Deixe como está e conte com a sorte – Se o bolo estiver derramando logo no início, uns 10 a 15 minutos após colocar no forno, não terá muito o que fazer. O ideal é deixar transbordar, aguentar o cheiro de queimadinho e depois limpar o forno. Se você mexer na massa nesse momento, poderá correr o risco de perder todo seu trabalho.
- Quando finalizar o tempo de forno, tente reaproveitar o que sobrou;
- Corte o topo do bolo com uma faca grande de serra (eu costumo utilizar faca de pão) e coloque uma cobertura de chocolate bem cremosa por cima;
Tenho certeza de que ninguém irá perceber o desastre. 😉.
Contents
O que fazer quando o bolo fica torto?
Um bolo feito por uma verdadeira profissional deve receber o mesmo cuidado dentro e fora. Na minha opinião nada mais amador do que uma fatia de bolo irregular e torta, aonde o recheio esta mal distribuído. Veja as dicas para um bolo lindo, aonde todas as fatias tenha a mesma quantidade de massa e recheio.
- Use uma faca de serra grande e de boa qualidade. Existem as próprias para cortar bolo e vale muito a pena investir em uma. Caso não consiga, use uma boa faca para pão, que tenha no mínimo 25cm.
- Esqueça de fio dental, forma para pizza etc. se realmente quiser ter um bom (e profissional) resultado.
- Deixe o bolo na geladeira de um dia para o outro e corte ainda bem gelado.
- Caso o bolo tenha formado uma parte mais alta em cima, comece retirando e acertando esta parte.
- Em seguida defina qual a altura final do bolo que deseja.
- Meça a altura de cada bolo, depois de nivelada a parte superior. Suponha que você tem 2 bolos com 4cm cada um e queira um resultado final de 9cm. Neste caso se você cortar cada bolo em 3 partes, ou seja, cada fatia vai ter a altura de 1. 3cm.
- Use uma régua e palitos de dente. Marque a primeira camada dando a volta toda com os palitos.
- Deixando a faca reta, vá marcando aonde colocou os palitos com a faca, sem ainda cortar. Vá retirando os palitos e marcando a volta toda. Certifique-se que marcou reto.
- Com a faca na mão direita (caso vc seja canhoto inverta) e com a palma da outra mão aberta sobre o bolo, deixe a faca bem reta vá fazendo movimentos de vai e vem, sem empurrar a faca dentro do bolo. Vá girando o bolo e continuando como os movimentos de vai e vem até a faca atravessar o bolo todo. Caso tenha um prato giratório, utilize.
- Retire esta camada e repita o processo.
- Use a mesma quantidade de recheio – pese ou meça em uma xícara – para cada camada, assim você garante uniformidade e equilíbrio no bolo inteiro.
- Quando você tiver adquirido mais prática não necessitará de palitos ou réguas.
Como salvar um bolo Abatumado?
Molhe com leite quente Um bolo solado não cresce direito, fica denso e seco, mas nem por isso precisa ser jogado no lixo. Há um truque para deixá-lo mais molhadinho e com textura agradável, que consiste em adicionar leite quente com açúcar para molhar a massa.
O que fazer se o bolo ficar cru?
Cubra a forma com papel alumínio e coloque-a novamente no forno em banho-maria – Uma boa dica para não desperdiçar massa crua é colocá-la novamente para assar no forno. No entanto, para não correr o risco de queimar a parte do bolo que já está no ponto certo, você deve cobrir a forma com papel alumínio e posicioná-la dentro de um recipiente maior com água (para assar em banho-maria ).
Porque o bolo fica com a casca dura em cima?
Meu bolo é muito denso. – Isto pode acontecer porque: a) durante a mistura dos ingredientes a massa foi trabalhada demais e perdeu muito ar. b) os ovos foram adicionados muito rapidamente. Tente incorporar bem os ovos entre uma adição e outra. c) não foi adicionado fermento suficiente.
Por que o bolo fica torto?
- Copiar Link
Bolo de reis – clique na imagem e aprenda a fazer (Foto: Elisa Correa/Casa e Comida) 1 NÃO CRESCEU Um dos culpados mais frequentes por este problema é o fermento vencido. Por isso, cheque sempre a validade e guarde-o em local seco e ao abrigo da luz. “O jeito mais simples de testar o fermento químico é aquecer um copo de água e colocar uma colher (chá) do produto”, ensina o chef Lucas Corazza. “Se borbulhar bastante, está bom.
Caso contrário, está ou velho ou úmido. ” Conservá-lo em geladeira não é recomendável. 2 DEFORMOU Se o forno não for preaquecido corretamente, o calor não se distribui por igual, o que pode resultar em um bolo “torto”.
Antes de assar, deixe o forno esquentar por 10 minutos. Misturar a massa de maneira errada também causa problemas. Para não correr risco, ao adicionar o fermento, peneire-o junto com a farinha. “Quando despejar a massa na fôrma, procure nivelar com uma colher, dê algumas batidinhas nas laterais para as bolhas de ar saírem e para o bolo crescer de maneira uniforme”, orienta Simone Ferrarezi, da Crazy for Cakes.
3 AFUNDOU (no meio). Você abriu o forno enquanto a massa crescia? Deu nisso. Se a temperatura do forno cai, a massa não mantém a estrutura e afunda. Outro problema é o excesso de fermento, que faz o bolo crescer sem firmeza, ou de líquidos, que deixam a massa mole.
“Forno muito quente também faz com que a massa afunde”, avisa Simone. 4 FICOU PESADO Você deve ter batido demais a massa depois de adicionar a farinha. “Quando ler na receita ‘misture até ficar homogêneo’, mexa até não ver mais a farinha. Depois, pare – se continuar, surge uma liga que torna o bolo pesado”, diz Corazza.
Outro erro: exagerar na quantidade de ingredientes gordurosos. 5 MANCHAS BRANCAS NA MASSA A massa não foi misturada corretamente e, nesses pontos, há excesso de farinha. Se o bolo for de chocolate , as manchas são resultado da massa não misturada ao cacau.
Evite, peneirando sempre a farinha (junto com o fermento e o cacau). 6 ESTÁ ESFARELANDO Ele secou demais no forno ou a formulação está errada. No primeiro caso, atenção ao tempo de cozimento e à temperatura do forno. No segundo, cuidado com o excesso de farinha ou manteiga ou com a quantidade de bicarbonato de sódio.
7 RACHOU A temperatura do forno pode estar muito alta. “Nesse caso, cria-se rapidamente uma ‘película’ mais firme na superfície e o centro permanece cru”, diz Corazza. “Conforme o calor penetra na massa crua, mas com fermento com força para reagir, a massa rasga a película, causando o efeito rachado.
” Para evitar, siga a temperatura recomendada. Fôrmas muito pequenas com quantidade excessiva de massa causam o mesmo problema.
Porque o bolo desmonta?
Não ficar atenta à temperatura – Saber como o seu forno funciona é fundamental, pois a temperatura pode variar muito e modificar suas preparações. O importante é saber que um bolo deve assar em 30/40 minutos. Se o forno estiver com a temperatura muito alta, o bolo cresce e depois afunda.
O mesmo acontece se abrirmos o forno antes de 25 minutos de assado. Com a temperatura muito alta também pode acontecer de o bolo assar na lateral e ficar com seu centro cru. Assim, o bolo começa a ressecar e queimar a lateral até que asse o centro.
Já se o bolo demorar mais de 50 minutos para assar, fica melando, como se estivesse com excesso de açúcar. Portanto, se seu bolo assar com as características do forno alto, não preaqueça o forno. Já se assar com as características do forno baixo, preaqueça seu forno ou aumente a sua temperatura e asse sem preaquecê-lo.
Porque o bolo fica com barriga?
quando o forno está muito quente, ou apresenta grande diferença de temperatura durante a cocção, o bolo cresce rapidamente no centro, formando aquela ‘ barriga ‘, o que faz desestruturar e rachar a superfície.
O que é um bolo Embatumado?
Significado de Abatumado – adjetivo Que foi untado com betume, massa de grés com óleo de linhaça usada para vedação; calafetado, abetumado. [Culinária] Diz-se do bolo ou pão cuja massa ficou dura, não crescida e compacta. Que se mostra pesaroso, triste, taciturno.
Porque o bolo cresce derrama e não assa?
Reduza um pouco o fermento – Um dos principais motivos para seu bolo ter transbordado é o fermento em excesso. Geralmente, as receitas pedem 1 colher (sopa) de fermento em pó, mas rasas. Se você colocar a colher muito cheia poderá ocorrer esse problema. Então, a dica é reduzir um pouco a quantidade de fermento na próxima receita.
Faz mal comer massa de bolo cru?
Sim, essa prática pode fazer mal à sua saúde! O ovo usado na massa pode estar contaminado com a salmonela, uma bactéria que pode causar gastrenterite, doença cujos sintomas são febre, náuseas, vômitos, diarreia e dor de cabeça.
Tem que desenformar o bolo quente ou frio?
Assista à maneira correta de desenformar doces sem quebrar –
- Formas tradicionais Passe uma faca sem ponta, ou espátula em toda a lateral. O bolo deve estar morno, pois se ainda estiver quente, a massa pode quebrar ou esfarelar e se já estiver completamente frio, é mais difícil de soltar.
- Aquecer rapidamente o fundo da forma para o caramelo ficar levemente mais fluido. Passe uma faca sem ponta, ou espátula em toda a lateral. Incline levemente a forma e apoie a faca sobre o pudim, fazendo que entre um pouco de ar. Apoie um prato com bordas altas, vire e retire com cuidado a forma.
- Formas de fundo ou aro removível Geralmente usadas em tortas de massas mais delicadas.
- passe uma faca sem ponta, ou espátula em toda a lateral. Apoie a forma sobre um copo, para facilitar a retirada do aro, e retire devagar e com cuidado.
- Apoie a forma sobre o prato de servir, passe uma faca sem ponta, ou espátula em toda a lateral e abra com cuidado a trava do aro.
- Formas trabalhadas: não é possível passar a faca nas laterais, por isso, sempre devem ser sempre muito bem untadas e polvilhadas.
Quanto tempo tem que esperar para desenformar um bolo?
Nada de desenformar o bolo assim que ele sai do forno ou de esperar o bolo esfriar: ele deve estar morno na hora de sair da forma. Com a ajuda de uma faca ou espátula, desgrude as beiradas do bolo da forma.
Porque o chantilly racha no bolo?
Por que o chantininho racha? – O Chantininho racha porque não foi bem hidratado e/ou porque o bolo foi armazenado em geladeira e não foi coberto com uma tampa ou caixa própria para o transporte de bolo. Se o bolo ficar descoberto dentro da geladeira faz com que a umidade absorvida pela geladeira entre em contato com o bolo provocando as rachaduras.