quem quer aprender a decorar bolos e cupcakes é sobre a hora certa de usar a pasta americana, a massa elástica ou a massa de pastilhagem. A dúvida surge porque elas são bem parecidas, mas saber o melhor momento para aplicar cada uma faz toda a diferença! A pasta americana traz bons resultados quando utilizada para cobrir os bolos, dando um acabamento liso e uniforme.
Ela também pode ser usada para modelagem, mas somente quando não se busca um trabalho de modelagem muito detalhado, já que ela não fica suficientemente fina sem quebrar e pode ficar úmida, provocando a deformação do trabalho.
O mais recomendado é usá-la para a cobertura do bolo todo, ou do cupcake e usar a massa elástica ou a massa de pastilhagem para as modelagens. A pasta americana pode ser tingida com corantes e saborizada. A pasta americana é extremamente sensível a umidade e NÃO pode ir a geladeira e muito menos pode ser aplicada em superfícies geladas ou que dessoram (creme de leite, chatilly e doces muito moles tipo brigadeiro molinho, creme de confeiteiro…).
- Tenha em mente que a pasta americana é “inimiga” da umidade;
- A glucose utilizada na receita é a glucose branca;
- Karo é glucose? É;
- Mas é mais liquida e amarela o que a torna inapropriada para nossa receita;
- Presta atenção! Toda a operação tem que ser muito rápida a pasta americana após aplicado seca em menos de 30 minutos portanto tenha sempre a mão plásticos para cobrir a pasta ainda não utilizada e sobrinhas;
A pasta feita para cobrir o cupcake, deve ser utilizada prontamente: Fez a pasta, cubra o cupcake imediatamente, caso contrário ela perde a textura ideal e pode “rachar” com mais facilidade. Organização aqui é fundamental. Deixar todos os cortadores, marcadores e o que mais for utilizar a mão e prontinhos para usar.
As sobrinhas devem ser guardadas em saco plástico bem fechado (enrole bem em plástico filme e depois coloque em um saco tipo ziploc e tente tirar o máximo de ar do saquinho) e em local seco e fresco. A durabilidade é de aproximadamente 1 a 2 meses.
Não a coloque na geladeira, pois a pasta é extremamente sensível à umidade. Mas a gente tem mania de conservar tudo na geladeira o que torna o processo quase mecânico. Só por curiosidade um cupcake coberto com a pasta americana dura 3 dias fora da geladeira.
A pasta que sobrar, pode e deve ser reutilizada desde que armazenadas como no tópico anterior. Para reutilizá-la é simples, possivelmente estará mais sequinha e mais durinha, coloque 5 segundos no micro-ondas, e junte um “pouquinho” da margarina que usou para fazer a pasta e amasse bastante até voltar a ter a mesma textura.
Se ainda estiver muito dura repita o processo. Adicione a margarina só se estiver muito dura do contrário só a sova após os 5 segundos já será o suficiente. Não precisa adicionar mais açúcar.